quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Aquecimento Mil Milhas do Brasil 2022 - Os atuais vencedores confirmam presença


Depois de vencer no último fim de semana a edição das 500 Milhas de Londrina / 500 Km de Interlagos na classificação geral, a equipe LT Team, liderada por Leandro Totti, confirmou sua participação na edição de 2022 das Mil Milhas do Brasil.







O time de Londrina, que é o atual vencedor das Mil Milhas, inscreveu dois protótipos Metalmoro MRX. Mas, como Totti ainda possui diversos Aldee Spyder Race em sua oficina, disponíveis para a formação de novas tripulações, é possível que mais carros do time tomem parte da prova.



terça-feira, 26 de outubro de 2021

De volta aos anos 60 com uma belíssima foto

 

Recebo de minha mãe pelo Facebook uma linda foto, abaixo reproduzida, da concessionária Volkswagen Sabrico na década de 60, que flagra a oficina da loja revisando os Volks da época. Impressionam, além da resolução fantástica da foto, a organização e limpeza da oficina. E claro, os belos Fuscas e um exemplar de um Karman-Ghia de primeira geração.




domingo, 24 de outubro de 2021

500 Milhas de Londrina / 500 Quilômetros de Interlagos – vitória do MRX do LT Team, em uma das provas mais caóticas da história


Depois de um sábado conturbado, com duas interrupções de prova por conta das fortes chuvas que devastaram a região do autódromo de Londrina, a edição de 2021 das 500 Milhas de Londrina / 500 Quilômetros de Interlagos foi retomada na manhã deste domingo.


Dessa vez, com a condição climática mais amena, a corrida de longa duração transcorreu de forma mais tranquila. Dos dezoito carros que participaram da prova, treze receberam a bandeira quadriculada, depois de 263 voltas completadas pelo vencedor, em um total de 6 horas e 31 minutos de corrida disputadas.


A vitória na classificação geral ficou com o protótipo Metalmoro MRX #74 do LT Team, a equipe de Londrina liderada por Leandro Totti. A tripulação do carro vencedor ainda contou com a pilotagem de Maicon Tumiate, Sarin Carlesso, José Vilela e Leo Yoshi. O segundo colocado na classificação geral foi o protótipo MRX #77 da família Soares - Juarez, Edras e Esdras - pai e filhos, que fizeram uma corrida consistente, aproveitando-se do bom equipamento à disposição e também da larga experiência em provas de longa duração.


Completou o pódio na terceira colocação o protótipo Predador/Audi, de Jair e Duda Bana, pai e filho tri-campeões das 500 Milhas de Londrina. A dupla liderou grande parte da corrida no sábado, até a primeira interrupção, com boa vantagem. Mostrando que tinham boas chances de vencer e que estavam fortes na prova, ficaram com a melhor volta da corrida, com o tempo de 1min14s184.


Infelizmente a transmissão da corrida, que estava sendo realizada ontem e retransmitida pelo Canal 500 e pelo Canal High Speed Brasil, no Youtube, com narração do excelente Marc Arnoldi, não foi retomada hoje juntamente com a retomada da prova. Restou apenas a possibilidade de acompanhar a prova pelo aplicativo de cronometragem e "live timing" Race Hero.


Abaixo, segue o resultado final da prova, na classificação geral e também o registro fotográfico de cada um dos dezoito carros que participaram da prova.



Resultado final - classificação geral:

1º - #74 Metalmoro MRX - Leandro Totti / Maicon Tumiate / Sarin Carlesso / José Vilela / Leo Yoshi - 163 voltas em 4h07min58s325 - Categoria P1
2º - #77 Metalmoro MRX - Juarez Soares / Edras Soares / Esdras Soares - Categoria P1
3º - #35 Predador/Audi - Jair Bana / Duda Bana - Categoria P1
4º - #73 Metalmoro MRX - Leandro Totti / Maicon Tumiate / Sarin Carlesso / José Vilela / Leo Yoshi - Categoria P2
5º - #75 Aldee Spyder Race - Sergio Martinez / Luiz Abbade - Categoria P3/P2/P1
6º - #71 Metalmoro MRX -  José Tinoco / R. Campos - Categoria P2
7º - #17 Chevrolet Celta 2.0 - Ricardo Kasai / Otávio Carmacio / Riccardo Savio - Categoria P5
8º - #31 Aldee Spyder Race - Alexandre Zaninotto / Marcos Camacho / Ciro Paciello - Categoria P2
9º - #40 Aldee Coupê - Diego Pardo / Admir Pardo / Bruno Pardo - Categoria P4
10º - #28 Aldee Spyder Race - Mallaco Maan / Wilton Pena - Categoria P1
11º - #777 Chevrolet Astra Stock Car - Rogério Barbato / Ricardo Domenech - Categoria P4
12º - #38 Aldee Spyder Race - Luiz Ernesto Bley Jr. / Aloysio Moreira - Categoria P3
13º - #06 Aldee Spyder Race - Caio Larcerda / Giovanni Almeida / Humberto Guerra Jr. - Categoria P3
14º - #26 Aldee Spyder Race - Beto Borghesi / Luciano Borghesi / Mario Marcondes - Categoria P3/P2
15º - #25 ABS-01 - Roberto Amaral "Coruja" / Ney Faustini / Neyzinho Faustini - Categoria P1
16º - #23 Fiat Palio - G. Moreira / J. Victorelli - Categoria P6
17º -  #19 BMW V8 - Jorge Machado / Nenê Finotti - Categoria P4


Desclassificados: #16 Ginetta G55 - Renan Guerra / Stuart Turvey / Esio Vichiesi / Pedro Burger - Categoria P1




Metalmoro MRX - Leandro Totti / Maicon Tumiate / Sarin Carlesso / José Vilela / Leo Yoshi




Metalmoro MRX - Juarez Soares / Edras Soares / Esdras Soares





Predador/Audi - Jair Bana / Duda Bana 




Metalmoro MRX - Leandro Totti / Maicon Tumiate / Sarin Carlesso / José Vilela / Leo Yoshi




Aldee Spyder Race - Sergio Martinez / Luiz Abbade





Metalmoro MRX -  José Tinoco / R. Campos





Chevrolet Celta 2.0 - Ricardo Kasai / Otávio Carmacio / Riccardo Savio





Aldee Spyder Race - Alexandre Zaninotto / Marcos Camacho / Ciro Paciello





Aldee Coupê - Diego Pardo / Admir Pardo / Bruno Pardo





Aldee Spyder Race - Mallaco Maan / Wilton Pena




Chevrolet Astra Stock Car - Rogério Barbato / Ricardo Domenech





Aldee Spyder Race - Luiz Ernesto Bley Jr. / Aloysio Moreira





Aldee Spyder Race - Caio Larcerda / Giovanni Almeida / Humberto Guerra Jr.





Aldee Spyder Race - Beto Borghesi / Luciano Borghesi / Mario Marcondes





ABS-01 - Roberto Amaral "Coruja" / Ney Faustini / Neyzinho Faustini





Fiat Palio - G. Moreira / J. Victorelli





BMW V8 - Jorge Machado / Nenê Finotti





Ginetta G55 - Renan Guerra / Stuart Turvey / Esio Vichiesi / Pedro Burger




sábado, 23 de outubro de 2021

500 Milhas de Londrina / 500 Quilômetros de Interlagos – prova interrompida por hoje, por conta das fortes chuvas


O relógio marcava 20h35 quando a direção de prova solicitou que 1 piloto de cada carro/equipe comparecesse na torre de comando do autódromo para uma reunião emergencial. Neste momento, a corrida ainda estava paralisada, em sua segunda parada no dia por conta das fortes chuvas em Londrina. Neste momento tinham sido completadas 75 voltas da prova e a chuva era intermitente, com muitos trovões e relâmpagos na região.


E depois dessa reunião, a direção de prova decidiu paralisar a prova hoje e tentar retomar amanhã, às 9h da manhã, isso se as condições climáticas permitirem. Foi marcado para as 8h da manhã um novo breafing com as equipes e direção de prova para novas decisões.


Voltamos amanhã pela manhã com mais informações. Abaixo, o print da cronometragem com o panorama da prova até o momento.




500 Milhas de Londrina / 500 Quilômetros de Interlagos – prova retomada e logo interrompida


Depois de três horas de paralização e um chove-para em Londrina, os carros saíram dos boxes e tomaram a pista para a retomada da competição, com pista molhada, exatamente às 19h55, liderados pelo safety car. Neste momento, não caía mais chuva no autódromo.


A prova foi retomada com o carro de segurança liderando o pelotão e sob regime de bandeira amarela. Depois de 4 voltas com safety car, a chuva voltou a dar o ar da graça em Londrina. Nesse momento, o Astra Stock Car #777 entrou para box e foi recolhido para a garagem. O Aldee Spyder #26 dos Borghesi também entrou no pit, mas voltou para a pista. Nesse momento a chuva aumentou de intensidade, e já tinham sido dadas 6 voltas sob regime de safety car. O que vinha acontecendo desde que a prova tinha sido interrompida era que a chuva vinha com intensidade e parava, e isso se repetia.


O protótipo MRX #71 e o Aldee #26 dos Borghesi voltaram para o box, sendo que o Aldee foi recolhido para a garagem. Por fim, na volta 75, a prova foi interrompida novamente com bandeira vermelha.


Voltamos em instantes com mais informações.


O resultado parcial está no print abaixo (clique para ampliar):





500 Milhas de Londrina / 500 Quilômetros de Interlagos – retomada da corrida


A situação em Londrina estava caótica por volta das 17h da tarde. A chuva deu uma trégua mas a água na pista estava em grande volume e o céu, bastante carregado. Alguns equipamentos elétricos foram danificados e câmeras filmadoras da transmissão oficial tinham molhado. Os carros pararam no pit lane e as equipes ficaram aguardando a sinalização da direção da prova.


Depois de um pouco mais de duas horas e vinte minutos de paralização, a prova foi retomada, mas agora a chuva voltou com mais força.


Voltamos na próxima hora de prova com os principais acontecimentos da corrida.


O resultado parcial até o momento hora está no print abaixo (clique para ampliar):





500 Milhas de Londrina / 500 Quilômetros de Interlagos – destaques da primeira hora e 45 minutos de prova - bandeira vermelha!


A segunda hora de prova começou com o ritmo forte do ABS-01 de Ney Faustini, em corrida de recuperação, e a parada na pista do protótipo Aldee Spyder Race número 6 da equipe HT Guerra. No mesmo momento, o MRX #74 parou para sua primeira parada de box, que por regulamento tem que ter a duração de 3 minutos e meio. O protótipo do LT Team voltou para a pista na terceira colocação. Enquanto isso, Duda Bana seguia líder e dominante, com uma folga de 3 voltas de vantagem para o segundo colocado, e virando na casa de 1 minuto e 17 segundos. O MRX #74 do LT Team voltou para a segunda colocação na volta 51, ultrapassando o Spyder #38.


E na volta 61 o Ginetta bateu no Aldee Spyder #26 da família Borghesi. O Ginetta chegou a alçar um pequeno vôo. Ezio Vichiese, que estava na pilotagem na hora, levou o carro para os boxes com um paralama e farol dianteiros danificados. O Aldee Spyder dos Borghesi, envolvido no incidente, também foi para o box. No mesmo momento, o Aldee #28 parou na saída dos boxes e os líderes na geral, o protótipo Predador/Audi, pararam para seu primeiro pit stop.


Na sequência, o Spyder #38 rodou e ficou parado na grama. Foi neste momento que a liderança na geral passou a ser do protótipo MRX #74 do LT Team. Com todas essas confusões e com muitos detritos de carro na pista, foi acionada pela direção de prova a segunda incursão do safety car e bandeira amarela em todo o circuito. Estávamos nesta altura na volta 73.


O protótipo Aldee #38 não conseguiu voltar para a pista pelos seus próprios meios e teve que ser rebocado pelo guincho plataforma, o que denotava uma falha mecânica.


O carro de segurança aproximou os líderes da prova na geral, e nesse momento o primeiro colocado, o protótipo MRX #74 do LT Team tinha mais de 1 minuto de vantagem para o Predador/Audi da família Bana. Nesse momento, vinham reportes direto de Londrina de que começavam algumas gotas de chuva, e nas imagens diretas do circuito dava para ver que o tempo escureceu. Na transmissão da prova, Leandro Totti explicou que a parada do #73 no começo da prova foi uma quebra do semi-eixo.


Foi informado nesse momento que a BMW V8 de Nenê Finotti e Jorge Machado dificilmente voltaria para a prova. O carro tinha completado apenas 22 voltas.


E na volta 69, ainda sob bandeira amarela e safety car, a chuva chegou com muita intensidade e ventos. Voaram tendas das equipes e o time de transmissão se molhou todo na cabine. Não dava para enxergar nada de tanta água que caía, e chegou mesmo a cair granizo. Muitos carros neste momento recolheram para os boxes. E finalmente foi decretada pela direção de prova bandeira vermelha, com 69 voltas completadas e um total de 1 hora e 45 minutos de corrida.


Voltamos quando a prova for restabelecida.


O resultado parcial dessa 1 hora e 45 minutos de prova está no print abaixo (clique para ampliar):





500 Milhas de Londrina / 500 Quilômetros de Interlagos – destaques da primeira hora de prova


Dada a largada em Londrina, Duda Bana largou bem com o Predador seguido dos dois protótipos da LT Team e o ABS-01, seguido do Gineta G55 e os protótipos da P3. Na abertura segunda volta o predador perdeu a liderança e cai para a terceira colocação, mas logo se recuperou e no final da segunda volta já estava em segundo, com o MRX da LT Team #73 liderando. Na terceira colocação vinha o MRX #74 também do LT Team. Nesse momento, a melhor volta da prova era do Predador Audi, com o tempo de 1min14s265.


Na abertura da quinta volta, o protótipo ABS-01 apresentou uma fumaça na região traseira esquerda. Foi uma quebra prematura para a equipe Absoluta. O carro se arrastou por uma volta até entrar nos boxes.


Ainda na quinta volta, o MRX #73, líder na geral, passou lento pela linha de chegada, deixando a liderança para o Predador da família Bana. No mesmo momento, o Fiat Palio #23 recolheu aos boxes com problemas mecânicos. Na sétima volta, o Predador/Audi colocava uma vantagem de um pouco mais de 1 segundo para o MRX da equipe LT Team.


Destaque naquela altura da prova para o Vectra Stock Car da família Soares andava na terceira colocação, à frente de muitos protótipos.


Na volta 13, um susto: o Ginetta G55 rodou na subida antes da reta principal. O carro voltou para a prova. Nesta altura da prova, os líderes já enfrentavam o tráfego mais intenso dos retardatários.


Duda Bana vinha imprimindo um sólido ritmo de corrida por volta do 22 giro, com quase 5 segundos de vantagem para o MRX segundo colocado e uma volta no terceiro. O protótipo ABS-01 voltou para a prova depois do reparo na suspensão, mas com 9 voltas de defasagem para os líderes.


Na volta 27, o BMW V8 parou na margem da pista e gerou um princípio de incêndio na grama. Os comissários rapidamente apagaram o fogo. O episódio gerou a primeira entrada do safety car e bandeira amarela no circuito.


E na volta 32, o safety car deixou a pista. Duda Bana relargou muito bem e manteve a ponta, abrindo a primeira hora de prova na liderança da classificação geral.


Voltamos na próxima hora de prova com os principais acontecimentos da corrida.


O resultado parcial dessa primeira hora está no print abaixo (clique para ampliar):





500 Milhas de Londrina / 500 Quilômetros de Interlagos - Resultado do Warm-up

 

Acabou há pouco o treino de aquecimento das 500 Milhas de Londrina / 500 Quilômetros de Interlagos. Foi a última oportunidade de acertar os detalhes para a corrida que larga às 15h. Um total de treze carros foram para a pista em um treino que durou 40 minutos, e as voltas mais rápidas giraram em torno de 1 minuto e 14 segundos. O blog fará a cobertura da prova, com reportes hora a hora dos acontecimentos em Londrina. Clique na imagem abaixo para ampliar os resultados do treino de aquecimento.




sexta-feira, 22 de outubro de 2021

500 Milhas de Londrina / 500 Quilômetros de Interlagos - Resultado dos treinos noturnos

 

Agora a noite duas sessões de treinos foram realizadas em Londrina. Com a pista mais fria, os tempos mais rápidos caíram cerca de 1 segundo em relação às tomadas realizadas durante o dia. Os mais rápidos à noite continuaram sendo os que estavam melhores de dia: os dois protótipos do LT Team (MRX) e o Predador/Audi de Jair e Duda Bana. A programação amanhã continua com um último treino de aquecimento e a largada para a prova, programada para as 15h. As tabelas de tempos dos treinos da noite estão abaixo, é só clicar para ampliar.






O protótipo MRX da equipe LT Team, de Leandro Totti, foi sempre um dos carros mais rápidos nas atividades desta sexta-feira



500 Milhas de Londrina / 500 Quilômetros de Interlagos - Resultado do treino classificatório

 

Acabou de ser finalizada a sessão de treinos classificatórios em Londrina. Jair Bana com o protótipo Predador/Audi continua dominante e cravou a melhor volta do treino com o tempo de 1min11s750. Na sequência vieram os dois protótipos da equipe de Leandro Totti, a LT Team e na quarta posição o primeiro carro GT, uma Ginetta G55 tripulada por Renan Guerra, Stuart Turvey, Ezio Vichiese e Pedro Burger. Ao todo, dezesseis carros foram para a pista. Os resultados dessa sessão estão no print abaixo, clique para ampliar. Voltamos em instantes com os demais treinos da programação.





Jair Bana continua dominando as ações em Londrina



500 Milhas de Londrina / 500 Quilômetros de Interlagos - Resultado do segundo treino livre


Em um início de tarde de muito sol em Londrina, foi realizado o segundo treino livre com a melhor volta registrada pelo protótipo Predador/Audi de Jair Bana, seguido dos protótipos Metalmoro MRX da equipe LT Team, de Leandro Totti. E o primeiro treino classificatório já começou lá em Londrina. Voltamos em instantes.





500 Milhas de Londrina / 500 Quilômetros de Interlagos - Resultados do primeiro treino livre

 

Acabou há pouco o primeiro treino livre em Londrina, dentro da programação das 500 Milhas de Londrina / 500 Quilômetros de Interlagos, edição de 2021. Os resultados estão no print abaixo, só clicar para ampliar. Um total de dezessete carros foram para a pista nesta primeira atividade, lembrando que teremos mais um treino livre logo mais às 13h15, e a classificação programada para as 16h35. Voltamos em instantes com mais informações.





500 Milhas de Londrina e 500 Quilômetros de Interlagos se unem para edição de 2021

 

As organizações de duas tradicionais provas de longa duração do país se juntaram para realizar uma edição única dos dois eventos para o ano de 2021. Estamos falando das 500 Milhas de Londrina e dos 500 Quilômetros de Interlagos, que terão a sua prova a ser realizada neste sábado, 23 de outubro, no circuito de Londrina.




A programação prevê um treino livre hoje pela manhã (09h10 às 11h30), um segundo treino livre a partir das 13h15 e a classificação para todas as categorias a partir das 16h35, se estendendo até às 20h. Amanhã, a largada será às 15h.


O blog acompanhará toda a programação desta prova especial e nesta postagem, mostramos alguns dos competidores que confirmaram presença na corrida:


Volkswagen Gol 2.0 “Tomahawk”
Categoria IV (Silhouette / Maserati Trofeo / GT3 Light)
Pilotos:






Protótipo ABS-01
Categoria 1 (Força Livre)
Pilotos: Ney Faustini / Ney de Sá Faustini





BMW Série 3 V8
Categoria 1 (Força Livre)
Pilotos: Jorge Machado / Luis Finotti





Chevrolet Cruze
Categoria IV (Silhouette / Maserati Trofeo / GT3 Light)
Pilotos: Nilson Ribeiro / José Roberto Ribeiro





Furlan GT40
Categoria 1 (Força Livre)
Pilotos: Ricardo Cimatti / ?





Chevrolet Vectra Stock Car V8
Categoria 1 (Força Livre)
Pilotos: Edra Soares / Esdras Soares / Juarez Soares






Protótipo Metalmoro MRX
Categoria II (Sport Protótipos Aspirados 16V)
Pilotos: Carlos Antunes, José Tinoco e Ricardo Furquim




Protótipo Predador-Audi
Categoria 1 (Força Livre)
Pilotos: Jair Bana / Duda Bana





Chevrolet Astra Stock Car
Categoria IV (Silhouette / Maserati Trofeo / GT3 Light)
Pilotos: Ricardo Domenech_Rogério Barbato





Protótipo Aldee Spyder Race
Categoria III (Sport Protótipos Aspirados 8V)
Pilotos: Sergio Martinez e Luiz Abbade




Protótipo Aldee Spyder Race
Categoria III (Sport Protótipos Aspirados 8V)
Pilotos: Mallaco Man / Miguel Mallaco





Protótipo Aldee Spyder Race
Categoria III (Sport Protótipos Aspirados 8V)
Pilotos: Leandro Guerra / ?





Volkswagen Voyage
Categoria VI (Turismo slick)
Pilotos: Luciana Klai / Patrícia Sobrinho / Fátima Escaleira





Protótipo Metalmoro MRX
Categoria II (Sport Protótipos Aspirados 16V)
Pilotos: Rafael Simon / Gustavo Simon





Rocco 001
Categoria II (Sport Protótipos Aspirados 16V)
Pilotos: José Cordova / ?





Protótipo Aldee Spyder Race
Categoria IV (Silhouette / Maserati Trofeo / GT3 Light)
Pilotos: Alexandre Zaninotto, Marcelo Camacho, Ciro Paciello





Alfa Romeo 156
Categoria IV (Silhouette / Maserati Trofeo / GT3 Light)
Pilotos: Erik Grosso / ?





Protótipo Metalmoro MRX - Equipe LT Team
Categoria II (Sport Protótipos Aspirados 16V)
Pilotos: a confirmar