domingo, 30 de janeiro de 2011

Série 10 anos de kart - 4ª parte - o segundo campeonato e a descoberta de novas pistas - 2008 e 2009


Em 2008, estávamos com muita vontade de correr, mas para fecharmos baterias só com conhecidos, era precsio um esforço grande para "angariar" entusiastas. Mas para abril de 2008, conseguimos reunir uma quantidade recorde de pessoas para correr na Granja Viana. Era um sábado, dia 26, quando 24 pilotos alinharam no grid de largada para uma grande corrida. E para incentivar os participantes, eu, Reginaldo e Tarcísio compramos troféus para os 3 primeiros colocados e medalhas para os demais, para icentivar e premiar a participação de todos. Após a prova, por mim vencida, com Eduardo Moro em segundo, Tarcísio em terceiro e Reginaldo em quarto, fomos ao pódio para entregar a premiação e festejar a corrida. As fotos mostram o tamanho da festa. O destaque também era o novato Luiz Henrique, que finalizou a prova em uma sólida sétima posição.









Após esta corrida, todos estavam empolgados e já pediam para organizarmos mais uma prova na Granja Viana. E foi em 5 de julho que nos reunimos mais uma vez, contando novamente com um grid lotado, para correr na Granja Viana. Reginaldo fez uma excelente classificação e marcou a pole-position. Eu consegui a segunda posição. Após a largada, Reginaldo manteve a ponta na primeira volta, quando chegamos à grande reta. Como ainda não lastreávamos os karts, por ser mais leve, consegui ultrapassar o Regis na reta. Após ultrapassá-lo, consegui abrir boa vantagem para vencer a prova. Reginaldo logo depois foi literalmente jogado para fora da pista pelo Marcelo Harnebach e foi parar bem atrás. Conseguiu ainda fazer uma grande prova de recuperação e chegou em quarto. Em uma excelente segunda posição chegou Tarcísio, com destaque também para a sexta posição de Romnei (lembrando que ele tem somente um braço). Novamente tivemos pódio para os primeiros colocados, com direito a troféus e até champagne. Em 2008, ainda corremos mais duas vezes, em agosto e em novembro, sempre com um bom número de participantes.




Após estas duas provas, estávamos empolgados com as corridas de kart. Então tivemos a idéia de realizarmos um sonho antigo: comprarmos o nosso próprio equipamento. Primeiro, compramos os capacetes para fazermos as nossas próprias pinturas. Para tanto, tive a idéia de irmos até a ArtVisual Aerografia, que fica na rua Alba, Zona Sul da cidade, para conferirmos o trabalho. Eu sempre passei em frente ao local, de carro, e via os capacetes pintados em exposição. Conhecemos o Edu, mestre na arte da aerografia e ele mostrou o seu trabalho, de muita qualidade, diga-se. O Tarcísio gostaria de fazer uma réplica do capacete vermelho de Michael Schumacher, na época da Ferrari (afinal ele é um Tifosi fervoroso). Já eu tinha idealizada a minha própria pintura, nas cores da bandeira nacional. Tarcísio levou as fotos do capacete de Schumy, e pediu que ficasse igual. Edu teve a idéia de que, no lugar do MSC, que forma um carro de Fórmula 1 no capacete original, ele faria o TBS (iniciais do Tatá), e ficou muito bom. Aliás, a pintura ficou excelente, muito realista, contando inclusive com os adesivos dos patrocínios da época. Para o meu, Edu perguntou do que eu mais gostava, além de Automobilismo. Disse que gostava de aviação e ele teve a idéia de fazer o Cruzeiro do Sul, mas em perspectiva de velocidade, na colméia azul no topo do capacete. Ficou muito legal. Logo depois, adquirimos luvas, balaclavas e macacões nas lojas da Corsa e Sparco, que ficam em frente ao Autódromo de Interlagos.









Após esse ano movimentado, com diversas corridas e grid cheio, tivemos a idéia de organizar um campeonato em 2009. Marcamos antecipadamente as baterias na Granja Viana e fizemos bastante divulgação, inclusive utilizando este blog, com a cobertura jornalística e fotográfica de todas as etapas. Foram ao todo quatro etapas, onde sobrou emoção, disputas e diversas histórias para contar. Por isso, vou destacar aqui algumas passagens interessantes.
A primeira etapa começou quente. Após a largada, o pelotão da frente, composto de 6 pilotos (Eduardo Moro, Aristinélio, Tarcísio, Reginaldo, Rodrigo e Luiz Henrique) disputava ferozmente as posições, todos andando colados por todo o traçado da Granja Viana. A disputa estava tão intensa e empolgante que Romnei, que não estava na luta por conta de uma lesão no ombro, relatou: "assistindo as disputas, deu vontade de pegar um kart e correr, de tão empolgante que estava". Essas voltas disputadas não saem e com certeza não sairão da minha cabeça e da cabeça de quem disputou aquilo. Foi impressionante. Luiz Henrique foi o primeiro a sair da briga: levou um toque e saiu da pista, indo de encontro aos pneus. Logo após, o primeiro lance polêmico da temporada. Tarcísio atrasa uma freada e dá uma pancada na traseira de Aristinélio. O kart de Aristinélio perde rendimento e ele tem de trocar de Kart, abandonando a disputa. Tarcísio leva uma bandeira de advertência (preta e branca) pelo incidente. Enquanto isso, a disputa continuava intensa. Eduardo Moro disputava a liderança com Tarcísio, enquanto eu e Reginaldo duelávamos pela terceira posição. Em ambas as disputas, a alternância de posições era constante. No final da prova, na penúltima volta, o desfecho da polêmica: Tarcísio chega para dar uma volta no retardatário Aristinélio que, nervoso pelo incidente do início da prova, dá uma fechada em Tatá, jogando ele para a grama molhada pela chuva que caiu durante o dia. Aristinélio foi desclassificado da prova e Tarcísio ainda conseguiu chegar na quarta posição. Na chegada aos boxes, muita discussão entre os dois, mas na segunda etapa o episódio já estava superado e a amizade continuou. Desse episódio, restou algo engraçado: uma frase antológica de Tarcísio em um comentário aqui no blog: "Merdas acontecem, e isso eu tenho propriedade para falar". Impagável!













Na terceira etapa, corremos com a pista da Granja metade seca, metade molhada. Foi uma prova muito confusa, com muitos incidentes e acidentes. O mais impressionante aconteceu bem na minha frente. Eu larguei em penúltimo e o Luiz Henrique em último. Tentava uma recuperação quando Reginaldo se enroscou com outro competidor e os dois baterão. Foi uma pancada de respeito. Quando lembro, o barulho vem rápido na minha mente, um estrondo. Dessa panca, sobrou uma roda "pererecando" na pista. Ainda desviei da dita cuja, pois ela veio bem na minha direção. Enfim, consegui me recuperar e chegar na terceira posição. Luiz Henrique fez uma excelente prova e saiu de último para a segunda colocação no final, "fazendo uma prova com a 'cabeça'", como ele mesmo descreveu. Já Reginaldo, após a batida, voltou para os boxes com apenas três rodas, no melhor estilo Gilles Villeneuve, com direito a um show de faíscas, uma demonstração de coragem e perícia. "Fui controlando a distribuição do meu peso no kart, que balançava muito, para poder conduzir até os boxes e pegar outro kart", palavras do Reginaldo sobre o episódio.


A última etapa do campeonato foi disputada no mês de novembro daquele ano. A corrida começou com muito calor, um clima bastante abafado. Lá pela metade da prova, Tarcísio liderava, seguido pelo Reginaldo e por mim, quando desabou um dilúvio no Kartódromo Internacional da Granja Viana. Em pouco tempo, a pista estava encharcada e com diversas poças em vários locais. O Spray d' água passava a compor o cenário da prova. Com pneus slicks, a aderência é nula no molhado e praticamente todos rodaram, com uma grande alternância de posições. Tarcísio e Luiz Henrique tiveram seus motores apagados, Tarcísio inclusive há poucas curvas da vitória, para sua enorme decepção. O vencedor da prova foi Reginaldo, que correu no meio do aguaceiro com a viseira solta, uma mostra de perícia e talento, pois já estava difícil enchergar algo com a viseira fechada, imagine com a água na cara! Foi uma vitória com "V" maiúsculo e uma alegria ver a alegria do Reginaldo ao sair do kart e vibrar muito com o feito.


Além das corridas do campeonato na Granja Viana, neste período também desbravamos outros kartódromos. Corremos no Anhaia Mello, no Kart In Jaguaré (por conta do campeonato da empresa), no Kartódromo de Interlagos, na Aldeia da Serra e no Arena Schin, em Itú. Foi a oportunidade de conhecer novos traçados, encarar novos desafios.

Bem, este foi o penúltimo post da série 10 anos de kart. Logo mais estará no ar o último episódio da saga.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Série 10 anos de kart - 3ª parte - Corridas esparsas - 2003 a 2007

Chegamos ao terceiro post do especial 10 ano de kart. Depois de disputarmos um campeonato e descobrirmos a Granja Viana, praticamente só corremos nesta pista pelos próximos anos. Como o próprio título do post demonstra, foram corridas esparsas e em pequena quantidade, de 2003 a 2007. Não temos a relação de corridas tampouco os resultados, mas em contrapartida temos diversas fotos, que ajudam a ilustrar esta época.










Em dezembro de 2006, fomos conhecer o Planet Kart (Fernão Dias), antigo Play Kart. Esta foi a primeira corrida de kart do Luiz Henrique. Seguem as fotos deste dia.





























Depois da corrida, pausa para comer um big beirute no Dizzy (Vila Maria)



O vídeo acima é de 2007. Foi feito pelo Reginaldo Pereira, com seu celular, na Granja Viana. Nosso único registro on-board de alguma corrida de kart. Sensacional!
No próximo post, vocês acompanharão mais histórias desses 10 anos de corridas de kart, com mais informações, fotos e vídeos.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dia Nacional do Fusca

Dia 20 de janeiro é o dia nacional do Fusca. Sem dúvida, o carro mais importante da história desse país e com certeza um dos mais expressivos do mundo, ao lado do Ford T. E nesse dia, resgato aqui uma foto do fundo do baú, um Fusca 1966 que pertenceu à minha mãe. Ela vendeu ele em 1994, mas ficou guardada a lembrança do valente besouro. Estava quase original, era só trocar as rodas de Brasília e o volante pequeno pelas respectivas peças do modelo daquele ano. Mas era bonito o besourinho. Inclusive, quando ele foi vendido, chorei a despedida...



domingo, 16 de janeiro de 2011

Série 10 anos de Kart - 2ª parte - O primeiro campeonato e a descoberta da Granja Viana - 2002

Da esquerda para a direita: Reginaldo (de regata preta), Hugo, Tarcísio e Ederson. Agachados, da esquerda para a direita: Jeferson e Rodrigo - Granja Viana 2002










Após as primeiras corridas, agora estávamos dispostos a disputar um campeonato. A idéia era correr todas as etapas em um traçado diferente do Play Kart Tatuapé, já que lá tínhamos até 12 opções diferentes. A pontuação seria igual à da Fórmula 1 da época: 1º colocado: 10 pontos, 2º colocado: 6 pontos, 3º colocado: 4 pontos, 4º colocado: 3 pontos, 5º colocado: 2 pontos e o 6º colocado: 1 ponto. O pole-position também levava 1 ponto de bonificação. Fizemos ao todo 8 etapas, sendo 6 no Play Kart e as duas últimas etapas na Granja Viana. Os participantes do campeonato, durante o ano, foram os seguintes: Reginaldo, Tarcísio, Rodrigo, Ederson, Jeferson, Fernando, Hugo e Rogério. Vamos então ao resultado das corridas e do campeonato:
1ª etapa - 9 de março de 2002 - Play Kart Tatuapé - Circuito Suzuka
Pole-Position - Rodrigo
1º - Rodrigo
2º - Reginaldo
3º - Fernando
4º - desconhecido
5º - desconhecido
6º - desconhecido
2ª etapa - 7 de abril de 2002 - Play Kart Tatuapé - Circuito Jerez de La Frontera
Pole-Position - Rodrigo
1º - Rodrigo
2º - Rogério
3º - Ederson
4º - Reginaldo
5º - Fernando
6º - Tarcísio
3ª etapa - 30 de maio de 2002 - Play Kart Tatuapé - Circuito Hockenheim
Pole-Position - Rogério
1º - Rogério
2º - Fernando
3º - Tarcísio
4º - Rodrigo
5º - Hugo
6º - Reginaldo
4ª etapa - 9 de julho de 2002 - Play Kart Tatuapé - Circuito Mônaco
Pole-Position - Tarcísio
1º - Fernando
2º - Tarcísio
3º - Rodrigo
4º - Reginaldo
5º - desconhecido
6º - desconhecido
5ª etapa - 3 de agosto de 2002 - Play Kart Tatuapé - Circuito Suzuka
Pole-Position - Rogério
1º - Rogério
2º - Rodrigo
3º - Reginaldo
4º - Ederson
5º - Tarcísio
6º - Jeferson
7ª etapa - 5 de outubro de 2002 - Kartódromo Internacional Granja Viana
Pole-Position - Rogério
1º - Rodrigo
2º - Ederson
3º - Tarcísio
4º - Reginaldo
5º - Rogério
6º - Fernando
8ª etapa - 2 de novembro de 2002 - Kartódromo Internacional Granja Viana
Pole-Position - Rodrigo
1º - Tarcísio
2º - Rodrigo
3º - Ederson
4º - Fernando
5º - Reginaldo
6º - Jeferson
Campeonato após 8 etapas:
1º - Rodrigo - 52 pontos
2º - Rogério - 42 pontos
3º - Fernando - 32 pontos
4º - Tarcísio - 28 pontos
5º - Reginaldo - 26 pontos
6º - Ederson - 17 pontos
7º - Hugo - 2 pontos
8º - Jeferson - 2 pontos
Vitórias:
Rogério - 3
Rodrigo - 3
Tarcísio - 1
Fernando - 1
Poles:
Rogério - 4
Rodrigo - 3
Tarcísio - 1
Destaques e curiosidades do campeonato
Na terceira etapa (Play Kart Tatuapé - circuito Hockeinheim), Reginaldo perdeu o controle do seu kart e deu uma senhora pancada na mureta de pneus dos boxes.
Na 7ª etapa (Granja Viana), Rogério corria bem na ponta quando simplesmente uma das rodas traseiras se desprendeu de seu kart, em pleno retão. Nesta mesma etapa, Hugo não conseguiu fazer uma curva e foi de frente para os pneus, dando uma panca monumental. Ele mesmo se declarou "aposentado" das corridas de kart, tamanho susto que levou.
Em uma das etapas da Granja, Jeferson (que depois iria morar na Austrália, fazendo intercâmbio) perdeu a hora de encontrar com a galera, para irmos todos juntos de carro. Ele não teve dúvidas: pegou um táxi até Cotia. Vê-lo chegar de táxi no kartódromo foi muito engraçado e também foi uma mostra de que ele era realmente fanático por kart.
Na última etapa (Granja Viana), eu liderava e tinha em meu encalço o Tarcísio. Lembro que andamos juntos quase que toda a prova, ele sempre na minha cola. Faltando acho que umas duas ou três voltas, Tarcísio, decidido, colocou de lado no miolo do circuito e me passou. Lembro que fiquei a princípio desesperado em retomar a posição e logo após atrasei uma freada e coloquei de lado, mas Tarcísio ainda tinha um pouco mais de meio kart à frente. Resultado: batemos e os karts deslizaram de lado na curva, Tarcísio em primeiro e eu em segundo. Lembro desta cena e ela passa na minha cabeça em câmera lenta! Quase saímos da pista graças à minha trapalhada, mas conseguimos nos manter e terminar a prova, Tarcísio em primeiro e eu em segundo. Até hoje lembramos deste episódio e damos muita risada!
No final do ano, eu Reginaldo e Renata fomos assistir as 500 Milhas da Granja Viana. Compramos o pit-pass e ficamos a tarde inteira nos boxes. Ficamos bem perto de Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan e Felipe Giafone. Rubinho nos cumprimentou e inclusive deu um autógrafo na camiseta do Reginaldo, autógrafo que existe até hoje.
Bem, nem preciso dizer que a pista da Granja Viana nos fascinou de cara. Sem falar dos karts mais potentes. No Play Kart, corríamos com motores de 6,5 HP´s. Na Granja, inicialmente corremos com os de 11 HP´s (dois motores de 5,5) e posteriormente o de 13 HP´s. A partir de então, praticamente somente correríamos na Granja Viana. Mas isso é assunto para o próximo post da série 10 anos de kart.
Bem, como sempre conto aqui com os comentários da galera que vivenciou tudo isso, para enriquecer ainda mais estas lembranças.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Série 10 anos de Kart - 1ª parte - O começo. As primeiras corridas - 2001

Em um das diversas corridas de kart na Granja Viana, no ano passado, estávamos conversando eu, Tarcísio e Reginaldo quando Tarcísio disse o seguinte:




- Nossa, no ano que vem faz dez anos que corremos de kart juntos!





Depois do costumeiro espanto sobre como o tempo passou rápido, tive na hora uma idéia. Quando chegasse 2011, escreveria no blog sobre estes dez anos de corridas de kart e de amizade, para rememorarmos e também comemorarmos esta data especial.




Pois bem, já estamos em 2011, então, chegou a hora. Vamos entrar no De Lorean prateado e acelerar para voltar no tempo. O De Lorean pára de se movimentar e chegamos a 29 de abril de 2001, um domingo, 18h30 da tarde. Local: Play Kart Tatuapé, localizado na Avenida Condessa Elizabeth Roubiano, nº 920, avenida mais conhecida como Marginal Tietê. Neste dia, hora e local, colegas se reunem para se divertir e correr de kart. O que eles não sabiam é que essa seria a primeira de muitas corridas de kart no futuro, que renderiam muitas histórias, amizades e diversos outros desdobramentos, como por exemplo a criação e manutenção deste blog.




Estava lá um grupo de seis pessoas. A corrida foi organizada por mim e pelo Reginaldo Pereira. Conhecemo-nos no trabalho. Reginaldo já trabalhava lá quando eu entrei em fevereiro de 2001. Quando eu entrei no local de trabalho, inclusive, a primeira pessoa que vi e conversei foi ele. Logo ficaríamos amigos e descobriríamos uma paixão em comum: o automobilismo. A partir daí, fomos alimentando a vontade de correr de kart.


Reginaldo já tinha experiência em corridas de kart. Participou de um campeonato de kart indoor organizado por colegas no extinto Suzuka, correu algumas vezes no Play Kart Tatuapé e correu uma vez na Granja Viana. Já eu era inexperiente até então: havia corrido uma vez no extinto kart de aluguel do Auto Shopping Aricanduva, uma pista pequena, aberta, feita de pneus, em um pequeno espaço no estacionamento.




Mas, voltemos ao dia 29 de abril de 2001. Os participantes da corrida eram os seguintes: Reginaldo Pereira, Rodrigo Carelli, Anderson (mais conhecido como Japonês - colega de infância de Reginaldo, que também se tornaria colega nosso), Hugo Leonardo (primo do Tarcísio - notem que não conhecíamos ainda o Tarcísio. Ele entraria na empresa em julho de 2001), Heidy (uma presença feminina) e Daniel (um colega meu da época da faculdade de Comunicação Social, que optou por seguir em Publicidade e Propaganda, enquanto eu enveredei para o Jornalismo). Os demais integrantes do grid eram desconhecidos, oriundos da famosa "lista de espera". A corrida seria no traçado sem o túnel e a parte da pista que passava por cima dele.




Infelizmente, a pista do Play Kart não existe mais. Ela foi inaugurada em 1996 e encerrou suas atividades no final de 2002 em outro local e com outro nome e também, claro, com um outro traçado. Hoje é o Planet Kart, localizado na Rodovia Fernão Dias. O Play Kart tinha um traçado muito interessante. Poderíamos dizer que era um mini kartódromo. Apesar da pista pequena em extensão e em largura, ela oferecia até 12 tipos diferentes de traçado e cada um deles recebia o nome de uma pista de verdade (Mônaco, Interlagos, por exemplo). A pista era asfaltada e tinha zebras, áreas de escape e até túnel, com uma parte da pista que passava sobre ele. Muito legal!


Foto do traçado do Play Kart Tatuapé, quando da sua inauguração, em 1996.






Tenho gravada em fita de vídeo esta corrida, assim como as corridas seguintes. Meu irmão Piô estava sempre com a "Handy-Cam" a tira-colo e filmava para nós estas corridas. E é graças a estas gravações que temos como contar aqui as histórias destas corridas.




Na gravação, dá para ver que Reginaldo e Anderson "Japonês" largaram lá na frente. Eu largaria bem atrás, na antepenúltima posição. Após a largada, rodei na primeira curva e fiquei "de frente para o mundo", como diria Edgard Mello Filho, vendo todos tentando desviar para não bater de frente comigo. Um fiasco, minha corrida tinha acabado ali, praticamente. Reginaldo e Anderson permaneceram no pelotão da frente e terminaram a corrida por lá. Infelizmente, não temos o resultado final desta corrida, mas ela é histórica, pois seria a primeira corrida de muitas e despertaria a paixão e a vontade, minha e de Reginaldo, de correr mais vezes.




Em junho de 2001 conheceríamos o Tarcísio, que além de colega de trabalho, passou a seu um amigo, muito também graças á paixão em comum pelo automobilismo. Logo ficou sabendo que estávamos por marcar mais uma bateria no Play Kart e queria participar. Pois então marcamos para o dia 2 de setembro daquele ano, um domingo, mais uma corrida.




Os participantes foram os seguintes: Reginaldo Pereira, Tarcísio Frederice, Rodrigo Carelli, Fabinho (colega de trabalho), Rogério (colega de faculdade de Reginaldo - que por sinal, pilotava muito bem) e Ederson (também do trabalho). O restante do grid era composta pela famigerada e costumeira "lista de espera". O traçado utilizado tinha o túnel e o resultado final desta corrida nós temos, graças a um "take" de câmera que meu irmão fez da folhinha de resultados: o 1º e 2º colocados eram desconhecidos, Rogério em terceiro, Tarcísio em quarto, Ederson em quinto, Rodrigo em sexto, Fabinho em sétimo e Reginaldo em oitavo.




Em 2001, teríamos mais uma corrida no Play Kart, porém não tenho a data exata nem o resultado da prova. Novamente passaríamos pelo túnel e por cima dele e teríamos um bom número de participantes. Seguem os pilotos: Reginaldo Pereira, Rodrigo Carelli, Anderson "Japonês", Anderson "Sca" (mais conhecido como "o cara do Maveco", pois tinha um Maverick muito invocado) e sua esposa na época, Ederson e Rogério. Nas filmagens, dois destaques. Eu levei um Stop and Go e parei nos boxes para cumprir punição e a prova foi interrompida com bandeira vermelha por conta do grande número de confusões e acidentes.




Bem, estas foram as corridas de 2001. Tudo isso deu início à idéia de elaborarmos um campeonato de kart, organizado por nós mesmos, mas isso é papo para a segunda parte desta série especial "Dez anos de Kart".




Seria interessante termos aqui o depoimento, nos comentários, das pessoas que vivenciaram tudo isso, até para enriquecer ainda mais de detalhes toda essa história. Reginaldo, Tarcísio, tragam aqui suas lembranças! Até o próximo post!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Fast Five - o quinto filme




Pelo que dá para perceber do trailler, além dos personagens principais, vários protagonistas das outras edições da série Fast and Furious participam do filme, que contou com gravações, inclusive aqui no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Pelo teaser, parece que o filme é muito bom! Aguardemos...

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Leitura - Fusca, uma paixão



Estou lendo o livro Fusca - uma paixão - o carro mais amado do mundo, esse aí da foto, que meu irmão me emprestou. Muito interessante, o livro conta a história de um dos principais automóveis da história, bem como mostra a trajetória do besouro no Brasil e diversas propagandas do modelo. Recomendo a leitura!





Fusca - uma paixão - o carro mais amado do mundo - Fábio Kataoka - Editora Escala, São Paulo, 2008


E deixo vocês com a foto do besouro que é o meu sonho de consumo: o 1.600 "S", o famoso "Bizorrão".






segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Fórmula 1 - Temporada de 1978



Descobri este vídeo no Youtube bem interessante. Mostra em detalhes os pilotos que correram a temporada de 1978, vencida pelo norte-americano Mario Andretti, com a legendária Lotus 79, o famoso carro-asa, que utilizava as minissaias móveis na lateral do carro, que provocavam o efeito-solo e traziam mais aderência.

Era com certeza uma época mais romântica, mais amadora, percebe-se que os pilotos eram mais unidos e até se permitiam conversar uns com os outros no grid antes da largada.

No final, uma homenagem ao grande piloto sueco Ronnie Peterson, companheiro de Andretti na Lotus, que morreu em decorrência de um acidente na confusa largada do GP da Itália, em Monza, naquele ano. Uma grande perda.