Foi realizada no fim de semana dos dias 14 e 15 de dezembro a nona edição das 24 Horas de Kart Amador, no Kartódromo Arena Itú, no interior de São Paulo. O evento é uma das principais competições de longa duração do kart rental no país e conta com a participação das principais equipes e pilotos da modalidade.
A largada foi dada as nove da manhã, depois da realização dos treinos classificatórios para a formação das ordens de largada. Para todos os competidores, o principal desafio é grande: completar a prova de 24 horas de duração, enfrentando o cansaço, os acidentes e os eventuais problemas mecânicos. A disputa é realizada com os karts de motores de quatro tempos e 13 HP´s de potência, os mesmos que costumeiramente são utilizados nos karts de aluguel pelo país afora.
Nesta edição, 56 equipes participaram da prova, divididas nas categorias A e B. O regulamento desportivo previa disponibilizar um total de quatro litros de gasolina para cada “perna” de prova, fazendo com que a autonomia durasse uma média de 1 hora. Com essa previsão, as equipes fizeram uma média de 23 paradas de box para reabastecimento e troca de pilotos ao longo das 24 horas de disputa. Por falar em pilotos, o regulamento permitia a inscrição de no mínimo quatro e no máximo doze competidores por kart.
O regulamento também fez com que as equipes trocassem regularmente de kart durante a prova, para assegurar o equilíbrio das disputas. Ao todo, na média, cada equipe utilizou 25 karts diferentes. A cada entrada e saída do kart para parada de box, uma pesagem era realizada para aferir o peso regulamentar exigido.
O principal trabalho das equipes esteve concentrado na estratégia de corrida, com cálculos de consumo de combustível e a busca pelo melhor ritmo de prova. Para cuidar destas áreas, as equipes contaram com estrategistas que ao longo de toda a prova realizaram cálculos e previsões para orientar os pilotos na condução dos karts.
A nona edição contou com uma ação desportiva que consistiu em alterar o traçado da disputa no meio da prova, o que aumentou o já enorme desafio para equipes, pilotos e estrategistas, uma vez que a mudança de pista mudava também todo o trabalho de estratégia.
Na madrugada de sábado para domingo, a chuva chegou para trazer mais emoção na disputa. A pista molhada persistiu até o começo da manhã do domingo, quando chuva parou de cair na cidade de Itú. E foi neste momento que a vitória começou a ser decidida. A equipe Maverick vinha na segunda colocação e imprimiu um ritmo forte para assumir a liderança da prova na classificação geral e na categoria A, depois de ultrapassar o kart da equipe OctaTech Kart Team, em uma disputa emocionante depois de mais de 23 horas de corrida. Na bandeirada, a vitória ficou mesmo com a equipe Maverick, que também venceu na categoria B. Depois de quase vencer as 24 Horas em edições anteriores, o time Maverick alcançou a glória nesta já histórica edição das 24 Horas de Kart Amador.
No fim, todas as equipes que finalizaram a prova foram de alguma forma vencedoras, por enfrentar os desafios de uma corrida de longa duração difícil e cansativa. Toda a organização da prova foi mais uma vez realizada pela equipe Alpie Racing, que também organiza a Copa Joy AC Delco no campeonato paulista de automobilismo e a Copa Paulista Husqvarna de Kart, que é realizada no Kartódromo Arena Itú.
O resultado final das categorias A e B, listando os 10 primeiros colocados:
Categoria A:
1° #41 - Equipe Maverick – 1352 voltas
2° #43 - Equipe OctaTech Kart Team
3° #39 - Equipe Manos da Brawn
4° #31 - Equipe Sansei Jampac
5° #50 - Equipe RNK Endurance Team
6° #06 - Equipe Atop
7° #28 - Equipe K-Necos
8° #35 - Equipe LDK
9° #33 - Equipe TrackTime Lampião Racing
10° #45 - Equipe Papaléguas
Categoria B:
1° #42 - Equipe Maverick – 1340 voltas
2° #57 - Equipe Xtreme
3° #09 - Equipe Bêbados/CampKart/ClickSpeeed
4° #29 - Equipe K-Necos
5° #05 - Equipe Amac Academia
6° #48 - Equipe PBK Coticenter
7° #22 - Equipe Kart3 Racing Team
8° #24 - Equipe Kartel Racing
9° #03 - Equipe Alfa Racing Team
10° #53 - Equipe Tartarugas Racing Team
O canal do YouTube da Alpie transmitiu ao vivo as duas primeiras e as duas horas finais da disputa, com os trabalhos do time do Portal High Speed Brazil: narração de Matheus Furlan e comentários de Ricardo Arcuri e meus. As reportagens ficaram a cargo de Ronaldo Arrighi, com produção e coordenação de Pedro Rodrigo. As transmissões também foram veiculadas no canal do Portal High Speed Brazil. Seguem os vídeos:
Seguem os vídeos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário