sábado, 18 de abril de 2009
Helio absolvido
Terminou hoje o julgamento de Helio Castroneves, de sua irmã e do seu ex-advogado. E com a absolvição de todos. Helio vence a batalha mais difícil da sua vida e, sem perder tempo, já viajou para Long Beach para participar da segunda corrida da temporada da Fórmula Indy. E a vida continua!
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Vídeo da primeira etapa do Campeonato de Kart 2009
E por falar em Kart, postei no Youtube um vídeo que montei dos registros da primeira etapa do Campeonato de Kart 2009, no Kartódromo Internacional Granja Viana. Segue o link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=t84VaWvK1Bc
Espero que gostem. Prometo fazer e postar um vídeo a cada etapa.
Abraços!
http://www.youtube.com/watch?v=t84VaWvK1Bc
Espero que gostem. Prometo fazer e postar um vídeo a cada etapa.
Abraços!
domingo, 12 de abril de 2009
Túnel do tempo - Campeonato de Kart 2002
Revirando o baú de fotos e registros, lembrei de um campeonato de Kart que organizamos e disputamos no distante ano de 2002. A maioria das provas foi disputada na extinta pista do Play Kart do Tatuapé. Uma pista que tinha até túnel, diga-se de passagem. As duas últimas etapas foram disputadas na Granja Viana. Foi neste ano que presenciamos um fortíssimo acidente de Reginaldo Pereira em uma das etapas no Play Kart (uma batida de frente no muro dos boxes, sem maiores conseqüências) e uma emocionante disputa na última volta da última corrida na Granja Viana entre eu e Tarcísio, com os karts se tocando e andando "de lado" em uma curva do miolo. Seguem os registros históricos desta época.
Grande Prêmio da Malásia 2009 - Fórmula 1
Salve amigos! Um pouco atrasado por conta dos problemas mais recentes do Speedy e também ao feriadão prolongado, mas vale o registro.
A temporada 2009 da Fórmula 1 tem tudo para ser uma das mais disputadas dos últimos anos. Dessa vez, depois de tantas tentativas dos dirigentes da categoria, parece que as mudanças no regulamento técnico surtiu o efeito que todos esperavam: competitividade. Na verdade, já estávamos todos cansados daquela procissão monótona que eram as provas de Fórmula 1 nos últimos anos, com ultrapassagens feitas muitas das vezes somente nas paradas de boxe.
O Grande Prêmio da Malásia nos mostrou que poderemos ter uma temporada emocionante e com favoritos diferentes dos habituais. A Brawn GP continua sendo a grande força, seguida nesta ordem por Toyota, Red Bull e Williams.
Bem, a prova foi muito disputada. Button largou na pole mas logo caiu para a 4ª posição. Neste momento, Nico Rosberg assumia a ponta. Alonso e Barrichello, que largara na 9ª posição por conta de uma punição por ter trocado o câmbio nos treinos, fizeram ótimas largadas.
Por conta dos interesses comerciais de transmissão da prova para o continente europeu, a corrida começou as 5 horas da tarde no horário local da Malásia. Pilotos chegaram a alertar sobre possíveis problemas de visibilidade por conta da parca luz natural do horário.
Próximo da volta 20, o tempo começou a fechare uma tempestade bíblica armava-se sobre a pista. Primeiro, a chuva caiu de leve. Nesse momento, vários pilotos pararam para trocar os pneus e a pouca aderência da pista proporcionou excelentes momentos de disputas na pista.
Destaque positivo para a Toyota, que acertou na estratégia de colocar pneus intermediários quando a chuva fina caiu e negativo para a estratégia da Ferrari em colocar o pneu de chuva forte no carro de Kimi Raikkonen quando a pista ainda nem estava molhada por completo. O finlandês destruiu seus pneus inapropriados para a situação e ali sua corrida simplesmente acabou.
Na volta 35, cai um dilúvio em Sepang. Pace car na pista, nas câmeras on board percebia-se que a visibilidade era quase zero. Resultado: bandeira vermelha na volta 36. Neste momento os pilotos, dirigentes das equipes e comissários da categoria discutiam se a prova deveria ser reiniciada, pelas condições tanto da pista quanto da visibilidade por conta da pouca luz natural das 6 da tarde. Mark Webber, líder dos pilotos, percorreu carro por carro, conversando com todos os pilotos para saber se a prova deveria ser reiniciada. O que deve ter ouvido é que estava muito difícil pilotar naquelas condições. Teve piloto que disse ter dificuldades em acompanhar o safety car naquele aguaçeiro.
Enquanto todos discutiam sobre a continuação da prova, o mundo presenciou pelas imagens da prova uma cena no mínimo curiosa. Kimi Raikkonen, dentro do box da Ferrari, de bermudas, saboreando um vistoso picolé de chocolate e abrindo a geladeira e pegando um refrigerante. Esse finlandês... Depois de quase uma hora, a decisão. A prova seria encerrada, muito antes de completarmos mais de metade da prova, o que daria aos pilotos metade da pontuação.
Segue a classificação da prova e do campeonato:
GP da Malásia 2009:
1º Jenson Button (Brawn-Mercedes-Benz) - 5 pontos
2º Nick Heidfeld (BMW) - 4 pontos
3º Timo Glock (Toyota) - 3 pontos
4 º Jarno Trulli (Toyota) - 2,5 pontos
5 º Rubens Barrichello (Brawn-Mercedes-Benz) - 2 pontos
6 º Mark Webber (Red Bull-Renault) - 1,5 pontos
7 º Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes-Benz) - 1 ponto
8 º Nico Rosberg (Williams-Toyota) - 0,5 ponto
9 º Felipe Massa (Ferrari)
10 º Sebastien Bourdais (Toro Rosso-Ferrari)
11 º Fernando Alonso (Renault)
12 º Kazuki Nakajima (Williams-Toyota)
13 º Nelson Piquet (Renault)
14 º Kimi Räikkönen (Ferrari)
15 º Sebastian Vettel (Red Bull-Renault)
16 º Sébastien Buemi (Toro Rosso-Ferrari)
17 º Adrian Sutil (Force India-Mercedes-Benz)
18 º Giancarlo Fisichella (Force India-Mercedes-Benz)
Campeonato de pilotos após duas etapas:
1º Jenson Button - 15 pontos
2º Rubens Barrichello - 10 pontos
3º Jarno Trulli - 8.5 pontos
4º Timo Glock - 8 pontos
5º Nick Heidfeld - 4 pontos
6º Fernando Alonso - 4 pontos
7º Nico Rosberg - 3.5 pontos
8º Sébastien Buemi - 2 pontos
9º Mark Webber - 1.5 ponto
10º Lewis Hamilton - 1 ponto
2º Rubens Barrichello - 10 pontos
3º Jarno Trulli - 8.5 pontos
4º Timo Glock - 8 pontos
5º Nick Heidfeld - 4 pontos
6º Fernando Alonso - 4 pontos
7º Nico Rosberg - 3.5 pontos
8º Sébastien Buemi - 2 pontos
9º Mark Webber - 1.5 ponto
10º Lewis Hamilton - 1 ponto
11º Sébastien Bourdais – 1 ponto
Contrutores:
1º Brawn-Mercedes-Benz - 25 pontos
2º Toyota - 16.5 pontos
3º BMW - 4 pontos
4º Renault - 4 pontos
5º Williams-Toyota - 3.5 pontos
6º Toro Rosso-Ferrari - 3 pontos
7º Red Bull-Renault - 1.5 ponto
8º McLaren-Mercedes-Benz - 1 ponto
9º Ferrari - 0
10º Force India Mercedes-Benz - 0
2º Toyota - 16.5 pontos
3º BMW - 4 pontos
4º Renault - 4 pontos
5º Williams-Toyota - 3.5 pontos
6º Toro Rosso-Ferrari - 3 pontos
7º Red Bull-Renault - 1.5 ponto
8º McLaren-Mercedes-Benz - 1 ponto
9º Ferrari - 0
10º Force India Mercedes-Benz - 0
A próxima temporada dessa emocionante Fórmula 1 2009 será no domingo que vem, com o Grande Prêmio da China, as 4 da manhã.
domingo, 5 de abril de 2009
Boa música 2 - Eletric Light Orchestra
Mais uma das minhas preferidas. A banda inglesa Eletric Light Orchestra surgiu no início dos anos 70 com uma mistura de rock psicodélico, pop e pitadas de música classica. Deixo com vocês o vídeo da obra prima Last Train to London, de 1979: http://www.youtube.com/watch?v=3v6MBHpzZg8.
Uma verdadeira viagem musical, da época em que se fazia musica boa.
sábado, 4 de abril de 2009
Boa música - Foo Fighters
Enquanto aguardamos o Grande Prêmio da Malásia de Fórmula 1, vamos nos deliciando com um bom Rock And Roll. O Foo Fighters foi criado pelo baterista do extinto Nirvana, Dave Grohl, em 1995. O termo Foo Fighter era usado por pilotos de combate americanos, à época da Segunda Guerra Mundial, para descrever objetos voadores não identificados. Não por acaso, Grohl é fissurado por OVNI´s.
A banda norte-americana já lançou 6 álbuns. O meu preferido é There is nothing left to lose, de 1999. É dele a faixa Generator, que segue no link: http://www.youtube.com/watch?v=yZq7bdtQWBA.
Essa é a pura energia do Rock!
A voz dos aeroportos
Talvez você não conheça Iris Lettieri. Mas se você já foi em algum aeroporto brasileiro, como por exemplo o Galeão no Rio e Congonhas, em São Paulo, já ouviu aquela locução feminina, uma voz aveludada anunciando os vôos do dia. Uma locução tranqüila, feita de forma intencional com o intuito de acalmar os passageiros mais amendrontados com a idéia de voar. Para alguns, a voz de Iris também transmite sensualidade.
Iris é locutora desde 1976, inicialmente trabalhando no Galeão. Em uma enquete promovida pela revista alemã Der Spiegel, sua voz foi considerada a mais lida do mundo.
No link, uma matéria curiosa do programa Hoje em Dia, da Rede Record, de vozes conhecidas, que ouvimos nas esperas telefônicas, dos anúncios dos trens e em muitas outras situações do cotidiano: http://www.youtube.com/watch?v=O6FKVRMM_jI
A voz de Iris será retirada do aeroporto do Galeão até o final do ano, com a alegação de poluição sonora, por conta do elevado número de mensagens nos horários de maior movimento. O anúncio ficará a cargo de cada companhia, na sala de embarque. Nos demais locais, os passageiros serão orientados pelos painéis eletrônicos.
Se a ausência da voz marcante de Iris nos aeroportos for mesmo confirmada, será o fim de uma fase marcante na aviação brasileira. Uma fase que já ficou na história, em que viajar de avião era um acontecimento glamuroso, onde as pessoas se vestiam especialmente para a ocasião e nos saguões dos aeroportos entusiastas tomavam café vendo os pousos e decolagens de Electras, Caraveles, Boieng 727, Samurais...
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Fotos antigas
Sessão nostalgia. A primeira foto é de uma corrida na Granja Viana, datada do ano de 2003. Vejam como o Kart não tinha proteção nas rodas...
A outra foto, bem essa ficou para a história!
MotoGP - um excelente patrocínio
Essa vai para o nosso piloto de motociclismo, Reginaldo Pereira. Esta semana a equipe LCR Honda anunciou o patrocínio da revista masculina Playboy. As fotos que se seguem são do ensaio do piloto francês Randy De Puniet e uma coelhinha da revista. Ah, claro, e aparece também a moto que correrá no mundial desse ano. Se você conseguir prestar atenção nela...
Pilotos de Kart X Pilotos de Fórmula 1
Uma brincadeira divertida. Faço a seguir uma comparação entre os estilos de pilotagem dos pilotos que participam do nosso Campeonato de Kart 2009 e os pilotos do Mundial de Fórmula 1 2009. Espero que gostem e se divirtam. Ah, não tive a pretensão de me incluir nesta lista. Deixo para que os colegas o façam:
Luiz Henrique - Sebastian Vettel - muito jovem, extremamente rápido e arrojado e com um futuro promissor. Tem uma vitória na carreira e está em busca de mais triunfos, mas ainda se envolve em confusões e acidentes, fruto da falta de experiência.
Reginaldo Pereira - Lewis Hamilton - talentoso, muito rápido, notabiliza-se pela constância de bons resultados. Tem um excelente conhecimento técnico e sabe utilizá-lo com maestria nas corridas e disputas. Muito combativo em disputas de posições. Possui um bom preparo físico.
Marcelo Harnebach - Mark Webber - piloto experiente, muito rápido em classificações. Agressivo ao extremo, envolve-se em acidentes freqüentemente. Um apaixonado pelo esporte a motor e por tudo que se movimenta sobre rodas.
Eduardo Moro - Fernando Alonso - muito veloz, tem talento nato. Muito rápido em tomadas de tempo, mantém-se rápido nas corridas. Muito competitivo. Quando tem um equipamento bom à disposição, é quase imbatível.
Marcio Mormille - Adrian Suttil - piloto iniciante, tem muito potencial. Precisa aprimorar suas ténicas de pilotagem, mas quando teve equipamento bom à disposição, fez boas apresentações. Disputará posições na frente e poderá conquistar vitórias no futuro.
Tarcísio Frederice - Felipe Massa - um futuro campeão, tem a velocidade no DNA. Sofre com a má sorte, que o faz perder bons resultados. Quando tem um bom equipamento à disposição, é quase imbatível. tem o sangue da descendência italiana.
Vagner Kustor - Nico Rosberg - está atrás de sua primeira vitória na carreira. Tem muito potencial e é apaixonado por automobilismo. Tem boa velocidade nas classificações e mantém uma boa regularidade nas corridas.