quinta-feira, 28 de maio de 2015

Grupo C Le Mans - segunda etapa - 27/05/2015


Diante dos resultados da primeira etapa do Grupo C Le Mans, algumas perguntas necessitavam de respostas na segunda corrida: "Marcelo Jaworski manteria o domínio absoluto demonstrado na primeira etapa? As Toyotas manteriam a hegemonia na pista? Os experientes pilotos Rodrigo Barbour, Sidney Lombardo, André Hiebra e Chico "Lauda" se recuperariam na tábua de resultados? Os novatos Jhones Santana, Teddy Putz e Rodrigo Carelli conseguiriam resultados expressivos?".

A segunda etapa nos respondeu que Marcelo Jaworski continua muito rápido e constante, as Toyotas permanecem sendo os carros mais rápidos deste campeonato (com destaque para o piloto André Hiebra) e os novatos conseguiram ótimos resultados (ressaltando a primeira vitória do Nissan R89C de Jhones Santana). Para os mais experientes, ótimo resultado para Chico "Lauda" e seu Jaguar XJR-12 na segunda bateria - pódio com uma terceira colocação.

Hora de acompanhar o que de melhor aconteceu na pista da Shelby.

A distribuição das fendas para a primeira bateria seria a seguinte:

- Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - branca
- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - azul
- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - preta
- Jhones Santana - Nissan R89C - verde
- Teddy Putz - Porsche 956KH - laranja
- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - amarela
- André Hiebra - Toyota 88C - roxa
- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - vermelha






André Hiebra ratificou a sólida pilotagem e excelente desempenho de sua Toyota 88C com os melhores tempos no primeiro treino livre, com o tempo de 07.97 e a pole position para a primeira bateria da noite, com a marca de 07.95. O carro de fato é muito veloz e sua performance é visível para quem está dentro e fora da pista, mesmo sem olhar a tela de tempos. Impressionante!

O grid de partida para a primeira bateria ficou assim:

1º - André Hiebra - Toyota 88C
2º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C
3º - Jhones Santana - Nissan R89C
4º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH
5º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85
6º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12
7º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85
8º - Teddy Putz - Porsche 956KH






Nissan R89C de Jhones Santana - primeira vitória no campeonato




 
Toyota 88C de Marcelo Jaworski, recordista de vitórias até o momento 



 
O bonito Porsche 956KH de Sidney Lombardo
 
 



Toyota 88C de André Hiebra: desempenho assombroso


Jaworski manteve a liderança por pouco tempo, escapando já na primeira volta. Jhones Santana e André Hiebra disputavam a liderança da prova enquanto Jaworski buscava uma corrida de recuperação. Jhones liderou boa parte da corrida mas não conseguiu segurar a Toyota #37. Venceu Marcelo Jaworski, com Jhones em um excelente segundo lugar, quatro voltas atrás do líder. André Hiebra fechou o pódio na terceira colocação e cravou a melhor volta, com o tempo de 07.91.

1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 146 voltas
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 142 voltas
3º - André Hiebra - Toyota 88C - 141 voltas
4º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 129 voltas
5º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 117 voltas
6º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 110 voltas
7º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 101 voltas
8º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 64 voltas


A sequência de fendas para a última bateria do dia seria a seguinte:

- Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - preta
- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - branca
- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - laranja
- Jhones Santana - Nissan R89C - azul
- Teddy Putz - Porsche 956KH - roxa
- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - verde
- André Hiebra - Toyota 88C - vermelha
- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - amarela

Na segunda classificação, mais uma pole position para André Hiebra e sua Toyota 88C, com o tempo de 07.76. Segunda posição para a outra Toyota, de Marcelo Jaworski, consolidando os carros da marca japonesa como os favoritos do campeonato. A grelha de partida ficou assim:

1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C
2º - André Hiebra - Toyota 88C
3º - Jhones Santana - Nissan R89C
4º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH
5º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85
6º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12
7º - Teddy Putz - Porsche 956KH
8º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85





Desta vez, o vencedor da primeira bateria teve uma corrida para esquecer. Com problemas na sua Toyota preta e amarela, Marcelo Jaworski desabafou: "não fazia curvas", relatou o piloto. A disputa pela liderança então ficou polarizada entre André Hiebra, Jhones Santana e Sidney Lombardo. E eis então que surge a primeira polêmica do campeonato. Marcelo Jaworski empurrou o Porsche de Teddy Putz da fenda, que por sua vez foi parar na fenda de André Hiebra, no momento, brigando pela liderança da prova. O que veio a seguir foi uma forte pancada entre os dois carros, com o prejuízo maior para a Toyota branca. André Hiebra abandonou a corrida por conta das avarias e ficou muito bravo. A seguir o que se viu foi uma forte discussão entre os dois pilotos protagonistas da carambola.

Outro incidente aconteceu entre Jhones Santana e Sidney Lombardo. O Nissan de Jhones acertou o Porsche de Lombardo, que levou a pior. O carro foi para as mãos do Mosca em busca de reparos, alijando o piloto das disputas.

Alheio a todos os acontecimentos, Jhones Santana caminhou firme para a sua primeira vitória em campeonatos. Na segunda posição, a Lancia LC2/85 de Rodrigo Carelli e em terceiro, Chico "Lauda" e seu Jaguar XJR12. Destaque também para os primeiros pontos de Teddy Putz, com o Porsche 956KH "Marlboro", o carro mais bonito do campeonato.

Veja como ficaram as posições finais da segunda corrida:

1º - Jhones Santana - Nissan R89C - 143 voltas
2º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 132 voltas
3º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 121 voltas
4º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 110 voltas
5º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 83 voltas
6º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 80 voltas
7º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 71 voltas

Abandono: André Hiebra - Toyota 88C (acidente)
Melhor volta da prova: André Hiebra - Toyota 88C - 07.94

Após duas etapas, o campeonato está bem equilibrado. Vários incidentes deixaram os pilotos mais experientes longe da ponta da classificação, uma promessa de grandes disputas nas duas últimas etapas. Em contrapartida, os pilotos do topo da tabela não vão querer perder as suas posições. Promessa de grandes emoções!











A pontuação do Grupo C Le Mans, já com o cômputo dos descartes e após duas etapas é a seguinte:

1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 21 pontos
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 16 pontos
3º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 10 pontos
4º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 10 pontos
5º - André Hiebra - Toyota 88C - 9 pontos
6º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 7 pontos
7º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 2 pontos
8º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 1 ponto


A próxima etapa, a terceira do campeonato, acontece no dia 10 de junho. Até lá!

sábado, 23 de maio de 2015

Grupo C Le Mans - primeira etapa - 13/05/2015


Estreia de campeonato sempre é cercada por muita expectativa. No caso do primeiro Grupo C Slot.It, a décima segunda edição de um campeonato organizado e disputado pelo grupo Racing, na Shelby Modelismo, não foi diferente. De início, os principais destaques eram a volta às pistas de Sidney Lombardo, após ficar de fora da disputa do segundo Classic Le Mans e também a estreia de Teddy Putz. A divisão entre PRO´s e AM´s deixou de existir.

A pré temporada foi bem agitada e os tempos de volta foram muito consistentes, o que já demonstrava que a competitividade entre os pilotos e carros estaria dessa vez em um ótimo nível. Foi também a oportunidade de constatar que as Toyotas, pelo menos neste início de campeonato, estão com vantagem perante os demais modelos. Vejam os tempos mais rápidos dos treinamentos iniciais:

1º - André Hiebra - Toyota 88C - 07.81
2º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 07.92
3º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 08.00
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 08.15
5º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 08.23
6º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 08.25
7º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 08.30
8º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 08.88

Bem, como piloto gosta mesmo é de corrida, vamos então aos principais detalhes da primeira etapa. Como tradicionalmente acontece, seriam duas provas, com treino livre e classificação para cada uma. Aqui, uma novidade: passamos a utilizar a sequência de cores de fendas da Shelby.

Por conta de um desgaste prematuro das coroas dos carros do Grupo C, detectada pelo Mosca inicialmente no Jaguar de Chico "Lauda", foram incluídos espaçadores, em busca de ganho em durabilidade.

O resultado do primeiro treino livre foi o seguinte:

1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 08.00
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 08.10
3º - André Hiebra - Toyota 88C - 08.14
4º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 08.33
5º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 08.68
6º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 08.74
7º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 08.94
8º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 10.34




A sequência das fendas para a primeira corrida da noite era a seguinte:

- Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - verde
- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - amarela
- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - azul
- Jhones Santana - Nissan R89C - vermelha
- Teddy Putz - Porsche 956KH - branca
- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - roxa
- André Hiebra - Toyota 88C - preta
- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - laranja




 
As fotos antes do primeiro treino livre asseguram: será um dos mais belos campeonatos do grupo Racing
 
 



Na classificação, confirmando a boa fase de carro e piloto, pole position para Marcelo Jaworski. O rival Rodrigo Barbour, com a Lancia-Martini fechou com a segunda posição. A segunda Toyota cravou a terceira posição com André Hiebra e Jhones Santana fez uma excelente quarta posição. Segue a grelha de partida completa:

1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 07.88
2º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 07.94
3º - André Hiebra - Toyota 88C - 08.01
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 08.05
5º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 08.51
6º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 08.59
7º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 08.77
8º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 09.38




 
O grid de largada para a primeira corrida da noite
 
 
Após a largada, Jaworski manteve a liderança da prova e não cometeu erros, aliando constância e velocidade para vencer a primeira corrida do campeonato, sete voltas na frente do segundo colocado. Seu principal rival, Rodrigo Barbour, levou sua Lancia para a segunda posição na corrida, seguido pelo Nissan R89C de Jhones Santana, uma excelente terceira posição. Chico "Lauda" e seu Jaguar terminaram na quarta posição, seguido por Rodrigo Carelli. Sidney Lombardo, aparentemente com problemas em seu Porsche Gulf, terminou na sétima posição. A melhor volta ficou com a rápida Toyota 88C de André Hiebra.
 
Segue a classificação final da primeira corrida:
 
1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 147 voltas - melhor volta - 08.08
2º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 140 voltas - melhor volta - 08.11
3º - Jhones Santana - Nissan R89C - 137 voltas - melhor volta - 08.37
4º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 126 voltas - 08.43
5º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 126 voltas - 08.83
6º - André Hiebra - Toyota 88C - 122 voltas - melhor volta da prova: 07.96
7º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 121 voltas - melhor volta: 08.67
8º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 78 voltas - melhor volta: 08.74


O desafio para a segunda prova do dia era a mudança das fendas, conforme a sequência da Shelby. A ordem das cores agora era a seguinte:

- Marcelo Jaworski - Toyota 88C - verde
- Jhones Santana - Nissan R89C - amarela
- Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - azul
- Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - vermelha
- Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - branca
- Sidney Lombardo - Porsche 956KH - roxa
- Teddy Putz - Porsche 956KH - preta
- André Hiebra - Toyota 88C - laranja


Na segunda classificação do dia, Marcelo Jaworski escapou embaixo do túnel e entrou em outra fenda. A Toyota foi arremessada contra a mureta do cotovelo. Resultado: aerofólio traseiro destroçado e classificação perdida para Jaworski. Mesmo assim, assegurou a segunda posição no grid. A pole position ficou com Rodrigo Barbour.

O grid para a segunda corrida ficou assim:

1º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 07.90
2º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 07.99
3º - André Hiebra - Toyota 88C - 08.10
4º - Jhones Santana - Nissan R89C - 08.23
5º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 08.41
6º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 08.53
7º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 08.59
8º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 08.72







Largada para a segunda corrida do Grupo C Le Mans do dia! Marcelo novamente demonstrou velocidade e, apesar de duas saídas de pista, conseguiu assegurar mais uma vitória e a liderança isolada do campeonato. Seu principal rival, Rodrigo Barbour, com problemas em seu controle, não conseguiu brigar pela vitória. Terminou na quinta posição e cravou a melhor volta da prova. Jhones Santana conseguiu uma excelente segunda posição com o Nissan e Rodrigo Carelli, seu primeiro pódio com a Lancia "West". Sidney Lombardo, ainda às voltas com problemas em seu Porsche, finalizou na sexta posição.

Resultado final da segunda corrida:

1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 145 voltas - melhor volta - 08.11
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 139 voltas - melhor volta - 08.40
3º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 130 voltas - 08.81
4º - André Hiebra - Toyota 88C - 126 voltas - melhor volta: 08.15
5º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 124 voltas - melhor volta da prova - 08.01
6º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 122 voltas - melhor volta: 08.51
7º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 118 voltas - 08.36
8º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 66 voltas - melhor volta: 09.89


 
Lancia LC2/85 de Rodrigo Barbour
 
 
 

 
Toyota 88C de André Hiebra



 
Nissan R89C de Jhones Santana



 
Na sequência: Jaguar XJR12 de Chico "Lauda", Porsche 956KH de Sidney Lombardo e o outro Porsche 956KH de Teddy Putz



 
Lancia LC2/85 de Rodrigo Carelli



 
A grande vencedora da noite: Toyota 88C de Marcelo Jaworski
 
 
 
A classificação do campeonato após a primeira etapa está assim:
 

1º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 21 pontos
2º - Jhones Santana - Nissan R89C - 10 pontos
3º - Rodrigo Barbour - Lancia LC2/85 - 10 pontos
4º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 6 pontos
5º - André Hiebra - Toyota 88C - 5 pontos
6º - Chico "Lauda" Takahashi - Jaguar XJR12 - 3 pontos
7º - Sidney Lombardo - Porsche 956KH - 1 ponto
7º - 8º - Teddy Putz - Porsche 956KH - 0 ponto




 
Os pilotos, da esquerda para direita: Rodrigo Carelli, Teddy Putz, Jhones Santana, Chico "Lauda", Marcelo Jaworski e Rodrigo Barbour. Faltaram na foto André Hiebra e Sidney Lombardo
 
 
 
A segunda etapa do Grupo C Le Mans acontece na próxima quarta-feira, 27 de maio. Até lá!

domingo, 10 de maio de 2015

Grupo C Le Mans - apresentação dos carros e pilotos


O campeonato do Grupo C Le Mans, que começa na próxima quarta-feira, dia 13, terá o formato tradicional de disputa adotado pelo grupo Racing. Serão 4 etapas com disputas de rodadas duplas em cada uma, totalizando oito corridas. Os carros utilizados são os do Group C Le Mans, da fabricante Slot.It.

O Grupo C foi uma das mais importantes categorias existentes no Campeonato Mundial de Esporte-Protótipos, e teve a sua existência no período compreendido entre 1981 e 1993. Houve um maciço envolvimento de fabricantes como Mercedes-Benz (representada pela equipe Sauber), Porsche, Jaguar, Lancia (motorização Ferrari), Nissan, Ford, Toyota, Peugeot, Aston-Martin e Mazda.

O sucesso do Grupo C foi tão grande que chegou a ameaçar a popularidade da Fórmula 1, no final da década de 80. É dessa época o recorde de velocidade em Le Mans (407 Km/h) na Mulsanne Straight, pelo protótipo WM-Peugeot (abaixo) em 1989, uma amostra da excepcional performance que os carros desta época alcançavam.




Poucos sabem, mas o Brasil tem um título no Campeonato Mundial de Esporte-Protótipos justamente nesta época. Raul Boesel foi campeão em 1987 com a Jaguar (modelo XJR-8), pela equipe TWR. Trata-se de um título inédito para o país. Boesel obteve o melhor resultado do Brasil nas 24 Horas de Le Mans, com uma segunda posição em 1991, também pela Jaguar.

Na sequência, os principais carros da história do Grupo C:

 
Lancia LC2




Porsche 956



Porsche 962



Peugeot 905



Nissan R89C



Jaguar XJR8



 
Mazda 787B




Sauber Mercedes-Benz C9



Ford C100



Toyota 88C



Aston Martin AMR1



Mirage M12 - Ford Cosworth



Spice SE88P




Tiga GC287



A seguir, o blog apresenta os carros e os pilotos que disputarão o primeiro campeonato Grupo C Le Mans:


Slot Driver: Jhones Santana
Real Drivers: Masahiro Hasemi (Japão) / Kazuyoshi Hoshino (Japão) / Toshio Suzuki (Japão)

Ficha Técnica:

Carro: Nissan R89C #23
Motor: Nissan VRH35Z 3.5 Litros Bi-Turbo V8 - Potência aproximada: 950 HPs
Câmbio: Nissan VGC 5 marchas - manual
Peso: 900 Kg
Pneus: Dunlop
Equipe: Nissan Motorsports
Versão: 24 Horas de Le Mans 1989 - 32ª posição (abandonou) - Grupo C1






Slot Driver: Rodrigo Carelli
Real Drivers: Nicola Marozzo (Itália) / Jean-Pierre Frey (Suíça) / Ranieri Randaccio (Itália)

Ficha Técnica:

Carro: Lancia LC2/85 # 24
Motor: Ferrari 308C 3.0 Litros Bi-Turbo V8 - Potência aproximada: 850 HPs
Câmbio: Hewland 5 marchas - manual
Peso: 850 Kg
Pneus: Dunlop
Equipe: Dollop Racing
Versão: 24 horas de Le Mans 1988 - 32ª posição (abandonou) - Grupo C1
 



Slot Driver: Marcelo Jaworski
Real Drivers: Paolo Barilla (Itália) / Hitoshi Ogawa (Japão) / Tiff Needell (Inglaterra)

Ficha Técnica:

Carro: Toyota 88C # 37
Motor: Toyota 3S-GT 2.1L Turbo 4 cilindros em linha - Potência aproximada: 600 HPs
Câmbio: Toyota 5 marchas - manual
Peso: não apurado
Pneus: Bridgestone
Equipe: Toyota Team Tom's
Versão: 24 Horas de Le Mans 1988 - 24ª posição (283 voltas) - Grupo C1 


Slot Driver: André Hiebra
Real Drivers: Drake Olson (Estados Unidos) / Chris Cord (Estados Unidos) / Steve Bren (Estados Unidos)

Ficha Técnica:

Carro: Toyota 88C # 98
Motor: Toyota 3S-GT 2.1L Turbo 4 cilindros em linha - Potência aproximada: 600 HPs
Câmbio: Toyota 5 marchas - manual
Peso: não apurado
Pneus: Goodyear
Equipe: All American Racers (USA)
Versão: 24 Horas de Daytona 1989 - 50º posição (abandonou) - Classe GTP





Slot Driver: Chico "Lauda" Takahashi
Real Drivers: Bob Wollek (França) / Teo Fabi (Itália) / Kenny Acheson (Inglaterra)

Ficha Técnica:

Carro: Jaguar XJR12 # 34
Motor: Jaguar V12 7.0 litros - Potência aproximada: 730 HPs
Câmbio: Jaguar 5 marchas - manual
Peso: 900 Kg
Pneus: Goodyear
Equipe: Tom Walkinshaw Racing (TWR)
Versão: 24 Horas de Le Mans 1991 - terceira posição - Grupo C2
 

 


Slot Driver: Teddy Putz
Real Drivers: Bob Wollek (França) / Stefan Johansson (Suécia)

Ficha Técnica:

Carro: Porsche 956 KH # 8
Motor: Porsche Type 935/76 - 6 cilindros boxer 4v DOHC 2649cc - 2 turbinas KKK K26 - Potência aproximada: 635 HPs
Câmbio: Bosch 5 marchas - manual
Peso: 800 Kg
Pneus: Dunlop
Equipe: Joest Racing
Versão: 1.000 Quilômetros de Mugello 1983 - Primeira posição - Grupo C1

 
 




Slot Driver: Sidney Lombardo
Real Drivers: Franz Pretorius (África do Sul) / R. Pretorius (África do Sul)

Ficha Técnica:

Carro: Porsche 956 KH # 8 "Gulf"
Motor: Porsche Type 935/76 - 6 cilindros boxer 4v DOHC 2649cc - 2 turbinas KKK K26 - Potência aproximada: 635 HPs
Câmbio: Bosch 5 marchas - manual
Peso: 800 Kg
Pneus: Goodyear
Equipe: Pretorius
Versão: Zwartkorps 2005 - Primeira posição
 
 


Slot Driver: Rodrigo Barbour
Real Drivers: Bob Wollek (França) / Alessandro Nanini (Itália)

Ficha Técnica:

Carro: Lancia LC2 # 4
Motor: Ferrari 308C 3.0 Litros Bi-Turbo V8 - Potência aproximada: 850 HPs
Câmbio: Hewland 5 marchas - manual
Peso: 850 Kg
Pneus: Dunlop
Equipe: Martini Racing
Versão: 24 Horas de Le Mans 1984 - oitava posição (326 voltas) - Grupo C1