Estreia de campeonato sempre é cercada por muita expectativa. No caso do primeiro Grupo C Slot.It, a décima segunda edição de um campeonato organizado e disputado pelo grupo Racing, na Shelby Modelismo, não foi diferente. De início, os principais destaques eram a volta às pistas de Sidney Lombardo, após ficar de fora da disputa do segundo Classic Le Mans e também a estreia de Teddy Putz. A divisão entre PRO´s e AM´s deixou de existir.
A pré temporada foi bem agitada e os tempos de volta foram muito consistentes, o que já demonstrava que a competitividade entre os pilotos e carros estaria dessa vez em um ótimo nível. Foi também a oportunidade de constatar que as Toyotas, pelo menos neste início de campeonato, estão com vantagem perante os demais modelos. Vejam os tempos mais rápidos dos treinamentos iniciais:
1º - André Hiebra - Toyota 88C - 07.81
2º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 07.92
3º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 08.00
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 08.15
5º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 08.23
6º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 08.25
7º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 08.30
8º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 08.88
Bem, como piloto gosta mesmo é de corrida, vamos então aos principais detalhes da primeira etapa. Como tradicionalmente acontece, seriam duas provas, com treino livre e classificação para cada uma. Aqui, uma novidade: passamos a utilizar a sequência de cores de fendas da Shelby.
Por conta de um desgaste prematuro das coroas dos carros do Grupo C, detectada pelo Mosca inicialmente no Jaguar de Chico "Lauda", foram incluídos espaçadores, em busca de ganho em durabilidade.
O resultado do primeiro treino livre foi o seguinte:
1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 08.00
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 08.10
3º - André Hiebra - Toyota 88C - 08.14
4º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 08.33
5º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 08.68
6º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 08.74
7º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 08.94
8º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 10.34
A sequência das fendas para a primeira corrida da noite era a seguinte:
- Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - verde
- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - amarela
- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - azul
- Jhones Santana - Nissan R89C - vermelha
- Teddy Putz - Porsche 956KH - branca
- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - roxa
- André Hiebra - Toyota 88C - preta
- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - laranja
As fotos antes do primeiro treino livre asseguram: será um dos mais belos campeonatos do grupo Racing
Na classificação, confirmando a boa fase de carro e piloto, pole position para Marcelo Jaworski. O rival Rodrigo Barbour, com a Lancia-Martini fechou com a segunda posição. A segunda Toyota cravou a terceira posição com André Hiebra e Jhones Santana fez uma excelente quarta posição. Segue a grelha de partida completa:
1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 07.88
2º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 07.94
3º - André Hiebra - Toyota 88C - 08.01
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 08.05
5º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 08.51
6º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 08.59
7º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 08.77
8º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 09.38
O grid de largada para a primeira corrida da noite
Após a largada, Jaworski manteve a liderança da prova e não cometeu erros, aliando constância e velocidade para vencer a primeira corrida do campeonato, sete voltas na frente do segundo colocado. Seu principal rival, Rodrigo Barbour, levou sua Lancia para a segunda posição na corrida, seguido pelo Nissan R89C de Jhones Santana, uma excelente terceira posição. Chico "Lauda" e seu Jaguar terminaram na quarta posição, seguido por Rodrigo Carelli. Sidney Lombardo, aparentemente com problemas em seu Porsche Gulf, terminou na sétima posição. A melhor volta ficou com a rápida Toyota 88C de André Hiebra.
Segue a classificação final da primeira corrida:
2º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 140 voltas - melhor volta - 08.11
3º - Jhones Santana - Nissan R89C - 137 voltas - melhor volta - 08.37
4º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 126 voltas - 08.43
5º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 126 voltas - 08.83
6º - André Hiebra - Toyota 88C - 122 voltas - melhor volta da prova: 07.96
7º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 121 voltas - melhor volta: 08.67
8º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 78 voltas - melhor volta: 08.74
O desafio para a segunda prova do dia era a mudança das fendas, conforme a sequência da Shelby. A ordem das cores agora era a seguinte:
- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - verde
- Jhones Santana - Nissan R89C - amarela
- Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - azul
- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - vermelha
- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - branca
- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - roxa
- Teddy Putz - Porsche 956KH - preta
- André Hiebra - Toyota 88C - laranja
Na segunda classificação do dia, Marcelo Jaworski escapou embaixo do túnel e entrou em outra fenda. A Toyota foi arremessada contra a mureta do cotovelo. Resultado: aerofólio traseiro destroçado e classificação perdida para Jaworski. Mesmo assim, assegurou a segunda posição no grid. A pole position ficou com Rodrigo Barbour.O grid para a segunda corrida ficou assim:
1º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 07.90
2º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 07.99
3º - André Hiebra - Toyota 88C - 08.10
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 08.23
5º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 08.41
6º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 08.53
7º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 08.59
8º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 08.72
Largada para a segunda corrida do Grupo C Le Mans do dia! Marcelo novamente demonstrou velocidade e, apesar de duas saídas de pista, conseguiu assegurar mais uma vitória e a liderança isolada do campeonato. Seu principal rival, Rodrigo Barbour, com problemas em seu controle, não conseguiu brigar pela vitória. Terminou na quinta posição e cravou a melhor volta da prova. Jhones Santana conseguiu uma excelente segunda posição com o Nissan e Rodrigo Carelli, seu primeiro pódio com a Lancia "West". Sidney Lombardo, ainda às voltas com problemas em seu Porsche, finalizou na sexta posição.
Resultado final da segunda corrida:
1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 145 voltas - melhor volta - 08.11
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 139 voltas - melhor volta - 08.40
3º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 130 voltas - 08.81
4º - André Hiebra - Toyota 88C - 126 voltas - melhor volta: 08.15
5º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 124 voltas - melhor volta da prova - 08.01
6º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 122 voltas - melhor volta: 08.51
7º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 118 voltas - 08.36
8º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 66 voltas - melhor volta: 09.89
Lancia LC2/85 de Rodrigo Barbour
Toyota 88C de André Hiebra
Nissan R89C de Jhones Santana
Na sequência: Jaguar XJR12 de Chico "Lauda", Porsche 956KH de Sidney Lombardo e o outro Porsche 956KH de Teddy Putz
Lancia LC2/85 de Rodrigo Carelli
A grande vencedora da noite: Toyota 88C de Marcelo Jaworski
A classificação do campeonato após a primeira etapa está assim:
1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 21 pontos2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 10 pontos
3º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 10 pontos
4º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 6 pontos
5º - André Hiebra - Toyota 88C - 5 pontos
6º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 3 pontos
7º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 1 ponto
7º - 8º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 0 ponto
Os pilotos, da esquerda para direita: Rodrigo Carelli, Teddy Putz, Jhones Santana, Chico "Lauda", Marcelo Jaworski e Rodrigo Barbour. Faltaram na foto André Hiebra e Sidney Lombardo
A segunda etapa do Grupo C Le Mans acontece na próxima quarta-feira, 27 de maio. Até lá!
Show!!! Excelente cobertura.
ResponderExcluir