Estava acessando alguns anúncios de venda de carros de corrida no Marketplace quando me deparo com as fotos de um carro muito conhecido no automobilismo Paulista e nacional: o Chevrolet Ômega equipado com motorização oito cilindros em V, da equipe Katalogo Racing, que disputou provas de longa duração importantes, como as Mil Milhas Brasileiras e os 500 Quilômetros de Interlagos. O carro chamou muito a atenção na época - estamos falando dos idos da segunda metade dos anos 2000 - por ser um Ômega equipado com motor V8.
Mas o anúncio em referência no início dessa postagem revelou fatos que nunca tive conhecimento nestes mais de 15 anos em que o carro surgiu para as competições: trata-se de um chassi do Stock Car da época - ou seja, a estrutura do chassi tubular utilizada na época pela principal categoria nacional - com a "casca", a carroceria simulada do GM Ômega. Nunca imaginei que este carro era construído dessa forma e, se não tivesse visto o anúncio talvez nunca soubesse.
Com a surpresa em mãos e completamente perplexo com a descoberto, acionei na hora meu irmão Ricardo Sarmento, do Blog das Mil Milhas - que inclusive dedicou uma matéria lá na página dele para este carro (https://blogdamilmilhas.blogspot.com/2015/05/omega-v8-da-equipe-katalogo-racing-na.html) - para contar a novidade. Ele também ficou estupefato com a novidade.
A descrição do anúncio, além de informar que o carro é um chassi tubular, dá mais detalhes técnicos do bólido:
- Câmbio Sequencial;
- Freios da marca Wilwood;
- Distribuidor e módulo MSD;
- Radiador de alumínio;
- Dashboard PI Research 2;
- Pedaleiras da marca Tilton, em material de alumínio;
- Coletor de escape em alumínio.
O carro está sem motor, bastante sujo, precisando de cuidados. Mas eu acredito que não é tão difícil trazê-lo de volta à vida. Fica agora o desejo de ver essa máquina de volta às pistas, como na época em que a família Parra o conduzia. Quem sabe vemos esse Ômega V8 na Gold Classic ou até mesmo na próxima edição das Mil Milhas em Interlagos?
Rodrigo sensacional sessão de fotos do Omega, lembro bem desta equipe. Valeu o registro!
ResponderExcluirComo eu compro esse ômega?
ResponderExcluir