Depois da retirada do apoio da General Motors do Brasil para a Copa Corsa, no final do ano de 1996, os pilotos e equipes precisaram se organizar para continuar com os campeonatos monomarca do pequeno hatch. Em vários Estados, como por exemplo no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, os certames continuaram. E em São Paulo, a partir de 1997 começaria uma história muito legal da Copa Corsa Regional, que durou cinco anos.
Por iniciativa de uma legião de entusiastas, liderados peço empresário Sérgio Chamon, foi criada a Copa Corsa Metrocar, com apoio maciço da concessionária Metrocar, localizada no bairro do Jabaquara, Zona Sul de São Paulo. Chamon, inclusive, era o diretor da concessionária. A política principal adotada era a mesma que gerou a primeira fase da Copa Corsa: custos reduzidos.
Os Corsas continuavam a utilizar a motorização de 1.4 litros, com algumas modificações para melhora de desempenho. Rodas especiais de liga foram adotadas, porém, os pneus continuavam a ser os radiais, de rua.
Na temporada de 1997 foram realizadas ao todo 11 etapas, todas em Interlagos. A categoria inclusive fez parte integrante de eventos como a Stock Car Brasil e o Super Turismo Sul-Americano, como corrida preliminar. As corridas contaram com a transmissão do canal de esportes por assinatura ESPN Brasil, parceria que perdurou por toda a história da categoria.
O campeão da temporada inaugural da Copa Corsa Metrocar foi o piloto Eduardo Homem de Mello e a categoria ainda contou com nomes como Sérgio Bürger, Marcos Paioli, Luis Carreira, Luis Renato Frediani, Ciro Aliperti Jr. e Hélio “Pingo” Saraiva. Em toda a temporada, um total de 36 pilotos se inscreveram no campeonato.
Eduardo Homem de Mello, o campeão de 1997
Depois de uma ótima temporada inicial, a expectativa para o ano de 1998 era a das melhores. A promessa era de crescimento na quantidade de competidores, e que de fato foi cumprida, com média de quarenta competidores. A Copa Corsa Metrocar passou a ter duas categorias, a “A” e a “B”, separadas de acordo com a experiência dos competidores. Assim como em 1997, nesta nova temporada seriam disputadas 11 etapas.
"É a maior categoria do Brasil, pelo segundo ano consecutivo", contava para a reportagem da revista Racing, com orgulho ,Sérgio Chamon, o organizador de todo o evento. "Mas se não fossem os patrocínios também da Sachs, Mangels, Brasilinvest e da General Motors do Brasil, eu não teria 'bala' para aguentar sozinho".
Sérgio Chamon, o principal líder da Copa Corsa Metrocar
A simplicidade do regulamento e da preparação, que demandavam por consequência baixos custos, era um dos grandes motes para o sucesso da categoria. O popular hatch Corsa era equipado com a motorização de 1.4 litros, que rendia 103 cavalos de potência, graças a alterações como a adoção do cabeçote e comando de válvulas do motor de 1.6 litros do mesmo Corsa, taxa de compressão e escapamento de livre preparação. A transformação para a competição custava, na época, cerca de R$ 3.500,00.
1ª Etapa – Interlagos (SP) – 26 de abril de 1998
A abertura da temporada de 1998, a segunda da história da Copa Corsa Metrocar, foi disputada no dia 26 de abril de 1998. Na categoria A, o atual campeão Eduardo Homem de Mello começou bem o ano, conquistando a pole position e vitória. Na categoria B, Reinaldo Carvalho foi o vencedor, com Sérgio Chamon e Vicente Siciliano na sua cola. O jovem Pedro Gomes conquistou a pole position mas não figurou entre os primeiros na bandeirada de chegada. A melhor volta da prova, na marca de 2min09s659, foi conquistada por Luis Carreira Jr.
A turma de pilotos da Copa Corsa Metrocar 1998
Resultado final:
Categoria A
1º - #45 Eduardo Homem de Mello – 20 pontos
2º - #18 Luis Carreira – 15 pontos
3º - #38 Luis Renato Frediani Jr. – 12 pontos
4º - #54 Murilo Macedo Filho – 10 pontos
5º - #03 Jefferson Guimarães – 8 pontos
6º - #95 Eduardo Ferraz – 6 pontos
7º - #19 Renato Pereira – 4 pontos
Categoria B
1º - #50 Reinaldo Carvalho - 20 pontos
2º - #47 Sérgio Chamon – 15 pontos
3º - #68 Vicente Siciliano – 12 pontos
4º - #32 Michel Gaspari – 10 pontos
5º - #33 Domênico D´Ércolle – 8 pontos
6º - #46 Wallace Chamon – 6 pontos
7º - #25 Alexandre Azevedo – 4 pontos
2ª Etapa – Interlagos (SP) – 24 de maio de 1998
Eduardo Homem de Mello continuava dominante na principal categoria da Copa Corsa Metrocar. Foi mais uma vitória, partindo da pole position, que o deixou isolado na liderança do campeonato. De quebra, ainda conquistou a melhor volta da prova, com o tempo de 2min09s273. Hélio de Lima Saraiva, o Pingo. chegou em segundo e passou a se posicionar como o grande adversário ao título contra Edu Homem de Mello. Na categoria B, o jovem Pedro Gomes, filho do tetracampeão da Stock Car, com apenas 16 anos venceu sua primeira corrida na temporada 1998, depois de largar novamente na pole position.
Resultado final:
Categoria A
1º - #45 Eduardo Homem de Mello – 20 pontos
2º - #12 Hélio de Lima “Pingo” Saraiva – 15 pontos
3º - #03 Jefferson Guimarães – 12 pontos
4º - #54 Murilo Macedo Filho – 10 pontos
5º - #28 Amilcar Lopes – 8 pontos
6º - #38 Luis Renato Frediani Jr. – 6 pontos
7º - #37 Ricardo Paparoni – 4 pontos
Categoria B
1º - #23 Pedro Gomes – 20 pontos
2º - #00 Fernando Julianelli – 15 pontos
3º - #50 Reinaldo Carvalho – 12 pontos
4º - #33 Domênico D´Ércolle – 10 pontos
5º - #32 Michel Gaspari – 8 pontos
Pedro Gomes venceu a primeira etapa no ano na categoria B
3ª Etapa – Interlagos (SP) – 07 de junho de 1998
E só dava Eduardo Homem de Mello na categoria A. Foi mais uma etapa de "barba, cabelo e bigode", com pole position, vitória e melhor volta da prova, com o tempo de 2min08s836. Hélio "Pingo" Saraiva continuava no seu encalço, chegando mais uma vez em segundo. Se Edu Homem de Mello dominava na categoria A, o jovem Pedro Gomes era o doutrinador da categoria B. Novamente o filho de Paulão Gomes largou em primeiro e venceu, seu segundo triunfo na temporada.
Eduardo Homem de Mello, dominante na categoria A
Eduardo Homem de Mello, o líder da categoria A, deu sua palavra sobre lances da corrida para a reportagem da revista Speedway: "No bico de pato o carro do Guimarães deu uma mancada na saída, fui obrigado a tirar para não bater. O Pingo aproveitou a brecha e me ultrapassou por dentro, assumindo a segunda posição. A briga foi forte até a bandeirada final. Foram 16 voltas com o Pingo colado na minha traseira, embutido... Ele ainda chegou a me ultrapassar no lago, na décima volta, mas retomei a posição logo em seguida. Foi uma corrida linda e toda em cima da ética e respeito", resumiu Mello.
Resultado final:
Categoria A
1º - #45 Eduardo Homem de Mello – 20 pontos
2º - #12 Hélio de Lima “Pingo” Saraiva – 15 pontos
3º - #54 Murilo Macedo Filho – 12 pontos
4º - #70 Robson Vieira – 10 pontos
5º - #96 Marcos Paioli – 8 pontos
6º - #06 Marcelo Falcão – 6 pontos
7º - #03 Jefferson Guimarães – 4 pontos
8º - #18 Luis Carreira – 3 pontos
Categoria B
1º - #23 Pedro Gomes – 20 pontos
2º - #50 Reinaldo Carvalho – 15 pontos
3º - #68 Vicente Siciliano – 12 pontos
4º - #33 Domênico D´Ércolle – 10 pontos
5º - #32 Michel Gaspari – 8 pontos
6º - #25 Alexandre Azevedo – 6 pontos
4ª Etapa – Interlagos (SP) – 28 de junho de 1998
Apesar de largar na pole position, Eduardo Homem de Mello teve a sua sequência de vitórias interrompida por Hélio "Pingo" Saraiva, que se colocava definitivamente como o principal adversário contra Mello na disputa pelo título da categoria A. Na categoria B, Pedro Gomes mais uma vez foi dominador, sem dar chances aos asdevsários, depois de largar na frente, vencer a prova e ainda cravar a volta mais rápida, com a marca de 2min08s938.
Resultado final:
Categoria A
1º - #12 Hélio de Lima “Pingo” Saraiva – 20 pontos
2º - #07 Marcelo Falcão – 15 pontos
3º - #54 Murilo Macedo Filho – 12 pontos
4º - #45 Eduardo Homem de Mello – 10 pontos
5º - #77 Alberto Domingnani – 8 pontos
6º - #38 Luis Renato Frediani – 6 pontos
7º - #96 Marcos Paioli – 4 pontos
8º - #18 Luis Carreira – 3 pontos
9º - #21 André Gomide – 2 pontos
Categoria B
1º - #23 Pedro Gomes - 20 pontos
2º - #00 Fernando Julianelli - 15 pontos
3º - #68 Vicente Siciliano - 12 pontos
4º - #32 Michel Gaspari - 10 pontos
5º - #81 Leo de Nigris - 8 pontos
6º - #50 Reinaldo Carvalho - 6 pontos
7º - #33 Domenico D´Ércolle - 4 pontos
8º - #46 Wallace Chamon - 3 pontos
9º - #47 Sérgio Chamon - 2 pontos
10º - #61 Arthur Jtudjan - 1 ponto
5ª Etapa - Interlagos (SP) - 19 de julho de 1998
A pista molhada foi o grande atrativo da quinta etapa da Copa Corsa Metrocar. Na categoria A, foi a vez de Marcos Paioli vencer a sua primeira prova na temporada O líder do campeonato, Eduardo Homem de Mello chegou em segundo após partir da pole position - somente ele havia conquistado a primeira posição em treinos classificatórios na categoria A até aquele momento. Na categoria B, a hegemonia de poles positions também era de um único piloto - Pedro Gomes, mas na quinta etapa a vitória ficou com Fernando Julianelli. A melhor volta da corrida ficou com Robson Vieira, com o tempo de 2min23s270.
Resultado final:
Categoria A
1º - #96 Marcos Paioli - 20 pontos
2º - #45 Eduardo Homem de Mello - 15 pontos
3º - #18 Luiz Carreira Jr. - 12 pontos
4º - #70 Robson Vieira - 10 pontos
5º - #07 Marcelo Falcão - 8 pontos
6º - #95 Eduardo Ferraz - 6 pontos
7º - #38 Luis Renato Frediani Jr. - 4 pontos
8º - #17 Luis Carreira - 3 pontos
9º - #54 Murilo Macedo Filho - 2 pontos
10º - #05 Carlos Figueiredo - 1 ponto
Categoria B
1º - #00 Fernando Julianelli - 20 pontos
2º - #68 Vicente Siciliano - 15 pontos
3º - #32 Michel Gaspari - 12 pontos
4º - #47 Sérgio Chamon - 10 pontos
5º - #50 Reinaldo Carvalho - 8 pontos
6º - #20 Mauri Zacarelli - 6 pontos
7º - #10 Eduardo Bonini - 4 pontos
6ª Etapa - Interlagos (SP) - 09 de agosto de 1998
A sexta etapa da Copa Corsa Metrocar de 1998 trouxe novos "players" para as posições de destaque. Na categoria A, a pole position foi conquistada por Heferson Guimarães e a vitória ficou com Luis Carreira Jr., que também foi o mais rápido, com a melhor volta em 2min23s714. O líder do campeonato, Eduardo Homem de Melo, primou pela constância e marcou bons pontos com a terceira colocação. Na categoria B, Reinaldo Carvalho largou na frente mas a taça ficou com Mauri Zacarelli.
Resultado final:
Categoria A
1º - #18 Luis Carreira Jr. - 20 pontos
2º - #96 Marcos Paioli - 15 pontos
3º - #45 Eduardo Homem de Mello - 12 pontos
4º - #38 Luis Renato Frediani Jr. - 10 pontos
5º - #54 Murilo Macedo Filho - 8 pontos
6º - #12 Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 6 pontos
7º - #03 Heferson Guimarães - 4 pontos
8º - #17 Luis Carreira - 3 pontos
Categoria B
1º - #20 Mauri Zacareli - 20 pontos
2º - #50 Reinaldo Carvalho - 15 pontos
3º - #32 Michel Caspari - 12 pontos
4º - #61 Arthur Kutudjian - 10 pontos
5º - #68 Vicente Siciliano - 8 pontos
6º - #47 Sérgio Chamon - 6 pontos
7º - #10 Eduardo Bonini - 4 pontos
7ª Etapa - Interlagos (SP) - 06 de setembro de 1998
Heferson Guimarães venceu a sua primeira prova na temporada na categoria, na sétima etapa do ano. Marcos Paioli largou na pole position mas não conseguiu segurar a liderança. Na categoria B, Vicente Siciliano venceu, seguido de Wagner Cardoso.
Resultado final:
Categoria A
1º - #03 Heferson Guimarães - 20 pontos
2º - #12 Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 15 pontos
3º - #45 Eduardo Homem de Mello - 12 pontos
4º - #38 Luis Eduardo Frediani Jr. - 10 pontos
5º - #54 Murilo Macedo Filho - 8 pontos
6º - #96 Marcos Paioli - 6 pontos
7º - #17 Luis Carreira - 4 pontos
Categoria B
1º - #68 Vicente Siciliano - 20 pontos
2º - #44 Wagner Cardoso - 15 pontos
3º - #61 Arthur Kutudjian - 12 pontos
4º - #34 Sérgio Louzão - 10 pontos
8ª Etapa - Interlagos (SP) - 27 de setembro de 1998
Hélio "Pingo" Saraiva e Luis Renato Frediani Jr. cruzaram a linha de chegada colados. O punho cerrado de Pingo para fora do carro em comemoração mostrava que a disputa foi suada e emocionante. Foi a segunda vitória de Pingo na temporada, na categoria A. Na categoria B, Pedro Gomes voltou a vencer, deixando o pole position Sérgio Louzão na segunda colocação.
Pingo de punho cerrado e Frediani colado na chegada
Foi um fim de semana de arquibancadas lotadas em Interlagos, uma vez que a Copa Corsa Metrocar foi o evento preliminar da etapa paulista da Fórmula Truck. Ao todo, 24 mil pessoas pagaram ingresso e acompanharam a movimentação em pista.
Nos campeonatos de pilotos, Eduardo Homem de Mello era o líder na categoria A, com 117 pontos, seguido de Pingo com 91 pontos. Na categoria B, Vicente Siciliano tinha neste momento 87 pontos contra 80 de Pedro Gomes.
O pódio da categoria A
Resultado final:
Categoria A
1º - #12 Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 20 pontos
2º - #38 Luis Renato Frediani Jr - 15 pontos
3º - #03 Heferson Guimarães - 12 pontos
4º - #05 Carlos Figueiredo - 10 pontos
5º - #45 - Eduardo Homem de Mello - 8 pontos
6º - #77 Alberto Zomignani - 6 pontos
7º - #70 Robson Vieira - 4 pontos
Categoria B
1º - #23 Pedro Gomes - 20 pontos
2º - #34 Sérgio Louzão - 15 pontos
3º - #09 Vinicius Bari - 12 pontos
4º - #44 Wagner Cardoso - 10 pontos
5º - #47 Sérgio Chamon - 8 pontos
9ª Etapa - Interlagos (SP) - 1 de novembro de 1998
Na nona etapa do campeonato, foi a vez de Luis Carreira Jr. vencer na categoria A, seu segundo triunfo no ano. Na categoria B, Pedro Gomes pavimentou ainda mais o caminho para o título com mais uma vitória conquistada na temporada. A melhor volta foi de Eduardo Homem de Mello, com o tempo de 2min08s910.
Resultado final:
Categoria A
1º - #18 Luis Carreira Jr. - 20 pontos
2º - #06 Alexandre Izzo - 15 pontos
3º - #96 Marcos Paioli - 12 pontos
4º - #05 Carlos Figueiredo - 10 pontos
Categoria B
1º - #23 Pedro Gomes - 20 pontos
2º - #44 Wagner Cardoso - 15 pontos
3º - #32 Michel Caspari - 12 pontos
4º - #47 Sérgio Chamon- 10 pontos
5º - #10 Eduardo Bonini - 8 pontos
6º - #33 Domênio D´Ércole - 6 pontos
10ª Etapa - Interlagos (SP) - 29 de novembro de 1998
Com duas etapas para o fim da temporada de 1998 da Copa Corsa Metrocar, Pedro Gomes, o jovem de 16 anos que foi a revelação do ano, conquistou com uma corrida de antecipação o título da categoria B, com o terceiro lugar na prova. Foi um fim de semana especial para a família Gomes, já que Paulão venceu as duas baterias da Omega Stock Car.
Em nome do pai e do filho: o campeão da categoria B Pedro Gomes e Paulão
Na categoria A, Luis Renato Frediani Jr. venceu e foi seguido por Luis Carreira Jr. e Eduardo Homem de Mello. A última etapa do ano seria disputada no mês de dezembro.
Resultado final:
Categoria A
1º - #38 Luis Renato Frediani Jr. - 20 pontos
2º - #18 Luis Carreira Jr. - 15 pontos
3º - #45 Eduardo Homem de Mello - 12 pontos
4º - #77 Alberto Zomignani - 10 pontos
5º - #54 Murilo Macedo Filho - 8 pontos
6º - #12 Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 6 pontos
7º - #05 Carlos Figueiredo - 4 pontos
8º - #70 Robson Vieira - 3 pontos
Categoria B
1º - #44 Wagner Cardoso - 20 pontos
2º - #20 Mauri Zacareli - 15 pontos
3º - #23 Pedro Gomes - 12 pontos
4º - #32 Michel Caspari - 10 pontos
5º - #50 Reinaldo Carvalho - 8 pontos
Grid cheio e arquibancadas lotadas - a tônica da temporada 1998 da Copa Corsa Metrocar
11º Etapa - Interlagos (SP) - 13 de dezembro de 1998
Eduardo Homem de Mello conquistou o seu segundo título na história da Copa Corsa Metrocar, na categoria A, com 142 pontos conquistados, contra 105 pontos de Hélio "Pingo" Saraiva. A prova foi vencida por Heferson Guimarães. Na categoria B, com o título de pilotos definido, Pedro Gomes não relaxou e levou mais uma taça para casa.
Depois de duas temporadas da Copa Corsa Metrocar, o que se via era um crescimento da categoria. Cada vez mais pilotos buscavam tomar parte do grid. Arquibancadas sempre cheias e público entusiasmado, traziam uma ótima expectativa para a temporada de 1999. Mas isso é assunto para a próxima matéria deste especial.
Categoria A
1º - #03 Heferson Guimarães - 20 pontos
2º - #18 Luis Carreira Jr. - 15 pontos
3º - #77 Alberto Zomignani - 12 pontos
4º - #45 Eduardo Homem de Mello - 10 pontos
5º - #12 Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 8 pontos
6º - #96 Marcos Paioli - 6 pontos
Categoria B
1º - #23 Pedro Gomes - 20 pontos
2º - #68 Vicente Siciliano - 15 pontos
3º - #34 Sérgio Louzão - 12 pontos
4º - #47 Sérgio Chamon - 10 pontos
5º - #09 Vinicius Bari - 8 pontos
Classificação final do campeonato:
Categoria A
1º - Eduardo Homem de Mello - 142 pontos
2º - Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 105 pontos
3º - Luis Carreira Jr. - 103 pontos
4º - Heferson Guimarães - 86 pontos
5º - Luis Renato Frediani Jr. - 83 pontos
6º - Marcos Paioli - 71 pontos
7º - Murilo Macedo Filho - 60 pontos
8º - Alberto Zomignani - 38 pontos
9º - Marcelo Falcão - 32 pontos
10º - Robson Vieira - 29 pontos
11º - Carlos Figueiredo - 26 pontos
12º - Alexandre Izzo - 20 pontos
13º - Eduardo Ferraz - 16 pontos
14º - Luiz Carreira - 15 pontos
Categoria B
1º - Pedro Gomes - 132 pontos
2º - Vicente Siciliano - 106 pontos
3º - Reinaldo Carvalho - 86 pontos
4º - Michel Caspari - 82 pontos
5º - Sérgio Chamon - 69 pontos
6º - Wagner Cardoso - 60 pontos
7º - Fernando Julianelli - 50 pontos
8º - Mauri Zacareli - 41 pontos
9º - Domênico D´Ércole - 40 pontos
10º - Sérgio Louzão - 38 pontos
11º - Arthur Kutudjian - 28 pontos
13º - Vinicius Bari - 24 pontos
14º - Eduardo Bonini - 20 pontos
Eduardo Homem de Mello, campeão da categoria A
Pedro Gomes, campeão da categoria B
O teste do Corsa de corrida, pela revista Racing:
A revista Racing testou o Corsa de corrida em uma de suas edições de 1998. O jornalista-piloto responsável por andar no carro e trazer as impressões ao leitor foi Adriano Griecco, que teve o acompanhamento do piloto Sérgio Louzão. Vamos entrar no carro de corrida da temporada de 1998, junto de Griecco: "saí dos boxes e dei uma volta devagar, para sentir um pouco o carro. Só depois é que pisei realmente fundo. Na freada do final da reta dos boxes, onde o Corsa atinge aproximadamente 180 Km/h, freei, reduzi de quinta para terceira marcha e já entrei para o "S" do Senna. No começo da curva do Sol, comecei a subir as marchas, chegando ao final da reta oposta pronto para fazer a curva do Lago em terceira marcha. Até aí, tudo bem, mas quando chegou a freada do Laranjinha, é que o carro se demonstrou um pouco instável, escorregando para a parte de fora da pista. Fiz o "S", em seguida o Pinheirinho e Bico de Pato. Vale ressaltar que, nesta parte do circuito, o Corsa vai muito bem, demonstrando bom comportamento em curvas de baixa. Depois, foi novamente pé embaixo, até a freada da Junção, para entrar novamente na reta dos boxes. Pode não paracer, mas uma volta em Interlagos levou 2 minutos e 10 segundos, aproximadamente."
Adriano Griecco a postos para o teste em Interlagos
Depois de andar no Corsa de corrida da temporada de 1998, equipado com pneus radias de rua, Griecco teve a oportunidade de andar com o carro equipado com pneus slicks de competição, a grande novidade para a temporada de 1999. Griecco trouxe suas impressões: "logo nas primeiras voltas, já pude perceber que, em termos de aderência e estabilidade, o carro melhorou muito. Principalmente no final da reta dos boxes, onde a freada ficou mais segura. Muda também a hora de trocar as marchas, por exemplo, a quarta agora é engatada no meio do "S" do Senna - antes era no início da curva do Sol. No final da reta oposta, mais duas alterações: a freada, que pode ser feita mais dentro, e a marcha, que de terceira passou para quarta. Mas a grande evidência da melhora se dá no Laranjinha, onde o carro, que antes parecia escapar, agora ficou muito mais no chão, até parece que está em cima de trilhos. Na Junção, a mesma coisa. A grande diferença é que o pneu slick traz mais estabilidade e, em consequência, mais emoção para esta categoria."
Adriano Griecco e Sérgio Louzão discutindo as diferenças entre os pneus slicks e radiais
Mais imagens da temporada de 1998:
QUE SAUDADES !!!!
ResponderExcluirUma bela época!
ResponderExcluirOi, aqui é Lucas Vieira, acabei descobrindo essa publicação ao acaso! Sou filho do piloto Robson Vieira da cat A! Muito bom mesmo, ele ficou feliz em relembrar essa época com esse bom material
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