segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Mil Milhas 2022 - um rescaldo da prova, com fatos e fotos interessantes


Depois de uma semana da realização da edição de 2022 das Mil Milhas, destacamos aqui algumas informações, curiosidades e fatos interessantes sobre a prova.


Sigma P1 G4 - o protótipo dominante e desruptivo


O protótipo projetado e construído no Rio Grande do Sul, que venceu a prova de forma categórica, largando da pole position e cravando a melhor volta da corrida, quebrou um paradigma: um protótipo P1 venceu uma prova de longa duração. No campeonato brasileiro de Endurance, as provas não passam de 4 horas. Tomara que este fato traga mais protótipos da categoria P1 para as provas longas, como a própria Mil Milhas.




Os detalhes técnicos do Sigma P1 em sua quarta geração de evolução são muito interessantes. O carro é o único no país a ter o DRS (asa móvel) na asa traseira e também nos difusores dianteiros. O potente motor V8 é preparado pela Motorcar.


O fantástico resultado da equipe Alpie


Com um carro de baixíssima tecnologia, a equipe Alpie, tradicional aqui de São Paulo, terminou as Mil Milhas na sexta colocação na classificação geral e venceu a prova na sua categoria, a TN1. Foi um excelente resultado para o GM Celta 1.6 pilotado por Emerson Piedade, Alexandre Peppe, Luiz Cirino e Thiago Sala. Para um carro de baixa complexidade tecnológica, chegar em sexto na classificação final de uma Mil Milhas, junto de carros muito mais potentes e avançados - e na frente de muitos com essas características - foi praticamente uma vitória. O time da Alpie ainda colocou mais um carro na prova - um GM Onix 1.6, que também disputou a categoria TN1 - mas o carro bateu na madrugada e finalizou a corrida na vigésima nona colocação.


O Celta à frente do Onix - os carros da equipe Alpie



Uma dupla de Fuscas especiais


Eles foram de longe os carros preferidos de muitos espectadores das Mil Milhas. Os dois Fuscas que disputaram a prova, de Fusca tinham apenas a "casca". Na realidade, os carros eram modelos tubulares com carroceria de fibra da silhueta do simpático besouro. O Fuspyder número 7 da equipe Bonora é um chassi tubular de Aldee Spyder Race, com motorização Volkswagen, e como curiosidade, foi pintado nas cores do Fitti-Fusca de dois motores, construído pelos irmãos Fittipaldi na década de 60. O Fusca protótipo da equipe DIMEP, da família Pimenta, também é composto por um chassi tubular e uma carroceria em fibra, com uma construção muito parecida com a dos carros da Fun Cup que correm em Spa-Franconrchamps.



O Fusca protótipo da equipe DIMEP, pintado nas cores tradicionais da família Pimenta no automobilismo




O Fuspyder da equipe Bonora levou na pintura da sua carenagem uma homenagem aos irmãos Fittipaldi



A aventura do Porsche de apenas 70 quilômetros rodados


Restando poucas horas para o início das Mil Milhas de 2022, no sábado à noite, a equipe Stuttgart Sportscar Brasil chegava em Interlagos para a disputa da prova. Desembarcava de um caminhão-plataforma um Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport, novíssimo, com um pouco mais de 70 quilômetros rodados em seu hodômetro. A trinca de pilotos formada por Ricardo Mauricio, Alan Hellmeister e Marcel Visconde tinham a árdua missão de largar do fim do grid - afinal, não tinham participado de qualquer treimanento - e escalar o pelotão. E assim foi feito: o carro foi magistralmente conduzido pelo trio, finalizou a prova na segunda colocação na classificação geral e conquistou a vitória na categoria GT4. Um show de demonstração de resistência, desempenho e qualidade que só a Porsche é capaz de proporcionar. Para o futuro, tudo indica que a Stuttgart Sportscar Brasil irá disputar a categoria GT4 do Endurance Brasil com esse carro, já a partir desta temporada.






Uma Mil Milhas de experimentos para a equipe HRacing


A equipe HRacing, que é a responsável por organizar a Copa Shell HB20, um dos principais certames monomarca do país, inscreveu para as Mil Milhas um carro com diversas inovações que não são encontradas nos carros da HB20. O time capitaneado por Daniel Kelemen construiu um HB20S (sedan) equipado com motorização 2 litros oriunda do Creta e potência de 200 cavalos, com um câmbio sequencial de acionamentos por borboletas no volante, além de usar pneus slicks. Os integrantes da equipe confidenciaram que o carro é um ensaio para inovações futuras nos carros de corrida construídos pela HRacing.






A presença feminina na corrida


Luciane Klai e seu VW Voyage marcaram mais uma vez a presença nas Mil Milhas. Ela estreou no ano passado com uma equipe totalmente feminina - denominada 3 Girls, que tinha ainda as pilotos Renata Camargo e Fernanda Aniceto - e este ano voltou para a prova, dessa vez com as parceiras Fatima Escaleira e Patricia Sobrinho, uma vez que Renata e Fernanda não puderam participar. Infelizmente a equipe teve diversos problemas técnicos desde a madrugada e não completaram a prova. Porém, marcaram mais uma vez as Mil Milhas como a equipe 100% feminina na prova.






A estreia do protótipo Mamba Negra 2S


A equipe Mamba Negra, liderada pelo empresário e entusiasta do automobilismo, Marcelo Servidone, debutou o seu primeiro protótipo nas Mil Milhas. Denominado Mamba Negra 2S, o bólido compete na categoria P2 e possui motorização Volkswagen. O carro enfrentou problemas mecânicos na prova e finalizou as Mil Milhas na vigésima oitava colocação na classificação geral. Mas foi um ótimo teste para o carro novo, e a equipe promete mais inovações para o futuro.





A volta da largada noturna e da magia da madrugada


Depois de 11 anos de hiato, as Mil Milhas voltaram a ser disputadas em 2020, com a tradicional largada à meia-noite. Em 2021, a prova foi disputada de dia e com tempo reduzido, por conta das restrições sanitárias da pandemia do Coronavírus. Porém, na edição deste ano, a prova voltou a ter a largada realizada na tradicional meia-noite. A magia da madrugada também é algo que não pode faltar em uma prova de Mil Milhas, onde a neblina invariavelmente aparece e o espetáculo dos faróis dos carros dá o tom.






O destaque da iluminação do traçado de Interlagos e dos carros


O sistema de  iluminação instalado no autódromo de Interlagos na edição das Mil Milhas desse ano foi um show à parte. Os pilotos elogiaram muito a iluminação dos refletores e o resultado era bem nítido nas imagens transmitidas. Até "olhos de gato" foram posicionados nas laterais da pista, fixados na gram. A iluminação dos carros também foram destaque. A tecnologia dos faróis de Led foi adotada em larga escala pelos competidores, mas também vimos fitas de led coloridas e até neon embaixo dos carros. Um espetáculo de cores e luzes na madrugada.



O GM Omega da equipe Big Power e suas luzes de neon azul deram um show à parte na madrugada de Interlagos












Linda imagem de Interlagos iluminada para as Mil Milhas, nas lentes do fotógrafo Rodrigo Ruiz



Os eventos preliminares - quantidade e qualidade de tirar o chapéu


Foi um fim de semana repleto de corridas: Gold Classic, Gold Turismo, Old Stock Race, a estreia da Historic Race & Alfa e até a reedição das Mini Mil Milhas, para a molecada participar da festa. Quem foi a Interlagos, além de acompanhar a atração principal - as Mil Milhas - assistiu corridas a rodo!


A criançada fez a festa na Mini Mil Milhas



Mais algumas imagens interessantes da prova:



Uma perspectiva diferente do protótipo MRX pilotado pelo trio Marcelo Campagnolo / Yuri Antunes / Carlos Antunes, que terminaram a prova na quinta colocação na classificação geral




A equipe Lira Racing aposta nos Fords e trouxe para a prova o seu já conhecido Fiesta, além de uma Courier oriunda da antiga categoria DTM Picape Courier, que foi disputada nos anos 2000.





A prévia da largada





Esta imagem sintetiza a democracia de uma prova como as Mil Milhas: a simplicidade de um Chevrolet Celta lado-a-lado com a complexidade do Sigma P1





Na edição de 2022 das Mil Milhas não poderia faltar um exemplar de um Aldee Spyder Race - este, no caso, inscrito pela equipe LT Team, de Leandro Totti. Uma das geniais invenções de Almir Donato





Marcel Visconde, Alan Hellmeister e Ricardo Mauricio, os cavaleiros do novíssimo Porsche - testado e aprovado para alçar novos vôos





Robbi Perez trouxe o novo protótipo Roco, que disputou a categoria P4 e terminou em uma ótima oitava colocação na classificação geral




O protótipo MC Tubarão chegou de última hora, após problemas de motor no Porsche 914 Silhouette da equipe gaúcha, mas enfrentou problemas técnicos na prova - o time do sul merecia sorte melhor




A equipe Oto Racing trouxe novamente o seu GM Celta que mostrou resistência e terminou as Mil Milhas em uma ótima sétima colocação na classificação final




O protótipo MRX da categoria P1, da equipe LT Team, vencedora das Mil Milhas de 2021, disputou as primeiras posições e finalizou a corrida na terceira colocação geral. O time de Londrina vem sempre forte para a disputa




Nenhum comentário:

Postar um comentário