Depois de um ano de consolidação em 1997, o Superturismo SUDAM partia para uma temporada que prometia muito, pois contaria com boas novidades que trariam o fortalecimento da categoria. Novas equipes, pilotos e carros eram os principais pontos de novidade para o ano de 1998.
Duas equipes sediadas no Brasil entraram para a categoria. A Equipe CD Motorsport, do engenheiro Celso Duarte, trouxe um Nissan Primeira que correu no Superturismo Inglês, o BTCC, e convocou o experiente piloto brasileiro Adalberto Jardim para a empreitada. A segunda equipe tupiniquim era a PropCar, de Dárcio dos Santos, que correria com Chevrolet Vectra e contou com os pilotos brasileiros Paulo Gomes e Flávio "Nonô" Figueiredo. Infelizmente, as duas equipes não participaram de todas as provas do campeonato.
Uma ótima notícia foi a vinda de Ingo Hoffmann para formar uma forte dupla com Poppi Larrauri na equipe Proas / BMW. Ainda na marca alemã, o experiente piloto argentino Fernando Croceri tomou parte do campeonato com uma BMW 318i da equipe Ménem Junior Competition.
Registro de uma das etapas do ano em Buenos Aires
A equipe Peugeot passou por uma forte reestruturação. Chefiada pelo engenheiro argentino de Edgardo Fernandes, a equipe EF Racing trouxe carros novos e convocou os pilotos Cacá Bueno, jovem brasileiro então com 21 anos que era o atual campeão da Stock Car brasileira na categoria B e Juan Manuel Fangio II, ex-piloto da Fórmula Cart.
Além do Nissan Primeira, a vinda da Chrysler para o campeonato trouxe mais um novo modelo para a categoria: o Stratus, com a representação da equipe do argentino Ernesto "Tito" Bessone, que trouxe dos Estados Unidos dois carros, com apoio técnico da equipe americana PacWest. Bessone entrou de cabeça no Superturismo depois de tomar parte do campeonato nas últimas provas do ano anterior. Na Alfa-Romeo, Cocho Lopez continuava sendo o piloto que apostava nos carros italianos (que neste ano estariam pintados no tradicional vermelho), e em 1998 entregou a segunda Alfa 155 para o jovem e talentoso argentino Emiliano Spataro.
Neste ano de 1998 a temporada teria um total de 12 etapas, passando por corridas na Argentina (8 provas) e Brasil (4 provas). Ao todo, tomaram parte do campeonato trinta e quatro pilotos argentinos, nove pilotos brasileiros e um piloto chileno. Dos brasileiros, além de Cacá Bueno, Ingo Hoffmann, Adalberto Jardim, Paulo Gomes e Nonô Figueiredo citados anteriormente, correram durante o ano também Flavio Trindade (BMW 318i), Chico Serra (Chrysler Stratus), Norio Matsubara (Ford Mondeo Ghia) e Andre Bragantini (Chevrolet Vectra 16V).
Pilotos argentinos:
Oscar "Poppi" Larrauri
Ernesto "Tito" Bessone
Osvaldo "Cocho" López
Miguel Angel Guerra
Ricardo Risatti
Patricio Spinella
Fernando Croceri
Luis Soppelsa
Daniel Marrocchi
Anibal Zaniratto
Néstor Gurini
Daniel Marrocchi
Oscar Fineschi
Juan Manuel Fangio II
Emiliano Spataro
Pablo Peón
Alejandro Pagani
Javier Balzano
Nelson Garcia
José Visir
Carlos Cura
Angel Monguzzi
Carlos Miguez
Nicolás Filiberti
Gerardo Cerquetti
Alejandro Bini
Daniel Urrurtia
Carlos Okulovich
Tomás Harpe
Miguel Alisi
Antonio Carbone
Jorge Giorgi
Ignacio Boero
Fabian Hermoso
Pilotos brasileiros:
Paulo Gomes
Carlos "Cacá" Bueno
Adalberto Jardim
Ingo Hoffmann
Flávio 'Nonô" Figueiredo
Flavio Trindade Neto
Chico Serra
Norio Matsubara
Andre Bragantini
Pilotos chilenos:
Ramón Torres
1ª Etapa – Autódromo Oscar Galvez (Buenos Aires - Argentina) – 22 de março de 1998
A primeira etapa do campeonato mostrou o quanto o brasileiro Cacá Bueno se adaptou rapidamente ao carro de Superturismo, de uma concepção diferente do Ômega Stock Car, carro com o qual Cacá vinha correndo na última temporada. Cacá cravou a pole position, provando também que os Peugeot´s 406 da equipe de Edgardo Fernandes estavam bem acertados.
Mas na corrida o desempenho de Cacá não se converteu em vitória: o brasileiro terminou a prova na sétima colocação. O atual campeão Poppi Larrauri venceu a corrida, seguindo de Tito Bessone, com um ótimo resultado para o Chrysler Stratus. Cocho Lopez fechou o pódio.
Destaque para o ótimo resultado de Paulão Gomes, que levou o Vectra da equipe PropCar para uma quinta colocação. Além de Paulão e Cacá, mais dois brasileiros terminaram a corrida na zona de pontuação: Adalberto Jardim, com o Nissan Primera, completou na oitava colocação e Ingo Hoffmann finalizou na décima posição. Nonô Figueiredo, com o Vectra da equipe INI Competition, abandonou a prova.
Resultado final da prova:
1º #1 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card) - BMW 318i - 20 pontos
2º #26 - Ernesto "Tito" Bessone (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 15 pontos
3º #5 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 12 pontos
4º #3 - Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 10 pontos
5º #30 - Paulo Gomes (Equipe Prop Car) - Chevrolet Vectra 16V - 8 pontos
6º #11 - Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 6 pontos
7º #15 - Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 5 pontos
8º #23 - Adalberto Jardim (Equipe CD Motorsport) - Nissan Primera GT - 3 pontos
9º #7 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 2 pontos
10º #2 - Ingo Hoffmann (Equipe Proas Master Card) - BMW 318i - 1 ponto
11º #32 - Fernando Croceri (Equipe Ménem Junior Competition) - BMW 318i
12º #16 - Luis Soppelsa (Equipe Honda Team) - Honda Accord
13º #28 - Anibal Zaniratto (Equipe Alfa Scuadra) - Alfa Romeo 155 TS
14º #25 - Néstor Gurini (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
15º #17 - Daniel Marrocchi (Equipe Honda Team) - Honda Accord
Abandonos:
#4 - Flávio 'Nonô" Figueiredo (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V
#10 - Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
#12 - Ramón Torres (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
#14 - Juan Manuel Fangio II (Equipe EF Racing) - Peugeot 406
#20 - Emiliano Spataro (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V
#27 - Pablo Peón (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus
#18 - Alejandro Pagani (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT
2ª Etapa – Autódromo Oscar Galvez (Buenos Aires - Argentina) – 12 de abril de 1998
A segunda etapa no autódromo Oscar Galvez fez parte integrante do programa do fim de semana do Grande Prêmio da Argentina de Fórmula 1. O Superturismo SUDAM já havia participado da preliminar da Fórmula 1 no ano anterior, mas com uma prova-demonstração da categoria, sem contagem de pontos.
Os mais rápidos no treino classificatório foram os seguintes:
1º - #15 Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406
2º - #5 Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS
3º - #26 Ernesto "Tito" Bessone (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus
4º - #11 Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
5º - #10 Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
6º - #3 Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V
7º - #1 Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card) - BMW 318i
O domingo trazia um clima de muito frio e ventos, com muita umidade tanto no ar quanto no asfalto da pista. Na saída para a volta de apresentação e aquecimento, Cacá Bueno não conseguiu arrancar com seu Peugeot 406 e teve que largar na última colocação. Larrauri fez uma largada apoteótica e saltou do sétimo lugar para a liderança já na primeira curva, que é tomada à direita, seguido pela Alfa 155 de Cocho Lopez e pelo Toyota Corona de Oscar Fineschi. Cacá Bueno também largou bem da última posição e veio "escalando" o pelotão, passando em décimo terceiro ainda na segunda volta.
E na segunda volta houve um incidente que assustou quem acompanhava a prova pela televisão e no autódromo. Oscar Fineschi escapou com seu Toyota e rodou, atolando na caixa de brita. Enquanto saia de seu Corona, o piloto Nestor Gurini escapou no mesmo ponto, acertando o carro de Fineschi, que conseguiu escapar de ser atropelado por seu próprio carro, investindo em uma corrida a pé para bem longe. Quase que no mesmo momento, Patricio Spinella também rodou e atolou na brita, mas um pouco mais distante. Esses episódios mostraram que a pista naquela curva estava muito suja e úmida. Na volta seguinte, no mesmo ponto, Cocho Lopez e Ricardo Risatti também escaparam, atolando na brita. Quase que o Alfa 155 de Cocho Lopez colidiu com os carros parados.
Local onde muitos carros escaparam da pista
Cacá Bueno continuava a sua recuperação e na quarta volta já estava na quinta colocação. Ingo também vinha bem neste momento, na terceira colocação, com Poppi Larrauri na liderança e abrindo uma boa vantagem para Tito Bessone, de Stratus. Logo Cacá passou o Vectra de Guerra, no final da reta dos boxes, para assumir a quarta colocação. Na sua frente tinha agora Ingo e Bessone. Larrauri na liderança estava mais longe. Na volta seguinte Guerra escapou no mesmo ponto da pista onde todos os demais pilotos haviam saído, ficando atolado na caixa de brita.
A briga agora era brasileira entre Cacá e Ingo pela terceira colocação. Cacá passou Ingo na freada do final da reta dos boxes, o ponto favorito de ultrapassagem. Com ótimo desempenho no seu Peugeot 406, Cacá não demorou a colar no Stratus de Bessone e na volta seguinte, também no final da reta, concretizou a ultrapassagem. O brasileiro já estava em segundo e era o grande nome da prova.
E não deu tempo de Cacá Bueno chegar em Larrauri, que abriu uma boa vantagem e faturou a etapa. Tito Bessone completou o pódio. Era visível a frustração no rosto de Cacá, que marcara a pole position e, pelo desempenho que apresentou, com muita certeza faturaria a vitória na etapa, não fosse o problema na partida da volta de apresentação. Com as duas vitórias em duas corridas, Poppi Larrauri assumia firme a liderança do campeonato de pilotos.
Resultado final da prova:
1º #1 Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card ) - BMW 318i - 20 pontos
2º #15 Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 16 pontos
3º #26 Ernesto "Tito" Bessone (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 12 pontos
4º #2 Ingo Hoffmann (Equipe Proas Master Card) - BMW 318i - 10 pontos
5º #32 Fernando Croceri (Equipe Ménem Junior Competition) - BMW 318i - 8 pontos
6º #14 Juan Manuel Fangio II (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 6 pontos
7º #4 Javier Balzano (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 4 pontos
8º #28 Anibal Zaniratto (Equipe Alfa Scuadra) - Alfa Romeo 155 TS - 3 pontos
9º #6 Nelson Garcia (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 2 pontos
10º #27 Pablo Peón (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 1 ponto
11º #17 Daniel Marrocchi (Equipe Honda Team) - Honda Accord
Abandonos:
#3 Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V
#5 Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS
#7 Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i
#10 Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
#11 Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
#16 Luis Soppelsa (Equipe Honda Team ) - Honda Accord
#18 Alejandro Pagani (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT
#23 Adalberto Jardim (Equipe CD Motorsport) - Nissan Primera GT
#25 Néstor Gurini (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Oscar "Poppi" Larrauri - 40 pontos
2º - Ernesto "Tito" Bessone - 27 pontos
3º - Carlos "Cacá" Bueno - 21 pontos
4º - Osvaldo "Cocho" López - 12 pontos
5º - Ingo Hoffmann - 11 pontos
6º - Miguel Angel Guerra - 10 pontos
7º - Paulo Gomes - 8 pontos
8º - Fernando Croceri - 8 pontos
9º - Ricardo Risatti - 6 pontos
10º - Juan Manuel Fangio II - 6 pontos
11º - Javier Balzano - 4 pontos
12º - Adalberto Jardim - 3 pontos
13º - Anibal Zaniratto - 3 pontos
14º - Patricio Spinella - 2 pontos
15º - Nelson Garcia - 2 pontos
16º - Pablo Peón - 1 ponto
3ª Etapa – Londrina (Brasil) – 17 de maio de 1998
Em Londrina, Cacá Bueno conquistou a terceira pole position consecutiva em três provas da temporada. Correndo "em casa", Cacá aproveitou o bom conhecimento das "manhas" do traçado da pista paranaense e conquistou a primeira vitória de Superturismo na carreira e no campeonato. Foi a terceira vitória de um brasileiro no Superturismo SUDAM, depois das duas vitórias de Nonô Figueiredo em 1997. Com o resultado em Londrina, Cacá assumiu a liderança no campeonato de pilotos com dois pontos de vantagem para Poppi Larrauri, que não pontuou nesta etapa.
Momento da largada em Londrina
Foi uma prova e uma vitória tranquila de Cacá, que nas 34 voltas da corrida, completadas em 45min37s125, ainda registrou a melhor volta, com o tempo de 1min18s642. Outro piloto brasileiro bem posicionado foi Ingo Hoffmann, que fechou o pódio na terceira colocação. O "alemão" falou à reportagem da revista Club Motor sobre seu desempenho na pista paranaense: "não pude forçar, pois certamente ficaria sem pneus no final da prova. Economizei o equipamento e acabei premiado."
Bandeirada de vitória para Cacá Bueno
Resultado final da prova:
1º #15 - Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 20 pontos
2º #5 - Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 15 pontos
3º #2 - Ingo Hoffmann (Equipe Proas Master Card) - BMW 318i - 12 pontos
4º #6 - Emiliano Spataro (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 10 pontos
5º #4 - Javier Balzano (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 8 pontos
6º #3 - Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 6 pontos
7º #32 - Fernando Croceri (Equipe Ménem Junior Competition) - BMW 318i - 4 pontos
8º #27 - Pablo Peón (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 3 pontos
9º #11 - Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 2 pontos
10º #28 - Anibal Zaniratto (Equipe Alfa Scuadra) - Alfa Romeo 155 TS - 1 ponto
11º #12 - José Visir (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
12º #7 - Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i
13º #23 - Adalberto Jardim (Equipe CD Motorsport) - Nissan Primera GT
14º #17 - Daniel Marrocchi (Equipe Honda Team) - Honda Accord
15º #1 - Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i
16º #26 - Ernesto "Tito" Bessone (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus
17º #20 - Carlos Cura (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V
Abandonos:
#10 Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
#14 Juan Manuel Fangio II (Equipe EF Racing) - Peugeot 406
#16 Angel Monguzzi (Equipe Honda Team) - Honda Accord
#18 Alejandro Pagani (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT
#25 Néstor Gurini (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
#30 Paulo Gomes (Equipe Prop Car) - Chevrolet Vectra 16V
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Carlos "Cacá" Bueno - 42 pontos
2º - Oscar "Poppi" Larrauri - 40 pontos
3º - Ernesto "Tito" Bessone - 27 pontos
4º - Osvaldo "Cocho" López - 27 pontos
5º - Ingo Hoffmann - 23 pontos
6º - Miguel Angel Guerra - 16 pontos
7º - Fernando Croceri - 12 pontos
8º - Javier Balzano - 12 pontos
9º - Emiliano Spataro - 10 pontos
10º - Paulo Gomes - 8 pontos
11º - Ricardo Risatti - 8 pontos
12º - Juan Manuel Fangio II - 6 pontos
13º - Anibal Zaniratto - 4 pontos
14º - Pablo Peón - 4 pontos
15º - Adalberto Jardim - 3 pontos
4ª etapa – Posadas – Argentina – 05 de julho de 1998
De volta para a Argentina, Cacá Bueno marcou a quarta pole position em quatro etapas, mostrando que a velocidade e o bom acerto do Peugeot 406 fariam do brasileiro um sério candidato ao título de pilotos. As poles também traziam pontos preciosos na briga pela pontuação, já que a conquista dava um ponto ao piloto mais rápido.
Mas Cacá não conseguiu converter a sua quarta pole em vitória em Posadas. Seu principal adversário, Poppi Larrauri venceu a prova, seguido de Fangio II. Cacá ainda salvou um pódio, na terceira colocação. O brasileiro agora era o segundo colocado no campeonato de pilotos, cinco pontos atrás de Larrauri.
Resultado final da prova:
1º #1 Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 20 pontos
2º #14 Juan Manuel Fangio II (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 15 pontos
3º #15 Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 13 pontos
4º #32 Fernando Croceri (Equipe Ménem Junior Competition) - BMW 318i - 10 pontos
5º #10 Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT - 8 pontos
6º #11 Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 6 pontos
7º #28 Anibal Zaniratto (Equipe Alfa Scuadra) - Alfa Romeo 155 TS - 4 pontos
8º #3 Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 3 pontos
9º #27 Pablo Peón (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 2 pontos
10º #17 Daniel Marrocchi (Equipe Honda Team) - Honda Accord - 1 ponto
11º #20 Carlos Cura (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V
12º #7 Carlos Miguez (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i
13º #16 Angel Monguzzi (Equipe Honda Team) - Honda Accord
Abandonos:
#2 Ingo Hoffmann - (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i
#5 Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS
#6 Emiliano Spataro (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS
#18 Alejandro Pagani (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT
#26 Ernesto "Tito" Bessone (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Oscar "Poppi" Larrauri - 60 pontos
2º - Carlos "Cacá" Bueno - 55 pontos
3º - Ernesto "Tito" Bessone - 27 pontos
4º - Osvaldo "Cocho" López - 27 pontos
5º - Ingo Hoffmann - 23 pontos
6º - Fernando Croceri - 22 pontos
7º - Juan Manuel Fangio II - 21 pontos
8º - Miguel Angel Guerra - 19 pontos
9º - Ricardo Risatti - 14 pontos
10º - Javier Balzano - 12 pontos
11º - Emiliano Spataro - 10 pontos
5ª Etapa – Mar de Ajó – Argentina – 06 de julho de 1998
No autódromo Ruben Luis di Palma, em Mar de Ajó, a pole position foi conquistada por Fernando Croceri, de BMW 318i. Poppi Larrauri marcou o segundo melhor tempo, mostrando a força das BMW´s na pista de Mar de Ajó. Os carros alemães eram seguidos dos franceses Peugeot 406 da equipe EF Racing. O lastro "de sucesso" para esta etapa distribuiria 60 quilos para Oscar Larrauri e Cacá Bueno, 20 quilos para Juan Manuel Fangio II e 10 quilos para Ingo Hoffmann.
O grid de largada ficou assim:
1º - #32 Fernando Croceri (Equipe Ménem Junior Competition) - BMW 318i - 1min27s632
2º - #1 Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 1min27s749
3º - #14 Juan Manuel Fangio II (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 1min28s554
4º - #15 Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 1min28s626
5º - #26 Ernesto "Tito" Bessone (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 1min30s826
6º - #2 Ingo Hoffmann (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 1min28s255
7º - #27 Pablo Peón (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 1min28s347
8º - #5 Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 1min28s617
9º - #11 Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 1min28s635
10º - #3 Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 1min28s743
11º - #28 Anibal Zaniratto (Equipe Alfa Scuadra) - Alfa Romeo 155 TS - 1min29s592
12º - #9 Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT - 1min30s136
13º - #20 Carlos Cura (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V - 1min30s921
14º - #25 Gerardo Cerquetti (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia - 1min31s854
15º - #6 Emiliano Spataro (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 1min33s024
16º - #10 José Visir (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT -1min33s354
17º - #18 Alejandro Pagani (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT - sem tempo
18º - #4 Nicolás Filiberti (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - sem tempo
A prova foi disputada com muito frio e vento, mas com pista seca e sol, depois de três dias seguidos de muita chuva na região. Croceri largou bem e manteve a ponta, seguido de perto de Larrauri. Na primeira curva já aconteceu a primeira confusão, entre Carlos Cura e Oscar Fineschi. Mais à frente, José Visir também foi "comprar um terreno" fora da pista, onde a grama e a terra estavam muito encharcadas. Ainda na primeira volta Poppi Larrauri assumiu a ponta deixando Croceri com a segunda posição.
Larrauri abriu uma boa vantagem de três segundos e meio, deixando Croceri a brigar com os dois Peugeot´s vermelhos, tendo Fangio em terceiro e Cacá em quarto. Pablo Peón fazia uma ótima prova com o Stratus na quinta colocação e depois de seis voltas, esse era o panorama das primeiras posições. Fangio e Cacá ultrapassaram de uma vez Croceri e Cacá ainda alcançaria a segunda colocação, porém, com Larrauri muito à frente, faturando mais uma vitória na temporada.
Resultado final da prova:
1º #1 Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 20 pontos
2º #15 Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 15 pontos
3º #14 Juan Manuel Fangio II (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 12 pontos
4º #5 Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 10 pontos
5º #2 Ingo Hoffmann (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 8 pontos
6º #27 Pablo Peón (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 6 pontos
7º #11 Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 4 pontos
8º #6 Emiliano Spataro (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 3 pontos
9º #32 Fernando Croceri (Equipe Ménem Junior Competition) - BMW 318i - 3 pontos
10º #28 Anibal Zaniratto (Equipe Alfa Scuadra) - Alfa Romeo 155 TS - 1 ponto
11º #4 Nicolás Filiberti (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V
12º #10 José Visir (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
13º #25 Gerardo Cerquetti (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
14º #9 Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
Abandonos:
#3 Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V
#18 Alejandro Pagani (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT
#20 Carlos Cura (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V
#26 Ernesto "Tito" Bessone (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus
6ª Etapa – Olavarria – Argentina – 02 de agosto de 1998
A sexta etapa da temporada de 1998 do Superturismo SUDAM aconteceria no novo autódromo de Olavarria (inaugurado em abril daquele), localizado na província de Buenos Aires. O traçado a ser utilizado, de média velocidade, seria o número cinco, que perfazia um total de 3.788 metros. A pole position foi conquistada por Miguel Angel Guerra, a primeira de um Chevrolet Vectra na temporada. Os postulantes ao título, Cacá Bueno e Poppi Larrauri, não fizeram uma boa classificação e largariam para além do sexto lugar.
O Vectra do pole position Miguel Angel Guerra
O grid de largada ficou assim:
1º - #3 Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 1min29s208
2º - #5 Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 1min29s241
3º - #6 Emiliano Spataro (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 1min29s262
4º - #14 Juan Manuel Fangio II (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 1min29s349
5º - #2 Ingo Hoffmann (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 1min29s543
6º - #15 Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 1min29s535
7º - #1 Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 1min29s655
8º - #27 Pablo Peón (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 1min30s051
9º - #9 Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT - 1min30s126
10º - #11 Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 1min30s136
11º - #4 Nicolás Filiberti (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 1min30s537
12º - #7 Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 1min30s670
13º - #28 Anibal Zaniratto (Equipe Alfa Scuadra) - Alfa Romeo 155 TS - 1min30s934
14º - #17 Daniel Marrocchi (Equipe Honda Team) - Honda Accord - 1min31s409
15º - #32 Fernando Croceri (Equipe Ménem Junior Competition) - BMW 318i - 1min31s616
16º - #20 Carlos Cura (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V - 1min32s484
17º - #12 Angel Monguzzi (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 1min33s037
18º - #10 José Visir (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT - 1min33s126
19º - #25 Gerardo Cerquetti (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia - 1min34s192
20º - #26 Ernesto "Tito" Bessone (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - sem tempo
21º - #16 Alejandro Bini (Equipe Honda Team) - Honda Accord - sem tempo
O domingo em Olavarria apresentou um clima de muito frio, com névoa e um sol compondo a paisagem. A pista estava úmida, mas de uma forma que permitia aos pilotos utilizarem pneus slicks, porém, fora do traçado ideal o piso estava muito escorregadio.
Na largada, Guerra conseguiu manter a ponta com seu Vectra, seguido por Cocho Lopez e Emiliano Spataro, com os dois Peugeots, de Fangio e Cacá na sequência. Ainda na primeira volta tivemos o primeiro incidente, envolvendo o Ford Mondeo de Ricardo Risatti, que rodou e ficou parado às margens da pista, em uma posição perigosa. Então na segunda volta a direção de prova acionou o carro de segurança para a retirada do Mondeo da pista.
Foi nesse momento, quando o pelotão entrava na reta dos boxes, reduzindo a velocidade, que os dois companheiros de equipe, Ingo e Larrauri, colidiram. Poppi levou a pior, com avarias na dianteira (para-lamas amassado) e na traseira. Precisou recolher aos boxes para realizar reparos na sua BMW e abandonou ali a disputa pelas posições de pontuação.
Momento da pancada entre Larrauri e Ingo
Na volta seguinte o pace car voltou para os boxes e a prova foi retomada. Guerra perdeu rendimento depois da relargada e caiu da primeira para a quarta colocação. Cocho, Spataro e Fangio eram os três primeiros colocados neste momento. Logo Cacá Bueno também superou Guerra, subindo para a quarta colocação na quinta volta. A briga nesse momento estava na segunda colocação entre Spataro e Fangio.
Spataro errou no complemento da oitava volta e perdeu as posições para Fangio e Cacá. Neste momento, os Peugeots andavam muito rápido, com a melhor volta da corrida cravada por Juan Manuel Fangio II. A partir de então, Fangio foi à caça de Cocho Lopez para brigar pela ponta.
O jovem argentino Emiliano Spataro
A partir da nona volta, Fangio encosta de vez em Cocho Lopez, cercando e aguardando a melhor posição para buscar uma ultrapassagem. Pablo Peón, com Stratus, na décima segunda passagem crava a melhor volta na caça a Miguel Angel Guerra pela briga pela quinta posição. Lá atrás o brasileiro Ingo Hoffmann buscava uma prova de recuperação depois da pancada com seu companheiro de equipe.
E no complemento da volta número 20, Fangio forçou e conseguiu a ultrapassagem sobre Cocho Lopez. Os carros chegaram a se encostar na manobra. Cacá vinha na terceira colocação e agora buscava diminuir a diferença para Cocho, chegando inclusive a marcar a melhor volta da prova na passagem de número 24.
Momento em que Fangio encosta em Cocho Lopez na briga pela vitória
E Fangio manteve-se na liderança até o final da prova, faturando a sua primeira vitória na categoria, mostrando também o ótimo desempenho do Peugeot 406. Cocho completou na segunda colocação e Cacá finalizou o pódio na terceira posição. Na briga pelo título de pilotos, Cacá Bueno marcou pontos importantes e contou com o azar de Poppi Larrauri, que não pontuou nessa etapa. Com os resultados, Cacá assumiu a liderança do campeonato de pilotos, com dois pontos de vantagem para Poppi Larrauri.
Resultado final da prova:
1º #14 Juan Manuel Fangio II (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 20 pontos
2º #5 Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 15 pontos
3º #15 Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 12 pontos
4º #6 Emiliano Spataro (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 10 pontos
5º #3 Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 9 pontos
6º #27 Pablo Peón (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 6 pontos
7º #4 Nicolás Filiberti (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 4 pontos
8º #7 Patricio Spinella (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 3 pontos
9º #2 Ingo Hoffmann (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 2 pontos
10º #26 Ernesto "Tito" Bessone (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 1 ponto
11º #28 Anibal Zaniratto (Equipe Alfa Scuadra) - Alfa Romeo 155 TS
12º #32 Fernando Croceri (Equipe Ménem Junior Competition) - BMW 318i
13º #10 José Visir (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
14º #1 Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i
15º #16 Alejandro Bini (Equipe Honda Team) - Honda Accord
16º #25 Gerardo Cerquetti (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
Abandonos:
#9 Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
#11 Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
#12 Angel Monguzzi (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
#17 Daniel Marrocchi (Equipe Honda Team) - Honda Accord
Não largou:
#20 Carlos Cura (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V
Campeonato de pilotos até o momento:
1º - Carlos "Cacá" Bueno - 82 pontos
2º - Oscar "Poppi" Larrauri - 80 pontos
3º - Juan Manuel Fangio II - 53 pontos
4º - Osvaldo "Cocho" López - 52 pontos
5º - Ingo Hoffmann - 33 pontos
6º - Ernesto "Tito" Bessone - 28 pontos
7º - Miguel Angel Guerra - 28 pontos
8º - Fernando Croceri - 24 pontos
9º - Emiliano Spataro - 23 pontos
10º - Pablo Péon - 19 pontos
11º - Ricardo Risatti - 18 pontos
7ª Etapa – Curitiba – Brasil – 23 de agosto de 1998
Em Curitiba, o excelente trabalho que vinha sendo realizado por Ingo Hoffmann foi premiado: o brasileiro dominou a etapa, cravando a pole position e vencendo a prova. Foi a primeira vitória do "alemão" no Superturismo SUDAM. Os postulantes ao título não tiveram uma boa etapa: Poppi Larrauri ainda salvou três pontos, finalizando a corrida na oitava colocação e Cacá Bueno abandonou a prova.
Entre os brasileiros, destaque também para o paranaense Flávio Trindade, que com uma BMW 318i da equipe Diablo finalizou a corrida na sétima colocação.
O brasileiro Flávio Trindade pontuou em casa
Vitória de Ingo Hoffmann
O pódio de Curitiba, com Ingo, Cocho e Spataro
Resultado final da prova:
1º #2 Ingo Hoffmann (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 21 pontos
2º #5 Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 15 pontos
3º #6 Emiliano Spataro (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 12 pontos
4º #3 Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 10 pontos
5º #14 Juan Manuel Fangio II (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 8 pontos
6º #26 Ernesto "Tito" Bessone (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 6 pontos
7º #7 Flavio Trindade Neto (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i - 4 pontos
8º #1 Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 3 pontos
9º #9 Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT - 2 pontos
10º #20 Carlos Cura (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V - 1 ponto
11º #25 Gerardo Cerquetti (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
12º #32 Fernando Croceri (Equipe Ménem Junior Competition) - BMW 318i
Abandonos:
#10 José Visir (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
#11 Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
#28 Anibal Zaniratto (Equipe Alfa Scuadra) - Alfa Romeo 155 TS
#4 Javier Balzano (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V
#15 Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406
#18 Alejandro Pagani (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT
#27 Pablo Peón (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus
8ª Etapa – Oberá – Argentina - 06 de setembro de 1998
O Superturismo SUDAM voltou para a Argentina para a disputa da oitava etapa do campeonato, em Oberá. Mais uma vez, mostrando uma boa fase, Ingo Hoffmann cravou a pole position e venceu a corrida, fazendo uma dobradinha com Poppi Larrauri. Na briga pelo título, Cacá Bueno finalizou na sexta colocação, ficando dez pontos atrás de Larrauri no campeonato de pilotos.
Mais uma vitória para Ingo na temporada
Resultado final da prova:
1º #2 Ingo Hoffmann (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 21 pontos
2º #1 Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 15 pontos
3º #14 Juan Manuel Fangio II (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 12 pontos
4º #32 Fernando Croceri (Equipe Ménem Junior Competition) - BMW 318i - 10 pontos
5º #5 Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 8 pontos
6º #15 Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 6 pontos
7º #6 Emiliano Spataro (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 4 pontos
8º #27 Pablo Peón (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 3 pontos
9º #28 Anibal Zaniratto (Equipe Alfa Scuadra) - Alfa Romeo 155 TS - 2 pontos
10º #3 Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 1 ponto
11º #20 Javier Balzano (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V
12º #9 Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
13º #10 José Visir (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
14º #17 Daniel Marrocchi (Equipe Honda Team) - Honda Accord
15º #25 Gerardo Cerquetti (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
16º #7 Daniel Urrurtia (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i
Abandonos:
#11 Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
#26 Carlos Okulovich (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Oscar "Poppi" Larrauri - 98 pontos
2º - Carlos "Cacá" Bueno - 88 pontos
3º - Osvaldo "Cocho" López - 75 pontos
4º - Ingo Hoffmann - 75 pontos
5º - Juan Manuel Fangio II - 73 pontos
6º - Miguel Angel Guerra - 39 pontos
7º - Emiliano Spataro - 39 pontos
8º - Ernesto "Tito" Bessone - 34 pontos
9º - Fernando Croceri - 34 pontos
10º - Pablo Péon - 22 pontos
11º - Ricardo Risatti - 18 pontos
12º - Javier Balzano - 12 pontos
13º - Anibal Zaniratto - 11 pontos
14º - Oscar Fineschi - 10 pontos
15º - Paulo Gomes - 8 pontos
9ª Etapa – Buenos Aires – Argentina – 04 de outubro de 1998
A nona etapa do campeonato mostrou a evolução do jovem argentino Emiliano Spataro, que conquistou a sua primeira pole position da carreira no Superturismo e também a primeira de uma Alfa-Romeo 155 na temporada.
A corrida foi vencida por Larrauri, que abriu uma sólida vantagem de 20 pontos para Cacá Bueno no campeonato de pilotos, faltando três etapas para o fim da temporada. Cacá finalizou a prova no autódromo Oscar Galvez na quarta colocação.
Resultado final do campeonato:
1º #1 Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 20 pontos
2º #9 Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT - 15 pontos
3º #26 Ernesto "Tito" Bessone (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 12 pontos
4º #15 Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 10 pontos
5º #5 Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 8 pontos
6º #14 Juan Manuel Fangio II (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 6 pontos
7º #28 Anibal Zaniratto (Equipe Alfa Scuadra) - Alfa Romeo 155 TS - 4 pontos
8º #17 Daniel Marrocchi (Equipe Honda Team) - Honda Accord - 3 pontos
9º #11 Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 2 pontos
10º #3 Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 1 ponto
11º #25 Gerardo Cerquetti (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
12º #7 Tomás Harpe (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i
13º #10 José Visir (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
14º #27 Pablo Peón (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus
Abandonos:
#2 Ingo Hoffmann (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i
#6 Emiliano Spataro (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS
#32 Fernando Croceri (Equipe Ménem Junior Competition) - BMW 318i
#20 Javier Balzano (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V
Não Largou:
#16 Miguel Alisi (Equipe Honda Team) - Honda Accord
Campeonato de pilotos até o momento:
1º - Oscar "Poppi" Larrauri - 118 pontos
2º - Carlos "Cacá" Bueno - 98 pontos
3º - Osvaldo "Cocho" López - 83 pontos
4º - Juan Manuel Fangio II - 79 pontos
5º - Ingo Hoffmann - 75 pontos
6º - Ernesto "Tito" Bessone - 46 pontos
7º - Miguel Angel Guerra - 40 pontos
8º - Emiliano Spataro - 40 pontos
9º - Fernando Croceri - 34 pontos
10º - Oscar Fineschi - 25 pontos
11º - Pablo Péon - 22 pontos
12º - Ricardo Risatti - 20 pontos
13º - Anibal Zaniratto - 15 pontos
14º - Javier Balzano - 12 pontos
15º - Paulo Gomes - 8 pontos
10ª Etapa – Cascavel – Brasil – 25 de outubro de 1998
O Superturismo SUDAM voltava para o Brasil para a disputa da décima etapa, no rápido circuito de Cascavel. Foi uma prova de recuperação de Cacá Bueno no campeonato, que venceu a corrida e descontou dez pontos para Larrauri, que não pontuou nesta etapa. O brasileiro Chico Serra estreou no Superturismo SUDAM pontuando. Serra levou o Chrysler Stratus da equipe Bessone Sport para a quinta posição no final da prova, o melhor Stratus da etapa. Os outros brasileiros, Ingo Hoffmann e Norio Matsubara, que estreava no campeonato, abandonaram a corrida.
Vitória em casa para Cacá Bueno
Resultado final da prova:
1º #15 Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 20 pontos
2º #5 Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 15 pontos
3º #14 Juan Manuel Fangio II (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 12 pontos
4º #6 Emiliano Spataro (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 10 pontos
5º #26 Chico Serra (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 8 pontos
6º #32 Fernando Croceri (Equipe Ménem Junior Competition) - BMW 318i - 6 pontos
7º #27 Pablo Peón (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 4 pontos
8º #11 Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 3 pontos
9º #9 Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT - 2 pontos
10º #4 Javier Balzano (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 1 ponto
11º #1 Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i
12º #10 José Visir (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
Abandonos:
#2 Ingo Hoffmann (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i
#3 Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V
#12 Norio Matsubara (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
#20 Carlos Cura (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V
#28 Anibal Zaniratto (Equipe Alfa Scuadra) - Alfa Romeo 155 TS
Campeonato de pilotos até o momento:
1º - Oscar "Poppi" Larrauri - 118 pontos
2º - Carlos "Cacá" Bueno - 108 pontos
3º - Osvaldo "Cocho" López - 98 pontos
4º - Juan Manuel Fangio II - 91 pontos
5º - Ingo Hoffmann - 75 pontos
6º - Emiliano Spataro - 50 pontos
7º - Ernesto "Tito" Bessone - 46 pontos
8º - Miguel Angel Guerra - 40 pontos
9º - Fernando Croceri - 40 pontos
10º - Oscar Fineschi - 27 pontos
11º - Pablo Péon - 26 pontos
12º - Ricardo Risatti - 23 pontos
13º - Anibal Zaniratto - 15 pontos
14º - Javier Balzano - 13 pontos
15º - Paulo Gomes - 8 pontos
16º - Chico Serra - 8 pontos
11ª Etapa – Rosário – Argentina – 22 de novembro de 1998
Faltando duas etapas para o fim da temporada de 1998, a briga pelo título estava mais "quente" do que nunca. Indiferente a tudo isso, o brasileiro Ingo Hoffmann cumpriu mais uma etapa dominante e fez "barba, cabelo e bigode" em Rosário: pole position e vitória, que alçou o "alemão" à terceira colocação na tabela de pilotos. Cacá Bueno completou a dobradinha brasileira. Já Larrauri teve uma etapa difícil e marcou apenas dois pontos. A corrida em Interlagos, última etapa do ano, prometia uma sensacional briga pelo título. Chico Serra, o outro brasileiro que participou da prova, abandonou a etapa.
Resultado final da prova:
1º #2 Ingo Hoffmann - (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 21 pontos
2º #15 Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 15 pontos
3º #27 Pablo Peón (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 12 pontos
4º #32 Fernando Croceri (Equipe Ménem Junior Competition) - BMW 318i - 10 pontos
5º #5 Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 8 pontos
6º #14 Juan Manuel Fangio II (Equipe EF Racing) - Peugeot 406 - 6 pontos
7º #9 Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT - 4 pontos
8º #4 Javier Balzano (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 3 pontos
9º #1 Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 2 pontos
10º #11 Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia - 1 ponto
11º #28 Anibal Zaniratto (Equipe Alfa Scuadra) - Alfa Romeo 155 TS
12º #20 Carlos Cura (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V
13º #25 Antonio Carbone (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
14º #10 José Visir (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
15º #7 Tomás Harpé (Equipe Diablo Motorsport) - BMW 318i
16º #3 Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V
Abandonos:
#6 Emiliano Spataro (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS
#12 Jorge Giorgi (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
#16 Ignacio Boero (Equipe Honda Team) - Honda Accord
#17 Daniel Marrocchi (Equipe Honda Team) - Honda Accord
#26 Chico Serra (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus
Não largou:
#18 Alejandro Pagani (Equipe Pagani Racing Team) - Chevrolet Vectra GT
12ª Etapa - Interlagos - Brasil – 13 de dezembro de 1998
O palco para a disputa do título de pilotos da segunda temporada da história do Campeonato Sul-Americano de Superturismo não poderia ser melhor: Interlagos, um dos melhores autódromos da América do Sul, que traria também uma boa vantagem para os pilotos brasileiros, conhecedores das "manhas" do traçado paulista.
Cacá Bueno e Oscar "Poppi" Larrauri fizeram, cada um, uma temporada muito consistente. Larrauri, experiente, contando com um ótimo equipamento e credenciado como o atual campeão, vinha fazendo uma temporada muito sólida. O jovem brasileiro Cacá Bueno, também contando com um ótimo equipamento, na sua temporada de estreia mostrava que seria um futuro multi-campeão, proporcionando velocidade e agressividade na medida certa.
O jovem André Bragantini nem chegou a largar, com problemas no motor do seu Vectra
O brasileiro Ingo Hoffmann, plenamente adaptado ao BMW 318i e em uma boa fase no ano, conquistou a pole position. Ingo largou bem, manteve a ponta e vinha comboiado por Larrauri e Cacá Bueno. Neste posicionamento, o título de pilotos estava na mão de Cacá. Mas a sorte não estava ao lado do brasileiro e um furo de pneu no seu Peugeot 406 obrigou Cacá a parar nos boxes. No afã de voltar para a pista, cometeu uma infração: ultrapassou a velocidade regulamentar no pit-lane e precisou cumprir uma punição. Acabava ali a chance do brasileiro de conquistar o título.
A sequência da largada em Interlagos
Porém, na volta para a pista, Cacá proporcionou uma polêmica: saindo dos boxes, posicionou-se à frente de Larrauri e passou a trocar de posição com o argentino, porém, com Larrauri na segunda colocação. Poppi ficou muito bravo com este fato. Cada um deu a sua versão para este embróglio. Cacá, mostrando o ímpeto particular da pouca idade, disse à revista Racing: "queria provar para todo mundo que meu carro era melhor e eu poderia ultrapassá-lo quantas vezes fosse necessário, mas em nenhum momento pensei em jogá-lo para fora". Já Poppi Larrauri deu o seu ponto de vista para o episódio: "o Cacá é um grande piloto mas tem que aprender a perder. Estava esperando um choque a qualquer momento."
Mas as polêmicas não acabaram por aí. Na equipe Proas, Ingo Hoffmann, que liderava a prova, foi orientado a ceder a posição para Larrauri, com a alegação da necessidade do atingimento da pontuação necessária para o título do argentino. A contra-gosto, mas com extremo profissionalismo, o "alemão" cedeu a vitória a Poppi, que garantiu o título, o segundo consecutivo em dois anos de campeonato. Este episódio deixou o "alemão" furioso. A equipe Proas se enganou com as contas e tirou uma vitória segura de Ingo, que não prejudicaria o título do argentino.
Foi uma temporada de muitas disputas e além das expectativas de pilotos, equipes, imprensa e fãs. Tivemos a consolidação de Oscar Larrauri, a ótima revelação do jovem Cacá Bueno, a amostra do poderia de Ingo Hoffmann, além da revelação de uma promessa argentina chamada Emiliano Spataro. Para o próximo ano, as novidades que chegariam no Superturismo SUDAM fariam o certame ainda mais competitivo e especial.
Ótimo resultado para Emiliano Spataro
O pódio com Ingo, Larrauri e Spataro
Oscar "Poppi" Larrauri, o campeão de 1998
Resultado final da prova:
1º #1 Oscar "Poppi" Larrauri (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 20 pontos
2º #2 Ingo Hoffmann (Equipe Proas Master Card) - BMW 320i - 16 pontos
3º #6 Emiliano Spataro (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 12 pontos
4º #32 Fernando Croceri (Equipe Ménem Junior Competition) - BMW 318i - 10 pontos
5º #31 Flavio "Nonô" Figueiredo (Equipe Prop Car) - Chevrolet Vectra 16V - 8 pontos
6º #27 Pablo Peón (Equipe Bessone Sport) - Chrysler Stratus - 6 pontos
7º #5 Osvaldo "Cocho" López (Equipe Race Car) - Alfa Romeo 155 TS - 4 pontos
8º #3 Miguel Angel Guerra (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 3 pontos
9º #28 Anibal Zaniratto (Equipe Alfa Scuadra) - Alfa Romeo 155 TS - 2 pontos
10º #4 Fabian Hermoso (Equipe INI Competition) - Chevrolet Vectra 16V - 1 ponto
11º #14 Juan Manuel Fangio II (Equipe EF Racing) - Peugeot 406
12º #15 Carlos "Cacá" Bueno (Equipe EF Racing) - Peugeot 406
13º #17 Daniel Marrocchi (Equipe Honda Team) - Honda Accord
Abandonos:
#9 Oscar Fineschi (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
#10 José Visir (Equipe Fineschi Sport) - Toyota Corona E GT
#11 Ricardo Risatti (Equipe Risatti Racing) - Ford Mondeo Ghia
#25 Javier Balzano (Equipe Mega Sport) - Ford Mondeo Ghia
Não largou:
#20 André Bragantini (Equipe Sólido Motorsport) - Chevrolet Vectra 16V
Campeonato de pilotos - resultado final:
1º - Oscar "Poppi" Larrauri - 141 pontos
2º - Carlos "Cacá" Bueno - 134 pontos
3º - Ingo Hoffmann - 112 pontos
4º - Osvaldo "Cocho" López - 110 pontos
5º - Juan Manuel Fangio II - 98 pontos
6º - Emiliano Spataro - 62 pontos
7º - Fernando Croceri - 62 pontos
8º - Ernesto "Tito" Bessone - 46 pontos
9º - Pablo Péon - 45 pontos
10º - Miguel Angel Guerra - 43 pontos
11º - Oscar Fineschi - 32 pontos
12º - Ricardo Risatti - 22 pontos
13º - Anibal Zaniratto - 17 pontos
14º - Javier Balzano - 16 pontos
15º - Paulo Gomes - 8 pontos
16º - Chico Serra - 8 pontos
17º - Flavio "Nonô" Figueiredo - 8 pontos
Mais imagens da temporada de 1998:
O brasileiro Cacá Bueno fez uma excelente temporada de estreia no Superturismo
Ingo Hoffmann mostrou sua força na temporada de estreia e terminou em terceiro no campeonato
Vectra do experiente argentino Miguel Angel Guerra
Mais um carro de equipe brasileira, o Nissan Primera da equipe CD Motorsport, do piloto Adalberto Jardim
O Vectra da equipe brasileira PropCar, na pilotagem Paulão Gomes
O Nissan Primera de Adalberto Jardim, ainda sem pintura, à frente do Vectra de Guerra e do Stratus de Tito Bessone
O Chrysler Stratus foi um dos novos carros a tomar parte do Superturismo SUDAM, oriundos do campeonato norte-americano
Chico Serra em primeiro plano na pilotagem do Stratus
Paulão Gomes
Cacá Bueno nos boxes da equipe Peugeot
O bi-campeão Oscar "Poppi"Larrauri
Honda Accord de Daniel Marrochi
Alfa-Romeo 155 TS de Anibal Zaniratto
O jovem argentino Emiliano Spataro foi uma das boas revelações da temporada 1998
Alfa 155 de Osvaldo "Cocho" Lopez
Stratus de Pablo Péon
BMW 318i do argentino Fernando Croceri
Nissan Primera de Adalberto Jardim
As duas jovens revelações do ano: Emiliano Spataro e Cacá Bueno
Chico Serra
O argentino Juan Manuel Fangio II
Toyota Corona de José Visir
Vectra de Alejandro Pagani
A usina de força do Peugeot 406 de Cacá Bueno
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