terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Aixam Mega Track – um supercarro off-road, é isso mesmo!


Na década de 90 eu devorava catálogos automotivos que apresentavam carros de todo o mundo. Em uma época em que não existia Internet e tão pouco Redes Sociais, nossa conexão com o mundo do automóvel fora do país eram justamente as publicações especializadas. E nessas revistas que eram lançadas normalmente com periodicidade anual, eu "viajava" matando a minha curiosidade do que era produzido em pequena e larga escala nos outros países do globo terrestre. O que mais me chamava a atenção eram os carros de produção reduzida e/ou exclusiva, como por exemplo os Venturis, Marcos, Lister, Gillet, Callaway e outros.






Um carro que sempre me chamou a atenção e aguçou a curiosidade foi o Aixam Mega Track, produzido na França e apresentado ao púbico no Salão do Automóvel de Paris de 1992. O modelo é um supercarro - está equipado com um V12 central-traseiro de 400 cavalos -, porém tem sua configuração de suspensão acertada como um fora de estrada. O visual é algo menos do que pitoresco: uma carroceria de esportivo com pneus e rodas grandes e suspensão elevada.


O vão livre da carroceria até o solo poderia chegar até 33 centímetros, graças ao trabalho da suspensão a ar. O carro ainda tem as dimensões de 1,8 metros de largura, 2,3 metros de entre-eixos e 5,2 metros de comprimento. Conforme falamos anteriormente, o motor é montado na posição central-traseira, mas mesmo assim, estava equipado com quatro assentos, no estilo 2+2, o que mostra o quão grande era a carroceria. Seu peso de 2.280 quilos só corrobora o porte do esportivo.






O Aixam Mega Track é equipado com um propulsor V12 - montado logo atrás do habitáculo, na disposição longitudinal - de seis litros e potência de 400 cavalos, que equipava na época o sedã Classe S da Mercedes-Benz, com uma caixa de quatro velocidades automática, equipada com conversor de torque. O desempenho do Supercarro off-road era de 5,4 segundos no 0 a 100 Km/h, com velocidade máxima de 250 Km/h. Apesar da proposta fora de estrada, o carro não tinha tração integral. A potência era despejada apenas nas rodas traseiras.


Apesar de seu ineditismo, o Aixam Mega Track teve apenas cinco unidades produzidas em seu tempo de vida. De qualquer forma, entrou para a história como um dos esportivos mais pitoresco da história.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário