O título da segunda edição do Classic Le Mans, organizada pelo Grupo Racing, foi decidido na última etapa, disputada no dia 22 de abril. A briga pelo caneco foi polarizada entre Marcelo Jaworski (Alfa Romeo T33/3) e Rodrigo Barbour (Ferrari 312PB). A rivalidade histórica entre os dois pilotos fez valorizar ainda mais a disputa pelo título. Na categoria AM, Jhones Santana beliscou o título e também foi considerado o estreante da temporada.
Os pilotos começariam o dia de disputa nas seguintes fendas:
André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 "Cascavel de Ouro" - Branca
Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - Roxa
Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - Azul
Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - Amarela
Jhones Santana (AM) - Ford MKII - Laranja
Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - Preta
Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - Verde
A fenda vermelha não foi utilizada na primeira bateria por conta da ausência de Fabricio Macieri (McLaren M8D).
O treino livre foi bem agitado e terminou com o melhor tempo para um dos postulantes ao título, Marcelo Jaworski (08.05). Segunda posição para Chico "Lauda" (08.35) e terceiro para Rodrigo Barbour (08.36). Em quarto André Hiebra (08.47), quinto Jhones Santana (08.87), sexto Rodrigo Carelli (11.70) e em sétimo Alexandre Mello (16.86).
Na classificação para a primeira bateria, as atenções estavam todas voltadas nos dois postulantes ao título. E foram eles os protagonistas. Rodrigo Barbour, o líder da tabela, garantiu a pole position com o tempo de 07.838. No seu encalço, praticamente sem diferença, Marcelo Jaworski (07.839). Promessa de muita disputa para a primeira bateria do dia. Terceira posição no grid para Chico "Lauda" (08.04), em quarto André Hiebra (08.22), quinto Jhones Santana (08.63), sexto Alexandre Mello (09.15) e em sétimo Rodrigo Carelli (11.20).
Na largada, dá para ver no vídeo que a Ferrari e a Alfa disparam ao mesmo tempo e percorrem a primeira volta no mesmo ritmo e emparelhadas. Assim seguem até Marcelo cometer o primeiro erro, com aproximadamente dois minutos de prova, no miolo do circuito. Marcelo ainda contabilizaria mais duas saídas de fenda e terminaria na segunda posição, oito voltas atrás do vencedor. Como uma espécie de prêmio de consolação, ficou com a melhor volta da bateria. Rodrigo Barbour não cometeu erros, garantiu a vitória e praticamente colocou uma mão na taça. De quebra, garantiu o recorde de quantidade de voltas em uma bateria nesta edição do Classic Le Mans e também de todas as edições de campeonatos do Grupo Racing (149 voltas). Destaque para a terceira posição de Chico "Lauda". André Hiebra terminou na quarta posição, ainda reclamando dos problemas na parte traseira da sua Alfa. Quinta posição para Rodrigo Carelli e vitória na categoria AM. Jhones Santana teve uma bateria para esquecer na fenda laranja (sexta posição) e Alexandre Mello finalizou na sétima posição.
Segue a classificação final da primeira bateria:
1º - Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - 149 voltas - melhor volta: 07.98
2º - Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 141 voltas - melhor volta da prova: 07.80
3º - Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - 122 voltas - melhor volta: 08.08
4º - André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 121 voltas - melhor volta: 08.40
5º - Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - 105 voltas - melhor volta: 10.57
6º - Jhones Santana (AM) - Ford MKII - 99 voltas - melhor volta: 08.69
7º - Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - 73 voltas - melhor volta: 09.13
Todo mundo de volta pra pista, para a última classificação e bateria do campeonato. As fendas utilizadas por cada piloto seriam as seguintes:
André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 "Cascavel de Ouro" - Roxa
Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - Preta
Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - Vermelha
Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - Azul
Jhones Santana (AM) - Ford MKII - Verde
Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - Laranja
Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - Amarela
A fenda branca não foi utilizada, mais uma vez pela ausência de Macieri.
Rodrigo Barbour garantiu a segunda pole position do dia com o tempo de 07.79 e mais uma vez seu principal adversário, Marcelo Jaworski, vinha na rabeira. O piloto da Alfa marcou o tempo de 07.89. Outro piloto virando na casa dos 7 segundos era Chico "Lauda". O piloto da Matra fez o seu melhor tempo em 07.90. Fechando o grid, em quarto André Hiebra (08.07), quinta posição para Jhones Santana (08.79), sexto lugar de Alexandre Mello (09.27) e em sétimo, Rodrigo Carelli (09.79).
A largada foi abortada por conta de um problema na contagem de voltas da fenda verde, onde corria Jhones Santana. Mosca reorganizou as coisas e uma nova largada foi dada. Marcelo consolidou a posição de partida e conquistou a vitória desta segunda bateria com 7 voltas de diferença para o segundo colocado, redimindo-se do desempenho da corrida anterior. Garantiu também a melhor volta da prova. Rodrigo Barbour terminou na segunda posição e garantiu o título do campeonato. André Hiebra fechou o pódio na terceira posição.
As posições finais da bateria foram as seguintes:
1º - Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 146 voltas - melhor volta da prova: 07.77
2º - Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - 139 voltas - melhor volta: 07.86
3º - André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 133 voltas - melhor volta: 08.28
4º - Jhones Santana (AM) - Ford MKII - 124 voltas - melhor volta: 08.63
5º - Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - 117 voltas - melhor volta: 07.81
6º - Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - 115 voltas - melhor volta: 09.47
7º - Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - 107 voltas - melhor volta: 09.08
A classificação final e geral do campeonato ficou assim:
1º - Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - 56 pontos (62 sem descartes)
2º - Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 50 pontos (59 sem descartes)
3º - André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 "cascavel de ouro" - 29 pontos (33 sem descartes)
4º - Fabricio Macieri (PRO) - McLaren M8D - 21 pontos (21 sem descartes)
5º - Jhones Santana (AM) - Ford MKII - 19 pontos (21 sem descartes)
6º - Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - 14 pontos (14 sem descartes)
7º - Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - 12 pontos (12 sem descartes)
8º - Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - 2 pontos (2 sem descartes)
A pontuação final na categoria AM foi a seguinte:
1º - Jhones Santana - Ford MKII - 71 pontos (86 sem descartes)
2º - Rodrigo Carelli - Ford MKII - 44 pontos (56 sem descartes)
3º - Alexandre Mello - Ford GT40 - 26 pontos (34 sem descartes)
Foi muito bom fazer a cobertura da segunda edição do Classic Le Mans e ainda melhor pilotar. Foi um período de aprendizado e de ganho de motivação para prosseguir neste esporte. Gostaria de agradecer a todos pela acolhida e auxílio por todo o campeonato. O grande bônus desta brincadeira foi, com certeza, ganhar novas amizades!
Gostaria de parabenizar o campeão, Rodrigo Barbour, Marcelo Jaworski pela organização impecável do campeonato, Jhones Santana pelo título na categoria AM e revelação do campeonato e a todos os pilotos que participaram do certame.
O carro do campeão: Ferrari 312PB de Rodrigo Barbour
Alfa de Marcelo Jaworski - disputa pelo título até a última etapa
Impressionante o desempenho do barbour na primeira corrida. 149 voltas. Mereceu o título. Aproveito o ensejo para parabenizar o Rodrigo Carelli pela excelente cobertura.
ResponderExcluirCarelli, parabéns pelas matéria!
ResponderExcluirCarelli, parabéns pelas matérias!
ResponderExcluirCarelli, parabéns pelas matérias!
ResponderExcluirParabéns, Carelli! Excelente cobertura! Chico
ResponderExcluir