O campeonato mundial de carros esporte foi e continua sendo (hoje na figura do WEC - World Endurance Championship) um dos principais certames de automobilismo do planeta. Sempre no formato de corridas de longa duração, o mundial em sua essência mantêm o envolvimento oficial de diversas fábricas de automóveis de todo o mundo, que utilizam a competição como laboratório de desenvolvimento de seus produtos. Quem vence uma prova de longa duração demonstra tecnologia e durabilidade, como reflexo para os modelos de rua que são vendidos nos salões de exposição.
O campeonato tem projeção mundial. Da década de 50 até o início dos anos 90 (finalizando com o fantástico Grupo C) foi um certame que fazia tanto ou até mais sucesso que o campeonato mundial de Fórmula 1. Diversos modelos e grandes pilotos foram imortalizados nas corridas e campeonatos de longa duração, tendo as 24 Horas de Le Mans, na França. como a principal prova.
Com esse espírito, o grupo Racing lança o próximo campeonato de slot cars, denominado All Le Mans, disputado mais uma vez nas fendas da Shelby Modelismo. A idéia do organizador, Marcelo Jaworski, é reunir as principais fases do campeonato mundial de carros esporte nas réplicas de autorama na escala 1:32, passando pelas eras do Grupo C, Le Mans moderna e GT´s.
O campeonato será disputado na Shelby Modelismo, aos sábados. O calendário prevê oito corridas. A novidade é que uma delas será uma prova-torneio, com pontuação dobrada e 40 minutos de duração. Seguem as datas das provas:
1ª prova: 30/01/2016
2ª prova: 13/02/2016
3ª prova: 20/02/2016
4ª prova: 05/03/2016
5ª prova: 19/03/2016 (torneio)
6ª prova: 26/03/2016
7ª prova: 02/04/2016
8ª prova: 09/04/2016
Como é tradicional aqui no blog, segue a apresentação dos carros e pilotos inscritos até o momento para o All Le Mans:
Slot Driver: Marcelo Jaworski
Real Drivers: Steve O´Rourke (Inglaterra) / Tim Sudgen (Inglaterra) / Bil Auberlen (Estados Unidos)
McLaren F1 GTR LM Long Tail
Equipe: Gulf Team Davidoff / EMKA Racing
Quarta Posição nas 24 Horas de Le Mans de 1998
Ficha Técnica:
Motor: V12 - 6,1 litros - 4 válvulas por cilindro - 48 válvulas
Tração Traseira
Potência: 689 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Pirelli
A McLaren F1 GTR LM de "cauda longa", da marca Slot.it
O modelo em escala real na disputa da prova francesa de longa duração em 1998
Real Drivers: Laurent Aiello (França) / Stephane Ortelli (França) / Allan McNish (Escócia)
Porsche 911 GT1 EVO98
Equipe: Porsche AG
Vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1998
Ficha Técnica:
Motor: 6 cilindros boxer - 3,2 litros - biturbo
Tração Traseira
Potência: 600 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Michelin
Barbour tentará o título do All Le Mans a bordo do 911 GT1 EVO98 da Slot.it
O Porsche a caminho da vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1998
Slot Driver: André Hiebra
Real Drivers: Naoki Hatori (Japão) / Eiichi Tajima (Japão)
McLaren F1 GTR LM Long Tail
Equipe: Hitotsuyama Racing
Terceira posição em Montegi (Japão) em 2002 - JGTC - Japan Gran Touring Cars Championship
Ficha Técnica:
Motor: V12 - 6,1 litros - 4 válvulas por cilindro - 48 válvulas
Tração Traseira
Potência: 689 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Dunlop
O McLaren de Hiebra é da marca italiana Slot.it
O JGTC é um dos principais campeonatos de Gran Turismo do mundo
Slot Driver: Sidney Lombardo
Real Drivers: J. J. Letho (Finlândia) / Steve Soper (Inglaterra) / Nelson Piquet (Brasil)
McLaren F1 GTR LM Long Tail
Equipe: BMW Team Schnitzer
24 Horas de Le Mans de 1997 (não terminou a prova)
Ficha Técnica:
Motor: V12 - 6,1 litros - 4 válvulas por cilindro - 48 válvulas
Tração Traseira
Potência: 689 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Dunlop
A belíssima F1 de Lombardo também é da marca Slot.it
O brasileiro Nelson Piquet não teve sorte nas 24 Horas de Le Mans em 1997: abandonou a prova
Slot Driver: Jhones Santana
Real Drivers: Masahiro Hasemi (Japão) / Kazuyoshi (Japão) / Toshio Suzuki (Japão)
Nissan R89C
Equipe: Nissan Motorsports
24 Horas de Le Mans de 1989 (não terminou a prova)
Ficha Técnica:
Motor: V8 Biturbo - 3.5 litros
Tração Traseira
Potência: 950 cavalos
Cambio: 5 marchas
Pneus: Dunlop
O modelo a ser utilizado por Jhones Santana será o mesmo que lhe deu a terceira colocação no Grupo C Le Mans Slot.it
O R89C foi um dos principais modelos do Grupo C
Slot Driver: Chico "Lauda" Takahashi
Real Drivers*: James Weaver (Inglaterra) / Andy Wallace (Inglaterra) / Perry McCarthy (Inglaterra)
* pilotos que disputaram com este modelo as 24 Horas de Le Mans em 1999
Audi R8C
Equipe: Audi Sport UK Ltd
Versão de testes - Snetterton (Inglaterra) em 1999
Ficha Técnica:
Motor: V8 - 4,0 litros - biturbo
Tração Traseira
Potência: 600 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Michelin
O R8C, na versão negra de testes de 1999, da marca italiana Slot.it, será pilotada por Chico "Lauda"
O projeto do R8C foi a base para o modelo Bentley Speed8, vencedor de Le Mans em 2003
Slot Driver: Rodrigo Carelli
Real Drivers: Masahiko Kageyama / Kazuyoshi Hoshino / Aguri Suzuki
Nissan R390 GT1
Equipe: Nissan Motorsports / TWR
Terceira colocação nas 24 Horas de Le Mans de 1998
Ficha Técnica:
Motor: V8 - 3,5 litros - biturbo
Tração Traseira
Potência: 641 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Bridgestone
Bela reprodução da Slot.it para o modelo japonês
O pódio foi um ótimo resultado para a trinca de pilotos japoneses da Nissan, nas 24 Horas de Le Mans em 1998
Slot Driver: Teddy Putz
Real Drivers: Eric La Marca (Suiça) / Lloyd La Marca (Suiça)
Ford GT GT3
Equipe: Matech GT Racing
European FIA GT3 Championship 2008 (Campeonato Europeu de GT3)
Ficha Técnica:
Motor: V8 - bloco de alumínio
Tração Traseira
Potência: 550 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Michelin
Teddy vai de Ford GT da Ninco no All Le Mans
A equipe suiça Matech Racing foi a grande preparadora do Ford GT para os campeonatos de GT3 pelo mundo
Slot Driver: Alexandre Mello
Real Drivers: Marc Hennerici (Alemanha) / Kenneth Heyer (Alemanha)
Ford GT GT3
Equipe: Matech GT Racing
ADAC GT Masters Championship 2008 (Campeonato Alemão de GT)
Ficha Técnica:
Motor: V8 - bloco de alumínio
Tração Traseira
Potência: 550 cavalos
Cambio: 6 marchas
Pneus: Michelin
O bonito Ford GT azul escuro da Ninco
O Ford GT foi um dos grandes modelos dos campeonatos de GT3 no início da década
Todos os detalhes das oito etapas do All Le Mans você confere aqui o blog.
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