sábado, 3 de junho de 2017

Do fundo do baú - Race of Legens 2005 - DTM Norisring


A organização do DTM, Campeonato Alemão de Turismo, resolveu criar um evento de caridade reunindo grandes pilotos do automobilismo e motociclismo mundial, no fim de semana da tradicional prova nas ruas de Norisring, Nuremberg, na temporada 2005 do certame alemão.




Emerson Fittipaldi mostrou boa forma e venceu um dos três segmentos com o Audi TTR



Seis feras foram convidadas: Emerson Fittipaldi, Alain Prost, Nigel Mansell, Jody Scheckter, Johnny Cecotto e Michael Doohan. As três marcas participantes do DTM em 2005 disponibilizaram cada uma dois carros. A Mercedes-Benz colocou dois C-Klasse na pista, a Opel dispôs de dois Vectras GTS V8 e a Audi colocou na pista um A4 e um TTR.



O folder oficial do evento


A competição foi formatada com 3 segmentos principais onde os pilotos andaram com os carros das três marcas. Cada piloto dava 3 voltas rápidas, valendo a melhor volta para a classificação de cada segmento.


No primeiro segmento, a distribuição dos carros e pilotos foi a seguinte:

- Jody Scheckter - Audi A4 DTM
- Alain Prost - ABT Audi TTR
- Mick Doohan - AMG-Mercedes C-Klasse
- Emerson Fittipaldi - AMG-Mercedes C-Klasse
- Nigel Mansell - Opel Vectra GTS V8
- Johnny Cecotto - Opel Vectra GTS V8



O multi campeão de motovelocidade Mick Doohan recebe as explicações do piloto da Audi, Alan McNish


A vitória no primeiro segmento ficou com Prost. O francês cravou a sua melhor volta com a vantagem de mais de 1 segundo para o segundo melhor, Emerson Fittipaldi. Mick Doohan, o único motociclista exclusivo, já que o venezuelano Cecotto fez sua carreira nas duas e quatro rodas, sofreu com a falta de intimidade e ficou com a última colocação.



Alain Prost em ação com o Audi TTR


Segue a classificação final do primeiro segmento:

1º - Alain Prost (FRA) - ABT Audi TTR - 49s920 - 6 pontos
2º - Emerson Fittipaldi (BRA) - AMG-Mercedes C-Klasse - 51s381 - 5 pontos
3º - Jody Scheckter (AFS) - Audi A4 DTM - 51s631 - 4 pontos
4º - Nigel Mansell (ING) - Opel Vectra GTS V8 - 51s740 - 3 pontos
5º- Johnny Cecotto (VEN) - Opel Vectra GTS V8 - 51s756 - 2 pontos
6º - Michael Doohan (EUA) - AMG-Mercedes C-Klasse - 53s128 - 1 ponto


Para o segundo segmento, troca de carros e mais voltas rápidas. Ao final, vitória novamente de Alain Prost. O francês correu de Mercedes e fez a melhor volta na casa dos 50 segundos, seguido de perto pelo Audi TTR do venezuelano Johnny Cecotto. O norte-americano Doohan, que foi pentacampeão da motovelocidade, novamente ficou com a última colocação.


Veja a classificação final do segundo segmento:

1º - Alain Prost (FRA) - AMG-Mercedes C-Klasse - 50s437 - 6 pontos
2º- Johnny Cecotto (VEN) - ABT Audi TTR - 50s596 - 5 pontos
3º - Nigel Mansell (ING) - Audi A4 DTM - 50s888 - 4 pontos
4º - Jody Scheckter (AFS) - AMG-Mercedes C-Klasse - 52s126 - 3 pontos
5º - Emerson Fittipaldi (BRA) - Opel Vectra GTS V8 - 52s190 - 2 pontos
6º - Michael Doohan (USA) - Opel Vectra GTS V8 - 52s367 - 1 ponto




Allan McNish e Nigel Mansell


Após dois segmentos, a classificação da competição era a seguinte:

1º - Alain Prost - 12 pontos
2º - Nigel Mansell - 7 pontos
3º - Emerson Fittipaldi - 7 pontos
4º - Johnny Cecotto - 7 pontos
5º - Jody Scheckter - 7 pontos
6º - Mick Doohan - 2 pontos




Johnny Cecotto conseguiu uma segunda posição no terceiro segmento com a Mercedes C-Klasse



Prost ia então com boa vantagem para o terceiro e último segmento, em que pese ter que correr com o pior carro das três marcas, o Opel Vectra. Neste momento também já estava claro que o Audi TTR era, visivelmente, o carro mais rápido nas grandes retas de Norisring. Tanto que a vitória no terceiro segmento ficou com o brasileiro Emerson Fittipaldi a bordo do bólido da marca dos quatro anéis.


A classificação final do terceiro segmento foi a seguinte:

1º - Emerson Fittipaldi (BRA) - ABT Audi TTR - Audi 50s493 - 6 pontos
2º - Johnny Cecotto (VEN) - AMG-Mercedes C-Klasse - 50s578 - 5 pontos
3º - Alain Prost (FRA) - Opel Vectra GTS V8 - 50s667 - 4 pontos
4º - Nigel Mansell (ING) - AMG-Mercedes C-Klasse - 50s987 - 3 pontos
5º - Michael Doohan (EUA) - Audi A4 DTM - 52s154 - 2 pontos
6º - Jody Scheckter (AFS) - Opel Vectra GTS V8 - sem tempo




O sul-africano Jody Scheckter


Ao final dos 3 segmentos, Alain Prost sagrou-se campeão do desafio de caridade do DTM, com vitórias em dois segmentos. Veja a classificação final da competição:

1º - Alain Prost (FRA) - 2min31s183
2º - Nigel Mansell (ING) - 2min33s615
3º - Johnny Cecotto (VEN) - 2min33s859
4º - Emerson Fittipaldi (BRA) - 2min34s064
5º - Michael Doohan (EUA) - 2min38s009
6º - Jody Scheckter (AFS) - 6min43s757




O leão Nigel Mansell (na foto saindo dos boxes com o Opel Vectra GTS V8) sagrou-se vice-campeão da competição




O prêmio de 500 mil euros foi simbolicamente entregue a Prost, que direcionou para doação de diversas entidades de caridade espalhadas pelo mundo. O francês, que tinha testado em 1995 uma Mercedes do DTM, gostou muito da experiência: " Os carros mudaram e estão mais próximos do que é um monoposto, como um Fórmula 1. E eu gosto muito disso", arrematou o tetracampeão.



Da esquerda para a direita: Scheckter, Cecotto, Prost, Mansell, Fittipaldi e Doohan








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