domingo, 23 de outubro de 2022

A história da Copa Corsa - terceira parte - Copa Corsa Metrocar - Temporadas 1999 e 2000



Depois do grande sucesso das temporadas inaugurais de 1997 e 1998 da Copa Corsa Metrocar, era grande a expectativa para o ano de 1999 do certame monomarca. Cada vez mais pilotos, equipes e patrocinadores, seduzidos pelos baixos custos (na média de 4 mil reais por prova em valores da época) e grande competitividade, buscavam tomar parte da categoria.



"Da mesma maneira que o kart é o primeiro degrau para quem quer seguir a carreira nos monopostos, a Copa Corsa Metrocar é o primeiro passo para o piloto que vai competir nas categorias de Turismo", definiu bem o piloto Eduardo Homem de Mello para a reportagem da revista Racing.




Competitividade, baixo custo e disputas acirradas - os predicados da Copa Corsa Metrocar



A grande novidade para a temporada 1999 seria a adoção de pneus slicks de competição. A medida buscava modernizar a categoria e também aclimatar eventuais jovens pilotos que buscavam seguir no automobilismo de competição. De resto, nada mudou no novo ano: todas as provas seriam disputadas em Interlagos, a categoria continuaria com as divisões A e B - que separavam os pilotos mais experientes dos novatos - e o pacote técnico permanecia o mesmo, com motorização 1.4 preparada. A transmissão das corridas continuava no canal por assinatura ESPN Brasil e a revista Racing também realizava boa cobertura do certame.



Capitaneada por Maria Helena Fittipaldi, foi organizada naquele ano uma categoria voltada exclusivamente para mulheres pilotos, a Copa Corsa Feminina. O certame contou com nomes de peso do automobilismo nacional, como Maria Cristina Rosito, Mara Feltre, Patrícia Veja, Andréa Klotz e outras. A categoria teve o apoio da Pirelli e também da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), que liberou a cobrança de taxas de afiliação e realizou a doação de 24 motores para utilização das pilotos.







As mulheres tiveram uma categoria só para elas, a Copa Corsa Feminina




Copa Corsa Metrocar – Temporada de 1999


A disputa pelos títulos das categorias A e B da Copa Corsa Metrocar em 1999 foi muito acirrada. O equilíbrio esteve sempre presente por todo o ano e a decisão ficou mesmo somente para a última etapa, disputada em dezembro em Interlagos.



As primeiras cinco etapas do ano da categoria A teve como vencedores os pilotos Luis Carreira Jr. (duas vitórias), Hélio de Lima “Pingo” Saraiva, Fábio Sotto Mayor, Luis Renato Frediani e André Bragantini Jr. Até aquele momento, Frediani liderava a tabela de pilotos com 67 pontos conquistados. Luis Carreira Jr. tinha 52 pontos e Pingo, 46 pontos angariados.











Na categoria B, depois de cinco etapas, a disputada estava bem interessante. Wagner Cardoso era o líder da tabela com 60 pontos conquistados e três vitórias até então no cartel. Michel Caspari tinha 51 pontos e via na sua cola o piloto Christiano Erthal, com 50 pontos e uma vitória no ano. Júlio César Caffaro e René Bauer também conquistaram uma vitória cada.



A sexta etapa da temporada teve um recorde bonito de se ver: 49 carros participaram das ações do fim de semana. Na categoria A, Frediani era o líder na tabela com 77 pontos. Carreira Jr. vinha em segundo com 67 pontos e Pingo era o terceiro com 58 pontos conquistados. Na categoria B, Wagner Cardoso tinha 60 pontos contra 51 pontos de Michel Caspari e 50 pontos de Christiano Erthal.



Os pilotos jovens fizeram a festa na prova da categoria A valendo pela oitava etapa da Copa Corsa Metrocar de 1999. Andé Bragantini Jr. venceu e Pedro Gomes foi o segundo. Na categoria B Fábio Carreira subiu no degrau mais alto do pódio.



    
André Bragantini Jr., sempre competitivo



Resultado final:


Categoria A


1º - André Bragantini Jr.
2º - Pedro Gomes
3º - Marcos Paioli
4º - Vicente Siciliano
5º - Eduardo Homem de Mello
6º - Amadeu Rodrigues


Categoria B


1º - Fábio Carreira
2º - Christiano Erthal
3º - Júlio César Caffaro
4º - Sérgio Chamon
5º - Rubens Decossau
6º - Domênico Dércole


Classificação do campeonato até o momento:


Categoria A


1º - Luis Renato Frediani Jr. – 101 pontos
2º - Luis Carreira Jr. – 82 pontos
3º - Amadeu Rodrigues – 61 pontos
4º - Hélio de Lima “Pingo” Saraiva – 58 pontos
5º - Pedro Gomes – 51 pontos
6º - Vicente Siciliano Jr. – 45 pontos




Luis Renato Frediani Jr., o grande nome da Copa Corsa Metrocar 1999 na categoria A




Categoria B


1º - Christiano Erthal – 80 pontos
2º - Wagner Cardoso – 72 pontos
3º - Fábio Carreira – 65 pontos
4º - Júlio César Caffaro – 62 pontos
5º - Michel Caspari – 57 pontos
6º - Domênico Dércole – 45 pontos



A nona etapa reforçou a tônica da temporada: equilíbrio das disputas e a promessa de uma disputa de título até os últimos momentos, nas duas categorias. Luis Carreira Jr. venceu na categoria A e René Bauer na categoria B. Frediani e Wagner Cardoso eram os líderes do campeonato, respectivamente, na A e B.


Resultado final:


Categoria A


1º - Luis Carreira Jr.
2º - Vicente Siciliano Jr.
3º - Cesare Figueiredo
4º - Luiz Renato Frediani Jr.
5º - Hélio de Lima “Pingo” Saraiva
6º - Amadeu Rodrigues


Categoria B


1º - René Bauer
2º - Wagner Cardoso
3º - Fábio Carreira
4º - Júlio Cesar Caffaro
5º - Michel Caspari
6º - Domênico Dércole


Classificação do campeonato até o momento:


Categoria A:


1º - Luis Renato Frediani Jr. – 111 pontos
2º - Luis Carreira Jr. – 102 pontos
3º - Amadeu Rodrigues – 67 pontos
4º - Hélio de Lima “Pingo” Saraiva – 66 pontos
5º - Vicente Siciliano Jr. – 60 pontos


Categoria B:


1º - Wagner Cardoso – 87 pontos
2º - Christiano Ethal – 80 pontos
3º - Fábio Carreira – 77 pontos
4º - Júlio César Caffaro – 72 pontos
5º - Michel Caspari – 65 pontos
6º - Domênico Dércolle – 48 pontos


A última etapa do campeonato, a que decidiria os títulos de pilotos, foi disputada no mês de dezembro e nela não faltou emoção. O título da categoria A estava nas mãos de Luis Carreira Jr., que vinha na segunda colocação até a nona volta da prova, quando infelizmente teve uma quebra de embreagem no seu Corsa. Seu oponente direto, Luis Renato Frediani Jr., correu com a cabeça, terminou na quinta colocação e levou o título da Copa Corsa Metrocar 1999 na categoria A.


Pensou que a disputa do título na categoria B seria mais tranquila? Se sim, enganou-se redondamente. Outro Carreira – o Fábio, sofreu um acidente quando ocupava a quarta colocação e deixou o caminho do título aberto para Wagner Cardoso.




Luis Renato Frediani Jr. foi o campeão da categoria A em 1999





Wagner Cardoso levou a taça de campeão na categoria B





Luis Carreira Jr. disputou o título da categoria A até os últimos instantes




Hélio "Pingo" Saraiva fez uma excelente temporada
















































Copa Corsa Metrocar – Temporada de 2000


A temporada 2000 da Copa Corsa Metrocar comporia a quarta edição do campeonato que crescia a cada ano. Os grid continuavam cheios e cada vez mais pilotos de excelente nível buscavam o certame.







1ª Etapa – Interlagos (SP) – 9 de abril de 2000


A primeira etapa mostrou que o jovem André Bragantini Jr. não estava para brincadeira naquele ano, ao vencer a corrida na categoria A. Bragantini se colocaria como forte oponente e faria um ano de muitas glórias na Copa Corsa. Na categoria B, a vitória ficou com João Marcelo Gabriel.


Interlagos recebeu um excelente público no fim de semana - 5 mil espectadores, um excelente número para uma etapa do campeonato regional - e a Copa Corsa Metrocar teve um total de 38 carros na pista.



André Bragantini Jr. abriu os trabalhos do ano com vitória na categoria A



Resultado final:


Categoria A


1º - André Bragantini Jr. - 20 pontos
2º - Heferson Guimarães - 15 pontos
3º - Robson Vieira - 12 pontos


Categoria B


1º - João Marcelo Gabriel - 20 pontos
2º - René Bauer - 15 pontos



2ª Etapa - Interlagos (SP) - 21 de maio de 2000


André Bragantini Jr. venceu mais uma na categoria A e disparou na liderança do campeonato após duas etapas. Na categoria B, René Bauer foi o melhor e embolou o campeonato de pilotos. Destaque na categoria B para a presença de duas mulheres - Danuza Moura em terceiro e Valéria Zoppello em quinto - na zona de pontuação.




Comemoração de mais um triunfo de André Bragantini Jr.



Resultado final:


Categoria A


1º - André Bragantini Jr. - 20 pontos
2º - Wagner Cardoso - 15 pontos
3º - Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 12 pontos
4º - Robson Vieira - 10 pontos
5º - Luiz Renato Frediani Jr. - 8 pontos


Categoria B


1º - René Bauer - 20 pontos
2º - João Marcelo Gabriel - 15 pontos
3º - Danuza Moura - 12 pontos
4º - Sérgio Chamon - 10 pontos
5º - Valéria Zopello - 8 pontos



3ª Etapa - Interlagos (SP) - 18 de junho de 2000


Antônio Avallone Jr. foi o responsável por quebrar a sequência de vitórias de André Bragantini Jr. na categoria A. Já na categoria B, Sérgio Chamon, que além de piloto era o organizador do campeonato, foi o terceiro vencedor de corridas em três provas disputadas.


Resultado final:


Categoria A


1º - Antônio Avallone Jr. - 20 pontos
2º - Carlos Cesare Figueiredo - 15 pontos
3º - Robson Vieira - 12 pontos
4º - Luiz Renato Frediani Jr. - 10 pontos


Categoria B


1º - Sérgio Chamon - 20 pontos
2º - João Marcelo Gabriel - 15 pontos
3º - Domenico D´ercole - 12 pontos
4º - René Bauer - 10 pontos
5º - Sidney Silva - 8 pontos



4ª Etapa - Interlagos (SP) - 9 de julho de 2000


André Bragantini Jr. voltou a restabelecer o seu domínio na categoria A, ao vencer a quarta etapa do campeonato. Destaque para Adson Moura, que terminou em uma ótima segunda colocação. Na categoria B, René Bauer tornou a vencer e se colocou como forte postulante ao título.



Foi a terceira vitória em quatro corridas para André Bragantini Jr. na categoria A




Resultado final:


Categoria A


1º - André Bragantini Jr. - 20 pontos
2º - Adson Moura - 15 pontos
3º - Luiz Renato Frediani Jr. - 12 pontos
4º - Claudio Gontijo - 10 pontos
5º - Wagner Cardoso - 8 pontos
6º - Heferson Guimarães - 6 pontos
7º - Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 4 pontos


Categoria B


1º - René Bauer. - 20 pontos
2º - João Marcelo Gabriel - 15 pontos
3º - Domenico D´ercole - 12 pontos
4º - Sérgio Chamon - 10 pontos
5º - Luiz Chechia Filho - 8 pontos



5ª Etapa - Interlagos (SP) - 6 de agosto de 2000


Luiz Renato Frediani Jr. venceu a quinta etapa da Copa Corsa Metrocar e diminiu para dez pontos sua desvantagem para o líder do campeonato, André Bragantini Jr. Na categoria B, dez pontos também separavam o líder João Marcelo Gabriel e René Bauer. Equilíbrio total nas duas categorias.



Luis Renato Frediani Jr. liderando o pelotão para vencer sua primeira prova na categoria A em 2000



Resultado final:


Categoria A


1º - Luiz Renato Frediani Jr. - 20 pontos
2º - Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 15 pontos
3º - Heferson Guimarães - 12 pontos
4º - Wagner Cardoso - 10 pontos
5º - Wellington Justino - 8 pontos
6º - Robson Vieira - 6 pontos
7º - Adson Moura - 4 pontos
8º - Edson Pereira dos Santos - 3 pontos
9º - Murilo Macedo - 2 pontos
10º - Eduardo Ferraz - 1 ponto


Categoria B


1º - João Marcelo Gabriel - 20 pontos
2º - David Paranaíba - 15 pontos
3º - Nelson Donato - 12 pontos
4º - René Bauer - 10 pontos
5º - Sidney Silva - 8 pontos
6º - Sérgio Chamon - 6 pontos
7º - Paulo Rovella - 4 pontos
8º - Luis Corazzari - 3 pontos
9º - Mauro Gardel - 2 pontos
10º - Luciano Fellizolla - 1 ponto


Classificação do campeonato de pilotos até o momento:


Categoria A


1º - André Bragantini Jr. - 64 pontos
2º - Luiz Renato Frediani Jr. - 54 pontos


Categoria B


1º - João Marcelo Gabriel - 85 pontos
2º - René Bauer - 75 pontos



6ª Etapa - Interlagos (SP) - 27 de agosto de 2000


Foi uma etapa agitada na disputa da categoria A. Líder e vice líder, André Bragantini Jr. e Luiz Renato Frediani Jr. se envolveram em um acidente no final da reta oposta. Bragantini conseguiu se manter na pista e ainda finalizou a corrida na décima posição, capturando um ponto. Adson Moura, piloto de Pernambuco, fugiu da confusão e partiu para a sua primeira vitória na Copa Corsa Metrocar. Na categoria B, René Bauer venceu mais uma, encostando na briga pela ponta do campeonato com o líder João Marcelo Gabriel.



A carmbola que envolveu André Bragantini Jr. (Corsa número 13) e Luis Renato Frediani Jr. (na grama)





Adson Moura, o vencedor da etapa na categoria A, à frente de "Pingo" Saraiva




Resultado final:


Categoria A


1º - Adson Moura - 20 pontos
2º - Vicente Siciliano Jr. - 15 pontos
3º - Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 12 pontos
4º - Fábio Carreira - 10 pontos
5º - Carlos Cesare Figueiredo - 8 pontos
6º - Antônio Avallone Jr. - 6 pontos
7º - Robson Vieira - 4 pontos
8º - Murilo Macedo - 3 pontos
9º - Eduardo Ferraz - 2 pontos
10º - André Bragantini Jr. - 1 ponto


Categoria B


1º - René Bauer - 20 pontos
2º - Nelson Donato - 15 pontos
3º - João Marcelo Gabriel - 12 pontos
4º - Sérgio Chamon - 10 pontos
5º - Valéria Zopello - 8 pontos
6º - Danuza Moura - 6 pontos
7º - Luiz Chechia Filho - 4 pontos



7ª Etapa - Interlagos (SP) - 1º de outubro de 2000


A emoção da sétima etapa da Copa Corsa Metrocar 2000 foi proporcionada na disputa pela vitória na categoria A entre André Bragantini Jr. e Luiz Renato Frediani Jr., que liderou toda a corrida. Bragantini Jr. deu o "bote fatal" em Frediani na última volta, depois de comboiar o adversário por toda a prova. Os dois cruzaram a linha de chegada separados a apenas 207 milésimos de segundo. O resultado fez com que Bragantini abrisse dezesseis pontos para Frediani no classificação da categoria A.




Emoção e disputas a granel na Copa Corsa Metrocar





André Bragantini Jr. venceu mais uma na categoria A



René Bauer venceu mais uma na temporada na categoria B e ultrapassou na pontuação seu adversário direto na briga do título, João Marcelo Gabriel. A diferença entre os dois pilotos era de apenas três pontos neste momento.



René Bauer venceu e assumiu a liderança na tabela de pilotos na categoria B




Resultado final:


Categoria A


1º - André Bragantini Jr. - 45min26s488 - 20 pontos
2º - Luiz Renato Frediani Jr. - 15 pontos
3º - Claudio Gontijo - 12 pontos
4º - Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 10 pontos
5º - Adson Moura - 8 pontos
6º - Wagner Cardoso - 6 pontos
7º - Murilo Macedo - 4 pontos
8º - Eduardo Homem de Mello - 3 pontos
9º - Carlos Cesare Figueiredo - 2 pontos
10º - Antônio Avallone Jr. - 1 ponto


Categoria B


1º - René Bauer - 45min27s547 - 20 pontos
2º - João Marcelo Gabriel - 15 pontos
3º - Danuza Moura - 12 pontos
4º - Luiz Chechia Filho - 10 pontos
5º - Sidney Silva - 8 pontos
6º - Nelson Donato - 6 pontos
7º - Luiz Corazzari - 4 pontos
8º - David Paranaíba - 3 pontos
9º - João Naufal Neto - 2 pontos
10º - Valéria Zoppello - 1 ponto


Campeonato de pilotos até o momento:


Categoria A


1º - André Bragantini Jr. - 85 pontos
2º - Luiz Renato Frediani Jr. - 69 pontos
3º - Adson Moura - 55 pontos
4º - Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 53 pontos
5º - Wagner Cardoso - 48 pontos
6º - Robson Vieira - 44 pontos
7º - Heferson Guimarães - 37 pontos
8º - Carlos Cesare Figueiredo
9º - Antônio Avallone Jr. - 27 pontos
10º - Vicente Siciliano Jr. - 24 pontos


Categoria B


1º - René Bauer - 115 pontos
2º - João Marcelo Gabriel - 112 pontos
3º - Sérgio Chamon - 64 pontos
4º - Danuza Moura - 40 pontos
5º - Nelson Donato - 33 pontos
6º - Domenico D´ercole - 29 pontos
7º - Luiz Chechia Filho - 28 pontos
8º - Sidney Silva - 24 pontos
9º - David Paranaíba - 22 pontos
10º - Valéria Zoppello - 20 pontos



8ª Etapa - Interlagos (SP) - 29 de outubro de 2022


A oitava etapa do campeonato da Copa Corsa Metrocar 2000 teve como vencedor na categoria A o piloto Luiz Renato Frediani Jr., seu segundo triunfo no ano. Seu adversário direto, o líder do campeonato André Bragantini Jr., finalizou a prova em segundo e manteve sua liderança na tabela de pilotos.



Luis Renato Frediani Jr. venceu e se manteve na disputa do título na categoria A




Na categoria B, o domínio era de René Bauer, que venceu sua quinta corrida na temporada e abriu um pouco mais de vantagem na tabela de pilotos para seu adversário, João Marcelo Gabriel.


Resultado final:


Categoria A


1º - Luiz Renato Frediani Jr. - 20 pontos
2º - André Bragantini Jr. - 15 pontos
3º - Robson Vieira - 12 pontos
4º - Claudio Gontijo - 10 pontos
5º - Wagner Cardoso - 8 pontos
6º - Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 6 pontos
7º - Antonio Avallone Jr. - 4 pontos
8º - Heferson Guimarães - 3 pontos
9º - Adson Moura - 2 pontos
10º - Carlos Cesare Figueiredo - 1 pontos


Categoria B


1º - René Bauer - 20 pontos
2º - João Marcelo Gabriel - 15 pontos
3º - Sidney Silva - 12 pontos
4º - Domenico D´ercole - 10 pontos
5º - Luiz Chechia Filho - 8 pontos
6º - David Paranaíba - 6 pontos
7º - Luis Carlos Corazzari - 4 pontos
8º - Paulo Rovella - 3 pontos
9º - Valéria Zopello - 2 pontos
10º - Luciano Fillizolla - 1 pontos


Classificação do campeonato até o momento:


Categoria A


1º - André Bragantini Jr. - 100 pontos
2º - Luiz Renato Frediani Jr. - 89 pontos
3º - Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 59 pontos
4º - Adson Moura - 57 pontos
5º - Wagner Cardoso - 56 pontos
6º - Robson Vieira - 56 pontos


Categoria B


1º - René Bauer - 135 pontos
2º - João Marcelo Gabriel - 127 pontos
3º - Sérgio Chamon - 64 pontos
4º - Danuza Moura - 40 pontos
5º - Domenico D´ercole - 39 pontos
6º - Sidney Silva - 36 pontos



9ª Etapa - Interlagos (SP) - 19 de novembro de 2000


A nona etapa do campeonato foi de alegria para René Bauer, que venceu mais uma prova no ano e sagrou-se campeão da categoria B da Copa Corsa Metrocar 2000. Na categoria A. Robson Vieira venceu com André Bragantini Jr. chegando na segunda colocação.




René Bauer, o campeão da categoria B da Copa Corsa Metrocar 2000



Resultado final:


Categoria A


1º - Robson Vieira - 20 pontos
2º - André Bragantini Jr. - 15 pontos


Categoria B


1º - René Bauer - 20 pontos
2º - João Marcelo Gabriel - 15 pontos
3º - Nelson Donato - 12 pontos
4º - Domenico D´ercole - 10 pontos



10ª e 11ª etapas - Interlagos (SP) - 11 de fevereiro de 2001


Graças a reformas no autódromo de Interlagos, as duas etapas finais da Copa Corsa Metrocar 2000 foram disputadas em 2001, mais precisamente no mês de fevereiro. As provas foram realizadas em rodadas duplas, no mesmo fim de semana.


André Bragantini venceu as duas etapas, levando para casa a taça de campeão da Copa Corsa Metrocar ano 2000. Na categoria B, o campeão René Bauer faturou a vitória na décima etapa e Nelson Donato venceu a etapa derradeira.




André Bragantini Jr., o campeão da categoria A da Copa Corsa Metrocar 2000





Resultado final - 10ª etapa:


Categoria A


1º - André Bragantini Jr. - 45min42s289 - 20 pontos
2º - Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 15 pontos
3º - Heferson Guimarães - 12 pontos
4º - Robson Vieira - 10 pontos
5º - Wagner Cardoso - 8 pontos
6º - Carlos Cesare Figueiredo - 6 pontos
7º - Claudio Gontijo - 4 pontos
8º - Adson Moura - 3 pontos
9º - Eduardo Ferraz - 2 pontos
10º - Luiz Renato Frediani Jr. - 1 ponto


Categoria B


1º - Rene Bauer - 45min47s156 - 20 pontos
2º - Nelson Donato - 15 pontos
3º - Sidney Soares Silva - 12 pontos
4º - Domenico D´ercole - 10 pontos
5º - Luiz Chechia Filho - 8 pontos
6º - Wallace Chamon - 6 pontos
7º - Vinicius Bari - 4 pontos
8º - Paulo Rovella - 3 pontos
9º - Paulo Tavares - 2 pontos
10º - Luciano Felizzola - 1 ponto



Resultado final - 11ª etapa:


Categoria A


1º - André Bragantini Jr. - 45min57s004 - 20 pontos
2º - Wagner Cardoso - 15 pontos
3º - Hélio de Lima "Pingo" Saraiva Jr. - 12 pontos
4º - Carlos Cesare Figueiredo - 10 pontos
5º - Robson Vieira - 8 pontos
6º - Adson Moura - 6 pontos
7º - Heferson Guimarães - 4 pontos
8º - Claudio Gontijo - 3 pontos
9º - Eduardo Ferraz - 2 pontos
10º - Eduardo Homem de Mello - 1 ponto


Categoria B


1º - Nelson Donato - 20 pontos
2º - Domenico D´ercole - 15 pontos
3º - Sidney Silva - 12 pontos
4º - René Bauer - 10 pontos
5º - Luiz Chechia Filho - 8 pontos
6º - Paulo Rovella - 6 pontos
7º - Paulo Tavares - 4 pontos
8º - José Vitte - 3 pontos
9º - Danuza Moura - 2 pontos
10º - Vinícius Bari - 1 ponto


Classificação final do campeonato


Categoria A


1º - André Bragantini Jr. - 150 pontos
2º - Luiz Renato Frediani Jr. - 90 pontos
3º - Hélio de Lima "Pingo Saraiva Jr. - 90 pontos
4º - Robson Vieira - 90 pontos
5º - Wagner Cardoso - 80 pontos
6º - Adson Moura - 66 pontos
7º - Heferson Guimarães - 62 pontos
8º - Carlos Cesare Figueiredo - 49 pontos
9º - Claudio Gontijo - 37 pontos
10º - Antonio Avallone Jr. - 31 pontos


Categoria B


1º - René Bauer - 155 pontos
2º - João Marcelo Gabriel - 130 pontos
3º - Nelson Donato - 80 pontos
4º - Domenico D´ercole - 74 pontos
5º - Sérgio Chamon - 64 pontos
6º - Sidney Silva - 64 pontos
7º - Luiz Chechia Filho - 48 pontos
8º - Danuza Moura - 42 pontos
9º - David Paranaíba - 28 pontos
10º - Valéria Zopello - 22 pontos
















domingo, 16 de outubro de 2022

A história da Copa Corsa – segunda parte - Copa Corsa Metrocar - Temporadas 1997 e 1998


Depois da retirada do apoio da General Motors do Brasil para a Copa Corsa, no final do ano de 1996, os pilotos e equipes precisaram se organizar para continuar com os campeonatos monomarca do pequeno hatch. Em vários Estados, como por exemplo no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, os certames continuaram. E em São Paulo, a partir de 1997 começaria uma história muito legal da Copa Corsa Regional, que durou cinco anos.


Por iniciativa de uma legião de entusiastas, liderados peço empresário Sérgio Chamon, foi criada a Copa Corsa Metrocar, com apoio maciço da concessionária Metrocar, localizada no bairro do Jabaquara, Zona Sul de São Paulo. Chamon, inclusive, era o diretor da concessionária. A política principal adotada era a mesma que gerou a primeira fase da Copa Corsa: custos reduzidos.


Os Corsas continuavam a utilizar a motorização de 1.4 litros, com algumas modificações para melhora de desempenho. Rodas especiais de liga foram adotadas, porém, os pneus continuavam a ser os radiais, de rua.


Na temporada de 1997 foram realizadas ao todo 11 etapas, todas em Interlagos. A categoria inclusive fez parte integrante de eventos como a Stock Car Brasil e o Super Turismo Sul-Americano, como corrida preliminar. As corridas contaram com a transmissão do canal de esportes por assinatura ESPN Brasil, parceria que perdurou por toda a história da categoria.


O campeão da temporada inaugural da Copa Corsa Metrocar foi o piloto Eduardo Homem de Mello e a categoria ainda contou com nomes como Sérgio Bürger, Marcos Paioli, Luis Carreira, Luis Renato Frediani, Ciro Aliperti Jr. e Hélio “Pingo” Saraiva. Em toda a temporada, um total de 36 pilotos se inscreveram no campeonato.



Eduardo Homem de Mello, o campeão de 1997











Depois de uma ótima temporada inicial, a expectativa para o ano de 1998 era a das melhores. A promessa era de crescimento na quantidade de competidores, e que de fato foi cumprida, com média de quarenta competidores. A Copa Corsa Metrocar passou a ter duas categorias, a “A” e a “B”, separadas de acordo com a experiência dos competidores. Assim como em 1997, nesta nova temporada seriam disputadas 11 etapas.


"É a maior categoria do Brasil, pelo segundo ano consecutivo", contava para a reportagem da revista Racing, com orgulho ,Sérgio Chamon, o organizador de todo o evento. "Mas se não fossem os patrocínios também da Sachs, Mangels, Brasilinvest e da General Motors do Brasil, eu não teria 'bala' para aguentar sozinho".




Sérgio Chamon, o principal líder da Copa Corsa Metrocar



A simplicidade do regulamento e da preparação, que demandavam por consequência baixos custos, era um dos grandes motes para o sucesso da categoria. O popular hatch Corsa era equipado com a motorização de 1.4 litros, que rendia 103 cavalos de potência, graças a alterações como a adoção do cabeçote e comando de válvulas do motor de 1.6 litros do mesmo Corsa, taxa de compressão e escapamento de livre preparação. A transformação para a competição custava, na época, cerca de R$ 3.500,00.




1ª Etapa – Interlagos (SP) – 26 de abril de 1998


A abertura da temporada de 1998, a segunda da história da Copa Corsa Metrocar, foi disputada no dia 26 de abril de 1998. Na categoria A, o atual campeão Eduardo Homem de Mello começou bem o ano, conquistando a pole position e vitória. Na categoria B, Reinaldo Carvalho foi o vencedor, com Sérgio Chamon e Vicente Siciliano na sua cola. O jovem Pedro Gomes conquistou a pole position mas não figurou entre os primeiros na bandeirada de chegada. A melhor volta da prova, na marca de 2min09s659, foi conquistada por Luis Carreira Jr.




A turma de pilotos da Copa Corsa Metrocar 1998




Resultado final:


Categoria A


1º - #45 Eduardo Homem de Mello – 20 pontos
2º - #18 Luis Carreira – 15 pontos
3º - #38 Luis Renato Frediani Jr. – 12 pontos
4º - #54 Murilo Macedo Filho – 10 pontos
5º - #03 Jefferson Guimarães – 8 pontos
6º - #95 Eduardo Ferraz – 6 pontos
7º - #19 Renato Pereira – 4 pontos


Categoria B


1º - #50 Reinaldo Carvalho - 20 pontos
2º - #47 Sérgio Chamon – 15 pontos
3º - #68 Vicente Siciliano – 12 pontos
4º - #32 Michel Gaspari – 10 pontos
5º - #33 Domênico D´Ércolle – 8 pontos
6º - #46 Wallace Chamon – 6 pontos
7º - #25 Alexandre Azevedo – 4 pontos



2ª Etapa – Interlagos (SP) – 24 de maio de 1998


Eduardo Homem de Mello continuava dominante na principal categoria da Copa Corsa Metrocar. Foi mais uma vitória, partindo da pole position, que o deixou isolado na liderança do campeonato. De quebra, ainda conquistou a melhor volta da prova, com o tempo de 2min09s273. Hélio de Lima Saraiva, o Pingo. chegou em segundo e passou a se posicionar como o grande adversário ao título contra Edu Homem de Mello. Na categoria B, o jovem Pedro Gomes, filho do tetracampeão da Stock Car, com apenas 16 anos venceu sua primeira corrida na temporada 1998, depois de largar novamente na pole position.


Resultado final:


Categoria A


1º - #45 Eduardo Homem de Mello – 20 pontos
2º - #12 Hélio de Lima “Pingo” Saraiva – 15 pontos
3º - #03 Jefferson Guimarães – 12 pontos
4º - #54 Murilo Macedo Filho – 10 pontos
5º - #28 Amilcar Lopes – 8 pontos
6º - #38 Luis Renato Frediani Jr. – 6 pontos
7º - #37 Ricardo Paparoni – 4 pontos


Categoria B


1º - #23 Pedro Gomes – 20 pontos
2º - #00 Fernando Julianelli – 15 pontos
3º - #50 Reinaldo Carvalho – 12 pontos
4º - #33 Domênico D´Ércolle – 10 pontos
5º - #32 Michel Gaspari – 8 pontos




Pedro Gomes venceu a primeira etapa no ano na categoria B




3ª Etapa – Interlagos (SP) – 07 de junho de 1998


E só dava Eduardo Homem de Mello na categoria A. Foi mais uma etapa de "barba, cabelo e bigode", com pole position, vitória e melhor volta da prova, com o tempo de 2min08s836. Hélio "Pingo" Saraiva continuava no seu encalço, chegando mais uma vez em segundo. Se Edu Homem de Mello dominava na categoria A, o jovem Pedro Gomes era o doutrinador da categoria B. Novamente o filho de Paulão Gomes largou em primeiro e venceu, seu segundo triunfo na temporada.




Eduardo Homem de Mello, dominante na categoria A



Eduardo Homem de Mello, o líder da categoria A, deu sua palavra sobre lances da corrida para a reportagem da revista Speedway: "No bico de pato o carro do Guimarães deu uma mancada na saída, fui obrigado a tirar para não bater. O Pingo aproveitou a brecha e me ultrapassou por dentro, assumindo a segunda posição. A briga foi forte até a bandeirada final. Foram 16 voltas com o Pingo colado na minha traseira, embutido... Ele ainda chegou a me ultrapassar no lago, na décima volta, mas retomei a posição logo em seguida. Foi uma corrida linda e toda em cima da ética e respeito", resumiu Mello.


Resultado final:


Categoria A


1º - #45 Eduardo Homem de Mello – 20 pontos
2º - #12 Hélio de Lima “Pingo” Saraiva – 15 pontos
3º - #54 Murilo Macedo Filho – 12 pontos
4º - #70 Robson Vieira – 10 pontos
5º - #96 Marcos Paioli – 8 pontos
6º - #06 Marcelo Falcão – 6 pontos
7º - #03 Jefferson Guimarães – 4 pontos
8º - #18 Luis Carreira – 3 pontos


Categoria B


1º - #23 Pedro Gomes – 20 pontos
2º - #50 Reinaldo Carvalho – 15 pontos
3º - #68 Vicente Siciliano – 12 pontos
4º - #33 Domênico D´Ércolle – 10 pontos
5º - #32 Michel Gaspari – 8 pontos
6º - #25 Alexandre Azevedo – 6 pontos


4ª Etapa – Interlagos (SP) – 28 de junho de 1998


Apesar de largar na pole position, Eduardo Homem de Mello teve a sua sequência de vitórias interrompida por Hélio "Pingo" Saraiva, que se colocava definitivamente como o principal adversário contra Mello na disputa pelo título da categoria A. Na categoria B, Pedro Gomes mais uma vez foi dominador, sem dar chances aos asdevsários, depois de largar na frente, vencer a prova e ainda cravar a volta mais rápida, com a marca de 2min08s938.


Resultado final:


Categoria A


1º - #12 Hélio de Lima “Pingo” Saraiva – 20 pontos
2º - #07 Marcelo Falcão – 15 pontos
3º - #54 Murilo Macedo Filho – 12 pontos
4º - #45 Eduardo Homem de Mello – 10 pontos
5º - #77 Alberto Domingnani – 8 pontos
6º - #38 Luis Renato Frediani – 6 pontos
7º - #96 Marcos Paioli – 4 pontos
8º - #18 Luis Carreira – 3 pontos
9º - #21 André Gomide – 2 pontos


Categoria B


1º - #23 Pedro Gomes - 20 pontos
2º - #00 Fernando Julianelli - 15 pontos
3º - #68 Vicente Siciliano - 12 pontos
4º - #32 Michel Gaspari - 10 pontos
5º - #81 Leo de Nigris - 8 pontos
6º - #50 Reinaldo Carvalho - 6 pontos
7º - #33 Domenico D´Ércolle - 4 pontos
8º - #46 Wallace Chamon - 3 pontos
9º - #47 Sérgio Chamon - 2 pontos
10º - #61 Arthur Jtudjan - 1 ponto



5ª Etapa - Interlagos (SP) - 19 de julho de 1998


A pista molhada foi o grande atrativo da quinta etapa da Copa Corsa Metrocar. Na categoria A, foi a vez de Marcos Paioli vencer a sua primeira prova na temporada O líder do campeonato, Eduardo Homem de Mello chegou em segundo após partir da pole position - somente ele havia conquistado a primeira posição em treinos classificatórios na categoria A até aquele momento. Na categoria B, a hegemonia de poles positions também era de um único piloto - Pedro Gomes, mas na quinta etapa a vitória ficou com Fernando Julianelli. A melhor volta da corrida ficou com Robson Vieira, com o tempo de 2min23s270.


Resultado final:


Categoria A


1º - #96 Marcos Paioli - 20 pontos
2º - #45 Eduardo Homem de Mello - 15 pontos
3º - #18 Luiz Carreira Jr. - 12 pontos
4º - #70 Robson Vieira - 10 pontos
5º - #07 Marcelo Falcão - 8 pontos
6º - #95 Eduardo Ferraz - 6 pontos
7º - #38 Luis Renato Frediani Jr. - 4 pontos
8º - #17 Luis Carreira - 3 pontos
9º - #54 Murilo Macedo Filho - 2 pontos
10º - #05 Carlos Figueiredo - 1 ponto


Categoria B


1º - #00 Fernando Julianelli - 20 pontos
2º - #68 Vicente Siciliano - 15 pontos
3º - #32 Michel Gaspari - 12 pontos
4º - #47 Sérgio Chamon - 10 pontos
5º - #50 Reinaldo Carvalho - 8 pontos
6º - #20 Mauri Zacarelli - 6 pontos
7º - #10 Eduardo Bonini - 4 pontos



6ª Etapa - Interlagos (SP) - 09 de agosto de 1998


A sexta etapa da Copa Corsa Metrocar de 1998 trouxe novos "players" para as posições de destaque. Na categoria A, a pole position foi conquistada por Heferson Guimarães e a vitória ficou com Luis Carreira Jr., que também foi o mais rápido, com a melhor volta em 2min23s714. O líder do campeonato, Eduardo Homem de Melo, primou pela constância e marcou bons pontos com a terceira colocação. Na categoria B, Reinaldo Carvalho largou na frente mas a taça ficou com Mauri Zacarelli.


Resultado final:


Categoria A


1º - #18 Luis Carreira Jr. - 20 pontos
2º - #96 Marcos Paioli - 15 pontos
3º - #45 Eduardo Homem de Mello - 12 pontos
4º - #38 Luis Renato Frediani Jr. - 10 pontos
5º - #54 Murilo Macedo Filho - 8 pontos
6º - #12 Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 6 pontos
7º - #03 Heferson Guimarães - 4 pontos
8º - #17 Luis Carreira - 3 pontos


Categoria B


1º - #20 Mauri Zacareli - 20 pontos
2º - #50 Reinaldo Carvalho - 15 pontos
3º - #32 Michel Caspari - 12 pontos
4º - #61 Arthur Kutudjian - 10 pontos
5º - #68 Vicente Siciliano - 8 pontos
6º - #47 Sérgio Chamon - 6 pontos
7º - #10 Eduardo Bonini - 4 pontos



7ª Etapa - Interlagos (SP) - 06 de setembro de 1998


Heferson Guimarães venceu a sua primeira prova na temporada na categoria, na sétima etapa do ano. Marcos Paioli largou na pole position mas não conseguiu segurar a liderança. Na categoria B, Vicente Siciliano venceu, seguido de Wagner Cardoso.


Resultado final:


Categoria A


1º - #03 Heferson Guimarães - 20 pontos
2º - #12 Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 15 pontos
3º - #45 Eduardo Homem de Mello - 12 pontos
4º - #38 Luis Eduardo Frediani Jr. - 10 pontos
5º - #54 Murilo Macedo Filho - 8 pontos
6º - #96 Marcos Paioli - 6 pontos
7º - #17 Luis Carreira - 4 pontos


Categoria B


1º - #68 Vicente Siciliano - 20 pontos
2º - #44 Wagner Cardoso - 15 pontos
3º - #61 Arthur Kutudjian - 12 pontos
4º - #34 Sérgio Louzão - 10 pontos



8ª Etapa - Interlagos (SP) - 27 de setembro de 1998


Hélio "Pingo" Saraiva e Luis Renato Frediani Jr. cruzaram a linha de chegada colados. O punho cerrado de Pingo para fora do carro em comemoração mostrava que a disputa foi suada e emocionante. Foi a segunda vitória de Pingo na temporada, na categoria A. Na categoria B, Pedro Gomes voltou a vencer, deixando o pole position Sérgio Louzão na segunda colocação.




Pingo de punho cerrado e Frediani colado na chegada




Foi um fim de semana de arquibancadas lotadas em Interlagos, uma vez que a Copa Corsa Metrocar foi o evento preliminar da etapa paulista da Fórmula Truck. Ao todo, 24 mil pessoas pagaram ingresso e acompanharam a movimentação em pista.


Nos campeonatos de pilotos, Eduardo Homem de Mello era o líder na categoria A, com 117 pontos, seguido de Pingo com 91 pontos. Na categoria B, Vicente Siciliano tinha neste momento 87 pontos contra 80 de Pedro Gomes.




O pódio da categoria A



Resultado final:


Categoria A


1º - #12 Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 20 pontos
2º - #38 Luis Renato Frediani Jr - 15 pontos
3º - #03 Heferson Guimarães - 12 pontos
4º - #05 Carlos Figueiredo - 10 pontos
5º - #45 - Eduardo Homem de Mello - 8 pontos
6º - #77 Alberto Zomignani - 6 pontos
7º - #70 Robson Vieira - 4 pontos


Categoria B


1º - #23 Pedro Gomes - 20 pontos
2º - #34 Sérgio Louzão - 15 pontos
3º - #09 Vinicius Bari - 12 pontos
4º - #44 Wagner Cardoso - 10 pontos
5º - #47 Sérgio Chamon - 8 pontos



9ª Etapa - Interlagos (SP) - 1 de novembro de 1998



Na nona etapa do campeonato, foi a vez de Luis Carreira Jr. vencer na categoria A, seu segundo triunfo no ano. Na categoria B, Pedro Gomes pavimentou ainda mais o caminho para o título com mais uma vitória conquistada na temporada. A melhor volta foi de Eduardo Homem de Mello, com o tempo de 2min08s910.



Resultado final:


Categoria A


1º - #18 Luis Carreira Jr. - 20 pontos
2º - #06 Alexandre Izzo - 15 pontos
3º - #96 Marcos Paioli - 12 pontos
4º - #05 Carlos Figueiredo - 10 pontos



Categoria B


1º - #23 Pedro Gomes - 20 pontos
2º - #44 Wagner Cardoso - 15 pontos
3º - #32 Michel Caspari - 12 pontos
4º - #47 Sérgio Chamon- 10 pontos
5º - #10 Eduardo Bonini - 8 pontos
6º - #33 Domênio D´Ércole - 6 pontos



10ª Etapa - Interlagos (SP) - 29 de novembro de 1998


Com duas etapas para o fim da temporada de 1998 da Copa Corsa Metrocar, Pedro Gomes, o jovem de 16 anos que foi a revelação do ano, conquistou com uma corrida de antecipação o título da categoria B, com o terceiro lugar na prova. Foi um fim de semana especial para a família Gomes, já que Paulão venceu as duas baterias da Omega Stock Car.




Em nome do pai e do filho: o campeão da categoria B Pedro Gomes e Paulão



Na categoria A, Luis Renato Frediani Jr. venceu e foi seguido por Luis Carreira Jr. e Eduardo Homem de Mello. A última etapa do ano seria disputada no mês de dezembro.


Resultado final:


Categoria A


1º - #38 Luis Renato Frediani Jr. - 20 pontos
2º - #18 Luis Carreira Jr. - 15 pontos
3º - #45 Eduardo Homem de Mello - 12 pontos
4º - #77 Alberto Zomignani - 10 pontos
5º - #54 Murilo Macedo Filho - 8 pontos
6º - #12 Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 6 pontos
7º - #05 Carlos Figueiredo - 4 pontos
8º - #70 Robson Vieira - 3 pontos


Categoria B


1º - #44 Wagner Cardoso - 20 pontos
2º - #20 Mauri Zacareli - 15 pontos
3º - #23 Pedro Gomes - 12 pontos
4º - #32 Michel Caspari - 10 pontos
5º - #50 Reinaldo Carvalho - 8 pontos




Grid cheio e arquibancadas lotadas - a tônica da temporada 1998 da Copa Corsa Metrocar






11º Etapa - Interlagos (SP) - 13 de dezembro de 1998



Eduardo Homem de Mello conquistou o seu segundo título na história da Copa Corsa Metrocar, na categoria A, com 142 pontos conquistados, contra 105 pontos de Hélio "Pingo" Saraiva. A prova foi vencida por Heferson Guimarães. Na categoria B, com o título de pilotos definido, Pedro Gomes não relaxou e levou mais uma taça para casa.


Depois de duas temporadas da Copa Corsa Metrocar, o que se via era um crescimento da categoria. Cada vez mais pilotos buscavam tomar parte do grid. Arquibancadas sempre cheias e público entusiasmado, traziam uma ótima expectativa para a temporada de 1999. Mas isso é assunto para a próxima matéria deste especial.



Categoria A


1º - #03 Heferson Guimarães - 20 pontos
2º - #18 Luis Carreira Jr. - 15 pontos
3º - #77 Alberto Zomignani - 12 pontos
4º - #45 Eduardo Homem de Mello - 10 pontos
5º - #12 Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 8 pontos
6º - #96 Marcos Paioli - 6 pontos


Categoria B


1º - #23 Pedro Gomes - 20 pontos
2º - #68 Vicente Siciliano - 15 pontos
3º - #34 Sérgio Louzão - 12 pontos
4º - #47 Sérgio Chamon - 10 pontos
5º - #09 Vinicius Bari - 8 pontos


Classificação final do campeonato:


Categoria A


1º - Eduardo Homem de Mello - 142 pontos
2º - Hélio de Lima "Pingo" Saraiva - 105 pontos
3º - Luis Carreira Jr. - 103 pontos
4º - Heferson Guimarães - 86 pontos
5º - Luis Renato Frediani Jr. - 83 pontos
6º - Marcos Paioli - 71 pontos
7º - Murilo Macedo Filho - 60 pontos
8º - Alberto Zomignani - 38 pontos
9º - Marcelo Falcão - 32 pontos
10º - Robson Vieira - 29 pontos
11º - Carlos Figueiredo - 26 pontos
12º - Alexandre Izzo - 20 pontos
13º - Eduardo Ferraz - 16 pontos
14º - Luiz Carreira - 15 pontos


Categoria B


1º - Pedro Gomes - 132 pontos
2º - Vicente Siciliano - 106 pontos
3º - Reinaldo Carvalho - 86 pontos
4º - Michel Caspari - 82 pontos
5º - Sérgio Chamon - 69 pontos
6º - Wagner Cardoso - 60 pontos
7º - Fernando Julianelli - 50 pontos
8º - Mauri Zacareli - 41 pontos
9º - Domênico D´Ércole - 40 pontos
10º - Sérgio Louzão - 38 pontos
11º - Arthur Kutudjian - 28 pontos
13º - Vinicius Bari - 24 pontos
14º - Eduardo Bonini - 20 pontos





Eduardo Homem de Mello, campeão da categoria A





Pedro Gomes, campeão da categoria B






O teste do Corsa de corrida, pela revista Racing:


A revista Racing testou o Corsa de corrida em uma de suas edições de 1998. O jornalista-piloto responsável por andar no carro e trazer as impressões ao leitor foi Adriano Griecco, que teve o acompanhamento do piloto Sérgio Louzão. Vamos entrar no carro de corrida da temporada de 1998, junto de Griecco: "saí dos boxes e dei uma volta devagar, para sentir um pouco o carro. Só depois é que pisei realmente fundo. Na freada do final da reta dos boxes, onde o Corsa atinge aproximadamente 180 Km/h, freei, reduzi de quinta para terceira marcha e já entrei para o "S" do Senna. No começo da curva do Sol, comecei a subir as marchas, chegando ao final da reta oposta pronto para fazer a curva do Lago em terceira marcha. Até aí, tudo bem, mas quando chegou a freada do Laranjinha, é que o carro se demonstrou um pouco instável, escorregando para a parte de fora da pista. Fiz o "S", em seguida o Pinheirinho e Bico de Pato. Vale ressaltar que, nesta parte do circuito, o Corsa vai muito bem, demonstrando bom comportamento em curvas de baixa. Depois, foi novamente pé embaixo, até a freada da Junção, para entrar novamente na reta dos boxes. Pode não paracer, mas uma volta em Interlagos levou 2 minutos e 10 segundos, aproximadamente."




Adriano Griecco a postos para o teste em Interlagos








Depois de andar no Corsa de corrida da temporada de 1998, equipado com pneus radias de rua, Griecco teve a oportunidade de andar com o carro equipado com pneus slicks de competição, a grande novidade para a temporada de 1999. Griecco trouxe suas impressões: "logo nas primeiras voltas, já pude perceber que, em termos de aderência e estabilidade, o carro melhorou muito. Principalmente no final da reta dos boxes, onde a freada ficou mais segura. Muda também a hora de trocar as marchas, por exemplo, a quarta agora é engatada no meio do "S" do Senna - antes era no início da curva do Sol. No final da reta oposta, mais duas alterações: a freada, que pode ser feita mais dentro, e a marcha, que de terceira passou para quarta. Mas a grande evidência da melhora se dá no Laranjinha, onde o carro, que antes parecia escapar, agora ficou muito mais no chão, até parece que está em cima de trilhos. Na Junção, a mesma coisa. A grande diferença é que o pneu slick traz mais estabilidade e, em consequência, mais emoção para esta categoria."










Adriano Griecco e Sérgio Louzão discutindo as diferenças entre os pneus slicks e radiais





Mais imagens da temporada de 1998: