Depois de uma longa batalha contra o câncer de pâncreas, o empresário e grande piloto Xandy Negrão nos deixou nesta data. Xandy foi um dos principais pilotos do automobilismo nacional. Foi em toda a sua carreira, além de um bravo combatente nas pistas, um grande incentivador, como patrocinador, ajudando muitos outros companheiros de automobilismo. As suas marcas eram o sorriso largo e aberto, a alegria sempre com uma brincadeira pronta para os mais próximos, além de sempre ter um "causo" na ponta da língua para contar.
Xandy passou pela Fórmula Ford no final dos anos 70 mas foi nas categorias de turismo que ele se destacou. Ao lado de seu grande amigo Luis Otávio Paternostro, conquistou o feito de vencer a primeira prova da história do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, em Interlagos, em 1983. Foi campeão do Brasileiro de Marcas em 1984, com VW Voyage, em parceria com Jayme Figueiredo, e em 1986, ao lado de Armando Balbi, com VW Passat. Ao todo, conquistou 10 vitórias na história do campeonato brasileiro de marcas.
Destacou-se também na Fórmula Fiat de Turismo, quando participou desde o primeiro ano da categoria, em 1992, até 1997, quando brigou por títulos, como na temporada de 1993, conquistando diversas vitórias e o título da Copa Palio no ano de 1996.
Xandy Negrão também se destacou nas provas de longa duração. Venceu duas edições das Mil Milhas Brasileiras: em 2003, de Porsche 911 GT3 RS, em parceria com Ingo Hoffmann, Ricardo Etchenique e Fernando Nabuco e em 2005, de Audi TT-DTM, correndo com seu filho Xandinho, seu irmão Guto Negrão e Giuliano Losacco. Em 2004, também faturou os 500 Quilômetros de Interlagos, ao lado do irmão Guto.
Na Stock Car brasileira, Xandy criou uma sólida carreira. Sua participação na categoria começou em 1983, entre idas e vindas, até parar de correr por lá na temporada de 2003. Foram ao todo 21 vitórias conquistadas, além de quatro vice-campeonatos de pilotos. Subiu ao pódio em 59 oportunidades, cravou 23 poles-poritions e conquistou 27 melhores voltas.
Ao lado de Andreas Mattheis, conquistou o bi-campeonato da GT3 Brasil, nas duas primeiras temporadas da história da categoria, em 2007 (com Dodge Viper e Lamborghini Gallardo) e em 2008 (com Dodge Viper e Ford GT). Seu último título foi conquistado em 2019, no Império Endurance Brasil, ao lado do filho Xandynho, correndo de Mercedes-Benz AMG GT, na categoria GT3.
Hoje a comunidade do automobilismo lamentou profundamente o falecimento de Xandy Negrão. Ficam os nossos sentimentos a todos e a memória do costumeiro sorriso largo de Xandy Negrão.