Já que fizemos uma postagem especial sobre o Formula One Indoor Trophy, realizado no Bologna Motor Show, seguem 4 vídeos da chuvosa e fria edição de 1992, publicados no Youtube pelo Blog "Corridas Completas". A se destacar as sensacionais traseiradas e passadas de giro perceptíveis nos áudios dos vídeos.
sábado, 16 de dezembro de 2017
Bologna Motor Show 1992 - vídeos
Já que fizemos uma postagem especial sobre o Formula One Indoor Trophy, realizado no Bologna Motor Show, seguem 4 vídeos da chuvosa e fria edição de 1992, publicados no Youtube pelo Blog "Corridas Completas". A se destacar as sensacionais traseiradas e passadas de giro perceptíveis nos áudios dos vídeos.
terça-feira, 12 de dezembro de 2017
WTCC se torna WTCR em 2018
Depois de um campeonato muito disputado, o sueco Ted Björk conquistou, na última etapa no circuito de Losail (Qatar), o título de pilotos da temporada 2017 do WTCC, o mundial de carros de turismo. De quebra, a Volvo grampeou também o título de construtores.
A conquista foi cercada de muito festejo e alegria, mas para os envolvidos diretos com o campeonato, equipes, pilotos, organizadores e imprensa, uma pergunta pairava no ar: quais seriam os rumos do campeonato em 2018. Essa desconfiança tinha suas particulares razões: nos últimos anos, os times oficiais de fábrica deixaram o WTCC e migraram para outras categorias, principalmente depois da última mudança de regulamento, que trouxe de carona aumento de custos para as equipes.
Nesse bojo, pilotos de renome e talento e o principal, os patrocinadores, começaram a perder interesse. Um dos termômetros desses fatos foi a média de 16 carros no grid desta temporada e a participação oficial de fábrica apenas da Honda e da Volvo.
Rapidamente a dúvida em relação ao destino do campeonato mundial de carros de turismo se dissipou. Essa semana, através das redes sociais, a página oficial do WTCC divulgou um vídeo (vide abaixo) em forma de esquete, onde os artistas são pilotos de gabarito do turismo mundial como José Maria "Pechito" Lopez, Gabriele Tarquini, Tom Coronel, Yvan Müller, Ted Björk e Tiago Monteiro. Com o o título "Race in Peace. WTCC 2005 - 2017", o vídeo revela ao final a fusão do WTCC com o TCR Internacional Series, certame de turismo criado em 2015 e que utiliza hatchback´s médios de diversas marcas.
O TCR cresceu em popularidade nos últimos dois anos com uma proposta de regulamento simples, custos acessíveis e farta oferta de modelos. Resta saber quais pilotos e equipes participarão deste novo campeonato. Dúvidas que com certeza serão respondidas até a estreia do certame, em abril de 2018. Certo mesmo é que o regulamento técnico e os carros a serem utilizados serão do atual TCR Series. O que fica de positivo é que, com esta fusão, o mundial de turismo ganha sobrevida e força para mais anos de disputas.
sábado, 25 de novembro de 2017
Formula One Indoor Trophy - Bologna Motor Show
Em tempos atuais de uma Fórmula 1 com treinos extras proibidos e muita restrição e segredos entre as equipes, fica até difícil imaginar que já houve um evento em formato de competição reunindo carros e pilotos da principal categoria do automobilismo mundial em um Salão do Automóvel. Pois isso aconteceu de fato entre 1988 a 1996, na Itália. Era o Formula One Indoor Trophy, evento extra-campeonato realizado nas cercanias do local do Bologna Motor Show, tradicional Salão do Automóvel italiano que acontece no mês de dezembro e, portanto, no final da temporada do principal certame de automobilismo do mundo.
O formato da competição era composto por eliminatórias de quartas-de-final, semi-final e final. O traçado era travado e apertado, delineado por zebras altas pregadas no chão e barreiras de pneus, com uma extensão total de 1.300 metros e 12 curvas.
O traçado de 1.300 metros era apertado, travado e desafiador. Os números marcados no traçado demonstram as velocidades que os Fórmula 1 alcançavam
As equipes mandavam o seu efetivo oficial para a competição, bem como os carros que haviam disputado a temporada corrente. Em uma competição realizada na Itália, era de se esperar pilotos e equipes do país da bota fossem a maioria na disputa, porém tivemos pilotos de outras nacionalidades, inclusive brasileiros, tomando parte deste evento. Inclusive, o Brasil conquistou uma taça com Rubens Barrichello em 1993.
A primeira edição do torneio aconteceu em 1988 e contou com a participação de cinco equipes, todas italianas: FIRST (188 - motor Judd), Osella (FA1/L - motor Osella 890T 1.5 V8T), Dallara (188 A - motor Ford Cosworth V8), EuroBrun (ER188 - motor Ford Cosworth V8) e Minardi (M188 - motor Ford Cosworth V8).
Na Dallara, a pilotagem ficou por conta de Alex Caffi. Fabrizio Barbazza representou a EuroBrun e o piloto de Giulianova Gabriele Tarquini guiou para a FIRST. A Osella convocou Nicola Larini e a Minardi foi o única a levar dois bólidos para Bologna, com Pierluigi Martini e o único piloto não italiano da competição, o espanhol Luis Perez-Sala.
Em diversos cliques, o FIRST equipado com motor Judd de Gabriele Tarquini
Depois da primeira etapa do torneio, as quartas de finais, as semi-finais foram disputadas entre Sala e Larini e Caffi contra Martini. Passaram para a final Caffi e Sala, com o espanhol sagrando-se campeão. Foi o primeiro de quatro títulos da equipe capitaneada por Giancarlo Minardi.
Perez-Sala e a Minardi: vencedores da primeira edição do torneio
Para 1989, novamente 5 times participaram do torneio, todos italianos: Osella-Ford (Andrea Chiesa (Suíça) e Enrico Bertaggia (Itália)), Minardi-Ford (Pierluigi Martini (Itália) e Luis Perez-Sala (Espanha)), EuroBrun-Judd (Claudio Langes (Itália)), Scuderia Itália/Dallara-Ford (Andrea de Cesaris (Itália)) e Coloni-Ford (Pierre Henri Raphanel (França)).
Após as eliminatórias de quartas e semi-finais, a dupla da Minardi fez a final e o espanhol Sala conquistou o bicampeonato.
Em 1990, mais uma vez somente equipes italianas tomaram parte troféu. A campeoníssima Minardi-Ford desta vez recrutou apenas um piloto, o jovem italiano Gianni Morbidelli. A Dallara/Scuderia Italia contou com o boa-praça finlandês J. J. Letho. A Osella-Ford foi pilotada pelo francês Olivier Grouillard. Duas equipes vieram com duplas, a EuroBrun-Judd cotou com os italianos Andrea Montermini e Domenico Schiattarella e a Coloni-Ford foi representada pelo italiano Paolo Coloni e pelo português Pedro Matos Chaves.
A Minardi conquistou o tricampeonato seguido com o jovem Morbidelli, após batalhar na final contra o francês Grouillard da Osella.
Em 1991, o Formula One Indoor Trophy teve a primeira participação de uma equipe não italiana. A Lotus, equipada com motor Judd, mandou para Bologna o promissor inglês Johnny Herbert. As demais equipes participantes eram todas italianas: Andrea Moda-Ford, com o jovem Antonio Tamburini, a Fondmetal-Ford trouxe de volta Gabriele Tarquini e a Minardi recrutou o campeão do ano anterior, Gianni Morbidelli e a novidade Marco Apicella. Por fim, a Scuderia Italia/Dallara veio novamente com o finlandês J. J. Letho.
Herbert e sua Lotus
Bonito bólido da Andrea Moda, a bordo o italiano Antonio Tamburini
A disputa foi muito interessante e com um ótimo nível. A semi-final foi disputada entre Tarquini e Letho e Herbert contra Tamburini. Passaram para a final Tarquini e Herbert e o título de 1991 ficou para o italiano da Fondmetal, a primeira equipe vencedora depois do tricampeonato da Minardi.
O pódio da edição de 1991, da esquerda para a direita: Herbert, Tarquini e Lehto.
Em 1992, a chuva foi a protagonista do evento. Caiu muita água em Bologna, dificultando ainda mais a competição no traçado travado. A quantidade de equipes participantes diminuiu para quatro. Emanuele Naspetti conduziu a March-Ilmor na primeira participação da equipe inglesa no torneio. Christian Fittipaldi foi o primeiro brasileiro a participar da competição, pela Minardi, ao lado do Italiano Alessandro Zanardi. A Dallara/Scuderia Itália trouxe uma excelente dupla de pilotos: J. J. Lehto e o experiente Michele Alboreto. Por fim, a Lotus voltou com o fiel escudeiro Johnny Herbert.
Lehto no meio do aguaceiro com sua Dallara
Christian Fittipaldi e a belíssima Minardi. O brasileiro foi eliminado por Lehto na semifinal
Herbert fez a final com Lehto e conquistou o título para a Lotus, que nessa época começava a entrar em uma decadência de resultados na categoria máxima do automobilismo.
O campeão do Formula One Indoor Trophy na edição de 1992, Johnny Herbert. Note a curiosidade do amortecedor dianteiro exposto na lateral da carenagem do cockpit
Para 1993, teríamos a participação de mais um brasileiro, o paulista Rubens Barrichello, que havia estreado na Fórmula 1 naquele ano pela Jordan. A equipe irlandesa cedeu mais um carro para o obscuro e desconhecido italiano Vittorio Zoboli. A Minardi-Ford participou com Pierluigi Martini e a Lola/Scuderia Itália/Ferrari contou com Michele Alboreto e Fabrizio Barbazza. Apenas 3 equipes tomaram parte do torneio.
O pódio da edição de 1993, com Barrichello no topo do pódio, ladeado pelo segundo colocado Pierluigi Martini e o desconhecido Vittorio Zoboli.
Barrichello mostrou o talento jovem e sagrou-se campeão na final contra o experiente Pierluigi Martini. Zoboli aproveitou o bom acerto e a potência do motor Hart da Jordan para finalizar o torneio em terceiro.
Em 1994, não houve competição no Bologna Motor Show. Para 1995, apenas duas equipes participaram: Minardi e estreante Forti-Corse. Cada equipe levou três carros. Na Minardi, participaram Luca Badoer, o jovem e rápido Giancarlo Fisichella e Pierluigi Martini. A Forti Corse trouxe Andrea Montermini, Giovanni Lavaggi e Vittorio Zoboli. Luca Badoer foi o vencedor.
Andrea Montermini escapou e "pregou" a Forti Corse nos pneus
O desconhecido Vittorio Zoboli à bordo da Forti Corse
O campeão de 1995: Luca Badoer da Minardi. Foi o quarto título da equipe italiana no torneio, a maior vencedora
O ano de 1996 foi o último do Formula One Indoor Trophy. E justamente no "apagar das luzes", duas fortes equipes participaram: Ligier e Benetton. A equipe francesa, que contava com o forte motor Mugen-Honda V10, contou com a pilotagem do japonês Shinji Nakano e da revelação francesa Olivier Panis. A Benetton contou com a jovem dupla italiana Giancarlo Fisichella e Jarno Trulli. A Minardi, tradicional participante do torneio, teve na pilotagem do brasileiro Tarso Marques e do italiano Giovanni Lavaggi.
O brasileiro Tarso Marques no apertado cockpit da Minardi, no aguardo para entrar em ação
Foi um torneio bastante acidentado, com pancadas de Shinji Nakano (Ligier)...
... e Jarno Trulli (Benetton), que decepcionou mesmo tendo o melhor carro da competição
O jovem Fisichella, que corria na sua temporada de estréia pela Minardi na Fórmula 1, sagrou-se campeão do Formula One Indoor Trophy de 1996.
O pódio da edição de 1996: Fisichella (de macacão azul), Lavaggi (à esquerda, de macacão branco) e Tarso Marques (à direita, em segundo plano)
A partir de 1997, infelizmente o torneio com os carros e equipes da Fórmula 1 não foi mais realizado em Bologna.
sábado, 11 de novembro de 2017
Tiago Monteiro - o campeão moral do WTCC 2017
Era para ser mais uma sessão de treinos rotineira na temporada 2017 do WTCC, o campeonato mundial de carros de turismo, em Barcelona, no começo do mês de setembro. Já no final da programação dos testes, o piloto português Tiago Monteiro perdeu o controle do seu Honda Civic e bateu violentamente. Segundo o piloto, o carro ficou sem freios a mais de 250 Km/h no final da grande reta. Foi um grande acidente, que fez o Tiago perder os sentidos na hora e ficar por duas semanas internado na cidade espanhola.
Assim que conseguiu, Monteiro, que até então era o líder do campeonato com boa vantagem, postou em sua conta no facebook dando explicações sobre o acidente: "esta 4ª feira tive um acidente durante os testes em Barcelona, uma saída na curva 1 a alta velocidade e bati forte. Fui levado para o hospital onde ainda estou internado a realizar exames médicos e sob observação mas quero-vos descansar a todos. A Diana (esposa de Tiago) está aqui comigo, estou a recuperar e a dar tudo por tudo para poder continuar a minha luta pelo campeonato já na próxima corrida na China!"
A recuperação de Monteiro tem sido árdua e lenta, porém mesmo com todo esforço e boa vontade do piloto português, ele ainda não foi autorizado pelos médicos a voltar à pilotagem de seu Civic. A expectativa era voltar a correr no fim de semana próximo, na volta do WTCC às apertadas ruas do circuito da Guia, em Macau, na China. Mas infelizmente, não será possível.
Tiago vinha em ótima forma em 2017, com a liderança do mundial de carros de turismo até o momento do acidente. O Honda Civic vinha em excelente forma e a pilotagem constante de Monteiro consolidou a ponta do campeonato. Mesmo conseguindo voltar na última etapa do Qatar, a chance de título para Tiago ficou praticamente impossível. Como existe a ameaça na não realização do WTCC em 2018, é muito triste saber que o piloto português perdeu uma excelente chance na carreira. Dessa forma, e por tudo o que aconteceu, podemos entitular Tiago Monteiro como o campeão moral da temporada.
domingo, 6 de agosto de 2017
Dopamina Endurance Series - 3 Horas de Interlagos - Chevrolet Absoluta 500
No último domingo, 30 de Julho, estivemos presentes em Interlagos para acompanhar a terceira etapa do Dopamina Endurance Series, o campeonato brasileiro de longa duração. A prova teve a participação de 38 carros, divididos em seis categorias diferentes (GP1, GT1, GT2, P2, P3 e Turismo). As ausências sentidas no grid foram do Protótipo MR Lamborghini V10, que teve uma quebra de motor nos treinos e não alinhou para a largada e também do protótipo MetalMoro AJR, que não compareceu no evento.
A pole-position ficou com o Porsche 911 GT3 R inscrito pela Sttutgart Sportscar Brasil, pilotado pela dupla Marcel Visconde e Ricardo Mauricio. A pole foi a primeira do modelo alemão no campeonato. Os líderes do campeonato, Tiel de Andrade e Franco Pasquale, que pilotam um protótipo MC Tubarão, largariam na terceira posição.
Porsche 911 GT3 R
A largada da prova foi dada pontualmente às 15h. A entrada franca trouxe a presença de um bom público às arquibancadas, público este que acompanhou outras corridas durante o domingo e também por todo o fim de semana da programação do campeonato paulista de automobilismo.
O Porsche 911 liderou quase toda a prova e no começo da disputa chegou a abrir mais de 40 segundos do segundo colocado. Após a abertura da primeira janela de paradas obrigatórias de boxes (que devem durar, por regulamento, 3 minutos e meio) o modelo alemão, que tem próximo dos 500 cavalos de potência, perdeu a liderança e chegou a cair para a quarta posição na classificação geral da prova. Neste instante, a prova era ponteada pelo protótipo MR18 branco da dupla Francesco Ventre e José Eduardo Ventre.
O protótipo MC Tubarão líder do campeonato com Tiel de Andrade e Franco Pasquale teve um problema sério com uma mangueira de água, que alijou logo cedo a equipe pela vitória da liderança da prova. Eles voltaram para a disputa e finalizaram na quinta posição, salvando alguns pontos que podem fazer a diferença na disputa do título.
A prova foi bastante acidentada, com diversas escapadas, acidentes e carros com problemas mecânicos parando pelo traçado, culminando em muitas entradas do safety car. Como efeito, a corrida adentrou a noite de domingo. Neste momento, por questões de segurança, a direção da prova decidiu por encerrar a prova, faltando 13 voltas para o fim.
A vitória ficou com o Porsche 911 GT3 R da dupla Ricardo Mauricio e Marcelo Visconde, a segunda no campeonato. A segunda posição ficou com o protótipo MRX da dupla do Mato Grosso do Sul, Nilson Ribeiro e José Roberto Ribeiro, com um detalhe interessante: terminaram na mesma volta do líder, mesmo após mais de 3 horas e meia de prova. O pódio foi completado pela Lamborghini Gallardo laranja da trinca paulista Sérgio Laganá, William Freire e Marcello Sant´anna. Todos os três primeiros colocados pertencem à classe GP1.
Para o fã de automobilismo e das corridas de endurance, a presença em Interlagos foi a oportunidade de reencontrar com as provas de longa duração nacionais, que infelizmente estão em falta nos últimos anos. Este ano já tivemos a realização das 8 Horas de Marcas e Pilotos paulista, o que nos deixa um pouco mais esperançosos de que esta cultura das provas longas não vai deixar de existir.
A seguir, seguem os cliques da prova realizados por mim:
Expectativa do público e últimos preparativos das equipes no grid antes da largada
Depois de um princípio de incêndio nos boxes, dentro da primeira janela de paradas obrigatórias, o protótipo MRX de Alan Chanoski e Alexandre Finardi parou antes da entrada do laranjinha, demandando a entrada do resgate
Uma das diversas intervenções do Safety Car na prova
O Chevrolet Sonic Stock Car V8 da dupla gaúcha André Senger e Humberto Giacomello finalizou na segunda posição na categoria GT1 e na décima segunda posição na classificação geral.
O VW Gol 2.0 dos gaúchos Juarez Terres, Ricardo Terres e Pedro Ávila foi o único representante da categoria Turismo e ganhou a simpatia dos torcedores paulistas presentes nas arquibancadas
O protótipo Tubarão pilotado pela dupla Julio Martini e Marcelo Viana finalizaram na oitava posição na classificação geral e venceram na classe P3
Era esperada uma boa briga entre o Porsche 911 GT3 R e o protótipo preto e vermelho dos líderes do campeonato Tiel de Andrade e Franco Pasquale, porém, problemas mecânicos com o MC Tubarão atrasaram a dupla, que finalizou na décima posição na classificação geral
Disputa lado a lado entre o protótipo MR18 azul do trio Claudio Ricci, Felipe Roso e Vinicius Roso e o MRX amarelo Sergio Cardoso e Gustavo Tomazini
MRX de Aldoir Sette e Marcelo Campagnolo
Na foto acima é possivel ver combustível saindo do bocal do tanque do Chevrolet Vectra Stock Car V8 dos pilotos Juarez e Esdras Soares.
Peugeot Stock Car V8 de Reinaldo Rena, Esio Vichiese e Roberto Rossatti foi o terceiro colocado na classe GT2
Protótipo MRX do português João Lemos e do paulista André Moraes foi o décimo colocado na categoria GP1
Quarta posição na classe GP1 e sexta colocação no geral para o MR18 dos gaúchos Felipe e Vinicius Roso e Claudio Ricci
O MRX dos paulistas Fernando Ohashi e Henrique Assunção terminaram a prova em uma excelente segunda posição na classe P2
O Chevrolet Cobalt V8 Stock Car do trio Ney Faustini, Mauricio Salla e Ney de Sá Faustini fializou apenas na vigésima posição. Problemas mecânicos no início da prova frustaram a boa expectativa de resultados
MCR/VW Turbo de Ian Jepsen e Daniel Claudino
Os vencedores da classe GT1 foram Paulo Rutzen, Gustavo Martins e Vilson Verardi Jr., com a Lamborguini Gallardo azul da foto acima
Ferrari F430 de Carlos Kray, Telmo Tecchio e Ricardo Mendes, a terceira colocada na categoria GT1
Protótipo Spyder Race de Vander Penques, José Carlos Soares e José Magalhães Neto
BMW M3 que compete na classe GT1 e é preparada pelos gaúchos da MC Tubarão.
Belíssima pintura do MR18 de Emilio Padron e Fernando Fortes
Chevrolet Vectra V8 Stock Car de Juarez e Esdras Soares
Protótipo MC Tubarão de Mauro Kern e Paulo Souza, terceiro colocado na classe GP2
O Maserati Trofeo Maurizio e Marco Billi foi o vencedor na categoria GT2
Protótipo Spyder Race de Beto Monteiro, Paulo Totaro e Leandro Totti
Segunda posição na classificação geral, na mesma volta do Porsche vencedor: excelente resultado para o protótipo MRX pilotado por Nilson Cintra e José Roberto Cintra
O quarto colocado na classificação geral foi o protótipo acima, o MRX de Carlos e Yuri Antunes, que também foram os vencedores da classe P2
Protótipo 1R SPMEC segundo colocado na categoria P3, pilotado pelo quarteto Emilio Padron, Pedro Serrano, Eduardo Violante e Renan Guerra
Flagra dos discos de freio incandescentes na freada do laranjinha do protótipo MR18 de Francesco Ventre e José Eduardo Ventre Dieter. Eles chegaram a liderar a prova mas no trecho final perderam rendimento
Spyder Race da dupla paranaense André Varassin e Vinicius Palma
Por onde passava, o Dodge Challenger acima impressionava pelo ronco do motor V8 e também pelas espessas labaredas de fogo que saíam dos escapes laterais a cada reduzida. O carro, que foi construído na base de um Stock Car, competiu na classe GT1 e finalizou na quarta posição, pilotado pelos paulistas André Carrillo e Rodrigo Corbisier
Fiat Linea Trofeo, segundo colocado da classe GT2
A Lamborguini Gallardo laranja foi a terceira colocada, mesma posição na sua classe, a GP1
Protótipo 1R SPMEC de Mallaco Maam e Leonardo Mallaco