segunda-feira, 28 de agosto de 2023

GP 2 Horas do Velocitta - Road to Mil Milhas


Neste domingo foi disputado o GP 2 Horas do Velocitta, uma prova preparatória para a edição de 2024 das Mil Milhas de Interlagos, a ser disputada no mês de janeiro do próximo ano. A organização da prova de longa duração criou uma série de provas preparatórias, com a alcunha de "Road to Mil Milhas", ou seja, o caminho para se chegar nas Mil Milhas. Existe a promessa da realização de mais provas preparatórias até o ano que vem, mas até o momento não foram divulgados mais detalhes.




O fim de semana no Velocitta foi de mais uma etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo. O clima muito frio e chuva, mas as ações na pista foram bastante agitadas. A prova teve apenas oito inscritos, mas o espírito da disputa foi mesmo o de preparação das máquinas para o principal evento, que é a Mil Milhas. Estive presente no sábado no Velocitta, colaborando com o Portal High Speed Brasil e fiz algumas fotos dos carros participantes, que seguem abaixo.


O GP 2 Horas do Velocitta teve os seguintes participantes:


Chevrolet Ômega Stock Car #09
Pilotos: Ciro Paciello / Sandro Sanches / Marcio Vilhena
Categoria: TN1B
Preparação Equipe Big Power

Mercedes Benz Classe C #07
Piloto: Amauri Biem
Categoria: GT4 Light
Preparação Equipe Big Power

Protótipo Spyder #222
Pilotos: Gabriel Vallone / Carlos Vallone
Categoria: P3
Preparação Arias Motorsport

Chevrolet Cruze Stock Car V8 #64
Piloto: Marcos Philippi
Categoria: GT4
Preparação Tigueis Motorsport

Protótipo ABS01 Chevrolet V8 #25
Pilotos: Ney Faustini / Igor Taques
Categoria: P2
Preparação Tigueis Motorsport

Protótipo MRX-Volkswagen #77
Pilotos: Edras Soares / Esdras Soares
Categoria: P3
Preparação Motorcar

Chevrolet Onix 1.4 #76
Pilotos: Marcelo Shan / Marlon Luz / Maurizio Sandro Sala
Categoria: TN1

Audi A3 DTCC #02
Pilotos: L. Justo / A. Azzoni / A. Benedetti
Categoria: TN2



A classificação foi realizada no sábado e o grid de largada foi o seguinte:


1º - Protótipo ABS01 Chevrolet V8 #25
Pilotos: Ney Faustini / Igor Taques
Categoria: P2
Tempo: 1min33s165

2º - Chevrolet Cruze Stock Car V8 #64
Piloto: Marcos Philippi
Categoria: GT4
Tempo: 1min38s930

3º - Protótipo MRX-Volkswagen #77
Pilotos: Edras Soares / Esdras Soares
Categoria: P3
Tempo: 1min40s014

4º - Chevrolet Ômega Stock Car #09
Pilotos: Ciro Paciello / Sandro Sanches / Marcio Vilhena
Categoria: TN1B
Tempo: 1min41s361

5º - Protótipo Spyder #222
Pilotos: Gabriel Vallone / Carlos Vallone
Categoria: P3
Tempo: 1min44s073

6º - Mercedes Benz Classe C #07
Piloto: Amauri Biem
Categoria: GT4 Light
Tempo: 1min47s975

7º - Audi A3 DTCC #02
Pilotos: L. Justo / A. Azzoni / A. Benedetti
Categoria: TN2
Tempo: 1min48s429

8º - Chevrolet Onix 1.4 #76
Pilotos: Marcelo Shan / Marlon Luz / Maurizio Sandro Sala
Categoria: TN1
Tempo: 2min04s434



Alguns destaques da corrida:

- Problemas de homocinética fizeram o protótipo ABS01 Chevrolet V8 ficar muito tempo no box, alijando a dupla Ney Faustini e Igor Taques da disputa pela vitória, mesmo liderando grande parte da corrida depois de largar na pole position e conquistar a melhor volta da prova;

- De todos os carros participantes, apenas a Mercedes Benz Classe C de Amauri Biem não finalizou a corrida;

- Maurizio Sandro Sala foi convocado de última hora - já estava deixando o autódromo - para ajudar a dupla Marcelo Shan e Marlon Luz na condução do Chevrolet Onix 1.4 da categoria TN1. O trio do carrinho branco conquistou uma sexta colocação na classificação geral e um pódio.





Resultado final:

1º - Chevrolet Cruze Stock Car V8 #64
Piloto: Marcos Philippi
Categoria: GT4
56 voltas em 2 Horas,10 min 22s

2º - Protótipo Spyder #222
Pilotos: Gabriel Vallone / Carlos Vallone
Categoria: P3

3º - Protótipo ABS01 Chevrolet V8 #25
Pilotos: Ney Faustini / Igor Taques
Categoria: P2

4º - Audi A3 DTCC #02
Pilotos: L. Justo / A. Azzoni / A. Benedetti
Categoria: TN2

5º - Protótipo MRX-Volkswagen #77
Pilotos: Edras Soares / Esdras Soares
Categoria: P3

6º - Chevrolet Onix 1.4 #76
Pilotos: Marcelo Shan / Marlon Luz / Maurizio Sandro Sala
Categoria: TN1

7º - Chevrolet Ômega Stock Car #09
Pilotos: Ciro Paciello / Sandro Sanches / Marcio Vilhena
Categoria: TN1B

8º - Mercedes Benz Classe C #07
Piloto: Amauri Biem
Categoria: GT4 Light





Audi A3 DTCC - L. Justo / A. Azzoni / A. Benedetti






Chevrolet Ômega Stock Car - Ciro Paciello / Sandro Sanches / Marcio Vilhena






Mercedes Benz Classe C - Amauri Biem






Protótipo Spyder - Gabriel Vallone / Carlos Vallone





Chevrolet Cruze Stock Car V8 - Marcos Philippi





Protótipo ABS01 Chevrolet V8 - Ney Faustini / Igor Taques





Protótipo MRX-Volkswagen - Edras Soares / Esdras Soares





Chevrolet Onix 1.4 - Marcelo Shan / Marlon Luz / Maurizio Sandro Sala







A transmissão da prova pelo canal High Speed Brasil








A live com o meu irmão Ricardo Sarmento, falando sobre a prova





domingo, 6 de agosto de 2023

500 KM de São Paulo volta para Londrina


Assim como aconteceu em 2021,a edição deste anos dos 500 KM será disputada no autódromo de Londrina, no Paraná, com programação nos dias 15, 16 e 17 de setembro. A saída de Interlagos se deve às obras que serão realizadas no autódromo paulista para a etapa brasileira da Fórmula 1.


Os 500 KM terão a disputa, neste ano, das seguintes categorias: Historic GT Race, Protótipos P2, Protótipos P3, Turismo Força Livre, Turismo Turismo 2.1 Aspirado e Turismo 1.6.




sábado, 5 de agosto de 2023

Campeonato Paulista de Automobilismo - 5ª Etapa - Interlagos


Foi realizada neste último fim de semana a quinta etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo, no Autódromo de Interlagos. Foi uma etapa especial em diversos aspectos, que vou destacar aqui nesta postagem.


O primeiro aspecto é polêmico: as obras que estão sendo realizadas para o festival de música The Town, que será realizado em setembro próximo. O assunto divide opiniões: há que defenda e apoie a reforma, para que a praça de Interlagos não fique restrita apenas ao automobilismo e gere renda, o que poderia garantir a longevidade do Autódromo frente à tão famigerada especulação imobiliária: e há que defenestre a obra, com a alegação de que Interlagos é pista de corrida e não arena de shows. Querem saber a opinião aqui do escriba? Para mim, a obra é positiva - em que pese o transtorno que ela está gerando - e gerou na última etapa - pelo fato de, além de gerar uma possível renda revertida em melhorias ao Autódromo, ser possível usar a estrutura que ficará montada para eventos voltados ao automobilismo e ao mundo do automóvel, como shows de acrobacia, drift, além de exposições e eventos diversos.






Apesar de estar presente apenas no sábado - acordei no domingo com uma forte gripe, que me impossibilitou de comparecer - pude presenciar um evento que nunca havia visto até então no regional de São Paulo, em mais de 20 anos que vou ao autódromo. Contem comigo as categorias: Copa Joy Chevrolet, H Racing Cup, Fórmula Delta, Formula Vee, Formula 1600, GT Series Cup, Clássicos de Competição, Old Stock Race, Marcas e Race Cup e AMG Cup Brasil. A organização precisou até criar tendas extensivas para abrigar a quantidade de carros inscritos. Um verdadeiro festival de velocidade.


A programação de pista do sábado começou por voltas das 8 da manhã e só foi finalizada na madrugada de domingo. Atrasos aconteceram, mas faz parte. O que importa é que a organização trabalhou super bem e não vimos problemas mais sérios durante o dia.


A grande sensação do sábado foram as atividades noturnas, com provas da Old Stock Race, Marcas e Race Cup além de eventos como Track Day e desfile de carros clássicos.


Tudo isso com arquibancadas de acesso gratuito, um excelente programa para um fim de semana de diversão. Aliás, no domingo as arquibancadas da reta principal ficaram cheias, fato que vem se tornando cada vez mais comum nas etapas do Paulista de Automobilismo.


Não posso também deixar de destacar o trabalho de cobertura do fim de semana realizado pelo time do High Speed Brasil. Desde a sexta-feira até o final do domingo o canal High Speed TV, com muita informação, entrevistas, transmissões, sem deixar nada de fora e sem deixar a "petece" cair. Então deixo aqui minha admiração e os parabéns para o time liderado por Pedro Rodrigo, que é composto por Guilherme Sato, Luis Felipe Ramos, Ricardo Arcuri, Nathan Sahium, Matheus Furlam e Jeff Montenegro.


As fotos são de minha autoria:



AMG Cup















Clássicos de Competição








































































Um lindo e bem montado VW Passat





















Protótipo Berga, baseado em um Aldee Cupê



























Mercedes-Benz 190E






A linda Willys Interlagos berlineta de Denisio Casarini















Farus ML do piloto Reinaldo Cangueiro














Copa Joy Chevrolet








Fórmula 1600












Fórmula Delta











Fórmula Vee









GT Series Cup









Esta BMW de Henry Visconde tem o apoio no desenvolvimento da equipe gaúcha MC Tubarão


















O Copa Linea não correu em Interlagos





Mustang foi uma das novidades da GT Series Cup




H Racing Cup



































 Marcas e Race Cup




























































Old Stock Race























































As obras para o festival de música The Town













Com Luis Fernando Ramos e Jeff Montenegro, do Portal High Speed Brasil






Vídeo com alguns lances do sábado em Interlagos