A dança das cadeiras do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos para 1989 foi intensa. Muitas mudanças de duplas e também de equipamentos agitaram a pré-temporada do ano. Ingo Hoffmann deixou a parceria de apenas um ano com Gunnar Volmer e migrou para a equipe Greco-Ford, em busca de mais competitividade com os Escorts, em dupla com Fabio Greco. Volmer convocou Toninho da Matta para formar time com o Passat branco e amarelo da Tesa/Juvena. Paulão Gomes recrutou Fabinho Sotto Mayor e iria disputar novamente a temporada de Passat. Andreas Mattheis se aliou a Ricardo Cosac e continuaria em 89 com Passat. Outro que seguia fiel ao Passat era Xandy Negrão, que teria ao seu lado Luis Otavio Paternostro. Claudio Girotto continuaria na equipe Greco-Ford e teria como parceiro Paulo Judice. Seguindo com Fiat Uno, Chico Serra faria em 89 dupla com Walter Travaglini. Ainda no esquadrão da Fiat, Aroldo Bauermann uniu-se a Arthur Bragantini e a Anor Friedrich alternadamente. De São Paulo, mais um piloto seguiria com Uno: Rodolfo Pousa, que teria a parceria de Luis Rondinone.
A temporada de 1989 teria 10 etapas, sendo que cada etapa seria dividida em duas baterias e a grande novidade era a primeira vez do Marcas em Curitiba. Seriam duas etapas em Interlagos, duas em Jacarepaguá, duas em Tarumã e duas também em Cascavel, no ótimo autódromo Zilmar Beux.
Interlagos - 30/04/1989
O início da temporada em São Paulo demonstrou que o Passat ainda era o carro a ser batido no Brasileiro de Marcas. Nos treinos classificatórios os dez carros mais rápidos foram os carros da Volkswagen. A pole position foi conquistada pela dupla Andreas Mattheis e Ricardo Cosac, que registraram o tempo de 3m18s99 e média de 141,528 Km/h. Marcelo Gomide e Augusto "Guga" Ribas, campeão mundial de kart, classificaram na segunda colocação, seguidos de Xandy Negrão e Luis Otavio Paternostro.
Os mais rápidos em Interlagos:
1º - Andreas Mattheis / Ricardo Cosac - VW Passat - 3m18s99 - média de 141,528 Km/h
2º - Marcelo Gomide / Augusto "Guga" Ribas - VW Passat
3º - Xandy Negrão / Luis Otavio Paternostro - VW Passat
4º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - VW Passat
5º - Armando Balbi / João Carlos "Capeta" Palhares - VW Passat
6º - Arthur Bragantini / Aroldo Bauermann - Fiat Uno
Na corrida, com o somatório das duas baterias, a vitória ficou com o Passat da dupla Paulão Gomes e Fabio Sotto Mayor, que havia largado na oitava colocação. O domínio dos carros da Volkswagen se estendeu para a prova e o melhor carro não pertencente à marca alemã - o Escort da dupla Claudio Girotto e Paulo Júdice - finalizou na sétima colocação. O final da segunda bateria foi emocionante, com Paulão e Volmer cruzando a linha de chegada na última volta "cabeça a cabeça", com 20 centésimos de segundo de vantagem para Gomes na bandeirada.
Paulão e seu Passat em ação para a vitória em Interlagos
Resultado final:
1º - Paulo Gomes / Fabio Sotto Mayor - Volkswagen Passat - 28 voltas em 1h34m55s07 - média de 138,468 Km/h
2º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat
3º - Andreas Mattheis / Ricardo Cosac - Volkswagen Passat
4º - Luis Antonio "Titônio" Massa / José Romano Coelho - Volkswagen Passat
5º - Fabio Crespi / Jorge Claudio Schuback - Volkswagen Passat
6º - Armando Balbi / João Carlos "Capeta" Palhares - Volkswagen Passat
7º - Claudio Girotto / Paulo Judice - Ford Escort
8º - Amadeu Rodrigues / Paulo Antonio Quinan - Volkswagen Voyage
9º - Luis Rondinone / Rodolfo Pousa - Fiat Uno
10º - Arthur Bragantini / Aroldo Bauermann - Fiat Uno
Tarumã - 21/05/1989
A segunda etapa do ano no desafiador traçado do autódromo de Tarumã continuou a ver a boa performance dos carros da Volkswagen, tanto os Passats quanto os Voyages, que começavam a ser utilizados com maior frequência pelas equipes. A melhor volta no classificatório ficou com a dupla Andreas Mattheis e Ricardo Cosac, seguidos dos "locais" gaúchos Fabio Bertolucci e Amadeu Moller, com Voyage. Ingo e Greco qualificaram-se na terceira colocação com o Escort. Na terceira colocação ficou a dupla Xandy Negrão e Luis Otavio Paternostro.
O dia bonito e ensolarado no Rio Grande do Sul seria um pano de fundo perfeito para uma excelente corrida no Tarumã. Mas o que foi visto foi exatamente o contrário a tudo isso: uma corrida tensa e uma quase tragédia. Um pouco após a largada, ainda na primeira volta, a corrida foi interrompida pela direção de prova após um acidente entre Amadeu Rodrigues e Xandy Negrão. Os dois pilotos se enroscaram e Amadeu levou a pior: seu Voyage bateu e atravessou o guard-rail por cima, caindo do outro lado da pista, tombado, com a porta do lado do piloto virada para o asfalto.
No vídeo acima, o momento do acidente de Amadeu Rodrigues, onde é possível ver a saída do piloto do carro e também o depoimento de Xandy Negrão sobre o ocorrido
Imediatamente o álcool que vazou e derramou do tanque de combustível pela girada do carro entrou em contato com as partes quentes e irrompeu-se um incêndio de grandes proporções. Amadeu soltou os cintos e emergiu na porta do passageiro, pulando do carro. Mas o tempo em que se desvencilhava de tudo para sair do seu Voyage lhe custou graves queimaduras de primeiro e segundo grau por aproximadamente 75% do seu corpo. Assim que chegou na lateral da pista, Amadeu caiu no chão e desmaiou. Amadeu seria levado para o Hospital de Porto Alegre e posteriormente, transferido para o Albert Einstein, em São Paulo. Quem presenciou a cena contou que teve a sensação de que o socorro demorou a chegar ou minimamente não foi suficiente para auxiliar Amadeu no momento após o acidente.
As imagens do acidente com Amadeu Rodrigues e o Passat de Xandy Negrão com a frente destruída
Este pavoroso incidente e a visão de um companheiro de profissão muito queimado gerou uma série de discussões posteriores entre os envolvidos na categoria com a melhoria nas condições de segurança. Ato contínuo, os pilotos passaram a vestir luvas e roupas de baixo anti-chama, artigos que não eram utilizados de forma recorrente por alguns competidores.
No campo desportivo, a corrida foi reiniciada um bom tempo após o atendimento à Amadeu Rodrigues e a limpeza e retirada dos carros acidentados da pista. Na soma das duas baterias a vitória ficou com os gaúchos Bertolucci e Moller, que desde os treinos vinham muito bem com o Voyage.
Segue o resultado final no Tarumã:
1º - Fabio Bertolucci / Amadeo Moller - Volkswagen Voyage
2º - Ingo Hoffmann / Fabio Greco - Ford Escort
3º - Andreas Mattheis / Ricardo Cosac - Volkswagen Passat
4º - Jorge de Freitas / Massanori Kunigami - Volkswagen Voyage
5º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel - Fiat Uno
6º - Claudio Girotto / Paulo Judice - Ford Escort
500 Quilômetros de Cascavel - 04/06/1989
Depois do susto de Tarumã, a categoria rumou para o oeste do Paraná, para a etapa em Cascavel, no mês de junho. Enquanto Amadeu Rodrigues recuperava-se das graves queimaduras em São Paulo, já longe do risco de morte - o piloto passou, na sexta-feira anterior ao fim de semana da prova em Cascavel, por uma série de micro-cirurgias nos braços e pernas - pilotos e equipes buscavam esquecer o acidente e concentrar-se nos trabalhos na rápida pista paranaense. Com a mentalidade em melhorias na segurança, a direção de prova em Cascavel organizou um treinamento de resgate nos treinos livres.
Andreas Mattheis e Ricardo Cosac conquistaram a terceira pole position consecutiva em três provas até então disputadas na temporada. A volta mais rápida foi conquistada com o tempo de 1m16s68. O grid teria a presença de 23 carros. Seguem os mais rápidos no qualificatório:
1º - Andreas Mattheis / Ricardo Cosac - VW Passat - 1m16s68
2º - Chico Serra / Walter Travaglini - Fiat Uno - 1m16s84
3º - Xandy Negrão / Luis Otavio Paternostro - VW Passat - 1m16s97
4º - Armando Balbi / João Carlos "Capeta" Palhares - VW Passat - 1m17s04
A corrida foi dura para os equipamentos e muitos abandonos por falhas mecânicas ocorreram, dentre eles o do Passat da dupla dos cariocas Ricardo Cosac e Andreas Mattheis, que abandonaram a etapa ainda na primeira bateria. A vitória foi novamente de um Passat, desta vez de Toninho da Matta e Gunnar Volmer, a primeira da dupla na temporada. Como prêmio assumiram a liderança na tabela de pilotos.
Toninho da Matta ao volante do Passat vencedor
Resultado final:
1º - #20 Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat (Equipe Tesa/Juvena/Mobil) - 70 voltas em 1h31m29s78 - média de 139,179 Km/h
2º - #47 Ingo Hoffmann / Fabio Greco - Ford Escort (Equipe Greco/Cofap/Golden Cross/Sabó)
3º - #17 Fábio Bertolucci / Ronaldo Ely - Volkswagen Voyage (Equipe Rinaldi Racing)
4º - #18 Armando Balbi / João Carlos "Capeta" Palhares - Volkswagen Passat (Equipe Texaco/Apolo)
5º - #45 Claudio Girotto / Paulo Judice - Ford Escort (Equipe Greco/Cofap/Golden Cross/Sabó)
6º - #12 Fabio Crespi / Jorge Claudio Schuback - Volkswagen Passat (Equipe Disnave/Compeve/Auto Modelo/Morsing)
7º - #07 Marcelo Gomide / Augusto "Guga" Ribas - Volkswagen Passat (Equipe Criasom/Leite de Rosas)
8º - #70 Aroldo Bauermann / Anor Friedrich - Fiat Uno - (Equipe San Marino/Chapecó/Mobil)
9º - #38 Clemente de Farias / Vinicius Pimentel - Fiat Uno (Equipe Unise/Delp/Castrol)
10º - #03 Edson Yoshikuma / Rogério dos Santos - Volkswagen Passat (Equipe Ypioca)
Volta mais rápida: Fábio Bertolucci / Ronaldo Ely - Volkswagen Voyage
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - VW Passat - 36 pontos
2º - Fábio Greco / Ingo Hoffmann – Ford Escort - 35 pontos
3º - Andreas Mattheis / Ricardo Cosac - VW Passat - 27 pontos
4º - Paulo Gomes / Fabio Sotto Mayor – VW Passat - 26 pontos
5º - Claudio Girotto / Paulo Judice - Ford Escort - 20 pontos
6º - Armando Balbi / João Carlos "Capeta" Palhares - 16 pontos
7º - Fabio Crespi / Jorge Claudio Schuback - 14 pontos
8º - Jorge de Freitas / Massanori Kunigami - 12 pontos
9º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel -12 pontos
10º - Fábio Bertolucci / Ronaldo Ely - 12 pontos
11º - Luis Antonio "Titônio" Massa / José Romano Coelho - 10 pontos
Classificação das marcas até o momento:
1º - Volkswagen: 94 pontos
2º - Ford: 57 pontos
3º - Fiat: 21 pontos
Interlagos - 25/06/1989
A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos de 1989 em Interlagos seria a última corrida deste certame no lendário e fantástico circuito de quase oito quilômetros. O traçado sofreria profundas mudanças - reduzindo sua extensão praticamente pela metade - com vistas às adequações solicitadas pelos organizadores da Fórmula 1 para São Paulo voltar a receber a etapa brasileira da categoria máxima a partir de 1990.
Os cariocas Mattheis e Cosac mantiveram o ritmo veloz e conquistaram mais uma pole position na temporada, a quarta em quatro etapas. A boa forma da dupla, que marcou 3m17s98, fez com que fossem quase um segundo mais rápidos que os segundo colocados, Gunnar Volmer e Toninho da Matta, que cravaram 3m18s75. A terceira colocação no grid ficou com Fabio Greco e Ingo Hoffmann, que marcaram 3m18s95.
O clima em Interlagos estava bastante frio naquele domingo de final de junho. Na soma das duas baterias, a vitória ficou com a dupla da Ford Ingo Hoffmann e Fabio Greco, a primeira conquista no ano de um carro que não era um Volkswagen. Ingo e Greco percorreram 28 voltas na média de 139,332 Km/h. Andreas Mattheis e Ricardo Cosac terminaram a etapa na segunda colocação. O resultado alçou a dupla Ingo e Greco à liderança na tabela de pilotos.
O clima de tensão da etapa em Tarumã voltou a assombrar a categoria. Na segunda bateria, o goiano Carlos Santillo escapou da pista na curva do Sol, batendo com seu Passat em um pequeno barranco à margem da pista. O carro foi catapultado e capotou. O socorro mais uma vez deu mostras de falhas, demorando a chegar e retirar o piloto do carro. Santillo foi levado ao Hospital São Luiz, com suspeita de fratura em uma costela.
O campeonato de marcas agora tinha a Volkswagen com folga na liderança, computando 121 pontos, seguida pela Ford com 85 pontos, pela Fiat com 31 pontos e a Chevrolet com apenas 3 pontos.
O Escort vencedor de Ingo Hoffmann e Fabio Greco
Jacarepaguá - 23/07/1989
A quinta etapa da temporada foi disputada no ótimo circuito de Jacarepaguá. A pole position foi mais uma vez de um Passat, dessa vez da dupla "Capeta" Palhares e Armando Balbi, que cravou o tempo de 2m17s73, com média de 131,939 Km/h. Os Passats dominaram as primeiras colocações no grid:
1º - Armando Balbi / João Carlos "Capeta" Palhares - VW Passat - 2m17s73
2º - Andreas Mattheis / Ricardo Cosac - VW Passat - 2m17s83
3º - Marcelo Gomide / Augusto "Guga" Ribas - VW Passat - 2m17s998
4º - Fábio Greco / Ingo Hoffmann – Ford Escort - 2m18s376
"Capeta" e Balbi venceram a primeira bateria e Ingo e Greco faturaram a segunda bateria. Na soma dos resultados, Ingo e Greco foram os vencedores da etapa e mantiveram a liderança no campeonato de pilotos. Evaldo Quadrado, que fazia uma boa prova com Chevette, abandonou a primeira bateria com o tanque do seu carro furado. Outro incidente envolveu Luis Otavio Paternostro, Clemente de Farias e Julio Taboas, na briga pela sexta colocação. Paternostro buscou a ultrapassagem em cima dos outros dois competidores mas os três se enroscaram, saindo da pista. Vinicius Pimentel, companheiro de Clemente de Farias, reclamou: "você não precisava ter ido com tanta sede. Faltou experiência". Julio Taboas também ficou irritado: "eu era mais rápido e o Luis me botou para fora". Por fim, destaque para as ótimas atuações das duplas Edson Yoshikuma/Rogério dos Santos, Laércio Justino/Rodrigo Silva e Danusa Palhares/Roberto Aranha.
Mais uma vitória para Ingo e Greco na temporada
Resultado final:
1º - Fábio Greco / Ingo Hoffmann – Ford Escort
2º - Edson Yoshikuma / Rogério dos Santos - Volkswagen Passat
3º - Laércio Justino / Carlos Santillo - Volkswagen Passat
4º - Danusa Palhares / Roberto Aranha - Volkswagen Voyage
5º - Aroldo Bauermann / Anor Friedrich - Fiat Uno
6º - José Romano Coelho / Luis Otavio Paternostro - Volkswagen Passat
7º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat
8º - Álvaro Torres / J. Banmann - Volkswagen Voyage
9º - Armando Balbi / João Carlos "Capeta" Palhares - Volkswagen Passat
10º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel - Fiat Uno
Campeonato de pilotos até o momento:
1º - Ingo Hoffmann / Fabio Greco - Ford Escort - 75 pontos
2º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat - 52 pontos
3º - Andreas Mattheis / Ricardo Cosac - Volkswagen Passat - 42 pontos
4º - Claudio Girotto / Paulo Judice - Ford Escort - 30 pontos
5º - Paulo Gomes / Fabio Sotto Mayor - Volkswagen Passat - 26 pontos
6º - Clemente de Farias / Vinicius Pimentel - Fiat Uno - 21 pontos
Campeonato de marcas até o momento:
1º - Volkswagen - 138 pontos
2º - Ford - 105 pontos
3º - Fiat - 40 pontos
4º - Chevrolet - 3 pontos
Goiânia - 27/08/1989
Em Goiânia tivemos mais uma pole position conquistada por um Passat na temporada, da dupla Andreas Mattheis / Ricardo Cosac. Na corrida, Mattheis manteve a ponta da primeira bateria no início, escoltado por Armando Balbi, da mesma equipe. Os dois carros tiveram problemas mecânicos e abriram caminho para a vitória da dupla Toninho da Matta e Gunnar Volmer. Na segunda bateria a vitória ficou com o Escort dos líderes do campeonato, Ingo e Greco. Com os resultados de Goiânia, Toninho e Volmer chegavam mais perto de Ingo e Greco na disputa pelo topo da tabela de pilotos. Importante destacar também o bom desempenho do Chevette dos gaúchos Evaldo Quadrado e Serge Buchrieser.
Ótimo resultado para o Chevette de Evaldo Quadrado e Serge Buchrieser
Mais uma vitória para Toninho e Gunnar
Resultado final:
1º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat- 46 voltas em 1h23m20s030 - média de 128,30 Km/h
2º - Ingo Hoffmann / Fabio Greco - Ford Escort
3º - Rogerio dos Santos / Edson Yoshikuma - Volkswagen Passat
4º - Xandy Negrão / Luis Massa - Volkswagen Passat
5º - Fabio Crespi / Jorge Claudio Schuback - Volkswagen Passat
6º - Evaldo Quadrado / Serge Buchrieser - Chevrolet Chevette
7º - Chico Serra / Walter Travaglini - Fiat Uno
8º - José Romano Coelho / Luis Otavio Paternostro - Volkswagen Passat
9º - Eduardo Cunha / Rodrigo Gonçalves - Volkswagen Passat
10º - Antonio Fornari / Amadeo Moller - Volkswagen Voyage
Classificação do campeonato de pilotos até o momento:
1º - Ingo Hoffmann / Fabio Greco - Ford Escort - 90 pontos
2º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat - 72 pontos
3º - Andreas Mattheis / Ricardo Cosac - Volkswagen Passat - 42 pontos
4º - Claudio Girotto / Paulo Judice - Ford Escort - 30 pontos
5º - Rogerio dos Santos / Edson Yoshikuma - Volkswagen Passat - 29 pontos
6º - Fabio Crespi / Jorge Claudio Schuback - Volkswagen Passat - 28 pontos
Classificação do campeonato de marcas até o momento:
1º - Volkswagen - 180 pontos
2º - Ford - 120 pontos
3º - Fiat - 44 pontos
4º - Chevrolet - 3 pontos
Jacarepaguá - 23/09/1989
Pela primeira vez na temporada um Fiat Uno largaria na pole position. Coube à dupla Chico Serra / Walter Travaglini a façanha de cravar a volta em 2m17s67 e média de 131,544 Km/h. A segunda posição ficou com o Escort de Ingo e Greco, que fizeram a melhor volta em 2m18s39.
E a vitória no Rio ficou com a dupla Andreas Mattheis e Ricardo Cosac, de Passat. A liderança do campeonato de pilotos continuava em posse de Ingo Hoffmann e Fabio Greco, agora com 102 pontos conquistados.
Andreas Mattheis e Ricardo Cosac - vitória no quintal de casa
Resultado final:
1º - #72 Andreas Mattheis / Ricardo Cosac - Volkswagen Passat - 34 voltas em 1h21m23s16
2º - #18 João Carlos "Capeta" Palhares / Armando Balbi - Volkswagen Passat
3º - #47 Ingo Hoffmann / Fabio Greco - Ford Escort
4º - #20 Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat
5º - #05 Jorge de Freitas / Roberto Mourão - Fiat Uno
6º - #17 Fabio Bertolucci / Ronaldo Ely - Volkswagen Voyage
7º - #11 Jorge Fleck /Alvaro Jr. - Volkswagen Voyage
8º - #70 Luiz Kuenzer / Aroldo Bauermann - Fiat Uno
9º - #45 Claudio Girotto / Paulo Judice - Ford Escort
10º - #15 Paulo Taboas / Julio Taboas - Volkswagen Voyage
Melhor volta: Andreas Mattheis / Ricardo Cosac - Volkswagen Passat - 2m19s65 - média de 129,708 Km/h
Classificação dos pilotos até o momento:
1º - Ingo Hoffmann / Fabio Greco - 102 pontos
2º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - 82 pontos
3º - Andreas Mattheis / Ricardo Cosac - 62 pontos
4º - João Carlos "Capeta" Palhares / Armando Balbi - 33 pontos
5º - Claudio Girotto / Paulo Judice - 32 pontos
6º - Rogério dos Santos / Edson Yoshikuma - 29 pontos
7º - Fabio Crespi / Jorge Claudio Schuback - 28 pontos
8º - Paulo Gomes / Fabio Sotto Mayor - 26 pontos
9º - Luis Antonio "Titonio" Massa -24 pontos
10º - José Romano Coelho - 23 pontos
Ingo (de pé) e Greco - os líderes do campeonato de pilotos
Classificação das marcas até o momento:
1º - Volkswagen - 215 pontos
2º - Ford: 134 pontos
3º - Fiat - 47 pontos
4º - Chevrolet - 9 pontos
Tarumã - 15/10/1989
A oitava etapa da temporada seria disputada no Tarumã, segunda passagem da categoria pelo Rio Grande Sul no ano. Com o frio e o vento característicos da região, a dupla gaúcha Antonio Sartori e Waldir Buneder, de VW Voyage, foram os mais rápidos na classificação com o tempo de 1m16s944, conquistando uma pole position inesperada. Os gaúchos - conhecedores de cada palmo do asfalto do Tarumã -, conquistaram a segunda colocação no grid com Evaldo Quadrado e Serge Buchrieser, com o Chevrolet Chevette - a melhor volta da dupla ficou em 1m16s972. O terceiro tempo foi conquistado pelo Voyage branco de Atila Sipos e Jorge de Freitas, com a marca de 1m17s060 e em quarto mais gaúchos - Fábio Bertolucci e Ronaldo Ely, que com Voyage marcaram 1m17s062. Os líderes do campeonato de pilotos, Ingo e Greco, apareceram na quinta posição no qualificatório com o tempo de 1m17s250. Ao todo, 23 carros largariam para a corrida no domingo.
Os melhores na classificação:
1º - Antonio Sartori / Waldir Buneder - Volkswagen Voyage - 1m16s944
2º - Evaldo Quadrado / Serge Buchrieser - Chevrolet Chevette - 1m16s972
3º - Atila Sipos / Jorge de Freitas - Volkswagen Voyage - 1m17s060
4º - Fábio Bertolucci / Ronaldo Ely - Volkswagen Voyage - 1m17s062
5º - Ingo Hoffmann / Fabio Greco - Ford Escort - 1m17s250
6º - Toninho da Matta / Gunnar Volmer - Volkswagen Passat - 1m17s255
A ótima performance dos gaúchos se converteu em vitória na corrida em Tarumã. Fábio Bertolucci e Ronaldo Ely foram os melhores e faturaram a oitava etapa do campeonato. A corrida foi muito movimentada. Na volta de número doze, Luis Otavio Paternostro e Marcelo Gomide se enroscaram na curva 9. Os dois Passats bloquearam a pista e a partir daí uma grande colisão envolveu o Escort de Claudio Girotto/Paulo Júdice, os Voyages de Alvaro Torres/Jorge Fleck, Waldir Buneder/Antonio Sartori e também o Chevette de Evaldo Quadrado e Serge Buchrieser, que ficou danificado mas conseguiu desvencilhar-se do enrosco. Como efeito, a direção de prova foi obrigada a decretar bandeira vermelha, paralisando a primeira bateria em mais de uma hora e meia. Por fim, apenas sete carros completaram as 62 voltas da prova.
As imagens do acidente que interrompeu a prova
Após os resultados em Tarumã, Ingo e Greco continuam líderes do campeonato de pilotos com 117 pontos, com a disputa ainda em aberto faltando duas etapas para o final. A disputa é direta contra a dupla Toninho da Matta / Gunnar Volmer.
Resultado final:
1º - #17 Fábio Bertolucci/Ronaldo Ely - Volkswagen Voyage - (Equipe Rinaldi) - 62 voltas
2º - #47 Ingo Hoffmann/Fábio Greco - Ford Escort - (Equipe Greco/Cofap/Golden Cross/Sabó)
3º - #18 Armando Balbi/João "Capeta" Palhares - Volkswagen Passat - (Equipe Texaco/Apolo)
4º - #20 Toninho da Matta/Gunnar Volmer- Volkswagen Passat - (Equipe Juvena/Tesa/Mobil)
5º - #25 Xandy Negrão/Luis Antonio "Titônio" Massa - Volkswagen Passat - (Equipe Mobil/Caio/Hidroplás)
6º - #26 Laércio Justino/Carlos Santillo - Volkswagen Passat - (Equipe Sage)
7º - #38 Clemente Faria/Vinicius Pimentel - Fiat Uno - (Equipe Unisa/Delp/Castrol)
8º - #12 Jorge Schuback/Fábio Crespi - Volkswagen Passat (Equipe Disnave/Abolição/Morsing)
9º - #6 Waldir Buneder/Antônio Sartori - Volkswagen Voyage - (Equipe Sur/Stemac)
10º - #3 Rogério dos Santos/Edson Yoshikuma - Volkswagen Passat - (Equipe Ypioca)
Curitiba - 19/11/1989
A nona e penúltima etapa do campeonato de 1989 foi a primeira etapa da história do Marcas e Pilotos na pista de Curitiba. A briga pelo título começou com vantagem para Gunnar Volmer e Toninho da Matta, que colocaram o seu Passat na pole position com o tempo de 1m39s64. Os líderes do campeonato Fabio Greco e Ingo Hoffmann qualificaram-se apenas na nona colocação.
O bom desempenho da dupla pole position se estendeu à corrida, onde no resultado geral sagraram-se vencedores da etapa em 1h21m07s632. Venceram a primeira bateria, largaram em primeiro na segunda, escaparam da pista e voltaram na décima colocação. Fizeram uma corrida de recuperação e finalizaram a segunda bateria na segunda colocação, atrás do vencedor João Carlos "Capeta" Palhares. Os líderes Ingo e Greco não tiveram uma boa etapa. Finalizaram a primeira bateria na quinta colocação e na segunda bateria tiveram um pneu furado, ficando para trás na classificação final.
A decisão do título de pilotos ficou então para a última etapa em Cascavel, no Paraná. Ingo e Greco saíram de Curitiba com 117 pontos, à frente de Toninho e Volmer, com 107 pontos. Apenas estas duas duplas poderiam conquistar o título de pilotos de 1989, um dos mais disputados da categoria desde a sua criação, em 1983.
Cascavel - 26/11/1989
A expectativa para a etapa de Cascavel, a derradeira de 1989, era a de presenciar uma bela disputa pelo título de pilotos. O clima de decisão estava presente no autódromo Zilmar Beux quando as equipes se acomodavam para iniciar os trabalhos para o fim de semana.
As combinações do título eram as seguintes: Ingo Hoffmann e Fabio Greco, os atuais líderes na tabela, levariam o título se conquistassem uma segunda posição. Gunnar Volmer e Toninho da Matta seriam campeões se vencessem a etapa e Ingo e Greco não chegassem na segunda colocação. A equipe de Volmer e Toninho, que tinha sede em Santa Catarina, chegou a preparar mais um carro para a dupla Jorge de Freitas / Egidio "Chichola" Micci. O intuito era ter mais um carro para ajudar na disputa contra o Escort de Ingo e Greco.
Ingo e Fabio Greco, uma das duplas postulantes ao título
A primeira batalha entre as duas duplas seria na classificação. E Volmer e Toninho venceram este primeiro desafio, conquistando a pole position com o tempo de 1m16s48. A briga foi apertada: Greco e Ingo cravaram a melhor volta em 1m16s70 e largariam na segunda colocação. A terceira posição ficou com o Fiat Uno de Chico Serra e Walter Travaglini.
Na primeira bateria Toninho da Matta manteve a liderança por todo o percurso, tendo Xandy Negrão na sua cola. Com uma atuação sólida, o mineiro faturou a primeira corrida do dia e largaria na frente na segunda bateria. Na segunda bateria, Gunnar Volmer assumiu a pilotagem do Passat e finalizou na segunda colocação. A combinação dos resultados finais fez com que as duas duplas postulantes ao título terminassem o campeonato empatados com 117 pontos, mas a vantagem de melhores resultados (quatro vitórias contra três de Ingo e Greco) deixou o título com Gunnar Volmer e Toninho da Matta. Sem sombra de dúvidas um dos campeonatos mais disputados da história.
Ingo Hoffmann, decepcionado, ainda teve forças para conversar com a reportagem do Jornal o Globo. Aspas para o alemão: "depois de passar toda a temporada liderando o campeonato, é difícil assimilar a derrota no último round".
O contraste no pódio em Cascavel - a alegria de Gunnar/Toninho e o semblante fechado de Ingo Hoffmann
Resultado final da etapa:
1º - Toninho da Matta/Gunnar Volmer - Volkswagen Passat
2º - Atila Sipos / Walter Travaglini - Volkswagen Voyage
3º - Amadeo Moller / Nenê Fornari - Volkswagen Voyage
4º - Walter Soldan / Alvaro Torres - Volkswagen Voyage
5º - Ronaldo Ely / Fabio Bertolucci - Volkswagen Voyage
6º - Xandy Negrão / Luis Antonio "Titônio" Massa - Volkswagen Passat
Classificação final do campeonato de pilotos:
1º - Toninho da Matta/Gunnar Volmer - 117 pontos
2º - Ingo Hoffmann/Fábio Greco - 117 pontos
3º - Andreas Mattheis / Ricardo Cosac - 74 pontos
4º - João Carlos "Capeta" Palhares / Armando Balbi - 60 pontos
5º - Ronaldo Ely / Fabio Bertolucci - 46 pontos
6º - Luis Antonio "Titônio" Massa - 46 pontos
Os campeões, Gunnar Volmer (macacão azul) e Toninho da Matta
Mais imagens da temporada de 1989:
O belo esquema de pintura do Passat de Xandy Negrão
Voyage de Atila Sipos e Jorge de Freitas
Voyage dos gaúchos Ronaldo Ely e Fábio Bertolucci
Os cariocas Ricardo Cosac e Andreas Mattheis
Passat de Laércio Justino e Carlos Santillo
O Chevette voltou a figurar nos grids da Copa Shell em 1989
Os campeões Gunnar Volmer e Toninho da Matta
Andreas Mattheis e Ricardo Cosac
Andreas Mattheis e a pequena Fiorella
Passat de Armando Balbi e "Capeta" Palhares
Aroldo Bauermann
Chico Serra e Ingo Hoffmann
Claudio Girotto
Escort da dupla Claudio Girotto e Paulo Júdice
Fiat Uno de Aroldo Bauermann e Anor Friedrich
Voyage de Amadeu Rodrigues / Paulo Quinan
Voyage de Waldir Buneder
Passat de Titônio Massa e José Romano Coelho
Passat dos cariocas Jorge Claudio Schuback e Fábio Crespi
Rodolfo Pousa às voltas com problemas de motor no seu Uno em Jacarepaguá
Rodolfo Pousa
Passat de Edson Yoshikuma e Rogério dos Santos
Ingo Hoffmann e Fabio Greco
Voyage de Danusa Palhares e Roberto Aranha
Xandy Negrão
Crédito da foto para o jornalista Paulo "McCoy" Lava.
Crédito da foto para o jornalista Paulo "McCoy" Lava. A descrição da foto fica por conta de Paulo, aspas para ele: "foto do UNICO Chevette que participou daquela temporada -- dupla gaúcha Serge Buchrieser/Evaldo Quadrado. Clicada em Jacarepaguá, dia 23/07/1989".
As fotos P/B são de autoria do jornalista Ayrton Mitczuck
A beleza feminina presente na Copa Shell
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