domingo, 31 de julho de 2016
Rally Shelby Modelismo - 50 e 51ª edições
As competições de rally têm origens na Europa do século passado, onde os competidores e fabricantes colocavam à prova seus modelos de produção contra as principais dificuldades e intempéries existentes nos diferentes tipos de estradas e pisos, sendo eles desde neve, gelo, areia, passando por muita lama e água. Um verdadeiro teste de resistência, uma das melhores publicidades contra os concorrentes da indústria automobilística.
O rally mais longevo e antigo é o de Monte Carlo, sendo disputado desde o longínquo 1911. Difícil e traiçoeiro, ficaram famosos os trechos de montanha e também o "Col de Turini", estágio invariavelmente regado a muito gelo e neve, em meio a penhascos e curvas fechadas serpenteando as montanhas. Um desafio e tanto para pilotos e navegadores.
O mundial de rally (mais conhecido como WRC) vem sendo disputado neste formato desde 1973, porém, nos primeiros anos, apenas o mundial de marcas era válido. A partir de 1980, o campeonato de pilotos e navegadores passou a valer. E foi na década de 80 que o WRC viveu sua épica era: o Grupo B. Carros potentíssimos (e infelizmente perigosos) disputaram os campeonatos, com destaque para o Audi Quattro, Lancia Delta, Ford RS200, Peugeot 205 dentre outros. Os carros do Grupo B foram banidos do mundial na metade da década de 80 por conta da insegurança e de alguns acidentes graves (e fatais), porém, o WRC não perdeu em nada o seu prestígio e continua sendo um dos mais importantes campeonatos de automobilismo do mundo.
Além do rally de velocidade, existem diversas outras variáveis da modalidade, como rally de regularidade, resistência, rallycross, entre outros. Destaque para provas de repercussão mundial como o Paris-Dakar e o Rally dos Sertões, disputado aqui no país desde 1993.
Seguindo toda esta tradição e história, a Shelby Modelismo, uma das mais lendárias lojas de automodelismo de fenda do país, realiza anualmente uma competição de rally nos moldes do que é disputado na escala real. Este ano, foram disputadas a 50 e 51ª edições, realizadas nos dias 30 e 31 de julho. No sábado, foi realizada a prova de Cross Country, com a participação de modelos como os Mitsubishi Pajero, Volkswagen Touareg, Ford Ranger, Range Rover dentre outros. No domingo foi a vez dos modelos WRC, como os Subaru Impreza WRX, Mitsubishi Lancer Evolution, Citroen C4 etc.
A prova é um desafio às técnicas de pilotagem, pois as dificuldades e cenários reproduzem à perfeição as disputas da escala real. Tudo é feito com muita dedicação e profissionalismo e a sensação de estar em um rally é fiel. Destaque para o ineditismo deste tipo de competição e a manutenção da tradição desta prova no cenário mundial do slot car.
Estivemos presentes no sábado para acompanhar os carros do Cross Country. A competição é composta por estágios em alguns trechos rápidos, outros mais lentos, reproduzindo estradas e montanhas. A soma dos tempos compõem a classificação geral, como na competição em escala real.
O blog mais uma vez parabeniza a Shelby Modelismo pela realização da prova e pela dedicação e perfeição em todos os detalhes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns Rodrigo.. muito legal!!!
ResponderExcluir