Foi um ano especial o de 1995 para a Vauxhall Motorsport no BTCC, o campeonato britânico de carros de turismo, que naquela época estava alinhado com o regulamento FIA Classe 2 - assim como os grandes campeonatos de turismo ao redor do mundo.
Foi especial pois seu piloto principal, o escocês John Cleland, obteve 6 vitórias na temporada e sagrou-se campeão - foi o segundo título de Cleland, que também venceu em 1989, de Vauxhall Astra -, à frente de seu principal concorrente no ano, o suíço Alain Menu, da Renault. A Vauxhall Motorsport também levou o título de equipes.
Dois Vauxhall Cavalier de Superturismo foram construídos para a temporada de 1995: o nº 022 foi direcionado ao primeiro piloto (e futuro campeão) John Cleland, e o nº 023 ao jovem James Thompson. Os motores construídos em Swindon geravam 290 cavalos de potência, transmitidos para a pista por meio de uma caixa de câmbio sequencial X-Trac de 6 velocidades. Os freios eram compostos por pinças AP na dianteira e Brembo na traseira, enquanto a suspensão era da Dynamics. Pesando 975 kg, o peso do carro era aliviado graças às suas rodas de magnésio Dymag, painéis leves e gaiola de proteção T45 projetada por computador, que se assemelhava a uma estrutura espacial. A gaiola, os braços da suspensão, a caixa de pedais e muitos outros detalhes de acabamento foram fabricados internamente pela RML (Ray Mallock Racing), responsável pela operação da equipe.













Nenhum comentário:
Postar um comentário