segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Mil Milhas do Brasil 2021 - considerações finais sobre a prova e a classificação geral



Domingo, 16 de fevereiro de 2020. Depois de acompanhar a volta das Mil Milhas, in loco no autódromo, saíamos de lá na expectativa para a edição de 2021 da prova. Mal sabíamos que dali a um mês o mundo mudaria por conta de uma pandemia de um vírus mortal. E nesse momento mal imaginávamos que a edição de 2021 não poderia ter a presença do público.


E foi de forma remota, na frente do computador, com a transmissão ao vivo pelo Youtube e com a cronometragem oficial da corrida que acompanhamos e publicamos, aqui no blog, por mais de 10 horas, os principais acontecimentos, hora a hora, da edição de 2021 das Mil Milhas do Brasil.


A prova, com todas as dificuldades existentes em um ambiente de pandemia, quase não foi realizada. Mudou de mãos entre os responsáveis pela organização nos últimos dias (Elione Queiroz passou o bastão para Thiago Pereira), teve que alterar a sua programação (a largada à meia noite passou para as 8h50 da manhã de domingo) mas foi realizada, com muito empenho, esforço e dedicação de todos os envolvidos - organização, imprensa, pilotos, equipes e direção de prova.





"Glória imortal aos vencedores das Mil Milhas"




Vi muitos, principalmente nas diversas redes sociais, criticando a prova, seu formato, os carros que participaram, o horário da prova. Mas como sempre digo, criticar do sofá de casa e não fazer ou não ter a capacidade para tanto é algo improdutivo. Não é assim que se fomenta e se incentiva um esporte tão difícil e custoso quanto o automobilismo. São pessoas que sequer conhecem a história das Mil Milhas e não sabem que essa prova abrigou, abriga e sempre abrigará tudo o que vimos neste domingo em Interlagos: a complexidade de um protótipo, a sofisticação de um Gran Turismo importado, a simplicidade de um modelo popular nacional. Equipes estruturadas, equipes pequenas, garagistas, entusiastas que muitas vezes se sacrificam a custo de suor e lágrimas de uma vida, baseados em um sonho para estarem naquele grid, honrando as glórias, memórias e histórias da mais importante e democrática prova do automobilismo nacional. Para você que critica de uma forma não construtiva, coloque-se no lugar de quem está lá envolvido, seja em qual posição for. Pense antes de falar ou realizar postagens levianas.


Bom, passado esse meu desabafo, volto com uma boa notícia anunciada por Thiago Pereira, o novo organizador das Mil Milhas. A prova ganhou um “name rights” da Chevrolet Absoluta e teve sua extensão de contrato dilatada para mais 5 anos. Thiago também assegurou que teremos para a edição de 2022, no mínimo, a inscrição de 50 carros. É a constatação de que as Mil Milhas voltam a se consolidar, depois de um hiato que durou de 2008 a 2019.


Voltando aos acontecimentos da edição de 2021, tivemos a participação de 25 carros, uma evolução significativa em relação a 2020, onde tivemos 12 carros participando da prova e em dado momento, na manhã de domingo, chegamos a ter 4 carros na pista.


Foi uma prova com ótimo nível técnico. Apesar de algumas quebras e escapadas de pista, normais em provas de longa duração, chegaram ao final, em disputa, 19 carros dos 25 que largaram. A chuva – personagem que invariavelmente e historicamente marca as edições das Mil Milhas – veio no meio da prova para dar mais emoção à disputa.


As vitórias por categoria – na classificação geral e na categoria P3, venceu o protótipo MCR da equipe LT Racing Team, capitaneada por Leandro Totti. A equipe de Londrina fez um excelente trabalho: mesmo tendo uma rodada no início de prova e uma punição por queima de relargada durante a corrida, venceram na geral com 4 voltas de vantagem para o segundo colocado.


Na Categoria P4, venceu o protótipo R1 da equipe Guerra Motorsport. O time também conseguiu colocar o carro sempre competitivo, entre as primeiras posições por toda a corrida, chegando a liderar na geral. Finalizaram as Mil Milhas na segunda posição na classificação geral.


O Chevrolet Celta da equipe Oto conquistou uma excelente quinta posição na classificação geral, mostrando constância e resistência. Conquistou também a vitória na categoria TN1A.


O pole position da prova, o protótipo dos gaúchos da equipe MC Tubarão enfrentou uma série de dificuldades técnicas durante a prova. O início de prova foi ótimo para o time, com a liderança na geral por várias voltas. Mas pit stops demorados, paradas do carro no meio da pista denotavam que algo estava errado com protótipo gaúcho. Finalizaram a prova na sétima colocação geral e a vitória na categoria P2. Como consolo adicional, conquistaram a volta mais rápida da prova.


E os gaúchos da MC Tubarão tiveram dificuldades também com o segundo carro inscrito na prova, a BMW M3. Até uma roda solta no começo da prova acometeu o time, que finalizou com o carro alemão na décima segunda posição geral e a vitória na categoria GT4


Na categoria TN1, a vitória ficou com o Volkswagen Gol da equipe MI Motors.


O Chevrolet Omega da equipe big Power foi um dos carros que teve problemas graves de motor. Um quebra de virabrequim alijou a equipe paulista de uma melhor disputa de posições. Venceram na categoria TN1B e terminaram na décima sexta posição na tabela geral.


Ele veio de última hora, não participou dos treinos livres e classificação, largou em último mas causou a maior sensação no autódromo: O Chevrolet Corvette preto de Rodrigo Corbisier e Ricardo Gouveia trouxeram o monstro de aproximadamente 1.000 cavalos de potência para realizar acertos e ajustes visando a participação futura nas provas de longa duração. Andou pouco mas acabou levando para a casa um troféu de vencedor na Categoria GT3


Por fim, na Categoria P1, a vitória ficou com o Chevrolet Vectra V8 Stock Car da equipe 2GO/HT Guerra, que enfrentou graves problemas de câmbio e completou apenas 37 voltas, coma penúltima posição na classificação geral.


Para finalizar esta postagem especial sobre as Mil Milhas de 2021, todo o trabalho realizado aqui no Blog – de postagens prévias de atualização dos participantes, resultados de treinos livres e classificação e também da cobertura de mais de 10 horas de ontem – e também do Blog das Mil Milhas, do meu irmão de Maceió, Ricardo Sarmento, que trouxe deliciosas postagens sobre a história da prova, foi, de certa forma, uma homenagem e reverência ao excelente e saudoso site Speedonline (e que tive o prazer e a honra de colaborar por um período), que nas edições das Mil Milhas nas quais cobriu, realizava um trabalho nesta linha que buscamos – eu e Ricardo – fazer em nossos Blogs. Ao nosso amigo Jorge Kraucher, o idealizador do Speedonline, a nossa homenagem.


E não posso deixar de registrar aqui os meus agradecimentos com quem ficou conosco nesta cobertura: meu irmão de Maceió, Ricardo Sarmento, Rogério Mosca desde Portugal e o pessoal da Shelby Modelismo e André Hiebra e a turma do Racing.


Segue o resultado final das Mil Milhas do Brasil 2021:


1º - #73 José Vilela / Leandro Totti / Eduardo Souza Pimenta / Guilherme Ghido / Léo Yoshi - Protótipo MCR 2.1 - Equipe LT Racing Team – Categoria P3 – 291 voltas

2º - #31 Leandro Guerra / Alexandre Zaninoto / Marcelo Camacho - Protótipo R1 - Equipe Guerra Motorsport – Categoria P4 – 287 voltas

3º - #46 Robbi Perez / José Cordova / Juliano Moro / Maurizio Sandro Sala - Protótipo Roco P3 - Equipe Roco Racing – Categoria P3 – 277 voltas

4º - #6 Caio Lacerda / Geovani Almeida / Humberto Guerra Jr. – Aldee Cupê VW - Equipe HT Guerra – Categoria P4 – 254 voltas

5º - #17 Otávio Carmacio / Rafael Kasai / Maurício Arias / Vinícius Salva - Chevrolet Celta - Equipe Oto Racing - Categoria TN1A – 249 voltas

6º - #115 Estevão Alexandre / Rogério Dudu / Honda Civic Si - Equipe Maguila Motors – Categoria TN1A - 249 voltas

7º - #32 Mauro Kern / Márcio Basso / Paulo Sousa / Wellington Cirino - Protótipo MC Tubarão - Equipe MC Tubarão – Categoria P2 – 248 voltas – volta mais rápida da prova: 1:39.689 (volta 88)

8º - #216 George Lisi / Riccardo Savio / Ricardo Parente - Chevrolet Corsa - Equipe Oto Racing = Categoria TN1A – 248 voltas

9º - #11 Bruna Tomaselli / Emilio Padron Ianez / Fernando Ohashi / Fernando Fortes / Henrique Assunção - Protótipo Hayabusa - Team Quarteto Fantástico & Mulher Maravilha – Categoria P3 – 241 voltas

10º - #14 A. Tavares / E. Teixeira / V. Lira / F. Cesario – Ford Fiesta – Categoria TN1A – 241 voltas – carro que ganhou mais posições desde a largada até o final da prova

11º - #111 Rafinha Thiamer / Luiz Henrique / Mauricio Marchioni - Volkswagen Gol - Equipe MI Motors – Categoria TN1 – 233 voltas

12º - #64 Henry Visconde / Tiel de Andrade / Lucas Foresti - BMW M3 - Equipe MC Tubarão – Categoria GT4 – 229 voltas

13º - #3 Luciane Klai / Fernanda Aniceto / Renata Camargo - Volkswagen Voyage 1.6 - Equipe MI Motors – Categoria TN1 – 225 voltas

14º - #34 Mário Marcondes / Paulo Totaro / Márcio Mauro / Fábio Carbone - Protótipo MRX-Chevrolet 2.0 16V - Equipe Motorcar – Categoria P3 – 223 voltas

15º - #98 Nenê Finotti / Fábio Coelho / Marcelo Fortes - Volkswagen Passat - Equipe Coelho´s Racing / LF Competições / JR-Rodas – Categoria TN1 – 223 voltas

16º - #9 Ciro Paciello / Ricardo Alvarez / Evandro Camargo / Gelinho - Chevrolet Omega Stock Car - Equipe Big Power – Categoria TN1B – 198 voltas

17º - #84 Maurício Gonçalves / Marcelo Dias / Pedro Alexandre / Luiz Henrique - Volkswagen Gol 2.0 - Equipe MI Motors – Categoria TN1A – 197 voltas

18º - #74 R. Furquim / T. Soares / E. Souza - Protótipo Spyder 2.0 - Equipe LT Racing Team – Categoria P4 – 182 voltas

19º - #22 Tiago Regis / Ricardo Cimatti / Thiago Pereira - Honda Civic – Categoria TN1A – 157 voltas

20º - #63 Valter Fernandes / Marcos Fernandes / Marcos Nascar / Ricardo Domenech / Rogério Barbato - Chevrolet Astra V8 Stock Car - Equipe F&C Custom Garage – Categoria TN1B – 151 voltas

21º - #25 Ney Faustini / Ney Sá Faustini / Batistinha - Chevrolet Cobalt V8 Stock Car - Equipe Absoluta Racing – Categoria TN1B – 91 voltas

22º - #25 – Rodrigo Corbisier / Ricardo Gouveia – Chevrolet Corvete – Categoria GT3- 53 voltas

23º - #72 Deninho Casarini / Carlos Antunes / Marcelo Di Tripa / Marcelo Campagnolo - Protótipo MRX - Equipe Motorcar – Categoria P2 – 47 voltas

24º - #77 Edras Soares / Juarez Soares / Esdras Soares - Chevrolet Vectra V8 Stock Car - Equipe 2GO/HT Guerra – Categoria P1 – 37 voltas

25º - #96 Marcelo Servidone / Emerson Piedade / Luc Monteiro - Volkswagen Brasília - Equipe Mamba Negra – Categoria TN1A – 21 voltas






O protótipo MRX #34 da equipe Motorcar teve esse princípio de incêndio, por vazamento de combustível, ainda nas voltas de instalação








O Ford Fiesta #14 foi o carro que mais conquistou posições da largada até a bandeirada




O Honda Civic Si de Rogério Dudu e Estevão Alexandre chegou a ocupar a quarta posição na classificação geral, na sétima hora de corrida






MC Tubarão - a tradição gaúcha dos protótipos garantiu a pole position e a vitória na categoria P2, mas as pretensões eram da conquista da prova na geral





Não foi um bom domingo para o Chevrolet Cobalt V8 Stock Car da Absoluta Racing, liderado por Ney Faustini - diversos problemas técnicos e uma 21ª posição ao final




O Honda Civic Si de Thiago Pereira foi montado em tempo recorde, na semana da prova, com motorização original




O câmbio deixou a equipe 2GO/ HT Guerra na mão




O Volkswagen Gol vencedor da categoria TN1, da equipe MI Motors




Foi a despedida da BMW M3 da MC Tubarão. Vem aí uma nova M4 para as provas de longa duração




Protótipo R1 com motor da moto Suzuki Hayabusa




O trio feminino da prova / Lu Klai / Fernanda Aniceto / Renata Camargo foram muito bem - apesar de um problema de homocinética no finalzinha da prova, beliscaram um pódio na categoria









Protótipo Roco P3, baseado em um Fórmula 3 e equipado com motorização Hayabusa, mostrou durabilidade e consistência - chegou a liderar a prova e finalizou na terceira colocação









A Volkswagen Brasília da equipe Mamba Negra teve seu motor VW AP 2.0 partido ao meio logo no início da corrida





Excelente resultado para o Chevrolet Celta da equipe Oto - quinta colocação no geral









O segundo colocado geral foi este Spyder da equipe Guerra Motorsport




A equipe HT Guerra inscreveu de última hora este Aldee Cupê VW e conquistou uma excelente quarta posição




O Corvette de Corbisier foi a grande sensação da prova






Thiago Pereira dá a bandeirada ao protótipo vencedor



domingo, 24 de janeiro de 2021

E o protótipo MCR do LT Racing Team, de Leandro Totti, vencem as Mil Milhas de 2021

 

Após 10 horas de prova e um excelente trabalho, o protótipo MCR 2.1 da equipe de Londrina LT Racing Team, de Leandro Totti, José Vilela, Leandro Totti, Eduardo Souza Pimenta, Guilherme Ghido e Leo Yoshi venceu as Mil Milhas do Brasil 2021 em Interlagos.




Segue o resultado final da prova. Amanhã voltamos com uma postagem especial sobre a prova. Foram mais de 10 horas de cobertura do blog neste domingo especial. Obrigado a todos pela audiência!







Mil Milhas do Brasil 2021 - destaques da décima hora de prova


Destaques da décima hora de prova


A décima hora de prova começou com mais problemas para o protótipo MC Tubarão, que parou na subida do café com fumaça na parte de trás do carro. O diretor de prova mandou para a pista o Safety Car. A bandeira verde veio na volta 263.

E de forma inacreditável o GM Astra Stock Car V8 que se acidentou na reta dos boxes foi reconstruído pela equipe e voltou para a prova na volta 265.

Na volta 269 o protótipo Roco P3 começou a fumaçar. Na volta 270 o protótipo #11 rodou no mergulho, bem na frente do líder na geral. Na mesma volta vimos o BMW M3 com fumaça e o VW Voyage do trio feminino parado nos boxes para reparos. Com todos estes incidentes, a direção de prova acionou mais uma vez o Safety Car. A bandeira verde foi dada na volta 275. E já no S do Senna o protótipo #31, o vice-líder da prova, rodou e ficou parado na grama. Mais uma bandeira amarela em todo o circuito e carro de segurança na pista. A intervenção durou duas voltas.

Na volta 278, na descida do lago, o BMW M3 da equipe MC Tubarão na pilotagem de Lucas Foresti parou.

E o protótipo #73, o líder da prova, passou a ter problemas de freio, conforme informações passadas ao Luc Monteiro na transmissão do Bandsports por Eduardo Homem de Mello. Um drama para o final da prova.

Na volta 280, mais um escapada na descida do lago, desta vez do protótipo #11, com bandeira amarela localizada.

A edição das Mil Milhas do Brasil 2021 vai chegando ao seu final.


Abaixo a classificação da prova nesta décima hora e o link da transmissão.













Mil Milhas do Brasil 2021 - destaques da nona hora de prova


Destaques da nona hora de prova



A nona hora começou com sol nas cercanias de Interlagos. O ritmo de prova agora estava bem mais cadenciado, com menos saídas de pista.

O protótipo #73 do LT Team continua com excelente ritmo de prova, girando na casa de 1:51s e com 5 voltas de vantagem para o segundo colocado, o protótipo #31 da Guerra Motorsport. Em terceiro vem o Roco P3, mostrando consistência e durabilidade no conjunto montado com motor Hayabusa.

Na volta 257, no início da subida dos boxes, o gol #84 da MI Motors parou no local, mas não teve entrada do carro de segurança, apenas bandeira amarela no local.

A prova vai se aproximando do seu final com 19 carros na pista dos 25 que largaram, um ótimo resultado para a corrida.


Abaixo a classificação da prova nesta nona hora e o link da transmissão.









Mil Milhas do Brasil 2021 - destaques da oitava hora de prova


Destaques da oitava hora de prova


Começamos a oitava hora de prova com a volta para a pista da VW Brasília da equipe Mamba Negra, depois de horas de trabalho na troca do motor VW AP 2.0. Infelizmente na volta 209 o carro parou na área de escape do Laranjinha.

Na volta 212 o GM Cobalt V8 Stock da Absoluta Racing parou lentou na subida do Café. O carro teve muitos problemas mecânicos no início da prova.

Na volta 214 um susto. O protótipo MRX #34 rodou forte na freada do S do Senna, mas conseguiu voltar para a pista. Na volta 215 mais uma rodada, do Aldee Spyder #73 da equipe LT Team.

A prova passou a ter um ritmo mais cadenciado nesta hora. O líder na classificação geral, o protótipo MCR #73 vem com ótimo desempenho, levando 5 voltas de vantagem do protótipo R1 #31 da Guerra Motorsport. Na terceira colocação, o Roco P3 vem também em uma prova sólida, porém com 14 voltas de desvantagem para o líder.

Na volta 226, mais uma vez o protótipo MC Tubarão ficou parado na pista, na saída da curva do Sol. Mais uma bandeira amarela no circuito e a entrada do Safety Car.



Abaixo a classificação da prova nesta oitava hora e o link da transmissão.







Mil Milhas do Brasil 2021 - destaques da sétima hora de prova


Destaques da sétima hora de prova


Começamos a sétima hora das Mil Milhas com mais um carro fora da pista, na caixa de brita do final da reta oposta. O GM Celta #17 da equipe Oto perdeu a freada na pista molhada e ficou atolado, na volta 173. Mais uma intervenção do Safety Car. Foi uma bandeira amarela rápida, de uma volta, mérito do time de resgate da prova.

Na volta 177 tivemos mais uma rodada, desta vez do Honda Civic #22 no mergulho, que deu um 360 graus e voltou para a prova.

Neste momento o outro Honda Civic, o #115 do Rogério Dudu / Estevão Alexandre ocupava a quarta posição na classificação geral, um belíssimo desempenho com constância e resistência.

Na volta 168 o Passat #98 escapou no final da reta oposta mas, ao contrário dos demais que ali escaparam antes, conseguiu contornar a caixa de brita e voltar para a prova.

Alheio a todos estes problemas, o protótipo MCR #73 liderava a prova com uma volta de vantagem para o segundo colocado

Na volta 180, o outro carro da Equipe Oto, o Corsa #216 escapou no final da reta oposta e ficou atolado na brita. Não houve necessidade da entrada do Safety Car.

Na volta 183 o VW Gol #84 da MI Motors, o segundo na sua categoria, recolheu lentamente para fora da pista na saída da Curva do Lago.

Nesse momento da prova, a chuva estava bem mais amena, quase cessando.

Na volta 186 dois carros se arrastavam pela pista, o Aldee fechado da equipe HT Guerra e o Honda Civic #22.

E na volta 196 o GM Corvette voltou para a pista para continuar na sua missão de realizar acertos e ganhar quilometragem no desenvolvimento do carro.

Ao final da sétima hora a pista já estava praticamente toda seca. Nas quatro primeiras posições, quatro protótipos, sendo que na quinta posição o Civic #115 se mantinha firme e forte.


Abaixo a classificação da prova nesta sétima hora e o link da transmissão.







Mil Milhas do Brasil 2021 - destaques da sexta hora de prova


Destaques da sexta hora de prova


A sexta hora de prova começou com bandeira verde na volta 150 depois da panca do Astra Stock Car, com liderança na geral do protótipo #31 da Guerra Motorsport e o MCR #73 do LT Team em segundo na mesma volta e também com céu muito carregado nas cercanias de Interlagos, o que exigiu o acionamento dos faróis.

Fazendo uma excelente prova, o Aldee fechado da equipe HT Guerra ocupava a sexta posição na geral, o primeiro carro não protótipo na classificação.

Na volta 154 o protótipo #73 do LT Team recebeu uma punição de drive trough por queimar a última relargada.

Na volta 159 foi possível ver pingos de chuva no final da reta principal. Na volta 160 ela veio com mais intensidade. Na volta 164 a chuva veio muito forte, o que passou a obrigar as equipes a mandar os carros para os boxes para trocas de pneus.

Volta 164 o Aldee da HT Guerra escapou e foi parar na caixa de brita do final da reta oposta e ficou por lá atolado, levando a direção de prova a decretar bandeira amarela e mandar o Safety Car para a pista. Nesse momento chovia muito em Interlagos.

Na volta 167 o resgate colocou o Aldee da HT Guerra de volta para a pista, ainda sob regime de Safety Car. O carro voltou com avarias no para-choques dianteiro por colidir forte com a caixa de brita.

A bandeira verde foi dada na volta 168, sob chuva e pista muito molhada, com liderança do protótipo #73 do LT Team, carro que tinha sofrido uma punição na hora anterior.


Abaixo a classificação da prova nesta sexta hora e o link da transmissão.













Mil Milhas do Brasil 2021 - destaques da quinta hora de prova


Destaques da quinta hora de prova

Começamos a quinta hora de prova com a liderança na geral do protótipo MCR #73 da equipe LT Team e o Roco P3, que liderou uma boa parte da prova, nos boxes, com problemas na corrente de transmissão, uma vez que o carro é equipado com um motor de moto Hayabusa.

O protótipo pole position, o MC Tubarão vem fazendo uma ótima recuperação e na volta 142 vinha ocupando a terceira posição no geral. Foram disputadas mais de 4 horas e 50 minutos de prova, com bom nível técnico de disputas, com 7 carros tendo problemas técnicos e parados nos boxes nesta quinta hora de prova.

Na volta 145 o primeiro acidente – e forte – da prova. O Astra Stock Car V8 #63 rodou no Café e bateu de frente no guard-rail interno, uma bela pancada! A princípio, a rodada pode ter sido provocada por óleo na pista ou até mesmo a quebra da suspensão traseira direita. Nova entrada do Safety Car na prova.


Abaixo a classificação da prova nesta quinta hora e o link da transmissão.











Mil Milhas do Brasil 2021 - destaques da quarta hora de prova


Destaques da quarta hora de prova

A quarta hora de prova começou com o Roco P3 na liderança, com Juliano Moro na pilotagem após o turno de José Cordova. Na volta 89, mais um problema com a BMW M3 da MC Tubarão (mais um problema com a roda traseira direita), que forçou a quarta inserção do Safety Car na prova. No protótipo MC Tubarão, assumia a pilotagem o paranaense Wellington Cirino. O carro de segurança voltou para os boxes na volta 92.

Na volta 99 o Gol #111 parou na saída do Laranjinha mas foi logo retirado da pista pelo time de resgate. Na volta 105 tivemos mais uma grande quantidade de carros entrando para box para realização das paradas.

Em torno da volta 108, o GM Omega da equipe Big Power estava recolhido aos boxes, com problemas de motor. Foi um problema de virabrequim e a equipe passou a providenciar a troca de motor.

O tempo, que até então estava ensolarado na Zona Sul de São Paulo, passou a ficar ligeiramente nublado. A previsão é de chuva para as próximas horas.


Abaixo a classificação da prova nesta quarta hora e o link da transmissão.














Mil Milhas do Brasil 2021 - destaques da terceira hora de prova


Destaques da terceira hora de prova

A terceira hora de prova iniciou com a liderança do protótipo #73 da equipe LT Team, trazendo na segunda posição o Roco P3, com 9 segundos de desvantagem. O Cobalt Stock da Absoluta Racing, com 42 voltas de desvantagem, voltou para a prova na 23ª posição, nas mãos do Batistinha.

Na volta 63, mais um problema da BMW da MC Tubarão, que parou na freada do bico de pato. O carro foi religado e voltou lentamente parando mais à frente no mergulho (foi problema de bomba de combustível). O carro voltou a movimento e entrou para os boxes, para realizar a parada e troca de pilotos, saindo Lucas Foresti e entrando Tiel de Andrade. Neste momento, houve a terceira intervenção do Safety Car. A bandeira verde foi dada na volta 66.

Na volta 68, o Roco P3 encostou no líder, o MCR #73 e ultrapassou para conquistar a liderança da prova. A Brasília da equipe Mamba Negra permanecia nos boxes, efetuando reparos de motor.

Nesta terceira hora, destaque para os protótipos que vinham nas quatro primeiras posições na classificação geral. Destaque também para o Aldee fechado da HT Guerra, que largou nos boxes e vinha ocupando a quinta posição geral. O protótipo MC Tubarão, em recuperação, ocupava a sexta posição.


Abaixo a classificação da prova nesta terceira hora e o link da transmissão.













Mil Milhas do Brasil 2021- destaques da segunda hora de prova


Destaques da segunda hora das Mil Milhas do Brasil.

O Protótipo MC tubarão efetuou a sua primeira parada de boxes, aparentemente com problemas (a parada durou mais de 5 minutos), voltando na sétima posição. O protótipo Roco P3 com Robbi Perez na pilotagem assumiu a liderança.

Na volta 36, o pole position MC Tubarão parou na reta oposta, aparentemente com problemas de motor. Quase que no mesmo momento outro protótipo, o #72 da Motorcar também parava quase que no mesmo ponto do MC Tubarão. Tudo isso forçou a segunda entrada do Safety Car na prova. Foi neste momento que os primeiros pit stops começaram.

Safety car voltou para os boxes na volta 40 com o protótipo Roco P3 na liderança. Vimos nas imagens o GM Astra Stock Car #63 com vazamento de combustível pelo bocal na parte traseira. Outro Stock, o Vectra da família Soares parava no miolo do circuito, na volta 42.

Na volta 46, o panorama da prova mostrava na liderança o Protótipo R1 da equipe Guerra Motorsport, com o protótipo MCR #73 se recuperando na prova, na segunda posição. O Protótipo Roco P3 vinha na terceira posição. Enquanto isso, algumas baixas na prova, carros que estavam em reparos nos boxes, caso da Brasília da Equipe Mamba Negra e o Cobalt Stock Car V8 da Absoluta Racing. Na volta 50, o protótipo MC Tubarão voltou para a pista depois de muito tempo parado nos boxes, ocupando a sétima colocação na classificação geral da prova.


Abaixo a classificação da prova nesta segunda hora e o link da transmissão.













Mil Milhas do Brasil 2021 - destaques da primeira hora de prova



Primeira hora muito movimentada nas Mil Milhas do Brasil 2021. Nas voltas de instalação, o Protótipo MRX #34 de Mário Marcondes / Paulo Totaro / Márcio Mauro / Fábio Carbone (Equipe Motorcar) teve um princípio de incêndio na volta de instalação, quando estava parado nos boxes. Não compôs o grid da prova e largou dos boxes, juntamente com o Aldee da equipe HT Guerra, com Caio Lacerda na pilotagem.

Como novidade, o GM Corvette de rodrigo Corbisier, que não tinha participado dos treinos e qualificatório, veio para a prova largando na última posição. A intenção de Corbisier e aproveitar a prova e acertar o carro para provas longas.

Na largada, o protótipo Mc Tubarão com Paulo Sousa manteve a liderança e partir para a prova com bom ritmo, abrindo boa vantagem para os demais, O protótipo Roco largou excepcionalmente e quase pegou a segunda posição. O Cobalt com Ney Faustini segurou a segunda posição, trazendo a BMW M3 da MC numa ótima terceira posição.

Enquanto isso, o MRX #34 da Motorcar vinha em uma ótima prova de recuperação, depois de largar dos boxes. Víamos também uma ótima briga entre os protótipos MCR #74 e o MRX #72. A Brasília da equipe Mamba Negra parou na volta 4 com sérios problemas de motor.

Na volta 5 os líderes já começaram a pegar tráfego, um ritmo rápido com voltas na casa de 1min e 41s. Até que Lucas Foresti perdeu a roda na descida do mergulho com a BMW M3, fazendo com que o Safety Car entrasse na pista pela primeira vez. Quase no mesmo momento, o GM Cobalt V8 da Absoluta Racing parou na volta 8 nos boxes com problemas mecânicos.

O Safety Car recolheu na volta 12 para recomeço da prova. Leo Ioshi com o protótipo #74 rodou na disputa da primeira posição com o MC Tubarão de Paulo Sousa na freada para o S do miolo, em um erro de interpretação. Acabou ficando na grama e precisando do auxílio do resgate. Voltou para a prova duas voltas de defasagem do líder.

Vimos também boas brigas entre os Stocks V8 Astra #63 e o Vectra #77 da família Soares, além do Honda Civic de Rogério Dudu contra o Celta #17 de Otávio Carmacio. Enquanto isso, na volta 19, o Aldee #74 com Eduardo Pimenta na pilotagem ia lentamente para os boxes com problemas mecânicos. Na volta 21 o protótipo MRX #34 da Motorcar, com Marcio Mauro na pilotagem, voltou para os boxes com problemas mecânicos. Voltou para a prova na volta 26, com 10 voltas de desvantagem para os líderes. Outro carro que teve problemas foi o Omega da equipe Big Power, parando por algumas voltas nos boxes para ajustes. Na volta 25 a BMW M3 da MC Tubarão, depois de perder a roda traseira direita, voltou para a prova, para parar novamente nos pits na volta 27.


Abaixo a classificação da prova nesta primeira hora e o link da transmissão.








Mil Milhas do Brasil 2021 - link para transmissão da prova

 

Abaixo segue o link para a transmissão das Mil Milhas Brasileiras, a partir de daqui à pouco, às 8h da manhã.






sábado, 23 de janeiro de 2021

Mil Milhas do Brasil 2021 - Pole Position para os gaúchos da MC Tubarão

 




E eles repetiram a dose! Os gaúchos da equipe MC Tubarão marcaram a pole-positon na edição do ano passado e mantiveram a boa performance no treino classificatório desta tarde em Interlagos, sendo os únicos a baixarem o tempo para 1min. e 37 Seg. Largam na frente amanhã com o experimentado protótipo da equipe para a edição de 2021 das Mil Milhas do Brasil.

O domínio dos protótipos, observado nos quatro treinos livres, foi mantido no classificatório: foram quatro bólidos nas cinco primeiras posições de largada.

Amanhã no blog teremos o link para a transmissão da prova às 8h50 da manhã.

Confira o grid completo para as Mil Milhas do Brasil 2021:



1º - #32 Mauro Kern / Márcio Basso / Paulo Sousa / Wellington Cirino - Protótipo MC Tubarão - Equipe MC Tubarão - 1:37.702

2º - #34 Mário Marcondes / Paulo Totaro / Márcio Mauro / Fábio Carbone - Protótipo MRX-Chevrolet 2.0 16V - Equipe Motorcar - 1:38.424

3º - #25 Ney Faustini / Ney Sá Faustini / Batistinha - Chevrolet Cobalt V8 Stock Car - Equipe Absoluta Racing - 1:39.961

4º - #46 Robbi Perez / José Cordova / Juliano Moro / Maurizio Sandro Sala - Protótipo Roco P3 - Equipe Roco Racing - 1:40.586

5º - #73 José Vilela / Leandro Totti / E, Souza / G. Ghido / L. Yoshi - Protótipo MCR 2.1 - Equipe LT Racing Team - 1:41.006

6º - #64 Henry Visconde / Tiel de Andrade / Lucas Foresti - BMW M3 - Equipe MC Tubarão - 1:42.016

7º - #72 Deninho Casarini / Carlos Antunes / Marcelo Di Tripa / Marcelo Campagnolo - Protótipo MRX - Equipe Motorcar - 1:42.233

8º - #11 Bruna Tomaselli / Emilio Padron Ianez / Fernando Ohashi / Fernando Fortes / Henrique Assunção - Protótipo Hayabusa - Team Quarteto Fantástico - 1:44.106

9º - #31 Leandro Guerra / Alexandre Zaninoto / Marcelo Camacho - Protótipo R1 - Equipe Guerra Motorsport - 1:45.483

10º - #63 Valter Fernandes / Marcos Fernandes / Marcos Nascar / Ricardo Domenech / Rogério Barbato - Chevrolet Astra V8 Stock Car - Equipe F&C Custom Garage - 1:47.921

11º - #77 Edras Soares / Juarez Soares / Esdras Soares - Chevrolet Vectra V8 Stock Car - Equipe 2GO/HT Guerra - 1:49.968

12º - #74 R. Furquim / T. Soares / E. Souza - Protótipo Spyder 2.0 V8 - Equipe LT Racing Team - 1:50.423

13º - Caio Lacerda / Geovani Almeida / Humberto Guerra Jr. - Aldee - Equipe HT Guerra - 1:51.337

14º - #9 Ciro Paciello / Ricardo Alvarez / Evandro Camargo / Gelinho - Chevrolet Omega Stock Car - Equipe Big Power - 1:1:53.096

15º - #115 Estevão Alexandre / Rogério Dudu / Honda Civic Si - Equipe Maguila Motors - 2:03.922

16º - #17 Otávio Carmacio / Rafael Kasai / Maurício Arias / Vinícius Salva - Chevrolet Celta - Equipe Oto Racing - 2:04.183

17º - #84 Maurício Gonçalves / Marcelo Dias / Pedro Alexandre / Luiz Henrique - Volkswagen Gol 2.0 - Equipe MI Motors - 2:06.723

18º - #22 Tiago Regis / Ricardo Cimatti / Thiago Pereira - Honda Civic - 2:09.164

19º - #98 Nenê Finotti / Fábio Coelho / Marcelo Fortes - Volkswagen Passat - Equipe Coelho´s Racing / LF Competições / JR-Rodas - 2:10.186

20º - #216 George Lisi / Riccardo Savio / Ricardo Parente - Chevrolet Corsa - Equipe Oto Racing - 2:10.742

21º - #3 Luciane Klai / Fernanda Aniceto / Renata Camargo - Volkswagen Voyage 1.6 - Equipe MI Motors - 2:12.213

22º - #96 Marcelo Servidone / Emerson Piedade / Luc Monteiro - Volkswagen Brasília - Equipe Mamba Negra - 2:16.250

23º - #111 Rafinha Thiamer / Luiz Henrique / Mauricio Marchioni - Volkswagen Gol - Equipe MI Motors - sem tempo




Mauro Kern, Wellington Cirino e Paulo Sousa - a tripulação que larga na frente nas Mil Milhas do Brasil 2021



Mil MIlhas do Brasil 2021 - resultado do último treino livre


Acabou a pouco o último treino livre antes da classificação das Mil Milhas do Brasil, segue o resultado final:



1º - #34 Mário Marcondes / Paulo Totaro / Márcio Mauro / Fábio Carbone - Protótipo MRX-Chevrolet 2.0 16V - Equipe Motorcar - 1:38.722

2º - #72 Deninho Casarini / Carlos Antunes / Marcelo Di Tripa / Marcelo Campagnolo - Protótipo MRX - Equipe Motorcar - 1:40.688

3º - #73 José Vilela / Leandro Totti / E, Souza / G. Ghido / L. Yoshi - Protótipo MCR 2.1 - Equipe LT Racing Team - 1:42.043

4º - #32 Mauro Kern / Márcio Basso / Paulo Sousa / Wellington Cirino - Protótipo MC Tubarão - Equipe MC Tubarão - 1:42.427

5º - #25 Ney Faustini / Ney Sá Faustini / Batistinha - Chevrolet Cobalt V8 Stock Car - Equipe Absoluta Racing - 1:42.832

6º - #11 Bruna Tomaselli / Emilio Padron Ianez / Fernando Ohashi / Fernando Fortes / Henrique Assunção - Protótipo Hayabusa - Team Quarteto Fantástico - 1:43.613

7º - #31 Leandro Guerra / Alexandre Zaninoto / Marcelo Camacho - Protótipo R1 - Equipe Guerra Motorsport - 1:47.457

8º - #64 Henry Visconde / Tiel de Andrade / Lucas Foresti - BMW M3 - Equipe MC Tubarão - 1:49.436

9º - #74 R. Furquim / T. Soares / E. Souza - Protótipo Spyder 2.0 V8 - Equipe LT Racing Team - 1:50.913

10º - #77 Edras Soares / Juarez Soares / Esdras Soares - Chevrolet Vectra V8 Stock Car - Equipe 2GO/HT Guerra - 1:50.945

11º - #9 Ciro Paciello / Ricardo Alvarez / Evandro Camargo / Gelinho - Chevrolet Omega Stock Car - Equipe Big Power - 1:52.821

12º - #84 Maurício Gonçalves / Marcelo Dias / Pedro Alexandre / Luiz Henrique - Volkswagen Gol 2.0 - Equipe MI Motors - 2:04.444

13º - #17 Otávio Carmacio / Rafael Kasai / Maurício Arias / Vinícius Salva - Chevrolet Celta - Equipe Oto Racing - 2:07.725

14º - #22 Tiago Regis / Ricardo Cimatti - Honda Civic - 2:08.230

15º - #98 Nenê Finotti / Fábio Coelho / Marcelo Fortes - Volkswagen Passat - Equipe Coelho´s Racing / LF Competições / JR-Rodas - 2:08.636

16º - #216 George Lisi / Riccardo Savio / Ricardo Parente - Chevrolet Corsa - Equipe Oto Racing - 2:08.698

17º - #14 A. Tavares / E.Teixeira / V. Lira / F. Cesario - Ford Fiesta - 2:09.164

18º - #3 Luciane Klai / Fernanda Aniceto / Renata Camargo - Volkswagen Voyage 1.6 - Equipe MI Motors - 2:11.920

19º - #111 Rafinha Thiamer / Luiz Henrique / Mauricio Marchioni - Volkswagen Gol - Equipe MI Motors - 2:11.974

20º - #96 Marcelo Servidone / Emerson Piedade / Luc Monteiro - Volkswagen Brasília - Equipe Mamba Negra -2.18.338

21º - #115 Estevão Alexandre / Rogério Dudu / Honda Civic Si - Equipe Maguila Motors - 2:22.644

22º - #46 Robbi Perez / José Cordova - Protótipo Roco P3 - Equipe Roco Racing - sem tempo.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Mil Milhas do Brasil 2021 - resultados dos treinos livres desta sexta-feira

 

E já teve carro na pista hoje em Interlagos! Foram três treinos livres nesta sexta-feira. Ao todo, 22 carros participaram das tomadas de tempo, sendo que as melhores marcas foram obtidas pelos protótipos, a se destacar o MRX #34 da Equipe Motorcar, que liderou os treinos do meio dia e das 14 horas e o MC Tubarão, que foi o mais rápido no treino das 18 horas. Amanhã estão previstos o último treino livre, àss 8h40 da manhã e o classificatório, que inicia às 12h20. A seguir, os melhores tempos dos três treinos livres de hoje.



Primeiro Treino Livre - 12h00


1º - #34 Mário Marcondes / Paulo Totaro / Márcio Mauro / Fábio Carbone - Protótipo MRX-Chevrolet 2.0 16V - Equipe Motorcar - 1:38.281

2º - #32 Mauro Kern / Márcio Basso / Paulo Sousa / Wellington Cirino - Protótipo MC Tubarão - Equipe MC Tubarão - 1:41.904

3º - #25 Ney Faustini / Ney Sá Faustini / Batistinha - Chevrolet Cobalt V8 Stock Car - Equipe Absoluta Racing - 1:43.733

4º - #64 Henry Visconde / Tiel de Andrade / Lucas Foresti - BMW M3 - Equipe MC Tubarão - 1:43.863

5º - #46 Robbi Perez / José Cordova - Protótipo Roco P3 - Equipe Roco Racing - 1:43.963

6º - #11 Bruna Tomaselli / Emilio Padron Ianez / Fernando Ohashi / Fernando Fortes / Henrique Assunção - Protótipo Hayabusa - Team Quarteto Fantástico - 1:45.160

7º - #31 Leandro Guerra / Alexandre Zaninoto / Marcelo Camacho - Protótipo R1 - Equipe Guerra Motorsport - 1:45.388

8º - #63 Valter Fernandes / Marcos Fernandes / Marcos Nascar / Ricardo Domenech / Rogério Barbato - Chevrolet Astra V8 Stock Car - Equipe F&C Custom Garage - 1:48.908

9º - #9 Ciro Paciello / Ricardo Alvarez / Evandro Camargo / Gelinho - Chevrolet Omega Stock Car - Equipe Big Power - 1:54.551

10º - #216 George Lisi / Riccardo Savio / Ricardo Parente - Chevrolet Corsa - Equipe Oto Racing - 2:05.813

11º - #17 Otávio Carmacio / Rafael Kasai / Maurício Arias / Vinícius Salva - Chevrolet Celta - Equipe Oto Racing - 2:05.832

12º - #115 Estevão Alexandre / Rogério Dudu / Honda Civic Si - Equipe Maguila Motors - 2:07.287

13º - #84 Maurício Gonçalves / Marcelo Dias / Pedro Alexandre / Luiz Henrique - Volkswagen Gol 2.0 - Equipe MI Motors - 2:11.175

14º - #111 Rafinha Thiamer / Luiz Henrique / Mauricio Marchioni - Volkswagen Gol - Equipe MI Motors - 2:14.214

15º - #3 Luciane Klai / Fernanda Aniceto / Renata Camargo - Volkswagen Voyage 1.6 - Equipe MI Motors - 2:14.587


Segundo Treino Livre - 14h00


1º - #34 Mário Marcondes / Paulo Totaro / Márcio Mauro / Fábio Carbone - Protótipo MRX-Chevrolet 2.0 16V - Equipe Motorcar - 1:39.445

2º - #32 Mauro Kern / Márcio Basso / Paulo Sousa / Wellington Cirino - Protótipo MC Tubarão - Equipe MC Tubarão - 1:41.394

3º - #72 Deninho Casarini / Carlos Antunes / Marcelo Di Tripa / Marcelo Campagnolo - Protótipo MRX - Equipe Motorcar - 1:42.078

4º - #25 Ney Faustini / Ney Sá Faustini / Batistinha - Chevrolet Cobalt V8 Stock Car - Equipe Absoluta Racing - 1:43.209

5º - #73 José Vilela / Leandro Totti / E, Souza / G. Ghido / L. Yoshi - Protótipo MCR 2.1 - Equipe LT Racing Team - 1:45.048

6º - #11 Bruna Tomaselli / Emilio Padron Ianez / Fernando Ohashi / Fernando Fortes / Henrique Assunção - Protótipo Hayabusa - Team Quarteto Fantástico - 1:45.373

7º - #31 Leandro Guerra / Alexandre Zaninoto / Marcelo Camacho - Protótipo R1 - Equipe Guerra Motorsport - 1:46.616

8º - #46 Robbi Perez / José Cordova - Protótipo Roco P3 - Equipe Roco Racing - 1:48.044

9º - #77 Edras Soares / Juarez Soares / Esdras Soares - Chevrolet Vectra V8 Stock Car - Equipe 2GO/HT Guerra - 1:53.095

10º - #74 R. Furquim / T. Soares / E. Souza - Protótipo Spyder 2.0 V8 - Equipe LT Racing Team - 1:53.851

11º - #9 Ciro Paciello / Ricardo Alvarez / Evandro Camargo / Gelinho - Chevrolet Omega Stock Car - Equipe Big Power - 1:54.927

12º - #115 Estevão Alexandre / Rogério Dudu / Honda Civic Si - Equipe Maguila Motors - 2:05.866

13º - #17 Otávio Carmacio / Rafael Kasai / Maurício Arias / Vinícius Salva - Chevrolet Celta - Equipe Oto Racing - 2:06.497

14º - #216 George Lisi / Riccardo Savio / Ricardo Parente - Chevrolet Corsa - Equipe Oto Racing - 2:07.49

15º - #84 Maurício Gonçalves / Marcelo Dias / Pedro Alexandre / Luiz Henrique - Volkswagen Gol 2.0 - Equipe MI Motors - 2:08.447

16º - #98 Nenê Finotti / Fábio Coelho / Marcelo Fortes - Volkswagen Passat - Equipe Coelho´s Racing / LF Competições / JR-Rodas - 2:09.219

17º - #14 Ford Fiesta - 2:10.858

18º - #111 Rafinha Thiamer / Luiz Henrique / Mauricio Marchioni - Volkswagen Gol - Equipe MI Motors - 2:13.163

19º - #3 Luciane Klai / Fernanda Aniceto / Renata Camargo - Volkswagen Voyage 1.6 - Equipe MI Motors - 2:18.326

20º - #96 Marcelo Servidone / Emerson Piedade / Luc Monteiro - Volkswagen Brasília - Equipe Mamba Negra - 9:05.595


Terceiro Treino Livre - 18h00


1º - #32 Mauro Kern / Márcio Basso / Paulo Sousa / Wellington Cirino - Protótipo MC Tubarão - Equipe MC Tubarão - 1:38.761

2º - #25 Ney Faustini / Ney Sá Faustini / Batistinha - Chevrolet Cobalt V8 Stock Car - Equipe Absoluta Racing - 1:40.291

3º - #72 Deninho Casarini / Carlos Antunes / Marcelo Di Tripa / Marcelo Campagnolo - Protótipo MRX - Equipe Motorcar - 1:41.575

4º - #46 Robbi Perez / José Cordova - Protótipo Roco P3 - Equipe Roco Racing - 1:42.970

5º - #11 Bruna Tomaselli / Emilio Padron Ianez / Fernando Ohashi / Fernando Fortes / Henrique Assunção - Protótipo Hayabusa - Team Quarteto Fantástico - 1:43.759

6º - #34 Mário Marcondes / Paulo Totaro / Márcio Mauro / Fábio Carbone - Protótipo MRX-Chevrolet 2.0 16V - Equipe Motorcar - 1:43.759

7º - #73 José Vilela / Leandro Totti / E, Souza / G. Ghido / L. Yoshi - Protótipo MCR 2.1 - Equipe LT Racing Team - 1:44.678

8º - #31 Leandro Guerra / Alexandre Zaninoto / Marcelo Camacho - Protótipo R1 - Equipe Guerra Motorsport - 1:45.418

9º - #63 Valter Fernandes / Marcos Fernandes / Marcos Nascar / Ricardo Domenech / Rogério Barbato - Chevrolet Astra V8 Stock Car - Equipe F&C Custom Garage - 1:47.665

10º - #77 Edras Soares / Juarez Soares / Esdras Soares - Chevrolet Vectra V8 Stock Car - Equipe 2GO/HT Guerra - 1:49.455

11º - #74 R. Furquim / T. Soares / E. Souza - Protótipo Spyder 2.0 V8 - Equipe LT Racing Team - 1:50.291

12º - #84 Maurício Gonçalves / Marcelo Dias / Pedro Alexandre / Luiz Henrique - Volkswagen Gol 2.0 - Equipe MI Motors - 2:03.579

13º - #17 Otávio Carmacio / Rafael Kasai / Maurício Arias / Vinícius Salva - Chevrolet Celta - Equipe Oto Racing - 2:04.306

14º - #216 George Lisi / Riccardo Savio / Ricardo Parente - Chevrolet Corsa - Equipe Oto Racing - 2:07.352

15º - #98 Nenê Finotti / Fábio Coelho / Marcelo Fortes - Volkswagen Passat - Equipe Coelho´s Racing / LF Competições / JR-Rodas - 2:13.779

16º - #3 Luciane Klai / Fernanda Aniceto / Renata Camargo - Volkswagen Voyage 1.6 - Equipe MI Motors - 2:15.336





Os protótipos da MC Tubarão e Motorcar foram os mais rápidos nos treinos livres desta sexta-feira



Mil Milhas do Brasil 2021 - última atualização das confirmações para a prova

 

Durante toda essa semana surgiram novas confirmações para a edição das Mil Milhas do Brasil. Até o momento, são 30 carros confirmados, com uma variedade de modelos que fazem jus à tradição das Mil Milhas. Desde ontem em Interlagos as equipes já estão na preparação dentro do autódromo e hoje já tem treinos na pista. A programação sofreu uma alteração: a largada não será mais à meia-noite, tradicional para a prova, mas sim às 8h50 da manhã do domingo. A transmissão da prova, que não terá a presença do público, ficará à cargo do canal por assinatura Bandsports (primeira e última horas, com narração de Luc Monteiro e comentários de Marcelo "Torrão" Gomes) e a prova na integra pelo canal no Youtube do portal High Speed Brasil. Aqui no blog também colocaremos o link para a transmissão da prova. Seguem as fotos dos carros que estão confirmados e participarão das Mil Milhas 2021.