O campeonato da Fórmula 1 de 2009 já é de longe um dos mais equilibrados de todos os tempos. Apesar do domínio inicial da Brawn GP e de Jenson Button nas 6 primeiras corridas, as provas foram vencidas por . Além de Button, Sebastian Vettel e Mark Webber (Red Bull-Renault), Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), Kimi Raikkonen (Ferrari) e Rubens Barrichello (Brawn GP-Mercedes) venceram provas. A equipe Red Bull esboçou uma ameaça ao domínio da estreante Brawn GP, mas nas últimas corridas perdeu o fôlego.
Mas o principal destaque das últimas provas tem sido Rubens Barrichello. Venceu com autoridade duas provas (Valência e Monza) e fez excelentes provas, marcando bons pontos e se aproximando do líder do campeonato (são 80 pontos de Button contra 66 de Barrichello), faltando 4 provas para o final da temporada.
Aos 37 anos e competindo na Fórmula 1 desde 1993, depois de correr por seis temporadas na Ferrari, Rubens está em uma excelente fase, tanto dentro do cockpit quanto fora, de bem com a vida e motivado. Com a arrancada de bons resultados nas últimas provas, Rubens é o principal rival do líder e companheiro de equipe Button na reta final do campeonato. Para nós, brasileiros fica a expectativa de um título mundial que não acontece desde 1991, com Ayrton Senna.