E foi no último domingo, na última bateria disponível. Uma chuva leve quase atrapalhou nossos planos, mas depois de parar deu para andar e no final da prova, a pista estava quase seca. A pista é muito boa, seletiva a bastante rápida, apesar de ser totalmente plana, diferente do sobe e desce da Granja Viana. Vejam as fotos e, no pódio, o resultado da prova.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Interlagos 2009
Com um pouco de atraso, confesso, relato aqui uma experiência fantástica, que foi assistir ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em Interlagos. A turma era a seguinte: Eu, Reginaldo, Tarcisio, Thais, Luis Henrique, Silvio, Marcinho, Leandro (Nenê) e Romnei. O sábado foi de muita, muita chuva. Como estávamos no Setor G, descoberto, não houve capa de chuva que segurou tanta água. O treino livre da manhã começou com atraso e teve pouco tempo de duração. Mesmo andando em velocidade menor, foi o primeiro contato com a velocidade, o barulho e as cores dos carros de Fórmula 1.
Mais uma pausa e logo a classificação começaria. Neste intervalo, a nossa amiga chuva não nos deixou. E a classificação foi a mais longa da temporada, interrompida várias vezes por conta da pista encharcada. No final, alegria geral com a pole-position de Rubens Barrichello, que ainda tinha chances de brigar pelo título.
Chovia as 4 da manhã, horário que acordamos para ir para a pista pegar um bom lugar no setor G. Ao chegar no autódromo, ela já havia ido embora e armava-se um céu azul e uma esperança de sol por todo dia, que se confirmou.
Enfim, poderíamos conferir toda a velocidade dos carros. Bem, a corrida vocês sabem, Rubinho liderou no início, estava mais leve, parou cedo, depois Mark Webber abriu absurdamente e caminhou firme para a sua segunda vitória na categoria. Barrichello tinha um firme terceiro lugar quando teve um pneu furado e teve de parar, caindo para a oitava posição. E vimos Jenson Button ser campeão, merecidamente, depois de um começo de temporada arrasador, com seis vitórias em 7 corridas. Cozinhou o galo no tempero na segunda metade do ano e teve a calma de terminar as provas e somar pontinhos preciosos, mesmo com a aproximação impressionante e inesperada de seu companheiro de equipe na tabela de pontuação. Barrichello ganhou duas provas e chegou a Interlagos com chances de levar o título. Em um ano maluco, onde uma equipe estreante foi a campeã do mundo e os principais times, como McLaren e Ferrari, penaram com os carros muitas vezes nas últimas filas do grid.
E a temporada 2009, uma das mais legais de acompanhar dos últimos anos, termina este fim de semana, no moderno circuito Yas Marina, em Abu Dhabi. Bem. para terminar, gostaria de agradecer a todos que estiveram conosco em Interlagos, principalmente ao Reginaldo e ao Tarcisio, que nos encorajou a comprar o ingresso e a realizar o sonho de ver as máquinas mais incríveis do planeta, ao vivo.
As fotos de Interlagos estão abaixo:
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
E falando em Interlagos...
Tivemos a oportunidade de andar em Interlagos de carro, graças ao evento Quatro Rodas Experiêncie. Foi uma oportunidade única, principalmente porque fomos nos dois primeiros anos do evento (2006 e 2007), com boas opções de carros para andar na pista. Foram os melhores anos do evento. Ultimamente os ingressos estão caros e as opções de carros não são boas.
Para ilustrar o post, seguem as fotos destes momentos inesquecíveis.
Está chegando a hora!
Bem meus amigos. Conforme anunciei a algumas semanas atrás, estaremos em Interlagos acompanhando a penúltima etapa do campeonato mundial de Fórmula 1. Foi uma semana de muita expectativa e emoção, principalmente para quem vai pela primeira vez ver a Fórmula 1, como eu.
Toda a cobertura do treino que define o grid de largada para o GP do Brasil 2009, inclusive com fotos, você confere aqui no Blog do Carelli.
terça-feira, 6 de outubro de 2009
A dança dos cockpits para 2010
O anúncio da contratação de Fernando Alonso pela Ferrari na semana passada deu o start para a movimentação do mercado de pilotos para a temporada 2010 da Fórmula 1. Felipe Massa, que essa semana testará no simulador da Ferrari na Itália e pode andar nas próximas semanas em uma Ferrari de Fórmula 1 antiga ou até mesmo de GP2, foi confirmado como companheiro de Alonso. Já Kimi Raikkonen pode ser o companheiro de Lewis Hamilton na McLaren.
Na Renault, está próximo o anúncio de Robert Kubica como o substituto de Alonso. Seu companheiro de equipe pode ser Heikki Kovalainen, egresso da McLaren.
Já Nico Rosberg e Rubens Barrichello podem trocar de lugar. O alemão iria para a Brawn GP, por força dos motores Mercedes e Barrichello iria para a Willians, para ajudar no desenvolvimento do segundo piloto Nico Hulkenberg, campeão desse ano da GP2.
Essas são as primeiras movimentações, ou especulações sobre a movimentação dos pilotos para a próxima temporada. Muito buxixo ainda está por vir.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Avro RJ85 pronto
E já que estamos falando de aviação... Está pronto o Avro RJ85! Calma, eu explico. Ganhei de presente de aniversário de meus colegas Tarcísio e Reginaldo, uma miniatura escala 1:144, marca Revell, de um Avro RJ85.
Aproveitei as férias para montar e utilizei duas semanas para tanto, entre colagem e pintura e a montagem propriamente dita. O mais legal é que a sequência de montagem assemelha-se à de um avião de verdade. Primeiro monta-se todo o conjunto dos trens de pouso traseiros (dois) e o dianteiro (um). A seguir, junta-se os trens de pouso com a sessão central do avião (mais conhecido como charuto). A partir daí, são montadas as asas principais (que no Avro RJ85 são altas) e as quatro turbinas e suas naceles, juntando-as às asas. Utilizando-se sempre, claro, da eficaz cola.
A partir daí, chega a fase final, composta pela adesivagem e pintura, dando um tempinho para secar. E eis que está pronto, não para voar como o de verdade, mas para compor a coleção na prateleira.
Posso garantir para vocês que estes kits para montar são muito divertidos e não são difíceis como inicialmente parecem. É um excelente hobby, tanto que já estou à procura de outro kit para montar! Seguem as fotos do modelo pronto.
Passaredo e Trip à jato
A Aviação Regional sempre se utilizou de eficientes aeronaves turbo-hélices em suas operações, principalmente equipamentos como os ATR-42/72 ou mesmo os EMB-120 Brasília. As exceções mais conhecidas foram a Rio-Sul (antiga subsidiária regional da Varig), que operou com ERJ-145 e mais recentemente a Azul Linhas Aéreas, com o também Embraer ERJ195.
Nos últimos meses, duas companhias regionais passaram a oferecer a seus clientes o conforto, a rapidez e segurança de aeronaves à jato. A Trip inovou e adquiriu para sua frota moderníssimos ERJ-175 da Embraer, com capacidade para 86 passageiros e pitch (espaço entre poltronas) de 79cm.
Já a Passaredo Linhas Aéreas optou pelo também Embraer, só que do modelo ERJ-145. São duas aeronaves já em operação, para diversos destinos no país, com capacidade para 50 passageiros cada.
Estas novas aquisições são uma amostra de que a Aviação Regional brasileira se fortalece e se estabelece cada vez mais.
sábado, 3 de outubro de 2009
Rio 2016
É inegável que o Brasil tem muito a ganhar com a realização dos Jogos Olímpicos em 2016. Reconhecimento e fortalacimento do país no cenário mundial (isso já aconteceu, a própria escolha do país para sede das Olímpíadas é uma mostra), melhorias na infra-estrutura das praças esportivas e no entorno delas, melhorias também nas estruturas de transportes públicos, geração de empregos diretos e indiretos, aquecimento das atividades turísticas e muito mais.
Mas existem alguns aspectos que me preocupam (deixando um pouco de lado a euforia geral que toma conta de todos nestas ocasiões), e aí alguns podem não concordar com o que vou escrever a seguir (lá vem polêmica). O primeiro tem relação com o esporte brasileiro. É preciso existir um maior e melhor incentivo ao esportista (e aí excluo as modalidades mais populares, como futebol, vôlei, basquete, natação, que já possuem patrocínios e parcerias de empresas privadas), que muitas vezes, por não conseguir patrocínio, precisa colocar investimento "do bolso" para manter-se e representar o país. Cansamos de ver, por exemplo, esportistas de atletismo sem possuir um simples par de tênis adequado para a prática do esporte. É preciso investir desde já e sempre no atleta nacional e na estrutura que deve exisitir para que ele seja um esportista de ponta e faça frente às potências mundias do esporte. Espero que, dos bilhões que serão investidos em toda a estrutura para os Jogos de 2016, uma parcela seja dedicada ao apoio ao atleta nacional.
Outro aspecto que me preocupa é a quantia a ser gasta e a forma como será empregada. Voltando a 2007, mais precisamente aos Jogos Panamericanos, veremos que o gasto com as obras superou e muito o inicialmente planejado. Os complexos esportivos construídos, modernos, muito bem aparelhados, hoje não são utilizados, justamente por não existir aquele investimento de base no qual falei anteriormente. E o pior. Hoje o automobilista carioca tem a prática esportiva prejudicada, pois Jacarepaguá, além de estar abandonado, com arquibancadas ruindo, mato crescendo, ou seja, completamente esquecido, teve seu traçado cortado fatalmente para a construção de arenas para o Pan. Aliás, um traçado (o original) muito seletivo, sempre elogiado por todos os pilotos. E não falo isso porque sou fã de automobilismo e defendo este esporte. Interlagos, com a administração de Roberto Seixas e Francisco Rosa, é um bom exemplo de que pode-se utilizar o autódromo para outras atividades, sejam elas esportivas ou sociais, sem alterações no traçado. Provas de ciclismo, escolinha de futebol, shows de música e até provas de patins são realizadas no autódromo, que tem uma importante parceria com a São Paulo Turismo.
Infelizmente, acredito que vão utilizar o que restou da pista de Jacarepaguá para a construção de novos complexos esportivos para 2016. Prometeram construir uma nova pista. Não acredito que farão. Me solidarizo com os pilotos cariocas.
Mas existem alguns aspectos que me preocupam (deixando um pouco de lado a euforia geral que toma conta de todos nestas ocasiões), e aí alguns podem não concordar com o que vou escrever a seguir (lá vem polêmica). O primeiro tem relação com o esporte brasileiro. É preciso existir um maior e melhor incentivo ao esportista (e aí excluo as modalidades mais populares, como futebol, vôlei, basquete, natação, que já possuem patrocínios e parcerias de empresas privadas), que muitas vezes, por não conseguir patrocínio, precisa colocar investimento "do bolso" para manter-se e representar o país. Cansamos de ver, por exemplo, esportistas de atletismo sem possuir um simples par de tênis adequado para a prática do esporte. É preciso investir desde já e sempre no atleta nacional e na estrutura que deve exisitir para que ele seja um esportista de ponta e faça frente às potências mundias do esporte. Espero que, dos bilhões que serão investidos em toda a estrutura para os Jogos de 2016, uma parcela seja dedicada ao apoio ao atleta nacional.
Outro aspecto que me preocupa é a quantia a ser gasta e a forma como será empregada. Voltando a 2007, mais precisamente aos Jogos Panamericanos, veremos que o gasto com as obras superou e muito o inicialmente planejado. Os complexos esportivos construídos, modernos, muito bem aparelhados, hoje não são utilizados, justamente por não existir aquele investimento de base no qual falei anteriormente. E o pior. Hoje o automobilista carioca tem a prática esportiva prejudicada, pois Jacarepaguá, além de estar abandonado, com arquibancadas ruindo, mato crescendo, ou seja, completamente esquecido, teve seu traçado cortado fatalmente para a construção de arenas para o Pan. Aliás, um traçado (o original) muito seletivo, sempre elogiado por todos os pilotos. E não falo isso porque sou fã de automobilismo e defendo este esporte. Interlagos, com a administração de Roberto Seixas e Francisco Rosa, é um bom exemplo de que pode-se utilizar o autódromo para outras atividades, sejam elas esportivas ou sociais, sem alterações no traçado. Provas de ciclismo, escolinha de futebol, shows de música e até provas de patins são realizadas no autódromo, que tem uma importante parceria com a São Paulo Turismo.
Infelizmente, acredito que vão utilizar o que restou da pista de Jacarepaguá para a construção de novos complexos esportivos para 2016. Prometeram construir uma nova pista. Não acredito que farão. Me solidarizo com os pilotos cariocas.