Depois de uma semana da realização da edição de 2022 das Mil Milhas, destacamos aqui algumas informações, curiosidades e fatos interessantes sobre a prova.
Sigma P1 G4 - o protótipo dominante e desruptivo
O protótipo projetado e construído no Rio Grande do Sul, que venceu a prova de forma categórica, largando da pole position e cravando a melhor volta da corrida, quebrou um paradigma: um protótipo P1 venceu uma prova de longa duração. No campeonato brasileiro de Endurance, as provas não passam de 4 horas. Tomara que este fato traga mais protótipos da categoria P1 para as provas longas, como a própria Mil Milhas.
Os detalhes técnicos do Sigma P1 em sua quarta geração de evolução são muito interessantes. O carro é o único no país a ter o DRS (asa móvel) na asa traseira e também nos difusores dianteiros. O potente motor V8 é preparado pela Motorcar.
O fantástico resultado da equipe Alpie
Com um carro de baixíssima tecnologia, a equipe Alpie, tradicional aqui de São Paulo, terminou as Mil Milhas na sexta colocação na classificação geral e venceu a prova na sua categoria, a TN1. Foi um excelente resultado para o GM Celta 1.6 pilotado por Emerson Piedade, Alexandre Peppe, Luiz Cirino e Thiago Sala. Para um carro de baixa complexidade tecnológica, chegar em sexto na classificação final de uma Mil Milhas, junto de carros muito mais potentes e avançados - e na frente de muitos com essas características - foi praticamente uma vitória. O time da Alpie ainda colocou mais um carro na prova - um GM Onix 1.6, que também disputou a categoria TN1 - mas o carro bateu na madrugada e finalizou a corrida na vigésima nona colocação.
O Celta à frente do Onix - os carros da equipe Alpie
Uma dupla de Fuscas especiais
Eles foram de longe os carros preferidos de muitos espectadores das Mil Milhas. Os dois Fuscas que disputaram a prova, de Fusca tinham apenas a "casca". Na realidade, os carros eram modelos tubulares com carroceria de fibra da silhueta do simpático besouro. O Fuspyder número 7 da equipe Bonora é um chassi tubular de Aldee Spyder Race, com motorização Volkswagen, e como curiosidade, foi pintado nas cores do Fitti-Fusca de dois motores, construído pelos irmãos Fittipaldi na década de 60. O Fusca protótipo da equipe DIMEP, da família Pimenta, também é composto por um chassi tubular e uma carroceria em fibra, com uma construção muito parecida com a dos carros da Fun Cup que correm em Spa-Franconrchamps.
O Fuspyder da equipe Bonora levou na pintura da sua carenagem uma homenagem aos irmãos Fittipaldi
A aventura do Porsche de apenas 70 quilômetros rodados
Restando poucas horas para o início das Mil Milhas de 2022, no sábado à noite, a equipe Stuttgart Sportscar Brasil chegava em Interlagos para a disputa da prova. Desembarcava de um caminhão-plataforma um Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport, novíssimo, com um pouco mais de 70 quilômetros rodados em seu hodômetro. A trinca de pilotos formada por Ricardo Mauricio, Alan Hellmeister e Marcel Visconde tinham a árdua missão de largar do fim do grid - afinal, não tinham participado de qualquer treimanento - e escalar o pelotão. E assim foi feito: o carro foi magistralmente conduzido pelo trio, finalizou a prova na segunda colocação na classificação geral e conquistou a vitória na categoria GT4. Um show de demonstração de resistência, desempenho e qualidade que só a Porsche é capaz de proporcionar. Para o futuro, tudo indica que a Stuttgart Sportscar Brasil irá disputar a categoria GT4 do Endurance Brasil com esse carro, já a partir desta temporada.
Uma Mil Milhas de experimentos para a equipe HRacing
A equipe HRacing, que é a responsável por organizar a Copa Shell HB20, um dos principais certames monomarca do país, inscreveu para as Mil Milhas um carro com diversas inovações que não são encontradas nos carros da HB20. O time capitaneado por Daniel Kelemen construiu um HB20S (sedan) equipado com motorização 2 litros oriunda do Creta e potência de 200 cavalos, com um câmbio sequencial de acionamentos por borboletas no volante, além de usar pneus slicks. Os integrantes da equipe confidenciaram que o carro é um ensaio para inovações futuras nos carros de corrida construídos pela HRacing.
A presença feminina na corrida
Luciane Klai e seu VW Voyage marcaram mais uma vez a presença nas Mil Milhas. Ela estreou no ano passado com uma equipe totalmente feminina - denominada 3 Girls, que tinha ainda as pilotos Renata Camargo e Fernanda Aniceto - e este ano voltou para a prova, dessa vez com as parceiras Fatima Escaleira e Patricia Sobrinho, uma vez que Renata e Fernanda não puderam participar. Infelizmente a equipe teve diversos problemas técnicos desde a madrugada e não completaram a prova. Porém, marcaram mais uma vez as Mil Milhas como a equipe 100% feminina na prova.
A estreia do protótipo Mamba Negra 2S
A equipe Mamba Negra, liderada pelo empresário e entusiasta do automobilismo, Marcelo Servidone, debutou o seu primeiro protótipo nas Mil Milhas. Denominado Mamba Negra 2S, o bólido compete na categoria P2 e possui motorização Volkswagen. O carro enfrentou problemas mecânicos na prova e finalizou as Mil Milhas na vigésima oitava colocação na classificação geral. Mas foi um ótimo teste para o carro novo, e a equipe promete mais inovações para o futuro.
A volta da largada noturna e da magia da madrugada
Depois de 11 anos de hiato, as Mil Milhas voltaram a ser disputadas em 2020, com a tradicional largada à meia-noite. Em 2021, a prova foi disputada de dia e com tempo reduzido, por conta das restrições sanitárias da pandemia do Coronavírus. Porém, na edição deste ano, a prova voltou a ter a largada realizada na tradicional meia-noite. A magia da madrugada também é algo que não pode faltar em uma prova de Mil Milhas, onde a neblina invariavelmente aparece e o espetáculo dos faróis dos carros dá o tom.
O destaque da iluminação do traçado de Interlagos e dos carros
O sistema de iluminação instalado no autódromo de Interlagos na edição das Mil Milhas desse ano foi um show à parte. Os pilotos elogiaram muito a iluminação dos refletores e o resultado era bem nítido nas imagens transmitidas. Até "olhos de gato" foram posicionados nas laterais da pista, fixados na gram. A iluminação dos carros também foram destaque. A tecnologia dos faróis de Led foi adotada em larga escala pelos competidores, mas também vimos fitas de led coloridas e até neon embaixo dos carros. Um espetáculo de cores e luzes na madrugada.
Linda imagem de Interlagos iluminada para as Mil Milhas, nas lentes do fotógrafo Rodrigo Ruiz
Os eventos preliminares - quantidade e qualidade de tirar o chapéu
Foi um fim de semana repleto de corridas: Gold Classic, Gold Turismo, Old Stock Race, a estreia da Historic Race & Alfa e até a reedição das Mini Mil Milhas, para a molecada participar da festa. Quem foi a Interlagos, além de acompanhar a atração principal - as Mil Milhas - assistiu corridas a rodo!
A criançada fez a festa na Mini Mil Milhas
Mais algumas imagens interessantes da prova:
O protótipo MRX da categoria P1, da equipe LT Team, vencedora das Mil Milhas de 2021, disputou as primeiras posições e finalizou a corrida na terceira colocação geral. O time de Londrina vem sempre forte para a disputa
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