sábado, 7 de janeiro de 2023

Aquecimento Mil Milhas 2023 - as primeiras inscrições e novidades da prova


Sob organização de Thiago Pereira, a edição de 2023 das Mil Milhas do Brasil - Mil Milhas Chevrolet Absoluta - será realizada no fim de semana dos dias 20, 21 e 22 de janeiro, com a tradicional largada à meia noite do sábado. O evento foi batizado de "Grande Prêmio Cidade de São Paulo", nome que foi resgatado depois de mais de dez anos em que provas com essa alcunha eram realizadas anualmente em Interlagos.


Aqui no blog vamos fazer o já conhecido aquecimento para a prova (fazemos desde que ela voltou a ser disputada no ano de 2020) e também estaremos presentes in loco, para registrar toda a movimentação desta que é a principal prova de longa duração do Brasil. No Blog das Mil Milhas, do meu irmão Ricardo Sarmento, seremos brindados com matérias que se voltam para a rica história da prova. Já tem postagens no ar por lá e os links para as matérias seguem aqui: Mil Milhas 2023Peugeot 205 GTI 1.9 nas Mil Milhas de 1994. Sugiro ficarem ligados nos conteúdos lá no blog, nos próximos dias, neste mega aquecimento.








Diversas confirmações e novidades já foram anunciadas e que destacamos aqui, começando pelos competidores e equipes:


Sigma G4 / Sigma G5

Os atuais campeões voltam para a disputar a edição de 2023 das Mil Milhas credenciados como principais favoritos a vencer a prova na classificação geral. Dessa vez, com uma estrutura maior e com o apoio técnico da Scuderia Chiarelli, o time traz dois carros para a corrida, nas versões G4 e o nova evolução G5. Além de Jindra Kraucher e Aldo Piedade Jr., pilotos que fizeram parte do trio campeão de 2022, o esquadrão da Sigma contará com os serviços de Sérgio Jimenez e Beto Monteiro, sendo que não está sendo descartada a vinda de mais um piloto para tomar parte da equipe.









AJR da FTR Motorsport

O principal concorrente ao Sigma na disputa pela vitória na classificação geral das Mil Milhas 2023 com certeza é o protótipo AJR da equipe FTR Motorsport. Resta saber se o protótipo produzido no Rio Grande do Sul resistirá à prova de longa duração, já que o modelo disputa frequentemente provas de no máximo 4 horas, no certame Império Endurance Brasil. O quarteto responsável por conduzir o AJR na corrida é composta por Emilio Padron, Henrique Assunção, Fernando Ohashi e Fernando Fortes.






Equipe Alpie

O time liderado por Erika Piedade participa novamente da prova inicialmente com dois carros de motorização 1.4 litros: o Chevrolet Celta que terminou a corrida no ano passado na surpreendente sexta colocação na classificação geral e também um Chevrolet Onix Joy. O time aposta na durabilidade dos seus carros, que têm baixa tecnologia embarcada mas se notabilizam pela resistência.





Fuspyder Equipe Bonora

Um chassi tubular do Aldee Spyder Race e a carenagem de Fusca fazem do "Fuspyder" um dos carros mais legais a participar das Mil Milhas. O carro foi o vencedor no ano passado na categoria PN1A. A ficha técnica da "barata" é composta por um motor Volkswagen 2 litros com 190 cavalos de potência, acoplado a um câmbio tradicional de 5 marchas e freios Wilwood. Todo o conjunto pesa apenas 660 quilos.






MC40 da MC Tubarão

Neste momento a tradicional equipe MC Tubarão realiza uma revisão completa do seu modelo MC40, uma réplica do Ford GT40. O modelo, que tem sua construção baseada em um chassi tubular e a carroceria em fibra inspirada no GT40, é equipado com motor Ford Duratec turboalimentado. Se não houver problemas com quebras, o MC40 tem boas chances de terminar as Mil Milhas em uma ótima colocação na classificação geral.






Os protótipos da equipe LT Team

O time de Londrina, vencedor da edição de 2021 das Mil Milhas e liderado pelo piloto Leandro Totti vem com um verdadeiro esquadrão para disputar a prova em 2023, com boas chances de conquistar colocações no pelotão de frente. A equipe paranaense trará três protótipos: MRX Audi Turbo, com os pilotos Eduardo Pimenta, Sarin Carlesso e Luis Cesar; MRX Honda K20, com os pilotos Guga Gizzo, Léo Yoshi e José Vilela; e um Aldee Spyder Volkswagen, com os pilotos Luiz Abadde e Alejandro Cignetti.






Ford Courier DTM da Lira Racing

A simpática picape Ford Courier que disputou o DTM Picape nos anos 2000, pertencente à equipe Lira Racing, fará sua participação na edição de 2023 das Mil Milhas, depois de finalizar a corrida de 2022 na décima oitava colocação. O time aposta na durabilidade e constância do seu carro para obter um bom resultado.






Chevrolet Omega da RTC Racing Team

E teremos Omega nas Mil Milhas de 2023. O time RTC Racing Team traz para a corrida um modelo que será pilotado pela trinca Rafael Lopes, Rogério Barbato e Ricardo Domenech. O sedã da Chevrolet pode ser considerado um dos modelos mais emblemáticos a tomar parte da prova, desde que foi lançado no mercado nacional no início dos anos 90.






Equipe Oto Racing

A equipe Oto Racing, liderada por Otavio Carmácio, vem se consolidando como um dos principais times do automobilismo regional paulista. Participante das edições anteriores, em 2021 e no ano passado, o time vem novamente para disputar as Mil Milhas de 2023 com seus carros equipados com a receita já consagrada: hatches como Chevrolet Corsa e Celta propulsionados por motores de 2 litros. Essa preparação se notabiliza pela boa potência e também durabilidade.









Categoria Turismo 1.4

Uma das boas novidades da edição de 2023 das Mil Milhas será a criação da categoria Turismo 1.4. Essa ação abrirá um espaço para a inscrição de muitos competidores, uma vez que carros da categoria Turismo 1.4 BR podem tomar parte da corrida.


Espaço para camping e Motorhomes

Com vistas a trazer cada vez mais público para o autódromo, a organização das Mil Milhas de 2023 anunciou a criação de um espaço para abrigar trailers e motorhomes, além da possibilidade de realizar acampamento, aproveitando a característica da prova, de ter sua disputa em boa parte na madrugada. A inscrição custará sessenta reais e as vagas são limitadas. A organização da prova fornecerá energia elétrica e também estrutura de banheiros.


Um comentário: