Voltamos a setembro de 2009. Estava na cama às 10 da manhã, pois as férias após o casamento assim me permitiam, quando o celular toca. Era o Tarcísio, que pelo ar de empolgação e entusiasmo, parecia ter coisa boa para falar:
- Diguinho, nós estamos comprando os ingressos para o Setor G da Fórmula 1 em Interlagos, vai a maior galera, eu, o Pereira, o Silvio, Marcinho, Leandro... Posso comprar o seu?
Não titubeei.
- Pode comprar sim, depois lhe repasso o valor!
Na verdade, todos nós já estávamos ensaiando esra ida a Interlagos para assistir a Fórmula 1 há muitos anos. O campeonato daquele ano estava muito disputado. A Brawn GP havia feito um carro muito bom, que trazia a novidade do difusor duplo. Jenson Button venceu seis provas no começo do campeonato e Rubens Barrichello, seu comanheiro de equipe, venceu outras duas, o que lhe permitiu chegar em Interlagos, penúltima etapa do certame disputando o campeonato com seu companheiro Button.
A semana antecedente ao GP foi de muita expectativa. Confesso que pouco dormia, só pensando em como seria a experiência única de ver a categoria máxima bem de perto. Na sexta-feira, já estávamos com tudo preparado: máquina fotográfica, capa de chuva, radinho de pilha, boné, óculos de sol, além de lanches para todo o sábado de classificação. Na semana anterior, comprei um ingresso para o Luiz Henrique e, nas vésperas, o entreguei, de surpresa. Ele não esperava. Ver a sua cara de espanto e alegria não teve preço!
Como ficaríamos no Setor G, o mais barato e por consequência o de maior público, nos preparamos para chegar cedo ao autódromo. A estratégia era ir de carro até o Shopping Interlagos e lá utilizar o transporte especial, disponibilizado pela prefeitura, até a pista. E lá fomos todos, felizes e emplogados para acompanhar a classificação!
O que não esperávamos é que o sábado seria de muita chuva e frio. Para quem não sabe, o Setor G, que compreende toda a reta oposta de Interlagos, é composto por arquibancadas totalmente descobertas. Resultado: de nada adiantaram as capas e guarda-chuvas, no final da tarde, somente a cueca não estava seca! Lembro que, em dado momento, entre o treino livre da manhã e a classificação, olhei para os dois lados e vi as aproximadamente 30 mil pessoas presentes no Setor G encolhidas por causa do frio decorrente da chuva forte...
Entretanto, tudo isso não tirou a emoção de acompanhar o treino livre pela manhã e a classificação à tarde, ambas com a pista molhada. De quebra, fomos agraciados pela conquista da Pole Position por Rubens Barrichello, para a alegria geral.
No domingo, São Pedro colaborou e fez um dia belíssimo de sol e céu azul, o que atrapalhou as pretensões de Rubinho em tentar manter a ponta da prova. Com a pista seca, Mark Webber da Red Bull logo o ultrapassou para abrir passagem e rumar de forma sólida para a vitória. A equipe das latinhas começava a mostrar seu poder, confirmado a partir de 2010 e 2011, com o bi de Sebastian Vettel.
De lambuja, com a combinação dos resultados finais da prova, vimos Jenson Button sagrar-se campeão mundial. Enquanto o inglês cantava feliz "We are the champions" pelo rádio, nos preparávamos para deixar o autódromo, cansados, porém felizes e impressionados com a velocidade, as cores dos carros e toda a magia que envolve o circo da Fórmula 1. Lembranças que ficarão para sempre em nossas memórias.
A bagunça do Setor G
Cornetas, buzinas, enormes bandeiras, torcidas organizadas, cantoria, olas, alegria regada a muita cerveja. Esses são alguns dos elementos presentes nas arquibancadas do Setor G, que vão desde o fim da curva do sol até a freada da reta oposta.
O clima é de muita alegria e descontração e para conseguir ficar em um lugar privilegiado, com boa visão geral da pista, é preciso chegar muito cedo. Alguns até dormem na fila para tanto.
Por conta da grande quantidade de cerveja consumida, em alguns momentos as brincadeiras extrapolam o limite do bom senso, principalmente quando direcionadas às mulheres.
Com exceção destes episódios, o Setor G é um local muito divertido para acompanhar a Fórmula 1, cim uma boa visibilidade geral da pista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário