Estivemos presentes no fim de semana de velocidade em Interlagos, onde foi disputada a sexta etapa do campeonato paulista de automobilismo e a 38. Edição dos 500 KM de Interlagos. A prova voltou para o autódromo José Carlos Pace, após ter sido disputada em 2021 no autódromo de Londrina, no Paraná.
Em um domingo de muito frio e uma garoa que aparecia em momentos espaçados, foi dada a largada dos 500 KM por volta das 14h30. Apesar do paddock estar lotado de pessoas, por conta de ações promocionais da Mercedes-Benz Challenge, as arquibancadas estavam vazias. A temperatura média de 10 graus, com sensação térmica de 5, ajudou a afastar os fãs da velocidade.
Quem ficou em casa pôde acompanhar a transmissão da prova na integra, na transmissão realizada pelo canal COM Brasil, em parceria com o National Sports Channel, com narração de Tatá Muniz e um time de comentaristas de peso, formado por Dedé Gomes, Luiz Alberto Pandini e Wagner Gonzalez, o Beegola.
Após a partida, o protótipo MC Tubarão/Sigma P1, guiado naquele momento por Paulo Sousa, perdeu a liderança de prova para o protótipo MRX do LT Team, pilotado por Marcelo Henriques, que passou e abriu uma boa vantagem.
Na volta 2, Ney Faustini, que vinha em terceiro pressionando o Sigma gaúcho, teve o motor Chevrolet V8 de seu protótipo ABS-01 estourado na curva do laranjinha, soltando uma densa fumaça branca. Acabava ali as pretensões (reais) da equipe Absoluta Racing de vencer uma edição dos 500 KM.
A briga pela vitória na classificação geral foi polarizada entre o Sigma P1 da MC Tubarão e o protótipo MRX Turbo do LT Team. A equipe de Londrina, liderada por Leandro Totti, teve problemas em um dos pit stops do protótipo número 74 e atrasou-se, mas ainda assim se recuperou e chegou a apenas 4s176 atrás do vencedor, isso depois de mais de três horas e meia de prova!
A vitória ficou então com o Sigma P1/MC Tubarão da trinca Tiel de Andrade/ Paulo Sousa / Marcelo Viana, confirmando o favoritismo que apareceu no sábado, com a conquista da pole position. Foi a primeira vitória de uma equipe gaúcha na história dos 500 KM.
O lindo e imponente Sigma P1/MC Tubarão, protótipo vencedor dos 500 KM de Interlagos em 2022
A corrida foi finalizada antes do previsto, por conta da chuva que chegou e também à falta de luz natural. O diretor da prova, Bruno Cabral, ao avaliar as condições, decidiu por encerrar a corrida faltando quinze voltas para o final.
O regulamento da edição deste ano dos 500 KM possibilitou um grid com uma miríade interessante de carros. De protótipos rápidos e mais modernos a carros com baixa tecnologia embarcada, passando por clássicos, como os carros da categoria Historic Race GT, que contou com dois competidores: um Willys Interlagos berlinete e uma réplica de um Ford GT, produzido pela Furlan Automotive que ficou pronto às vésperas da corrida.
Não posso deixar de registrar aqui o elogio do blog à organização da prova, capitaneada por Silvio Zambello, estendendo também à sua equipe. Os esforços para realizar a edição dos 500 KM todo ano são louváveis e dignas de destaque.
No vídeo de nosso canal Entusiastas sobre Rodas no Youtube, muitas imagens e lances dos 500 KM de Interlagos 2022
Resultado final:
1º #5-Tiel Andrade/Paulo Sousa/Marcelo Viana (Tubarão XI/Sigma Ford Duratec turbo/MC Tubarão) (P2) – 101 voltas em 03h43min14s - 435.209 Km – média de 119.30 Km/h
2º #74-Eduardo Souza/Leandro Totti/Marcelo Henriques (MRX-Audi 1.8 turbo/LT Racing Team) (P2)
3º #555-Rodrigo Pacheco/Rick Bonadio (Mercedes-Benz AMG GT4/JDavid Racing) (Força Livre)
4º #73-José Vilela/Guga Ghizo/Leo Yoshi (MRX-Honda/LT Racing Team) (P2 Light)
5º #77-Edras Soares/Esdras Soares (MRX-VW/Motorcar 2GO/SKS/Itapira Racing) (P2 Light)
6º #777-Rogério Barbato/Ricardo Domenech (Astra Stock Light V8/RTC Racing Team) (Força Livre)
7º #71-José Tinoco/Ricardo Furquim (MRX-Opel/ADS Racing) (P2 Light)
8º #17-Rafael Kasai/Vinicius Salva/Otávio Camarcio (Chevrolet Celta 2.0 Astra/Equipe Oto) (Turismo 2.1)
9º #216-Riccardo Sávio/George Lisi/Ricardo Parente (Chevrolet Corsa 2.0 Astra/Equipe Oto) (Turismo 2.1)
10º #19-Luiz Finotti/Kaio Dias/Fabiano Gaspari (VW Passat 1.6/LF Racing) (Turismo 1.6)
11º #22-Erick Grosso/Nelson Silva Jr. (Alfa Romeo 156/Borghese) (Turismo 2.1)
12º #881-Alex Benedetti/Leandro Justo/Tiago Arruda (VW Voyage 1.6/Callflex Racing) (Turismo 1.6)
13º #85-Leandro Teixeira/Wilson Yoshida (Renault Clio 1.6 Turbo/Picolé Racing) (Força Livre)
14º #75-Luiz Abbad/Alejandro Elprincipe (Spyder-VW/LT Racing Team) (P3)
15º #333-Rafael Preto/Narcísio Preto/Marcello Sarcinella (Ford Escort 1.6/LF Racing) (Turismo 1.6)
16º #2-Almir Donato/Markenson Marques/Silvio Zambello (Willys Interlagos-VW/Samacar Racing) (Historic Race GT)
17º #32-Eber Gomes/Daniel Dias/Carlos Dantas (Chevrolet Corsa 1.6/PGL Racing) (Turismo 1.6)
18º #14-Eduardo Andrade Teixeira/Guilherme Silva/Vinícius Barbosa Lira (Ford Fiesta 1.6/Lira Racing) (Turismo 1.6)
19º #222-Carlos Valone/Gabriel Valone (VW Gol “Tomahawk”/Arias Motorsport) (Turismo 2.1)
20º #40-Tadeu Jayme/Tiago Régis/Marco Tanure/Ricardo Cimatti (Furlan GT40-Mitsubishi/Furlan Racing) (Historic Race GT)
21º #141-Celso Papaleu/Marco Cozzi/Augusto Santim (Spyder-VW/F4F Racing) (P3)
22º #58-Daywis G. Teixeira/David Teixeira Neto (Chevrolet Corsa 1.8 /Motorart By Vidal) (Turismo 2.1)
23º #3-Carlos Brockweld/Álvaro Vilela/William Ayer (Renault Fluence Marcas-Berta) (Força Livre)
24º #31-Ciro Paciello/Valter Pinheiro/João Barbosa (Moro-Ford Duratec/Guerra Motorsport) (P2)
25º #25-Ney Faustini/Ney de Sá Faustini (ABS01-Chevrolet/Absoluta) (P2)
26º #183-Victor Correa/Victor Correa Filho (VW Passat 2.0/Equipe Race-Tech) (Turismo 2.1) – não largou
27º #37-Caio Lacerda/Giovani Almeida/Mauro Kern (Spyder-Ford Duratec/HT Guerra) (P2 Light) – desclassificado
Melhor volta: 1min38s604 - #74-Eduardo Souza/Leandro Totti/Marcelo Henriques (MRX-Audi 1.8 turbo/LT Racing Team) (P2)
Vencedores por categoria:
Categoria P2
#5-Tiel Andrade/Paulo Sousa/Marcelo Viana (Tubarão XI/Sigma Ford Duratec turbo/MC Tubarão)
Categoria P2 Light
#73-José Vilela/Guga Ghizo/Leo Yoshi (MRX-Honda/LT Racing Team)
Categoria P3
#75-Luiz Abbad/Alejandro Elprincipe (Spyder-VW/LT Racing Team)
Categoria Força Livre
#555-Rodrigo Pacheco/Rick Bonadio (Mercedes-Benz AMG GT4/JDavid Racing)
Categoria Turismo 2.1
#17-Rafael Kasai/Vinicius Salva/Otávio Camarcio (Chevrolet Celta 2.0 Astra/Equipe Oto)
Categoria Turismo 1.6
#19-Luiz Finotti/Kaio Dias/Fabiano Gaspari (VW Passat 1.6/LF Racing)
Categoria Historic Race GT
#2-Almir Donato/Markenson Marques/Silvio Zambello (Willys Interlagos-VW/Samacar Racing)
Como de praxe, as fotos realizadas por nós nos 500 KM (clique para ampliar):
O interessante protótipo Furlan GT, uma réplica de Ford GT40 equipado com motorização Mitsubishi
Protótipo Spyder-VW vencedor da categoria P3 com a dupla Luiz Abbad/Alejandro Elprincipe
Mercedes-Benz AMG GT4 vencedora na categoria Força Livre, com a dupla Rick Bonadio e Rodrigo Pacheco
VW Passat de Nenê Finotti / Kaio Dias / Fabiano Gaspari, vencedor na categoria turismo 1.6
O Celta com motorização 2 litros da equipe Oto Racing, vencedor da categoria turismo 2.1
A Alfa-Romeo 156 da dupla Erik Grosso e Nelson Silva Jr. foi o carro que mais ganhou posições na prova desde a largada
A linda berlinete Willys Interlagos, vencedora da categoria Historic Race GT
Protótipo ABS-01 Chevy V-8 parado nos boxes, depois da quebra do motor na segunda volta de prova
O time todo trabalhando na troca do câmbio do Gol "Tomahawk"
Meus parabéns pela cobertura, irmão! Um verdadeiro fã de automobilismo não foge nem do frio de SP. E que coisa linda aquele Ford GT!
ResponderExcluirMuito obrigado meu amigo!! E o GT40 ao vivo é mais bonito ainda!!
ResponderExcluir