segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mais aventuras no Jaguaré


Sábado foi a vez de Reginaldo e eu participarmos da etapa classificatória do campeonato de kart do banco, no Kart Indoor Jaguaré. Por conta da configuração da pista, da "boa vontade" no trabalho dos fiscais e da costumeira má vontade dos retardatários em ceder lugar aos mais rápidos, não estávamos tão animados com as corridas que teríamos pela frente. O primeiro a ir para pista, pela manhã, foi Reginaldo. Havia uma grande expectativa para a prova, pois Reginaldo já conseguiu duas vitórias nesta pista (não exatamente na mesma, pois neste ano eles mudaram a configuração do traçado). Depois de aproximadamente 10 minutos de classificação, terceiro posto para nosso intrépido piloto. Já na largada Reginaldo assume a segunda posição, mas não consegue alcançar o primeiro. Ao contrário, tem de se preocupar com o terceiro, que logo passa a pressioná-lo. Mais algumas voltas e perde a posição. Seu kart visivelmente perde rendimento e ele ainda perde mais duas posições, mas até o final da prova, recupera-se e termina na quarta posição.





Mais tarde, foi a minha vez. Minha expectativa, se não conseguisse vencer, era de pelo menos melhorar o retrospecto, que não havia passado de uma sexta posição. Ao sair para as voltas de classificação, meu kart não pegava. Tive de mudar de kart, mas já havia perdido munitos preciosos. Ao sair para a pista, perdi a paciência, não conseguia fazer uma volta limpa. Quando consegui fazer uma volta boa, a classificação havia terminado. Resultado: largaria na sexta posição. Na largada, já consegui ultrapassar o quinto colocado na primeira curva. Um pouco mais à frente, coloquei de lado e ultrapassei o quarto. Mais algumas voltas e alcançaria o terceiro. Negociei a ultrapassagem e consegui passar no final da reta. Era a hora de ir à caça do segundo. Mais duas voltas e chegava para tentar passar. É quase que inevitável o famoso "totó" quando está andando junto. Foi por causa desses toques que levei uma advertência (bandeira preta e branca junto do número do kart). Tive de ter um pouco mais de paciência e esperar o melhor momento para passar. Um vacilo na passagem dos retardatários e ultrapassei o segundo. Agora era ir atrás do primeiro, mas onde estava o primeiro. O cara simplesmente sumiu, abriu uma belíssima vantagem, que no final da prova chegou a 27 segundos. Em suma, cheguei em segundo e mais uma vez não me classifiquei para as próximas fases. Mas pelo menos consegui um dos objetivos que era melhorar o retrospecto nesta pista.




Bem meus amigos, terminaram nossas aventuras não tão bem sucedidas no Kart In Jaguaré. Agora a próxima prova, de comemoração de final de ano será no fim de semana do dia 12, no Kartódromo Ayrton Senna (Interlagos).

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Superturismo


Houve um tempo em que países como Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha, França e outros tinham, cada um, um campeonato de carros turismo muito forte, com a participação oficial de fábricas como Audi, BMW, Alfa Romeo, Opel, Nissan, Volvo, Honda, Renault, Toyota e Peugeot, por exemplo. Isso durou, aproximadamente, mais fortemente entre 1992 e 1999. Eram os chamados Campeonatos de Superturismo, supervisionados e regulamentados pela FIA. Os pilotos que participavam destes campeonatos também eram da melhor estirpe. Gabrielle Tarquini, Gianni Morbidelli, Riccardo Patrese, Hans Joachin Stuck, Nigel Mansell, Giampiero Simoni, Alain Menu, Fabrizzio Giovanardi e muitos outros.
As máquinas eram um capítulo à parte. Carros de produção, com motores de 2 litros que preparados rendiam mais de 300 cavalos. Cambios sequenciais e rodas aro 19 eram utilizadas e o trabalho de acerto de suspensão era fundamental para um bom desempenho.

Os campeonatos na Alemanha, Inglaterra e Itália eram os mais fortes e disputados. É onde também ficam as melhores pistas, como Monza, Silverstone, Hockenheim e Donington Park, por exemplo.
Hoje, o campeonato que restou nos mesmos moldes do Superturismo da década de 90 é o WTCC (World Touring Car Championship), mas com menos força e popularidade.

Segue o link de um vídeo do Youtube que reune imagens do BTCC (British Touring Car Championship), o campeonato de Superturismo Inglês. Mais abaixo seguem algumas fotos das máquinas.









500 Milhas da Granja Viana - está chegando

Tive o prazer de, junto de Reginaldo e Renata, assistir às 500 Milhas da Granja Viana, na edição de 2002. A prova de 2009 será realizada no dia 5 de dezembro e, como sempre, contará com grandes pilotos nacionais e internacionais. É uma prova dura, desgastante, são 644 voltas ou 11 horas de duração, com largada à meia-noite. Na época, conseguimos acesso aos boxes e ficamos perto de pilotos consagrados, como por exemplo Rubens Barrichello (o cumprimentamos e o Reginaldo até pegou um autógrafo na sua camisa, que é motivo de orgulho até hoje), os irmãos Giaffone, Felipe Massa (na época correndo na Sauber), os irmãos Cacá e Popó Bueno e muitos outros.

Seguem algumas fotos da prova em que comparecemos. Existe uma curiosidade em relação a elas. Encontrei-as em um site de automobilismo, por acaso, vendo os registros da prova. Estava navegando e eis que vejo nós em algumas destas fotos. Muito engraçado...








Com uma grande ajuda dos amigos

Ao ver o post "Para quem é fã de Schumy", Tarcísio deixou um comentário no blog sugerindo um vídeo postado no Youtube em que é comparada a melhor volta de classificação de Ayrton Senna, em 1989 (McLaren-Honda) e Michael Schumacher, em 1999 (Ferrari), no circuito de Suzuka. Achei o vídeo e o link segue abaixo. Realmente corroboro as palavras do Tatá: é emocionante ver o talento nato destas lendas. Arrepia também ouvir o urro do V10 da Honda.

Fiquem com o vídeo e se deliciem!


http://www.youtube.com/watch?v=OrpYIq0NbFM


Aliás, gostaria de agradecer a todos pelos comentários nos últimos tempos aqui no blog. Isso só deixa o dono aqui feliz e motivado em postar mais. Valeu!!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Johnson é tetra na Nascar


Com quatro vitórias e boa soma de pontos na fase dos play-off´s, Jimmie Johnson (Chevrolet Impala) conquistou seu quarto título consecutivo na Nascar, um feito inédito até então. Na última prova da temporada, ontem, em Miami (Homestead), Johnson completou a prova em quinto. A vitória ficou com o piloto da Joe Gibbs Denny Hamlin, que corre com um modelo Toyota Camry.


Johnson igualou-se em número de títulos ao seu companheiro de equipe na Hendrick, Jeff Gordon. Somente as lendas Dale Earnhardt, com sete títulos e Richard Petty, the King, também com sete, têm mais conquistas na categoria americana.


Para tristeza do nosso querido Luis Henrique, Fordista fanático, o melhor Ford Fusion no campeonato ficou apenas em sétimo, com Greg Biffle. Carl Edwards foi apenas o 11º nos play-off´s. Já Kurt Busch, o melhor representante da Dodge, terminou em quarto.

Tri para Cacá


Um quarto lugar foi o suficiente para Cacá Bueno garantir o seu terceiro título no campeonato brasileiro de Stock Car, em Tarumã, ontem. A prova foi vencida por Luciano Burti, a primeira vitória do paulista na categoria. Ele foi o décimo vencedor diferente na temporada em 11 provas. Uma das temporadas mais equilibradas dos últimos tempos. Com apenas uma vitória no ano, o título de Cacá notabilizou-se pela regularidade de resultados.
Cacá iguala-se em quantidade de títulos na Stock Car a Chico Serra e torna-se um dos grandes nomes da categoria.


A pista de Tarumã não será mais utilizada no ano que vem pela categoria, que passará a correr no Velopark. Esperamos que as prometidas reformas no autódromo seja de fato feitas e que ela não seja esquecida e abandonada como está hoje a pista de Goiânia, por exemplo.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Para quem é fã do Schumy

Nas famosas navegadas no Youtube, encontrei um vídeo de Michael Schumacher testando uma Maserati Spyder na pista particular da Ferrari, em Fiorano. Vendo o alemão pilotar, dá vontade de entrar na pista e acelerar. Uma verdadeira aula de pilotagem. Segue o link do vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=RMHW_CmDXUE

Retrospectiva Kart 2009

Foram diversas corridas nos "Kartódromos da vida". Para relembrarmos todas as emoções de 2009, criei um singelo vídeo reunindo os principais registros das nossas aceleradas por todo o ano. Está no youtube e você confere no link abaixo. Assistam e fiquem a vontade para comentar aqui.


http://youtube.com/watch?v=sJJw4gPdFXs


Valeu!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dá gosto de ver!

Não sei se a FIA ainda realiza essa corrida. Todo final de temporada ela reunia os principais pilotos da temporada de Fórmula 1 e alguns convidados especiais para a disputa de uma corrida de kart. Navegando no Youtube, descobri o vídeo de uma dessas corridas, mais precisamente a do ano de 1999. A principal batalha pela liderança foi entre Michael Schumacher e Rubens Barrichello, que no ano seguinte seria companheiro de equipe do alemão na Ferrari. Outros ases da Fórmula 1 participaram, como por exemplo Ricardo Zonta, Jean Alesi, Ralf Schumacher, Giancarlo Fisichella e outros pilotos de outras categorias, como Tony Kanaan, Jimmy Vasser e Helio Castroneves. Para quem gosta de kart e acima de tudo de uma boa pilotagem, vale a pena assistir. Segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=MGorrJlpcPU

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Post nº 100

Pois bem meus amigos. Hoje o Blog do Carelli está em festa. Esta é a postagem de número 100. Desde fevereiro deste ano falamos aqui sobre automobilismo, carros, aviação, música (as principais paixões deste que vos escreve) e também sobre nossas corridas nos Kartódromos da vida (como diz Reginaldo), uma das principais motivações deste blog.

Gostaria de agradecer a todos que acompanham este humilde blog e sempre mandam e-mails e deixam comentários (aliás, é bom ressaltar, os comentários deixam dono do blog aqui feliz da vida!), além de sugestões, críticas e opiniões, ajudando a gente a fazer este espaço.

E que venham muitas e muitas outras postagens!

Grande abraço e muito obrigado.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Grandes mudanças na Fórmula 1


A Mercedes-Benz anunciou hoje a venda de sua parte (40%) na McLaren e a compra da Brawn GP. O motivo da quebra da parceria com a equipe inglesa, segundo os alemães, é o conflito de interesses. A McLaren vai passar a produzir superesportivos dentro dos próximos anos, o que não estava nos planos da marca de três pontas.


A McLaren, dessa forma, volta a ganhar status de time independente. Rumores dizem que Jenson Button já teria assinado contrato com o time inglês e que Kimi Raikkonen pode ser um dos pilotos da Mercedes GP, novo nome da equipe.


Vamos aguardar as próximas notícias e as definições dos pilotos de cada time. Mas que foi uma notícia bombástica e surpresa, isso foi sim!

domingo, 15 de novembro de 2009

Registros fotográficos - Kartódromo Schincariol - Itú

No último feriadão prolongado nossos pilotos desbravadores de novos kartódromos, Reginaldo e Tarcísio, foram a Itú, interior de Sampa, conferir como é a pista da Arena Schincariol. Foram, viram e venceram, cada um uma prova. E gostaram da pista, bem rápida e extensa e também da estrutura de box, arquibancada e o entorno do kartódromo, conforme me contaram. Seguem as fotos dessa viagem.


























E por falar em Tarcisio

Hoje foi a vez do nosso Ferrarista participar da sua corrida no campeonato de kart do banco. Este campeonato, na fase de classificação, é disputado no Kart In Jaguaré. Um pista indoor, feita de pneus, muito travada, no famoso estilo "mais curta que telegrama de pêsames" (como dizia o grande Edgard Mello Filho). São utilizados karts de 5,5 hp´s. Bem diferente dos 13 hp´s aos quais estamos acostumados. Para se ter uma idéia, na classificação, Tarcísio pensou estar pilotando um kart com problemas, tamanha é a diferença de desempenho.

Ele largou na segunda posição mas na primeira curva já estava em primeiro. Defendeu-se dos ataques do segundo colocado nas primeiras voltas, mas quando encontrou os primeiros retardatários (no Jaguaré eles aparecem rápido...) distanciou-se. Fez a melhor volta da prova, pilotava de forma limpa, com muita constância, sem erros, escapando das confusões com retardatários e acidentes à sua frente. Quando faltavam, vejam, apenas duas voltas levou um totó ao tentar ultrapassar um retardatário. Perdeu a ponta da prova e a concentração. Fechou a prova na segunda posição. Como apenas o vencedor passa para a próxima fase, Tarcísio não classificou-se.

Fica aqui nosso protesto contra a direção do Kartódromo. Apenas um fiscal agitava a bandeira azul, ainda sim na reta de largada. Para uma pista em que constantemente os líderes precisam ultrapassar os mais lentos, é pouquíssimo.

Falta sorte ao Ferrarista! Nas duas últimas provas perdeu a vitória nas últimas voltas. Não por sua culpa. Mas se estava na liderança, é porque estava pilotando muito. E de fato estava. Mas são coisas de corrida. Como Tarcísio mesmo disse: "a corrida só acaba na bandeira quadriculada".

Os próximos a participar do campeonato são Reginaldo e eu, no dia 28 deste mês. E voces conferem as aventuras, claro, aqui no blog.

Abraços!!

Errata - with a little help from friends

No post da quarta etapa do campeonato 2009 na Granja disse que o Tarcísio estava na segunda posição quando seu motor apagou, muito provavelmente pela grande quantidade de água que tinha na pista. Pois quero aqui retificar este fato. O próprio Tarcísio deixou um comentário no blog, corrigindo: ele estava em primeiro, o que realmente foi um desastre. Que falta de sorte!


sábado, 14 de novembro de 2009

Reflexões

Poucas são as vezes, nessa vida maluca que vivemos, que paramos para refletir. Refletir sobre nós, sobre o sentido das nossas vidas, como nos comportamos perante o nosso próximo. Somos solidários? Respeitamos uns aos outros? Estamos verdadeiramente presentes e ouvimos quando alguém fala conosco? Apegamo-nos demais aos bens materiais?


Por que será que existe tanta intolerância, violência, mortes banais no mundo? O que estamos buscando? Por que não há paz? Estamos fazendo a nossa parte? Brigamos no trânsito, somos intolerantes com problemas pequenos? Não percebemos que nosso problema pode ser pequeno perto do problema dos outros? Nos colocamos no lugar do outro, para compreendê-lo?


Nosso abraço é de fato fraternal? Expressamo-nos a que temos apreço nosso verdadeiro amor? Cadê o sorriso sincero em nosso rosto? Por que nos distanciamos de quem gostamos, nossos irmãos, nossos amigos, nossos pais? Que tal recuar e fazer as pazes?


Faço o que gosto? Faço o meu próximo feliz? Sempre ligo para meus amigos, mesmo que seja só para dizer "olá, como vai você?"?


Por que temos essa mania besta de segurar nossos sentimentos e não nos emocionar com uma bela canção, que toca nosso coração? Por que não nos deixamos ser guiados pela voz do coração?


Pela manhã, agradecemos o dia que raiou, todinho para nós?


Compartilho com vocês a letra de Oração do Horizonte, do Detonautas, composição de Tico Santa Cruz. Prestem atenção na letra. Para mim, uma música que toca meu coração e me faz refletir.



Abaixo segue o link para um vídeo da música, extraído do programa Câmara Ligada. Boa reflexão a todos!

http://www.youtube.com/watch?v=2QaDXp29dnQ



Oração do Horizonte (Detonautas)
Tico Santa Cruz


Nós vivemos a verdade
Que reluz no coração
Somos força e coragem
Enfrentando a escuridão

E onde o amor for infinito
Que eu encontre o meu lugar
E que o silêncio da maldade
Não me impeça de cantar

Talvez você me encontre por aí
Quem sabe a gente possa descobrir no amor
Sonhos iguais, noites de luz
Que os dias de paz estão em nós

Que o desprezo que nos cerca
Fortaleça essa canção
E que o nosso egoísmo
Se transforme em união

E onde o amor for infinito
Que eu encontre o meu lugar
E que o estorvo da maldade
Não me impeça de voar

Talvez você me encontre por aí
Quem sabe a gente possa descobrir no amor
Sonhos iguais, noites de luz
Que os dias de pazestão em nós

A bondade é fortaleza
O amor tudo é capaz
E que a cegueira da certeza
Não sufoque os ideias, do amor


(parte falada)
Em que em cada coração, árido ou concreto
Pulse uma semente de primavera
Como a luz que da janela emana raios de coragem
Coragem é agir com o coração
Coragem é agir com o coração
E que para cada ato de coragem nasça uma flor
Uni-vos em torno da luz
Há um horizonte inteiro de amor dentro de cada um de nós
Para encontrá-lo basta acreditar que sim
Da luz eu sou, na luz eu me movo
Da luz eu sou, na luz eu me movo
O amor é a única revolução verdadeira!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pontuação do campeonato de Kart 2009

Bem meus amigos. Infelizmente, durante o ano, nem todos os pilotos puderam participar regularmente do campeonato organizado por nós Por exemplo, a briga pela liderança tinha Eduardo Moro como um dos protagonistas, mas na última prova ele não pode participar e perdeu pontos preciosos na disputa. Agora vejam o equilibrio entre o segundo colocado, Tarcisio e o terceiro, Reginaldo, separados apenas por 1 ponto. Ao todo, 30 pilotos diferentes largaram nas 4 etapas do campeonato.

Após quatro etapas, segue a pontuação do campeonato:


1º - Rodrigo Carelli - 101 pontos
2º - Tarcisio Frederice - 82
3º - Reginaldo Pereira - 81
4º - Luis Henrique - 77
5º - Eduardo Moro - 69
6º - Marcelo Martinez - 65
7º - Aristinélio Jr. - 57
8º - Vagner Kustor - 56
9º - Rodrigo Alves - 43
10º - Rafael - 38
11º - Izael - 35
12º - Rosiel - 28
13º - Vinicius - 26
14º - Guido - 22
15º - Renato - 20
16º - Rodrigo Posto - 20
17º - Marcio Mormille - 17
18º - Marcelo Oliveira - 17
19º - João Vitor - 17
20º - Marcelo Harnebach - 16
21º - Alex - 16
22º - Dandine - 15
23º - Juscelino Tavares - 14
24º - Bruno - 14
25º - Bruno M. - 13
26º - Marcelo Pugliesi - 12
27º - Lincoln Watanabe - 9
28º - David - 8
29º - Lucas - 7
30º - David - 6

Abraços!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Campeonato de Kart 2009 na Granja Viana - 4ª etapa


Céu azul, sol e muito calor. Este era o clima no último sábado, 7 de novembro, ao chegarmos no Kartódromo Internacional Granja Viana para a disputa da 4º etapa do ano. Eram 18h00 quando chegamos e conseguimos ainda acompanhar a última corrida da Copa São Paulo de Kart. Corriam os karts carenados de 4 tempos. Como várias categorias correram por toda a tarde, a pista estava bastante emborrachada no traçado, o que seria uma vantagem, porém, era preciso tomar cuidado com a sujeira fora do trilho.


Nossa bateria teria 12 pilotos e começaria as 20h00. Porém, por conta de alguns contratempos na chegada dos pilotos, transferimos a prova para as 21h00. Esse fato mudaria a história da prova, como vocês poderão conferir mais à frente.


Algumas ausências de pilotos que habitualmente correm com a gente foram sentidas. Vagner Kustor, Marcelo Martinez e Marcelo Harnebach não compareceram. Eduardo Moro, o vice-líder do campeonato até então e que participa da temporada 2009 da Amika, teve de viajar às pressas ao interior para visitar sua mãe, hospitalizada com pneumonia. Graças a Deus, no próprio sábado ela deixou o hospital para se restabelecer em casa. Mas também temos novos pilotos tomando parte das provas, como por exemplo Renato, Alex e seus amigos Vinicius e Dandine.






Ainda estava bastante abafado e úmido o clima quando os 12 pilotos foram para a tomada de tempos. Após 5 minutos de classificação, Pole Position para Rodrigo Posto. Tarcísio fechava na segunda posição, a terceira era minha, Reginaldo largava em quarto e Aristinélio Jr. em quinto. O novato do ano Luis Henrique largava mais atrás, no bolo.


Sinal verde e largada! Rodrigo Posto manteve a liderança e Tarcísio pulou para a segunda posição, logo mais à frente, na chicane. Eu mantive a terceira posição, segurando Reginaldo em quarto. Mais atrás, acontecia uma intensa briga entre Aristinélio Jr. e Luis Henrique. A disputa arrancou elogios de Jr. para o novato Luis Henrique. "Tem futuro esse garoto".


Duas voltas depois, o líder Rodrigo Posto enroscou-se com o retardatário Bruno M., perdendo a liderança para Tarcísio, que vinha seguido de Reginaldo e Rodrigo Carelli. Reginaldo ainda passaria Tarcísio e assumiria a liderança da prova até a oitava prova, quando começou a chover.




Na verdade, não foi uma chuva. Foi um dilúvio de proporções bíblicas que despencou no Kartódromo Internacional da Granja Viana, naquela noite. Em pouco tempo a pista estava encharcada. O Spray passou a compor o cenário da prova. Para se ter uma idéia da proporção da chuva, o tempo de volta despencou 40 segundos.


A partir daí, as mudanças na liderança da prova eram constantes. Tarcísio e Reginaldo disputavam a ponta. No meio do aguaceiro, alguns pilotos se destacaram. Aristinélio Jr. passou do meio do pelotão para disputar a liderança da prova e Renato, que dsputava as últimas posições no seco, após a chuva subiu para a quinta posição no final da prova. Ele disse que a experiência anterior com chuva na Granja Viana o ajudou nesta prova.


Quem não teve muita sorte foi Tarcísio. Seu motor apagou, muito provavelmente por conta da grande quantidade de água, quando ele ia para receber a bandeirada, na segunda posição. Ele ainda terminaria em quarto. Outro que teve o motor apagado foi Luis Henrique, mas ele conseguiu cruzar a linha de chegada.

Depois de 13 voltas e muita emoção, vitória espetacular de Reginaldo. Espetacular pois ele chegou a rodar mais de uma vez na chuva e manteve a calma, até porque, vejam, sua viseira se desprendeu do capacete, no meio daquele aguaceiro todo. Haja garra!


Vejam o resultado final da prova:

1º - Reginaldo
2º - Aristinélio Jr.
3º - Rodrigo Carelli
4º - Tarcísio
5º - Renato
6º - Luis Henrique
7º - Rodrigo Posto
8º - Vinicius
9º - Alex
10º - Dandine
11º - Bruno
12º - Bruno M.

Parabéns ao Reginaldo pela vitória, pela persistência e pela garra. E também pela grande fase que está passando atrás do volante, pilotando muito. Foi muito bom vê-lo no pit-lane comemorando sua vitória como uma criança.

Os cliques são de Adriana Gonçalves e da namorada do Renato. Créditos para as moças!


Bem colegas amantes da velocidade, provavelmente esta foi a última prova do ano na Granja Viana. Para todos aqueles que participaram das provas, se divertiram, se emocionaram, compartilharam conosco as emoções e a vibração deste esporte fascinante que é o automobilismo, muito obrigado. Esperamos que vocês tenham gostado, que tenham guardado bons momentos e que participem conosco das próximas corridas. Um agradecimento em meu nome, em nome do Tarcísio e em nome de Reginaldo.

Um grande abraço e continuem prestigiando o blog!