Eles chegaram, cravaram a pole position, largaram na frente e dominaram praticamente de ponta-a-ponta a edição de 2022 das Mil Milhas Chevrolet Absoluta. Essa foi a performance dominante do protótipo Sigma P1 G4, conduzido pela trinca Jindra Kraucher, Beto Ribeiro e Aldo Piedade Jr.
O protótipo, que estreou sua quarta geração de evolução, é equipado com motorização V8 de desenvolvimento da Motorcar e dispõe de recursos especiais, como por exemplo a asa traseira e as aletas dianteiras móveis.
Após a largada, o Sigma foi seguido pelo protótipo MRX #74 da equipe de Leandro Totti. Lá atrás, o protótipo MC Tubarão, que largou no final do pelotão vinha escalando o grid. O time gaúcho teve que trocar de carro de última hora – o motor Honda K20 do 914 Silhouette se entregou – e precisou recrutar o seu P3, por isso a partida nas últimas colocações.
Quem também largou lá de trás foi Ricardo Maurício, com o Porsche Cayman GT4 Clubsport da equipe Stuttgart Brasil. O carro sequer andou nos treinos e warm-up e desembarcou em Interlagos faltando poucos minutos para a largada da corrida. Teve um desempenho impressionante, escalando todo o pelotão e chegando no final da madrugada na segunda colocação na classificação geral, para não mais sair de lá até a bandeirada. Ricardinho teve consigo a parceria na pilotagem de Alan Hellmeister e Marcel Visconde.
A corrida teve duas bandeiras amarelas com intervenção do safety-car longas, nas primeiras horas. A madrugada fez suas vítimas na pista, como por exemplo O Ford Mustang GT4 (com problemas de suspensão), o Voyage do trio feminino Fátima Escaleira, Patricia Sobrinho e Luciane Klai, O GM Onix da equipe Alpie, o GM Corsa #216 da equipe Oto Racing e o protótipo MC Tubarão da trinca Mauro Kern, Paulo Sousa, Galid Osman e Tiel de Andrade.
Outro carro que sofreu às voltas com problemas mecânicos foi o novíssimo Protótipo Mamba Negra 2S, que sequer conseguiu completar a prova. E por falar em carro novo, a equipe HRacing, que prepara os HB20 da Copa Shell HB20, liderada por Daniel Kelemen, trouxe um carro totalmente diferente para a prova: um HB0 Sedan equipado com pneus slicks, câmbio sequencial com acionamento por borboletas no volante e motor de 2 litros do Hyundai Creta. Segundo o que disse Kelemen, trata-se de um ensaio de desenvolvimentos para novidades nas categorias da HRacing.
Sigma P1 e Porsche Cayman GT4 lado a lado depois da bandeirada final
As 1000 Milhas Chevrolet Absoluta de 2022 teve um ótimo índice técnico. No total, 34 carros largaram e um pouco mais de 25 carros receberam a bandeirada. Não tivemos acidentes de grandes proporções e até um número pequeno de bandeiras amarelas e intervenções de safety-car. Aqui é importante registrar os parabéns a toda a organização da prova, capitaneada por Thiago Pereira, o organizador do evento. Muitas pessoas em grupos de whatsapp e no chat da transmissão da prova reclamavam da qualidade dos carros inscritos e lamentavam a falta de mais protótipos e carros GT3 e GT4 que correm o Império Endurance Brasil. O que eu respondia era que para retomar uma prova do nível de uma Mil Milhas leva tempo, e que no estágio atual, o “feito é melhor que o perfeito”. E de fato, se olharmos para trás, desde que a prova foi retomada em 2020, com a direção de Elione Queiroz, as edições só têm ganhado incrementos em quantidade e qualidade no grid, além de outras inovações que vem sendo implementadas pelos organizadores. E a tendência é de mais crescimento a partir da próxima edição, que já está marcada para janeiro de 2023.
Comemoração intensa do time campeão
Por fim, ao finalzinho desta cobertura do blog, que começou lá em novembro de 2021 com as primeiras informações de inscritos, passou pelos meses de dezembro e janeiro, e agora por toda a passagem do hora-a-hora com os resultados e principais destaques (seguindo a escola do site SpeedOnline, do nosso querido amigo jornalista Jorge Kraucher – irmão do vencedor das Mil Milhas 2022, Jindra Kraucher), não posso deixar de agradecer o apoio do meu irmão Ricardo Sarmento (não deixem de acessar o Blog das Mil Milhas! acesse aqui), meu amigo André Hiebra que esteve in-loco em Interlagos ontem e nos enviou fotos e vídeos inéditos das movimentações no autódromo, ao amigo Rogério Mosca, que desde Portugal ajuda a divulgar ao nosso trabalho, e a todos que acompanharam a cobertura no Blog.
Abaixo, segue a classificação geral e final das Mil Milhas 2022:
1º - #12 Jindra Kraucher / Aldo Piedade Jr. / José Roberto Ribeiro – Sigma P1 G4 (Categoria P1) – 373 voltas em 11h54min38s – 1.607,257 Km – média de 135,40 Km/h de velocidade – melhor volta em 1min34s489
2º - #55 Ricardo Maurício / Alan Hellmeister / Marcel Visconde – Porsche Cayman GT4 Clubsport (Categoria GT4) – 362 voltas
3º - #74 Henrique Assunção / Leandro Totti / Alex Seid – Protótipo MRX (Categoria P1) – 341 voltas
4º - #27 Gerson Zarpelão Jr. / Estevão Garcia / Aldoir Sette / Gustavo Bandeira – Protótipo MRX (Categoria P3) – 330 voltas
5º - #72 Marcelo Campagnolo / Yuri Antunes / Carlos Antunes – Protótipo MRX (Categoria P3) – 319 voltas
6º - #44 Emerson Piedade / Alexandre Peppe / Luiz Cirino / Thiago sala – Chevrolet Celta 1.6 (Categoria TN1) – 301 voltas
7º - #17 Otávio Carmacio / Rafael Kasai / Vinicius Salva – Chevrolet Celta (Categoria TN1A) – 298 voltas
8º - #146 Robbi Perez / Dudu Pimenta / Guga Ribas / Ale Andrade – Protótipo Roco (Categoria P4) – 292 voltas
9º - #77 Juarez Soares / Edras Soares / Esdras Soares / Mário Marcondes - Protótipo MRX (Categoria P3) – 291 voltas
10º - #113 Tiago Regis / Ricardo Cimatti / Tadeu Fagundes – Mercedes-Benz C350 (Categoria TN1B) – 291 voltas
11º - #63 Marcos Nascar / Valter Barajas / Marcos Mindu / Sérgio Fernandes - Audi A3 (Categoria TN2) – 272 voltas
12º - #73 José Vilela / Leo Yoshi / Guga Ghizo / Sarin Carlesso / Hugo Cibien – Protótipo MRX (Categoria P3) – 264 voltas
13º - #45 Pedro Pimenta / Renato Marlia / Fabiano Cardoso / Wellington Cirino - Hyundai HB20 Sedan 2.0 (Categoria TN2) – 263 voltas
14º - #888 Leandro Pedro / Ton Costawagner / Juliano Meira / Ricardo Abbud - Volkswagen Passat (Categoria TNC) – 260 voltas
15º - #7 Rodrigo Bonora / Jorge Selmer / Igor Taques / Franco Dauer / Franco Lucca / Mário Marcondes – Fuspyder (Categoria PN1A) – 257 voltas
16º - #19 Luiz Finotti “Nenê” / Jorge Machado / Cezar Martins – Volkswagen Passat (Categoria TNC) – 236 voltas
17º - #6 Dimas II / Dimas III / Rodrigo Pimenta / Alex Pimenta - Fusca Protótipo DIMEP (Categoria P3) – 233 voltas
18º - #14 Vinicius Lira / Luiz Bresser / Marcos Paulo / Ricardo Gouveia / Eduardo Teixeira – Ford Courier DTM Picape (Categoria TN1A) – 222 voltas
19º - #222 Carlos Vallone / Gabriel Vallone / Roberto Dal Pont – Volkswagen Gol “Tomahawk” – 217 voltas
20º - #31 Marcelo Camacho / Valter Pinheiro / Ciro Paciello - Protótipo R1 (Categoria P3) – 214 voltas
21º - #58 Vinicius Barbosa Lira / Daywis Gomes Teixeira – Ford Fiesta (Categoria TN1) – 205 voltas
22º - #22 Flavio Abrunhoza / Cassio Homem de Mello / Andre Luis Ribeiro Martins de Moraes Junior / Gustavo Conde – Ford Mustang GT4 (Categoria GT4) – 195 voltas
23º - #9 Alvaro Vilhena / Neudir Amaral / Sandro Sanches – Chevrolet Omega Stock Car (Categoria TN1B) – 191 voltas
24º - #75 Sergio Martinez / Luiz Abbade / Leandro Totti – Aldee Spyder Race (Categoria P4) – 186 voltas
25º #881 Alex Karpenko Benedetti / Tiago D' Arruda Barros / Leandro Justo Leda / Amauri Tavares Rhormens - Volkswagen Voyage (Categoria TNC) – 186 voltas
26º - #25 Ney Roberto Faustini / Ney Roberto de Sá Faustini / Deninho Casarini - Protótipo ABS-01 (Categoria P2) – 170 voltas
27º - #30 Rodrigo de Conti - Aldee Spyder Race (Categoria P4) – 160 voltas
28º - #96 Marcelo Servidone / Marcelo Henriques / Beto Monteiro / Luc Monteiro - Protótipo Mamba Negra 2S (Categoria P2) – 117 voltas
29º - #43 Emerson Piedade / Alexandre Beppe do Nascimento / Jeferson Quintino Gomes / Eber Quintino Gomes / Anderson Scovoli - Chevrolet Onix 1.6 (Categoria TN1) – 108 voltas
30º - #84 Mauricio Marchioni Gonçalvez / Carlos Marcelo Dias da Silva / Rafael de Andrade Thiamer - Volkswagen Gol (Categoria TN1A) – 105 voltas
31º - #216 George Lisi / Ricardo Campanella Savio / Ricardo Casio Parente - Chevrolet Corsa (Categoria TN1A) – 97 voltas
32º - #32 Mauro Kern / Paulo Sousa / Galid Osman / Tiel de Andrade – Protótipo MC Tubarão (Categoria P3) – 92 voltas
33º - #369 Pablo Marçal / Mon / Par / Cor - Mercedes Benz C250 (Categoria TN2) – 84 voltas
34º - #3 Luciane Klai / Fátima Escaleira / Patricia Sobrinho - Volkswagen Voyage (Categoria TNC) – 47 voltas
Algumas imagens da prova:
Fantástica cobertura Rodrigo! Parabéns e obrigado pela dedicação em nos trazer tantas informações! Fiquei muito feliz em ser mencionado no seu texto histórico. Saudades do amigo, abração.
ResponderExcluirRogério Mosca.
Valeu Mosca!!
ExcluirFoi show!
ResponderExcluirValeu!!
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