sexta-feira, 21 de setembro de 2012

WEC - World Endurance Championship - 6 Horas de Interlagos

Estivemos presentes em Interlagos, neste último sábado, para acompanhar as 6 Horas de São Paulo, etapa válida pelo WEC (World Endurance Championship - Campeonato Mundial de Longa Duração). Organizado pelo Emerson Fittipaldi, o evento foi muito bom, em que pese o escasso público presente nas arquibancadas. Os organizadores esmeraram-se para gerar diversas atrações extra-pista para entreter o público nas 6 horas de prova. Desta vez, até a alimentação e os banheiros, coisas simples mas que em eventos em Interlagos sempre deixam a desejar, estavam com um bom nível de qualidade. Como ponto negativo, os cambistas presentes, que insistiam em vender ingressos de origem duvidosa, tudo isso a poucos metros de bases da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana.

Mas as principais atrações mesmo estavam dentro da pista. Na categoria LMP1 (Protótipos Le Mans 1), presentes em Interlagos dois protótipos da Audi, um R18 E-Tron híbrido (pilotado pela trinca André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fässler) e um R18 Ultra, este contando com o brasileiro Lucas Di Grassi, que dividiu o bólido com os experientes Tom Kristensen e Alan McNish). A Toyota mandou apenas um TS030 híbrido, da dupla Nicolas Lapierre e Alexander Wurz. Ainda na LMP1, participaram dois Lola-Toyota da equipe Rebellion Racing e dois HPD ARX Honda.

Na categoria LMP2 (Protótipos Le Mans 2), uma gama variada de modelos participaram da prova: Oreca-Nissan, Morgan-Nissan, Lola-Nissan, Lola-Lotus, Zytek-Nissan, HPD-Honda, todos protótipos que, por regulamento, são equipados com motores de produção.

Nas categorias GT´s, a LMGTE Pro contou com 3 modelos diferentes: Ferrari F458 Itália, Porsche 911 RSR-997 e Aston Martin Vantage V8. Na LMGTE Am, também 3 modelos diferentes disputaram a prova: Chevrolet Corvette C6-ZR1, Porsche 911 RSR-997 e Ferrari F458 Itália.

Ao final das 6 Horas de prova, vitória inédita do Toyota TS030 híbrido da dupla Wurz / Lapierre, que deu uma injeção de ânimo para a montadora japonesa continuar a disputar o campeonato contra a hegemonia alemã da Audi.

Abaixo, as fotos da corrida, clicadas por este que vos fala.












































segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O grande barato dos vídeo games

Inspirado por uma postagem no blog do colega Marcinho (http://marcioconta.blogspot.com.br/), onde ele conta sua experiência pessoal com os vídeo games, resolvi também contar aqui minha história com os consoles.


 
Atari da CCE
 
Ela começa quando ainda era criança, isso em meados da década de 80, quando ganhei um Atari da CCE. Na época, o Atari era a febre do momento, então, imagine o frenesi que foi em casa com a chegada do vídeo game. O jogo veio acompanhado das fitas do Pac Man (que inocentemente chamávamos de come-come) e do Grand Prix, uma fita de corrida. A turma toda de irmãos curtiu bastante o Atari e depois de um tempo o mesmo foi aposentado.

Só fui ter outro vídeo game no Natal de 1993, quando ganhei um Master System Super Compact (sem fio). Foi também garantia de diversão a todos. Jogávamos Sonic, Castle of Ilusion, Double Dragon, Super Mônaco GP, Vigilante, Shinobi, Alex Kid e diversas outras fitas, que na época podiam ser aligadas em locadores de filmes em VHS. Foram anos de diversão com este console. Lembro que jogava, nos idos de 1996, com um colega do colegial o campeonato de Fórmula 1 do ano de 1993, inclusive com os pilotos, equipes oficiais e as pistas da época. Nossas tardes de sábado eram preenchidas com muita diversão tentando ganhar o campeonato mundial e ver os créditos do jogo aparecerem na tela.


 
 
Master System Super Compact (sem fio)
 
A aquisição de um computador fez com que tivesse acesso aos games para PC. Destaque para o jogo Grand Prix 2, excelente simulador de Fórmula 1, que remontava o campeonato mundial de 1994, com ótima simulação, jogabilidade e gráficos para a época, já que estamos falando do ano de 1996. Lembro também de jogar o RAC Rally, um jogo de rally de velocidade e o TOCA Touring Cars Championship, o campeonato britânico de carros turismo (BTCC).

Somente fui ter outro console em 2002, quando tomei coragem e comprei o Playstation 1, da Sony, na versão "slim", mais fina e menor. A iniciativa de comprar o Playstation 1 se deu principalmente por conta do jogo Gran Turismo 2. Em qualquer loja do ramo, em shoppings ou não, invariavelmente passava as impressionantes imagens da apresentação do jogo, nas telas das TVs, que me motivaram a adquirir o console da Sony. Nem preciso dizer que o Gran Turismo 2 foi o principal jogo apreciado, mas também outros títulos foram jogados, como o Fifa, Test Drive, Need for Speed (nas versões Rally e Porsche) e muitos outros.



Playstation 1 (versão slim)


Em 2006, inspirado pelo Reginaldo Pereira, adquiri o Playstation 2. Um dos grandes sucessos deste console na época era o título de futebol Winning Eleven (que depois tornaria-se o Pró Evolution Soccer, o conhecido PES) que já impressionava com os gráficos e excelente jogabilidade. Outra franquia muito legal era o Gran Turismo 4, que notabilizava-se pela real simulação de pilotagem e pelos gráficos perfeitos de pistas e carros, além de mais de 700 modelos diferentes de automóveis, de rua, corrida e rally. Além destes jogos, havia outros títulos interessantes, como toda a série Need for Speed, TOCA Race Driver 2 e 3, Fifa Street, Resident Evil, Black (jogo em primeira pessoa) e outros mais.


 
 
Playstation 2 (versão slim)


Foi nessa época que começou o hábito de jogarmos em um grupo de colegas, as famosas "jogatinas", invariavelmente na casa do Reginaldo. Varamos por diversas vezes as madrugadas, principalmente jogando o futebol. O que fiz com o Playstation 1? Dei de presente para o meu sobrinho, que jogou muito e ainda o mantém conservado e funcionando.

Mais tarde, em 2010, novamente influenciado pelo Reginaldo, adquiri o Playstation 3. Seus jogos dispensam apresentações, seja pela qualidade gráfica, seja pela jogabilidade. Para quem é fã de automobilismo, títulos como Grid, Dirt 1, 2 e 3, a série Fórmula 1 da Codemasters, Gran Turismo 5, Nascar, Ferrari Challenge, Superstars V8 são títulos obrigatórios na coleção. Sem falar nas séries Guitar Hero e DJ Hero, que são diversão garantida. Com o Playstation 3 veio junto uma maior interatividade para o jogador, graças, por exemplo, aos joysticks de volante e pedaleiras (da Logitech, modelos G-25 e G-27, por exemplo), as guitarras e toca discos das séries Guitar e DJ Hero, que tornam a brincadeira mais real e divertida.

 
 
Playstation 3
 
 
Do Atari da CCE ao Playstation 3 há um abismo tecnológico, porém, o prazer e a diversão por eles proporcionada é a mesma de 20 anos atrás.