O ano de 2010 começou em alta velocidade. Já no dia 9 de janeiro, rumamos para a cidade de Itú, interior de São Paulo, para disputarmos uma bateria no veloz kartódromo Arena Schincariol. Assim que chegamos na pista, assistimos ao pessoal da Drift Company Brasil realizando algumas manobras com máquinas japonesas na pista. Logo após, desabou uma chuva forte, que fez com que adiássemos a prova para a noite. Enquanto isso, fomos visitar a cidade.
Voltamos ao kartódromo à noite para a disputa. Foram para pista Reginaldo, Tarcísio, Rodrigo, Luiz Henrique e Márcio, mais alguns outros pilotos locais. Após a classificação, as posições no grid eram as seguintes: Rodrigo, Reginaldo, Tarcísio, Luiz Henrique e Marcinho. Após a largada, a disputa pela liderança, entre eu e Reginaldo, foi muito intensa, daquelas de ficar para sempre na memória. Reginaldo chegou a me ultrapassar, mas consegui retomar a ponta, sem conseguir me distanciar dos seus ataques. Foi uma grande disputa vitória muito suada!
Durante o ano, disputamos a Copa CPKA (Clube Pilotos de Kart Amador), com disputas no Kartódromo da Granja Viana. Encontramos um ambiente de bastante disputa, já que os pilotos são bastante experientes e talentosos. Era a oportunidade de aprimorarmos nossa pilotagem e também ganhar bastante experiência. Ao longo das etapas, conseguimos evoluir e chegamos ao pódio. Tarcísio conseguiu dois troféus, enquanto eu e Reginaldo conseguimos um cada.
Esses foram os 5 posts que contaram os 10 anos de corridas de kart da turma. Foram 10 anos de muitas emoções, disputas e amizade. História que continua, pois a paixão pelo automobilismo e pela velocidade não cessará nunca!
sábado, 19 de fevereiro de 2011
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
EdForce, o Boeing 757 do Iron Maiden
Eis as fotos do Ed Force One, o Boeing 757 comandado por Bruce Dickinson, para a turn do novo álbum do Iron Maiden, The Final Frontier. As fotos foram enviadas pelo Silvio, Iron Maidemaníaco, que já garantiu seu ingresso para o show que a banda de metal fará aqui em São Paulo, em março.
Superturismo - Vídeo
Apenas para fechar - e ilustrar - o assunto Superturismo, segue um vídeo - um tributo ao BTCC, o campeonato britânico - que dá uma idéia de como eram estes campeonatos.
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Campeonato Brasileiro de Marcas
Foi anunciada nesta semana a realização, em 2011, de um campeonato nacional de marcas, organizado pela Vicar (a mesma empresa que cuida da Stock Car brasileira). O calendário será composto por 8 provas e os carros terão a configuração de câmbio sequencial e terão em torno de 300 cv de potência. Os modelos utilizados serão sedãs.
Se pudesse dar uma dica para o pessoal da Vicar para a formatação desse novo campeonato, dira a eles para buscarem inspiração nos campeonatos de Superturismo da década de 90.
Com envolvimento oficial de diversas marcas de automóveis, de diversos países, estes campeonatos eram muito competitivos e ótimos pilotos competiam neles, inclusive ex-pilotos de Fórmula 1. Apenas para citar alguns nomes e dar a dimensão dos "botas" que corriam, segue uma breve lista: Gabrielle Tarquini, Emanuelle Pirro, Tierry Boutsen, Ricardo Patrese, Jaques Laffite, Gianni Morbidelli, Stefano Modena, Karl Wendlinger, Nigel Mansell e por aí vai.
Existiam campeonatos de Superturismo na Inglaterra (o famoso BTCC), França, Itália, Alemanha (conhecido como STW - esse era o que trazia mais público para os autódromos), Espanha, Japão, Austrália e África do Sul. Existiu até um campeonato Sul-Americano de Superturismo, disputado entre 1997 e 1999, com participação de pilotos brasileiros como Ingo Hoffman (BMW), Cacá Bueno - que inclusive foi campeão em 1999 (Peugeot), Beto Giorgi (Opel/GM e Ford) e Flávio "Nono" Figueiredo (Opel/GM e BMW).
O regulamento técnico era bastante rigoroso e proporcionava um excelente equilíbrio entre as diferentes marcas e configurações (tração dianteira, traseira e nas quatro rodas). Os motores obrigatoriamente deveriam ser de dois litros e as equipes poderiam utilizar rodas e pneus de qualquer marca, desde que respeitadas as medidas oficiais previstas no regulamento.
Algo que também era destaque nos campeonatos de Superturismo era o visual dos carros, algo que dá para "sentir" nas fotos mais abaixo:
Dodge Stratus (tração dianteira) - venceu o campeonato norte americano de 1997 com David Donohue. Um modelo chegou a disputar o campeonato Sulamericano de Superturismo.
Ford Mondeo (tração dianteira) - único modelo que não utilizava motor de 4 cilindros em linha. Era equipado com um V6 que tinha um som espetacular. O Neozelandês Paul Radisich venceu dois festivais europeus de Superturismo, em 1993 e 1994, com o primeiro modelo. Já Nigel Mansell disputou o BTCC em 1997 e 1998 com o segundo modelo. Em 2000, o suíço Alain Menu venceu o BTCC com o segundo modelo.
Alfa-Romeo 155 TI / 156 (tração dianteira) - preparado pela Alfa Corse, divisão esportiva da marca italiana, venceu no campeonato italiano com Nicola Larini em 1992 e levou também um campeonato inglês com Gabriele Tarquini, em 1994. Como o principal objetivo da Alfa Corse na época era o DTM, o modelo de Superturismo não teve o desenvolvimento que merecia. Fabrizio Giovanardi venceu em 1998 e 1999 com a evolução da 155, a 156 .
Audi A4 (tração nas 4 rodas) - aí está o grande bicho papão do Superturismo. O A4 ganhou campeonatos na Inglaterra (Frank Biela em 1996), Itália (Emanuele Pirro em 1995 e Rinaldo "Dindo" Capello em 1996) e Alemanha (Emanuele Pirro em 1996 e Christian Abt em 1999).
BMW 318i / 320i (tração traseira) - A famosa "série 3" da marca da Bavária também venceu diversos campeonatos. Na Alemanha, venceu em 1994 com o venezuelano Johnny Cecotto, em 1995 com Joachim Winkelhock e em 1998 novamente com Johnny Cecotto. Na Itália, Roberto Ravaglia venceu em 1993 e Emanuele Naspetti foi campeão na temporada de 1997.
Honda Accord (tração dianteira) - a Honda disputou mais fortemente o inglês e o alemão de Superturismo. Mas foi no campeonato norte americano de Superturismo que o modelo japonês foi campeão, com o estadunidense Randy Pobst em 1996. Em 1997, a equipe foi campeã de construtores.
Mazda Xedos 6 (tração dianteira) - disputou o inglês de Superturismo entre 1992 e 1994, mais destacadamente com o inglês David Leslie. O modelo japonês não obteve bons resultados.
Nissan Primera (tração dianteira) - o Nissan Primera, na segunda versão, venceu dois campeonatos ingleses, com o sueco Rickard Rydell em 1998 e em 1999 com o francês Laurent Aiello.
Peugeot 405 / 406 (tração dianteira) - com o modelo 406, a Peugeot venceu em 1997 com Laurent Aiello. Cacá Bueno venceu o Sulamericano de Superturismo em 1999 com o modelo francês.
Renault 19 / Laguna (tração dianteira) - o modelo 19 não fez tanto sucesso, porém seu sucessor, o Laguna, assombrou os campeonatos de Superturismo com boas performances, assim como o Audi A4. O modelo francês era preparado pela Williams, uma parceria que era feita também na Fórmula 1. O modelo francês venceu em 1997 o britânico de Superturismo com o suiço Alain Menu.
Toyota Corona (tração dianteira) - o modelo japonês, que na Inglaterra é chamado de Carina, assim como o compatriota Mazda Xedos, não obteve bons resultados. Um modelo chegou a disputar o Sulamericano de Superturismo, vencendo provas.
Toyota Corona (tração dianteira) - o modelo japonês, que na Inglaterra é chamado de Carina, assim como o compatriota Mazda Xedos, não obteve bons resultados. Um modelo chegou a disputar o Sulamericano de Superturismo, vencendo provas.