domingo, 10 de abril de 2016

All Le Mans - Cobertura da sétima corrida - 09/04/2016


O campeonato All Le Mans, que começou no mês de janeiro desse ano, vai chegando ao final. Ontem foi disputada a sétima e penúltima corrida do certame organizado pelo grupo Racing e disputado nas fendas de uma das mais tradicionais lojas de slot car do Brasil, a Shelby Modelismo.

Cinco pilotos tomaram parte dessa corrida. Não compareceram Jhones Santana (Nissan R89C), Chico Takahashi (Audi R8C) - que participou apenas da etapa torneio - e Rodrigo Barbour (Porsche 911 GT1 EVO98), que de longe tem o carro mais rápido do campeonato, mas infelizmente não conseguiu tomar parte da maioria das corridas.

A disputa pelo campeonato está eletrizante! Depois de um começo arrasador, Marcelo Jaworski (McLaren F1 GTR LM) alternou bons e médios resultados da metade do campeonato para frente e vem observando André Hiebra (McLaren F1 GTR LM) alcançá-lo na pontuação.

A distribuição das cores de fendas para esta sétima etapa foi a seguinte:

- Marcelo Jaworski - vermelha
- André Hiebra - amarela
- Rodrigo Carelli - azul
- Sidney Lombardo - roxa
- Teddy Putz - preta

As fendas verde, branca e laranja ficaram vagas.

No treino de aquecimento os pilotos encontraram as fendas bastante sujas, mesmo as mais altas. Um dos pilotos que mais escaparam foi Teddy Putz (Ford GT GT3), correndo na fenda preta. Jaworski voltou à boa forma, baixando dos oito segundos na melhor marca. Os melhores tempos do treino livre foram os seguintes:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 7.9380
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.2186
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 8.7640
4º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 8.8700
5º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 11.306

Jaworski manteve a velocidade dos treinos livres e garantiu a pole position na prova de qualificação. De quebra, botou no bolso o ponto de bonificação pela melhor volta. Foi o único a andar abaixo dos oito segundos nos treinamentos. As demais posições do grid mantiveram-se inalteradas em relação ao treino livre:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 7.9562
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 8.1045
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 8.6642
4º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 8.8906
5º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 9.9142




O grid de largada para a sétima corrida do campeonato



Marcelo largou bem e manteve a liderança, seguido de perto por André Hiebra. Rodrigo Carelli manteve-se sólido na terceira posição, sem oposição de Teddy Putz e Sidney Lombardo. Estes dois últimos enfrentaram muitos problemas nesta sétima corrida. Teddy não se entendeu com a fenda preta e seu Ford GT GT3 ficou mais fora da prova do que em disputa. Foram dez escapadas ao todo. Ainda sim, conseguiu assegurar um quarto lugar. Já Sidney ficou mais tempo tentando ajustar sua McLaren F1 do que correndo propriamente. Completou apenas 40 voltas. Seu carro está impraticável!

Na disputa pela liderança, Jaworski cometeu dois erros, que lhe custaram duas escapadas, a perda da liderança e da vitória para André Hiebra, que não escapou da fenda e garantiu seu segundo triunfo no campeonato. Foram sete voltas de vantagem para Marcelo. Rodrigo Carelli garantiu mais um pódio com a terceira colocação e praticamente garantiu o terceiro posto no campeonato, faltando uma etapa para o final do All Le Mans. A melhor volta ficou com o McLaren F1 de Marcelo Jaworski.

Segue o resultado final da prova:

1º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 149 voltas - melhor volta: 8.0890
2º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 142 voltas - melhor volta da prova: 8.0169
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 137 voltas - melhor volta: 8.6451
4º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 74 voltas - melhor volta: 9.1734
5º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 40 voltas - melhor volta: 8.6136


Estatísticas:

Escapadas de fenda:

- Teddy Putz: 10 escapadas
- Sidney Lombardo: 6 escapadas
- Marcelo Jaworski: 2 escapadas
- André Hiebra e Rodrigo Carelli: 0 escapadas


Quantidade de voltas completadas no campeonato, por piloto, até o momento:

- Marcelo Jaworski - 1.074 voltas
- Rodrigo Carelli - 1.066 voltas
- André Hiebra - 1.065 voltas
- Jhones Santana - 648 voltas
- Teddy Putz - 585 voltas
- Sidney Lombardo - 544 voltas
- Chico "Lauda" Takahashi - 225 voltas
- Rodrigo Barbour - 120 voltas

Distribuição das vitórias por piloto:

- Marcelo Jaworski: 4 vitorias
- André Hiebra: 2 vitórias
- Rodrigo Carelli: 1 vitória

Distribuição das vitórias por carro:

- McLaren F1 GTR LM: 6 vitórias
- Nissan R390 GT1: 1 vitória


A disputa pelo título agora ficou emocionante! Apenas quatro pontos separam o líder Marcelo Jaworski do segundo colocado, André Hiebra, e somente os dois podem conquistar a taça. A etapa final, marcada para o próximo sábado, 16 de abril, promete muita disputa!

A pontuação do campeonato está assim:

1º - Marcelo Jaworski - McLaren F1 GTR LM - 57 pontos
2º - André Hiebra - McLaren F1 GTR LM - 53 pontos
3º - Rodrigo Carelli - Nissan R390 GT1 - 38 pontos
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 20 pontos
5º - Sidney Lombardo - McLaren F1 GTR LM - 17 pontos
6º - Teddy Putz - Ford GT GT3 - 8 pontos
7º - Chico Takahashi - Audi R8C - 6 pontos
8º - Rodrigo Barbour - Porsche 911 GT1 EVO98 - 3 pontos


Um comentário: