Houve um tempo em que tínhamos, no Brasil, um campeonato forte de turismo multimarcas, com envolvimento direto das fábricas nacionais. Era o entitulado Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, que foi muito forte nos anos 80 e teve o seu último ano de disputa em 1994.
A série do Fundo do Baú traz hoje fotos dos dois últimos campeonatos disputados, nos anos de 1993 e 1994. Em 1993, a dupla vencedora (sim, podia correr em dupla) foi Andreas Mattheis e Paulo Judice, que utilizaram um Ford Escort modelo 1992 e obtiveram, em toda a temporada composta de 8 etapas, 4 vitórias (Brasília (DF), Guaporé (RS), Interlagos (SP) e Goiânia (GO)).
Em 1994, o último ano do brasileiro de marcas, os campeões foram os gaúchos Egon Herzfeldt e Vicente Daudt, que correram com Ford Escort do modelo antigo (1992). Em oito etapas, a dupla gaúcha venceu a metade. Foram triunfos em Brasília (DF), etapa inaugural, Goiânia (GO), Guaporé (RS), novamente em Goiânia (GO) e na última prova, em Interlagos (SP).
Ao final de 94, a promessa era a de que teríamos para o ano seguinte um campeonato de Superturismo FIA, com carros importados, nos mesmos moldes dos certamos que eram disputados na Inglaterra, Alemanha, Itália e em outros países do mundo. Infelizmente, esta promessa não foi cumprida e até hoje não temos um campeonato de turismo multimarcas, mesmo com a presença de diversas montadoras no país. Curtam a seguir as fotos das temporadas de 93 e 94 do brasileiro de marcas e pilotos.
O VW Voyage da dupla Guga Ribas/Silvio Crema, vencedora da segunda etapa de 93, em Interlagos (SP)
Imagem da etapa de abertura em 1993, no circuito gaúcho de Tarumã. Na frente, o Ford Escort vermelho, azul e branco de Castrinho/Valdir Buneder
Um clique da dupla vencedora em 93, Paulo Júdice e Andreas Mattheis (da esquerda para a direita)
A máquina vencedora de 93, o Ford Escort prata de Mattheis e Júdice
Egon Erzfeldt e Vicente Daudt venceram uma etapa em 93 em Goiânia, utilizando o Ford Escort abaixo
Claudio Girotto, utilizando a nova versão do Ford Escort (abaixo), foi o vice-campeão. Ele notabilizou-se pela regularidade, pois venceu apenas uma etapa, a de Curitiba
O VW Apollo de Jorge de Freitas e Paulo Sarmento
Agora, imagens de 1994. Abaixo, o Ford Escort de Mattheis/Júdice. Eles foram apenas os terceiros colocados naquele ano. A única vitória veio na penúltima etapa, em Goiânia
Aqui, os campeões: o Ford Escort amarelo de Egon Herzfeldt e Vicente Daudt, dupla Gaúcha
Os gaúchos clicados em uma disputa de posição em Guaporé (RS)
Attila Sipos foi o vice, utilizando a nova versão do Ford Escort. Ele venceu em Londrina (PR) e Porto Alegre (RS)