Disputando a sua segunda temporada na Fórmula 1 pela simpática equipe italiana Minardi, o brasileiro Christian Fittipaldi foi convidado a participar da tradicional prova de longa duração de 24 horas em Spa-Francorchamps. Com realização no primeiro fim de semana do mês de Agosto, a prova teve a participação de um total de 50 carros das categorias Turismo 2 litros FIA, Procar 2 litros e a Procar GT, a principal da corrida naquele ano e também a categoria na qual Christian iria disputar, a convite da equipe Rook Racing.
Christian em ação nas 24 Horas de Spa em 1993
Christian dividiria a pilotagem do Porsche 964 Carrera RSR 3.8 com o experiente francês Jean Pierre Jarrier e o alemão Uwe Alzen, que disputava o europeu de Porsche Supercup. Com uma boa estrutura a disposição do trio de pilotos, a expectativa para um bom desempenho na maratona de 24 Horas era grande. Nos treinos classificatórios, cravaram a segunda colocação para o grid de largada. A Rook ainda inscreveu mais um Porsche para o trio alemão Willi Bergmeister, Manfred Bobach e Dieter Köll, que largaria na nona colocação.
A simbiose de Christian com o Porsche 964 e seus parceiros foi muito boa porém um fato inusitado ocorreu após 15 horas de corrida: em respeito e homenagem à morte do Rei da Bélgica, Balduíno aos 62 anos, que acabara de acontecer, a corrida foi encerrada.
Quem vê o Porsche vencedor de Christian Fittipaldi em Spa percebe uma certa familiaridade, e não é errado. O carro foi trazido para o Brasil no início do ano de 1994 para a disputa de mais uma prova de longa duração: as Mil Milhas Brasileiras em Interlagos. Com uma parceria com seu pai Wilson Fittipaldi Jr. o Porsche 964 incluiu mais uma vitória no seu cartel e reafirmou suas qualidades. Os detalhes desta vitória nas Mil Milhas de 1994 você pode conferir nesta postagem do excelente blog das Mil Milhas, do meu irmão de Maceió, Ricardo Sarmento: 1994: Um ano que ficou marcado na história
A vitória em Spa, pouco conhecida do grande público, foi uma das diversas conquistas de Christian Fittipaldi em importantes provas de longa duração do mundo, como por exemplo as 24 Horas de Daytona (2004, 2014 e 2018) e 12 Horas de Sebring (2015).
O mesmo Porsche 964 RSR da Rook Racing, o vencedor das Mil MIlhas de 1994
Nenhum comentário:
Postar um comentário