domingo, 24 de fevereiro de 2013

Série "Minhas Minis" - Opel Calibra


Continuamos com a série "Minhas Minis", onde apresento minhas miniaturas em escala. Hoje mostro a vocês um modelo em escala 1/43 do Opel Calibra 1995.





O Calibra é um cupê esportivo que utiliza a plataforma mecânica do Vectra de primeira geração. Seu principal destaque é o desenho, que permite que a carroceria alcance fantásticos 0,26 Cx (Coeficiente de penetração aerodinâmica).

A motorização possuia uma boa gama de opções, desde o 2.0 8 válvulas, passando pelo 2.0 de 16 válvulas, o V6 de 2,5 litros e a versão turbo, com 2 litros de capacidade cúbica e 4 válvulas por cilindro, com tração nas 4 rodas.

No âmbito das competições, o Calibra marcou presença no DTM (Campeonato Alemão de Turismo) e no ITC (Campeonato Internacional de Carros de Turismo).




O projeto da fábrica de Adam Opel começou no final do ano de 1993, quando o Calibra começou sua disputa no DTM contra a Mercedes-Benz e a Alfa-Romeo. Manuel Reuter e Keke Rosberg participaram da última etapa do ano, em Hockeinheim. A equipe responsável pelo desenvolvimento dos carros ficou a cargo da competentíssima Joest Team, do ex-piloto alemão Reinhold Joest. O modelo utilizava o motor V6 2.5 litros e adotava a tração nas 4 rodas.

Em 1994, a Joest alinhou 3 Calibras, novamente para Keke Rosberg e Manuel Reuter e também para o piloto pagante Louis Krages (que utilizou o pseudômino John Winter). Os bons resultados começaram a aparecer, como a vitória de Reuter na segunda bateria da etapa de Donnington Park.




Em 1995, o DTM foi dividido em dois campeonatos. Além do alemão, agora existiria o ITC (International Touringcars Championship), campeonato internacional de carros de turismo. Além da equipe Joest, agora Keke Rosberg criava sua equipe, que alinharia dois Calibras, um para ele e outro para o campeão de 1994 pela Mercedes, o alemão Klaus Ludwig. Pela equipe Joest, 4 carros participariam, com os pilotos Manuel Reuter, Yannick Dalmas, J. J. Letho e o português Ni Amorim. Duas vitórias, com Klaus Ludwig na última etapa do DTM, foram os melhores resultados da casa de Rüsselheim.




Para 1996, deixaria de existir o DTM e somente seria disputado o ITC. A Opel estava mais forte do que nunca, com 3 equipes, a Joest (com Manuel Reuter, Yannick Dalmas, Oliver Gavin e Alexander Wurz - durante o ano, outros pilotos fizeram participações esporádicas, como Masaroni Sekyia, Volker Strycek e Tonny Kanaan), o Team Rosberg, que contou com J. J. Letho e Hans Joachim Stuck e o Team Opel Zakspeed, que deixou a sólida parceria com a Mercedes, contando com Klaus Ludwig e Uwe Alzen.




Após uma intensa batalha contra Bernd Schneider, da Mercedes-Benz, Manuel Reuter sagrou-se campeão, coroando o intenso trabalho da Opel e da equipe Joest, que havia começado 3 anos antes. Por conta dos altos custos que a categoria chegou em 1996, o ITC deixaria de existir. Porém, o Opel Calibra já havia deixado sua marca nas competições automobilísticas.

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