segunda-feira, 20 de abril de 2015
Classic Le Mans - Telemetria da terceira etapa
Como de costume, segue a telemetria da última etapa do Classic Le Mans, disputada na última semana:
- Corrida 1 - tempo dos primeiros erros:
1º - Rodrigo Barbour - 2 segundos
2º - Alexandre Mello / Chico "Lauda" - 19 segundos
3º - André Hiebra - 4 minutos
4º - Marcelo Jaworski - 12 minutos e 9 segundos
5º - Jhones Santana - 16 minutos e 30 segundos
6º - Rodrigo Carelli - não errou
- Corrida 1 - quantidade de erros por piloto:
1º - Chico "Lauda" - 12 erros
2º - Alexandre Mello - 11 erros
3º - André Hiebra - 8 erros
4º - Rodrigo Barbour - 4 erros
5º - Marcelo Jaworski / Jhones Santana - 2 erros
6º - Rodrigo Carelli - não errou
- Corrida 1 - quantidade de obstruções sofridas por cada piloto:
1º - Alexandre Mello / André Hiebra / Chico "Lauda" / Marcelo Jaworski - 3 vezes
2º - Rodrigo Barbour / Rodrigo Carelli - 2 vezes
3º - Jhones Santana - não sofreu obstruções
- Corrida 2 - tempo dos primeiros erros:
1º - Alexandre Mello - 5 segundos
2º - Chico "Lauda" - 40 segundos
3º - André Hiebra - 1 minuto e 35 segundos
4º - Marcelo Jaworski - 2 minutos e 18 segundos
5º - Jhones Santana - 2 minutos e 57 segundos
6º - Rodrigo Carelli - 3 minutos
7º - Rodrigo Barbour - 12 minutos e 30 segundos
- Corrida 2 - quantidade de erros por piloto:
1º - Chico "Lauda" - 13 erros
2º - Alexandre Mello - 10 erros
3º - André Hiebra - 5 erros
4º - Jhones Santana / Marcelo Jaworski / Rodrigo Barbour - 4 erros
5º - Rodrigo Carelli - 3 erros
- Corrida 2 - quantidade de obstruções sofridas por cada piloto:
1º - André Hiebra - 7 vezes
2º - Chico "Lauda" - 6 vezes
3º - Rodrigo Carelli - 5 vezes
4º - Alexandre Mello - 4 vezes
5º - Jhones Santana - 3 vezes
6º - Rodrigo Barbour - 2 vezes
7º - Marcelo Jaworski - 1 vez
Segue também a estatística da quantidade total de voltas completadas por cada piloto até a última etapa:
1º - Marcelo Jaworski - 807 voltas
2º - Rodrigo Barbour - 805 voltas
3º - André Hiebra - 733 voltas
4º - Jhones Santana - 707 voltas
5º - Rodrigo Carelli - 658 voltas
6º - Alexandre Mello - 544 voltas
7º - Chico "Lauda" - 540 voltas
8º - Fabricio Macieri - 511 voltas
domingo, 19 de abril de 2015
Classic Le Mans - cobertura da terceira etapa - 15/04/2015
A terceira etapa da segunda edição do Classic Le Mans, disputada no último dia 15, ficou marcada pela competição ferrenha dentro da pista e muitas polêmicas fora dela. Diversos acidentes e incidentes e até punições completaram o enredo da etapa.
No decorrer do dia, fomos informados que o piloto do McLaren M8D, Fabricio Macieri, abandonaria o campeonato. O campeão da primeira edição do Classic Le Mans estava na quarta posição do campeonato, com 14 pontos.
Carros na pista, hora do aquecimento e preparação no treino livre. A sequência das cores das fendas era a seguinte:
André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 "Cascavel de Ouro" - Azul
Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - Vermelha
Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - Verde
Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - Laranja
Jhones Santana (AM) - Ford MKII - Roxa
Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - Branca
Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - Preta
A fenda amarela não seria utilizada por conta da ausência de Macieri.
O melhor tempo no treino livre foi de Marcelo Jaworski, com o tempo de 08.00. Segunda posição para a rápida Matra de Chico "Lauda" (08.03) e em terceiro, André Hiebra com a Alfa amarela. Ótima quarta posição para Jhones Santana, da categoria AM (08.28) seguido pelo líder do campeonato, Rodrigo Barbour (08.59). Para fechar, Alexandre Mello em sexto (08.74) e Rodrigo Carelli em sétimo (09.33).
Na classificação para a primeira bateria, Chico "Lauda" voou baixo na pista e fez um temporal: 07.76 com a sua sempre rapidíssima Matra, garantindo o primeiro ponto da etapa. Segunda posição para Marcelo Jaworski (07.90), seguido de Rodrigo Barbour (07.92), ambos andando muito próximos e também abaixo dos 8 segundos, espelho da intensa briga entre os dois pilotos pelo título deste campeonato. Completando o grid, André Hiebra na quarta posição (08.02), Jhones Santana em quinto (08.18), Alexandre Mello em sexto (08.67) e finalizando, Rodrigo Carelli (09.11).
Chegava então a primeira bateria do dia. Marcelo Jaworski cumpriria uma punição de 1 volta por conta da troca da guia de sua Alfa-Romeo, resultado de um acidente em um treino livre antes da terceira etapa.
E na formação do grid de largada, a primeira polêmica da etapa. Alguém posicionou a Ferrari de Rodrigo Barbour na fenda laranja e, na largada, o carro mal encaixado movimentou-se e parou mais à frente. Barbour ficou muito bravo e teve que cumprir a volta de resgate do carro, para o colocar devidamente na posição. Perdeu um tempo precioso e precisou fazer uma corrida de recuperação.
Na largada, Marcelo Jaworski tomou a primeira posição e liderou praticamente toda a prova. Jhones Santana, com seu Ford MKII da categoria AM, assumiu a segunda posição e com uma sequência de voltas rápidas e constância na pista, manteve o lugar, consolidando o melhor resultado de um piloto amador neste campeonato.
Chico "Lauda", o pole position, não fez jus à excelente posição de largada e realizou uma primeira bateria para esquecer. Ao menos marcou a melhor volta desta bateria. Outro que teve problemas foi André Hiebra. O problema foi no eixo do motor: "o pneu traseiro, quando expandia, raspava no eixo do motor" explica o piloto. "O Mosca desgastou o eixo com o esmeril, e teve que dar uma lixada no pneu, que deformou. Ou seja, ele não chegou a cortar o eixo, apenas o esmerilhou" completa Hiebra.
O grande destaque da primeira bateria foi Jhones Santana. O piloto do Ford MKII azul chegou perto da liderança e finalizou em uma excelente segunda posição na fenda roxa. Outro destaque vai para Rodrigo Barbour, que numa corrida de escalada de posições do final do pelotão após o problema na largada, terminou na terceira posição. Mais dois pilotos da categoria AM terminaram nos pontos, Rodrigo Carelli na quarta posição e Alexandre Mello, que vem melhorando seu desempenho gradativamente, em sexto. E por fim, o destaque vai para o vencedor, Marcelo Jaworski. Vencedor desta e da última bateria da segunda etapa, o piloto da Alfa-Romeo vermelha vem em um desenvolvimento progressivo e deve chegar na última etapa, que será disputada na próxima semana, no ápice do desenvolvimento.
Segue o resultado final da primeira bateria:
1º - Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 141 voltas - melhor volta: 08.05
2º - Jhones Santana (AM) - Ford MKII - 136 voltas - melhor volta: 08.44
3º - Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - 132 voltas - melhor volta: 08.13
4º - Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - 128 voltas - melhor volta: 08.99
5º - André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 121 voltas - melhor volta: 08.31
6º - Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - 102 voltas - melhor volta: 08.57
7º - Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - 88 voltas - melhor volta da prova: 07.89
Ford GT40 de Alexandre Mello: evolução na pilotagem nesta terceira etapa
Em primeiro plano, o Ford MKII de Jhones Santana, a revelação deste campeonato
A Alfa de Marcelo Jaworski. Disputa direta pelo título
Chegava então a segunda classificação do dia. André Hiebra, às voltas com os problemas em sua Alfa, aguardava os serviços do Mosca enquanto a classificação estava em andamento. Participou dos minutos finais e ainda pinçou um terceiro posto no grid. Ao final das voltas rápidas, pole position para Rodrigo Barbour, com o temporal de 07.73, o recorde de volta em qualificação das duas edições do Classic Le Mans até o momento. Pertinho, em segundo, Marcelo Jaworski com o tempo de 07.89, reforçando ainda mais a rivalidade entre os dois pilotos.
Veja o resultado final da qualificação para a segunda etapa e as fendas utilizadas por cada piloto:
1º - Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - Verde - 07.73
2º - Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - Amarela - 07.89
3º - André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 "Cascavel de Ouro" - Vermelha - 07.95
4º - Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - Branca - 08.20
5º - Jhones Santana (AM) - Ford MKII - Preta - 08.26
6º - Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - Roxa - 08.50
7º - Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - Laranja - 08.99
Após a largada, acompanhamos uma corrida muito movimentada, acidentada e com algumas polêmicas. Até punição foi aplicada nesta bateria. Mais uma vez, Chico "Lauda" teve uma corrida para riscar da carreira e escapou bastante da pista. Foram ao menos 4 escapadas para a fenda laranja, onde corria o piloto da categoria AM, Rodrigo Carelli. Em uma das pancadas, um dos carros voou para fora da pista e acertou o celular posicionado para filmagens, por Rodrigo Barbour, na grande reta. Em outra pancada com Carelli, a Matra de "Lauda", também na reta principal, caiu para baixo da pista. Foi necessária a intervenção do Mosca para resgatar o carro das profundezas da Shelby...
Foi neste incidente que Rodrigo Carelli posicionou o carro de volta à fenda sem dar a volta obrigatória do resgate e posicionamento na linha de partida. Os outros AM´s, Jhones Santana e Alexandre Mello, ao lado de Carelli no cockpit, logo detectaram a irregularidade e sinalizaram aos outros competidores. Resultado: punição de 3 voltas de desconto no resultado final para o piloto do Ford MKII branco.
A câmera do celular flagra a colisão entre o Ford MKII de Rodrigo Carelli e a Matra de Chico "Lauda"
Ainda nesta bateria, um lance que gerou grande polêmica e inúmeras discussões após a prova (foram mais de cem trocas de mensagens entre os competidores, pelo grupo oficial da competição no Whatsapp). Rodrigo Barbour, em dado momento da prova, escapou de sua fenda no momento em que outro piloto realizava o resgate do carro. O piloto da Ferrari não cumpriu o resgate do carro e pediu para outro piloto posicionar seu carro na fenda, prosseguindo na corrida. Na sequência da prova, Barbour saiu novamente da fenda e informou a todos que a punição pelo primeiro incidente estava "paga". Para Marcelo Jaworski, Barbour deveria ter cumprido o padrão de resgate do carro e, como não o fez, teria de "pagar" a punição padrão de desconto de 3 voltas no resultado final da bateria.
André Hiebra foi o primeiro a se pronunciar: "sou contra a punição pois não existe a previsão do que ocorre em caso de saída por interferência externa. Eu bati com a mão no carro dele", confessa o piloto.
Jaworski rebateu: "o Alê bateu no meu carro na primeira etapa e segui o regulamento" (cumpriu o resgate).
Hiebra expôs a réplica: "na etapa anterior, aconteceu a mesma coisa com o Fabricio. o Chico (acho) colocou o carro dele na fenda sem que o Fabrício saísse do cockpit. Ninguém aventou punição". Marcelo conclui: "não achei correto".
Até o assunto da troca de guia foi colocado em pauta: "você (Hiebra) não foi punido pela troca da guia e eu fui", alfineta Jaworski.
O principal envolvido na polêmica, Rodrigo Barbour, defendeu-se: "não houve prejuízo, Marcelo, até porque uma curva depois saí da pista porque estava discutindo com você". Jhones votou contra a punição: "na dúvida. absolvo o réu", conclui.
Marcelo expõe a sua opinião sobre o tema: "independentemente da votação, está ocorrendo uma incrível injustiça. Foram duas medidas diferentes para uma mesma situação!", arremata.
No final, venceu a votação para a não punição de Rodrigo Barbour. André Hiebra também não foi punido pelos reparos no carro entre a primeira e segunda baterias.
Ao final da segunda bateria, vitória para Rodrigo Barbour, após 137 voltas de disputa. Na segunda posição, Marcelo Jaworski a apenas uma volta de distância. Completando o pódio, André Hiebra, que elogiou o trabalho feito pelo Mosca em seu protótipo e também cravou a melhor volta. Destaque positivo para a evolução de Alexandre Mello e negativo para mais uma bateria fora da pontuação para Chico "Lauda". Seguem as posições de chegada:
1º - Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - 137 voltas - melhor volta: 07.900
2º - Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 136 voltas - melhor volta: 07.906
3º - André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 133 voltas - melhor volta da prova: 07.84
4º - Jhones Santana (AM) - Ford MKII - 123 voltas - melhor volta: 08.44
5º - Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - 107 voltas - melhor volta: 09.14
6º - Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - 94 voltas - melhor volta: 08.56
7º - Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - 53 voltas - melhor: 08.26
A Ferrari de Rodrigo Barbour, líder do campeonato
A tabela do campeonato após 3 etapas está assim:
1º - Rodrigo Barbour (PRO) - Ferrari 312PB - 38 pontos
2º - Marcelo Jaworski (PRO) - Alfa Romeo T33/3 - 32 pontos
3º - André Hiebra (PRO) - Alfa Romeo T33/3 "cascavel de ouro" - 22 pontos
4º - Fabricio Macieri (PRO) - McLaren M8D - 21 pontos
5º - Jhones Santana (AM) - Ford MKII - 14 pontos
6º - Rodrigo Carelli (AM) - Ford MKII - 9 pontos
7º - Chico "Lauda" Takahashi (PRO) - Matra MS670B - 8 pontos
8º - Alexandre Mello (AM) - Ford GT40 - 2 pontos
A classificação da categoria AM até o momento é a seguinte:
1º - Jhones Santana - Ford MKII - 48 pontos
2º - Rodrigo Carelli - Ford MKII - 28 pontos
3º - Alexandre Mello - Ford GT40 - 18 pontos
O campeonato está pegando fogo e a disputa pelo título está polarizada entre os grandes rivais de sempre. Não é de hoje que Rodrigo Barbour e Marcelo Jaworski brigam volta a volta por vitórias e títulos. A rivalidade mais uma vez será posta a prova na disputa desta quarta-feira, nas fendas da Shelby. A equipe Jaworski vem em uma linha ascendente de desempenho e desafia a constância de resultados da equipe Barbour.
Encontro marcado para o dia 22 de abril, para a última e decisiva etapa da segunda edição do Classic Le Mans.
segunda-feira, 13 de abril de 2015
Classic Le Mans segunda edição - telemetria - quantidade de voltas
Na próxima quarta-feira acontece a terceira etapa do Classic Le Mans segunda edição. Para reduzir a adrenalina e a expectativa da espera, segue a telemetria, apurada por Marcelo Jaworski, da quantidade de voltas completadas pelos oito pilotos da competição até o momento:
- 1ª Etapa:
- Rodrigo Barbour - Ferrari 312PB - 275 voltas
- Marcelo Jaworski - Alfa Romeo T33/3 - 254 voltas
- Fabricio Macieri - McLaren M8D - 250 voltas
- Jhones Santana - Ford MKII - 207 voltas
- Rodrigo Carelli - Ford MKII - 207 voltas
- André Hiebra - Alfa Romeo T33/3 - 204 voltas
- Chico "Lauda" Takahashi - Matra MS670B - 185 voltas
- Alexandre Mello - Ford GT40 - 151 voltas
- 2ª Etapa:
- Marcelo Jaworski - Alfa Romeo T33/3 / André Hiebra - Alfa Romeo T33/3 - 275 voltas
- Rodrigo Barbour - Ferrari 312PB / Fabricio Macieri - McLaren M8D - 261 voltas
- Jhones Santana - Ford MKII - 241 voltas
- Rodrigo Carelli - Ford MKII - 216 voltas
- Chico "Lauda" Takahashi - Matra MS670B - 214 voltas
- Alexandre Mello - Ford GT40 - 197 voltas
Total de voltas completadas após duas etapas:
- Rodrigo Barbour - Ferrari 312PB - 536 voltas
- Marcelo Jaworski - Alfa Romeo T33/3 - 529 voltas
- Fabricio Macieri - McLaren M8D - 511 voltas
- André Hiebra - Alfa Romeo T33/3 - 479 voltas
- Jhones Santana - Ford MKII - 448 voltas
- Rodrigo Carelli - Ford MKII - 423 voltas
- Chico "Lauda" Takahashi - Matra MS670B - 399 voltas
- Alexandre Mello - Ford GT40 - 348 voltas
Grupo C Le Mans - atividades da pré temporada
O campeonato do Grupo C Le Mans começa somente em maio, entretanto a pré temporada de testes para acertos e adaptações às novas máquinas está a pleno vapor. Cinco pilotos já colocaram os bólidos na pista da Shelby e, mais uma vez, o equilíbrio vem prevalecendo, como de costume nas competições do grupo Racing. Seguem os melhores tempos até o momento:
1º - Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85 - 08.23
2º - Sidney Lombardo - Porsche 956 KH - 08.25
3º - Marcelo Jaworski - Toyota 88C - 08.26
4º - André Hiebra - Toyota 88C - 08.73 (carro sem a colagem dos pneus)
5º - Teddy Putz - Porsche 956 KH
Três equipes ainda não foram à pista da Shelby para os treinos. Rodrigo Barbour (Lancia LC2), Chico "Lauda" Takahashi (Porsche 962 IMSA) e Jhones Santana (Jaguar XJR12).
quarta-feira, 8 de abril de 2015
Classic Le Mans segunda edição - complemento das estatísticas da segunda etapa
Complementando a postagem anterior do Classic Le Mans, segue a telemetria da segunda bateria da última etapa, apurada por Marcelo Jaworski:
Tempo da sequência dos primeiros erros de cada um dos oito pilotos:
1º - Alexandre Mello - 6 segundos
2º - Chico "Lauda" - 25 segundos
3º - Rodrigo Barbour - 2 minutos e 5 segundos
4º - Jhones Santana - 3 minutos
5º - Fabricio Macieri - 4 minutos e 50 segundos
6º - Marcelo Jaworski - 10 minutos e 30 segundos
7º - André Hiebra - 12 minutos e 30 segundos
8º - Rodrigo Carelli - não errou
Quantidade de erros por piloto:
1º - Alexandre Mello - 12 erros
2º - Chico "Lauda" - 9 erros
3º - Rodrigo Barbour - 7 erros
4º - Fabricio Macieri / Jhones Santana / Marceo Jaworski - 4 erros
5º - André Hiebra - 1 erro
6º - Rodrigo Carelli - não errou
Quantidade de obstruções (carros que pararam na fenda de cada um) de cada piloto:
1º - Fabricio Macieri / Jhones Santana - 6 vezes
2º - Rodrigo Carelli - 5 vezes
3º - Alexandre Mello / André Hiebra - 4 vezes
4º - Chico "Lauda" / Marcelo Jaworski / Rodrigo Barbour - 2 vezes
sexta-feira, 3 de abril de 2015
Grupo C Le Mans - o próximo desafio do Grupo Racing
A 12ª edição dos certames organizados pelo Grupo Racing será muito especial. Fechando o ciclo de Le Mans, das réplicas da construtora Slot.It, o próximo campeonato será o Grupo C Le Mans, como já anunciado aqui no blog.
O Grupo C marcou o automobilismo da década de 80 e início da de 90 com a disputa do campeonato mundial de esporte-protótipos. Grande envolvimento de importantes fabricantes mundiais de automóveis e diversos recordes de desempenho marcaram o Grupo C, que no final da sua existência infelizmente foi negligenciado e boicotado pela FIA, com medo da ameaça à popularidade da Fórmula 1.
- Regulamento:
1 - o campeonato iniciará em maio com calendário a ser votado por todos os inscritos até o presente momento;
2 - serão disputadas quatro etapas, com duas baterias por noite, totalizando oito grandes prêmios;
3 - se houver dois novatos inscritos, o último do ranking com experiência na competição formará, juntamente com os novatos, a categoria AM, com pelotão de três carros. No caso de inscrição de somente um novato, a tabela será única sem divisão de categoria;
4 - a pré temporada iniciou-se na última quarta feira, com todos os dias liberados para treinos. Faz-se exceção o dia de prova, como já é de costume;
5 - os carros deverão ser do Grupo C, fabricados pela Slot.It, com configuração dominante;
6 - não será aceito nenhum aspecto técnico diferente nos carros escolhidos para a competição, por exemplo: coroa, pinhão, motor, ângulo de relação, etc.;
7 - todos os carros inscritos deverão ser novos e lacrados, abertos perante o "Mosca" da Shelby e deverão permanecer por lá desde o dia da sua abertura até o final da competição;
8 - serão aceitas preparações de pneus fora da Shelby. Os pneus originais deverão ser extraídos no balcão da Shelby bem como as rodas;
9 - será permitida a preparação de um segundo par de pneus traseiros, com outra especificação técnica, desde que da marca Slot.It. Os mesmos deverão acompanhar exclusivamente rodas originais do modelo do carro (dimensão, material e cor);
10 - não será permitido o uso do lastro;
11 - os carros deverão preservar suas características originais, como é de praxe nas competições de réplicas puristas;
12 - cláusulas anteriores dos campeonatos passados, já consolidadas, estão mantidas. Faz-se exceção às que conflitarem com as cláusulas adicionais apresentadas anteriormente.
Aditivos às cláusulas do regulamento:
- a sequência das fendas passará a atender ao padrão da Shelby. O mapa de fluxo encontra-se no cockpit da pista;
- com a intenção de dividirmos conteúdos e técnicas com todo o grupo, informaremos no caso de opção, a especificação dos pneus escolhidos pelos PROs no segundo par;
- a data de inscrição do segundo par de pneus será até o dia 23 de abril, acompanhando a imagem da embalagem. Dessa forma, a informação técnica será completa;
- não é obrigatória a inscrição ou utilização de um segundo par.
Configuração técnica:
- Motor MS06 21.5K;
- Coroa 28 dentes amarela;
- Pinhão 9;
- Ângulo do conjunto em linha;
- Carro Grupo C.
Esclarecimentos adicionais:
O segundo par de pneus, caso venha a ser inscrito pela equipe, deverá acompanhar um novo par de rodas com as mesmas especificações das originais.
As rodas originais que acompanham o carro devem manter-se casadas com os pneus originais, assim como se dá na escala real. Portanto, pode haver substituição de jogos em treinos livres, classificação e corridas.
- Sugestão de Calendário:
6 de maio;
20 de maio;
27 de maio;
10 de junho.
- Os inscritos:
- Marcelo Jaworski - Toyota 88C
- Rodrigo Barbour - Lancia C2
- Chico "Lauda" Takahashi - Porsche 962 IMSA
- André Hiebra - Toyota 88C
- Teddy Putz - Porsche 956 KH
- Sidney Lombardo - Porsche 956 KH
- Jhones Santana - Jaguar XJR12
Rodrigo Carelli - Lancia LC2/85
- Eleição do mais belo carro:
Os pilotos votaram no carro mais bonito do campeonato. De fato, será um campeonato de uma plástica muito bela.
Segue o resultado da votação:
1º - Porsche 956 KH "Marlboro" - 4 votos;
2º - Lancia LC2 "Martini" - 3 votos;
3º - Porsche 956 KH "Coke" - 1 voto.
- Resultados dos primeiros treinos livres, relato de Marcelo Jaworski:
Dois carros entraram na pista no primeiro dia de treinos do primeiro campeonato Shelby Grupo C Le Mans Slot.It, organizado pelo Grupo Racing: a Toyota 88C da equipe Jaworski e a outra Toyota da equipe Hiebra. Ambas realizaram uma única bateria com os tempos respectivos de 8s91 e 8s73.
Quatro carros já estão na oficina realizando a preparação dos pneus originais e afinações mecânicas: Porsche 956 KH (equipe Putz), Lancia LC2/85 (equipe Carelli) e as duas Toyotas que inauguraram os testes.
Todas as emoções e detalhes do primeiro campeonato Grupo C Le Mans você acompanhará só aqui no blog.
quinta-feira, 2 de abril de 2015
Classic Le Mans segunda edição - estatísticas interessantes
Já se passaram duas etapas da segunda edição do Classic Le Mans e Marcelo Jaworski, o organizador e também piloto do grupo Racing, elaborou algumas estatísticas muito interessantes.
Jaworski fez um balanço do campeonato até o momento sobre o desempenho dos competidores em cada uma das oito fendas do traçado da Shelby. Seguem as estatísticas das posições finais:
- Fenda Verde:
P2 - Fabricio Macieri
P3 - André Hiebra
P4 - Chico "Lauda"
P7 - Alexandre Mello
- Fenda Amarela:
P1 - André Hiebra
P5 - Jhones Santana
P6 - Chico "Lauda"
P8 - Alexandre Mello
- Fenda Azul:
P4 - Rodrigo Carelli
P6 - Jhones Santana
P7 - Chico "Lauda"
P8 - Alexandre Mello
- Fenda Vermelha:
P1 - Rodrigo Barbour
P5 - Jhones Santana
P7 - Rodrigo Carelli
P8 - Alexandre Mello
- Fenda Branca:
P1 - Rodrigo Barbour
P3 - Marcelo Jaworski
P4 - Jhones Santana
P7 - Rodrigo Carelli
- Fenda Roxa:
P2 - Rodrigo Barbour
P2 - Marcelo Jaworski
P2 - Fabricio Macieri
P6 - Rodrigo Carelli
- Fenda Preta:
P1 - Marcelo Jaworski
P3 - Fabricio Macieri
P5 - Rodrigo Barbour
P6 - André Hiebra
- Fenda Laranja:
P3 - Marcelo Jaworski
P4 - Fabricio Macieri
P5 - André Hiebra
P8 - Chico "Lauda"
Marcelo ainda fez mais estatísticas. Para a primeira bateria da segunda etapa, Jaworski contou o tempo da sequência dos primeiros erros de cada um dos oito pilotos:
1º - Fabricio Macieri - 8 segundos
2º - André Hiebra - 9 segundos
3º - Jhones Santana - 14 segundos
4º - Chico "Lauda" - 1 minuto e 24 segundos
5º - Rodrigo Barbour - 1 minuto e 31 segundos
6º - Rodrigo Carelli - 2 minutos e 8 segundos
7º - Alexandre Mello - 2 minutos e 15 segundos
8º - Marcelo Jaworski - 3 minutos e 20 segundos
Ainda na primeira bateria, Marcelo contabilizou a quantidade de erros:
1º - Alexandre Mello - 12 erros
2º - Chico "Lauda" - 11 erros
3º - Fabricio Macieri - 10 erros
4º - Jhones Santana - 9 erros
5º - André Hiebra - 6 erros
6º - Rodrigo Barbour - 3 erros
7º - Marcelo Jaworski - 2 erros
8º - Rodrigo Carelli - 1 erro
Por fim, Jaworski arremata a telemetria com a quantidade de obstruções (carros que pararam na fenda de cada um) de cada piloto:
1º - Jhones Santana - 8 vezes
2º - Chico "Lauda" - 5 vezes
3º - Marcelo Jaworski / André Hiebra - 4 vezes
4º - Rodrigo Barbour / Rodrigo Carelli - 3 vezes
5º - Alexandre Mello / Fabricio Macieri - 1 vez
A próxima etapa (a terceira) do Classic Le Mans acontece no próximo dia 15 de abril. Até lá, os pilotos continuarão treinando às quartas-feiras na Shelby Modelismo e a expectativa para a disputa continuará em alta.