terça-feira, 31 de março de 2009

Nosso templo da velocidade


Um traçado espetacular. Rápido. Seletivo. Em alguns pontos, traiçoeiro. Assim é a pista do Kartódromo Granja Viana.


Depois de uma grande reta, onde os Kart´s de 13 Hp´s chegam perto dos 80 Km/h, duas curvas rápidas para a direita, em descida, onde o grande desafio é contorná-las de pé embaixo.


A partir daí, o piloto entra no mágico miolo do circuito. Duas curvas para direita e duas para a esquerda, alternadas, onde o segredo para não perder tempo é ser o mais neutro possível e caprichar na tangência, sem escapar de frente ou de traseira.


Mais uma curva rápida para a esquerda e entramos na retinha em subida, onde encontra-se o sensor de chegada, e também onde se localiza a torre de controle e cronometragem.


Depois, o ponto mais desafiante da pista. Um "esse" longo, esquerda-direita, rápido, em descida. Não há como descrever essa sequência de curvas. Só mesmo a bordo do Kart, em velocidade...


A seguir, mais uma sequência de esquerda-direita, em subida, para chegarmos novamente na grande reta e completarmos a volta.
Para quem ainda não sentiu a emoção de pilotar um Kart, segue um Link com um vídeo de duas voltas no traçado 3 (1.140 metros) do Kartódromo Internacional Granja Viana.
Fantástico!

Ironias do destino


Rubens Barrichello e Jenson Button pastaram desde 2006 com carros de baixíssimo desempenho, mesmo dispondo de um orçamento astronômico. Não conseguiram resultados que justificassem tamanho gasto.


Quis o destino que a Honda deixasse a categoria em dezembro de 2008 e eis que a Brawn, uma equipe recém criada utilizando o espólio da equipe nipônica, sem patrocínios, consegue um desempenho e resultados impressionantes, chegando a ser apontada como favorita a mais vitórias e o título. Sem o orçamento astronômico de outrora...

segunda-feira, 30 de março de 2009

Separados ao nascerem 2

P.J. (baixista da banda Jota Quest)





Roberto Baroni (SUORE)


Separados ao nascerem

Jenson Button (piloto da Brawn GP)






Chris Martin (vocalista da banda ColdPlay)

GP da Austrália 2009 - Dobradinha histórica


Que Ross Brawn é um excelente profissional e uma referência no que faz, todo mundo sabe. É só voltar um pouco na história e lembrar da parceria perfeita que rendeu 5 títulos a Michael Schumacher e a consagração máxima da equipe Ferrari no início desta década.


Mas o engenheiro inglês e agora dono de equipe, além de competência, tem estrela. Uma dobradinha na estréia de uma equipe, que até fevereiro não sabia se disputaria o campeonato, com dois pilotos até então desacreditados e desempregados, é realmente um feito para entrar para a história desse esporte que fascina milhões pelo mundo.


Jenson Button fez uma corrida impecável, da pole para a vitória, sem nenhuma chance para os demais. Já Rubens Barrichello enfrentou um problema na largada, bateu na primeira curva, bateu de novo ao disputar posição com Kimi Raikkonen e terminou em segundo. A Brawn-Mercedes começa o ano super favorita e aparentemente sobrando na pista.


Jarno Trulli, da Toyota, terminou em terceiro, estourou champagne, levou a taça mas foi desclassificado. Dizem os comissários que o italiano passou Lewis Hamilton em bandeira amarela. pobre Trulli, que pela alegria e vibração que demonstrou no pódio de Melbourne, não merecia tal castigo. Hamilton herdou a terceira posição.


Crescimento de orelha - Robert Kubica e Sebastian Vettel vão usar um modelo de capacete novo no próximo fim de semana, na Malásia. Com dois furos na parte de cima, para passar as orelhas de burro, pois disputar posição há três voltas do fim, daquele jeito, naquela posição (terceiro e quarto) só pode ser burrice da mais pura categoria. Para a alegria de Barrichello, que merecia a segunda posição.


De negativo, fica a ausência da Ferrari na zona de pontuação e também à rodada de Nelsinho Piquet, que havia feito uma excelente largada e vinha bem na prova.


Segue a classificação final da prova em Melbourne:


1º Jenson Button – 10 (Brawn-Mercedes)
2º Rubens Barrichello – 8 (Brawn-Mercedes)
3º Lewis Hamilton – 6 (McLaren-Mercedes)
4º Timo Glock – 5 (Toyota)
5º Fernando Alonso – 4 (Renault)
6º Nico Rosberg – 3 (Williams-Toyota)
7º Sébastien Buemi – 2 (Toro Rosso-Ferrari)
8º Sébastien Bourdais -1 (Toro Rosso-Ferrari)

Kart 2009 - Primeiras impressões


Peso do jejum - Tarcísio creditou os problemas que enfrentou na prova de sábado ao jejum de vitórias que vem enfrentado nas últimas atuações. O piloto liderou uma boa parte da prova, mas foi jogado para fora da pista na última volta, caindo para a quarta colocação.



Experiência - Luiz Henrique ganha velocidade a cada prova. No sábado, largou em quarto, mas na segunda volta envolveu-se numa confusão e saiu da pista. Ainda falta experiência ao novato para fugir das confusões e conquistar bons resultados.


Destaques - para a constância de bons resultados de Reginaldo nas últimas atuações, a boa classificação de Marcelo Harnebach (5º lugar no Grid) e a consolidação de uma boa promessa nas pistas, o aplicado Márcio, que vem subindo de produção e logo logo estará disputando a ponta.

Mudança no regulamento

Por conta do episódio polêmico da primeira etapa do campeonato de Kart, optamos por adotar o seguinte critério: o piloto que for punido com uma advertência (bandeira preta e branca), perderá um ponto na tabela do campeonato.

Para auxiliar os pilotos com o regulamento esportivo, nomeamos Romnei para Comissário Desportivo. Ele ajudará os pilotos com o regulamento e fiscalizará o cumprimento das regras.

domingo, 29 de março de 2009

Mais fotos da primeira etapa

Pessoal, curtam a seguir os cliques da primeira prova do nosso campeonato.










































Corrida de gente grande

Olá amigos. Como todos sabem, ontem aconteceu a primeira etapa do nosso Campeonato de Kart 2009, na Granja Viana. E foi um começo de temporada eletrizante, uma prova recheada de disputas, muito equilíbrio e a primeira polêmica da temporada.












Após uma forte chuva no período da tarde, encontramos a pista, já no início da noite, com alguns pontos molhados e muito lisa, sem o tradicional emborrachamento que dá bastante aderência. Eu particularmente, senti o Kart bastante "solto" na pista, escapando várias vezes um pouco além das zebras, principalmente na parte do grampo.






















Todos prontos, pesagem dos pilotos realizada, lastro ok, vamos todos para a classificação. Depois de 5 minutos, Eduardo Moro garante seu primeiro ponto com a Pole Position. Em segundo, larga Junior Ariovaldo. Em seguida, Rodrigo, Luiz Henrique, Tarcísio e Reginaldo.


Bandeira verde e pé embaixo. Largam os doze Kart´s. A partir de então o que se seguiu foi uma disputa fantástica nas primeiras posições. Na primeira volta, na parte baixa da pista, antes do grampo, a primeira confusão. Luiz Henrique sofre um toque e escapa, indo de frente para a barreira de pneus. Ele cairia para último, mas terminaria a prova na sétima posição.






Na ponta, cinco pilotos disputavam as posições muito de perto. Era uma verdadeira guerra de vácuo a cada passagem na grande reta. Eduardo Moro, Junior Ariovaldo, Tarcísio, Rodrigo e Reginaldo travavam excelentes disputas e trocas de posições, literalmente, a cada curva.


Mais algumas voltas e o início da polêmica. Tarcísio dá um toque mais forte em Junior, avariando o seu Kart. Ele tem de entrar no box para trocá-lo, abandonando a disputa pela ponta. Tarcísio leva uma advertência (bandeira preta e branca).



A partir daí, a disputa na ponta se divide em duas partes. Eduardo e Tarcísio disputam a primeira posição, e Reginaldo e Rodrigo brigam no terceiro e quarto. A alternância de ultrapassagens foi impressionante. Disputas de freadas lado a lado eram uma constante. Romnei, que não está participando das últimas corridas por conta de uma lesão no ombro, fazia a cobertura fotográfica da prova. É dele a declaração que diz tudo sobre a prova: "me deu vontade de pegar um kart e correr só de assistir a disputa", dizia empolgado.


Com mais da metade da prova, Tarcísio abria um pouco de Eduardo e Reginaldo continuava a disputa com Rodrigo pela terceira posição. No pelotão intermediário, a disputa era boa. Brigavam Marcelo Martinez, Marcio, Marcelo Harnebach e Luiz Henrique.


Na última volta, o último episódio da polêmica. Tarcísio chega para dar uma volta em Junior. No início da grande reta, Junior fecha Tarcísio, empurrando-o para a grama que, molhada pela chuva da tarde, faz o Kart de Tarcísio rodar. Ele cai para a quarta posição e Junior é desclassificado da prova. Eduardo Moro vence. Rodrigo chega em segundo e Reginaldo em terceiro. A melhor volta da prova fica com Rodrigo.


Na chegada aos boxes, o que se segue é uma discussão entre Tarcísio e Junior, um tentando explicar ao outro sua razão. O fato é que são incidentes de corrida, que acontecem em qualquer categoria automobilística mundial.




Segue a classificação da corrida e do campeonato:


1º - Eduardo Moro - 28 pontos (27 da vitória e 1 da pole position);
2º - Rodrigo Carelli - 26 pontos (25 do segundo lugar e 1 da melhor volta);
3º - Reginaldo Pereira - 23 pontos;
4º - Tarcísio Frederice - 21 pontos;
5º - Marcelo Martinez - 20 pontos;
6º - Vagner Kustor - 19 pontos;
7º - Luiz Henrique - 18 pontos;
8º - Marcio Mormille - 17 pontos;
9º - Marcelo Harnebach - 16 pontos;
10º - Rafael - 15 pontos;
11º - Izael - 14 pontos.


Desclassificado: Junior Ariovaldo (atitude anti-desportiva)



Gostaria de agradecer a participação de todos os pilotos nesta corrida que ficará para a história. Agradeço também ao Romnei e esposa, pela cobertura fotográfica que você confere neste post.



Grande abraço a todos!

sexta-feira, 27 de março de 2009

The King

Este post vai para o nosso mais fanático tifosi da Ferrari, Tarcisio. Além de torcedor das vermelhinhas, ele é um mega especialista e fã especial do Rei. Segue um link para um vídeo extraído do primeiro show transmitido pela TV via satélite, em 1973. Direto da fase "Las Vegas" de Elvis, a interpretação emocionante de My Way.





http://www.youtube.com/watch?v=PRa9V4JFFBc





Grande abraço.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Campeonato de Kart 2009 - Calendário e sistema de pontuação


Pois é meus amigos. É chegada a hora. Neste sábado, às 19h00, no Kartódromo Internacional Granja Viana, começa nosso Campeonato de Kart 2009. Muita emoção, adrenalina, disputa e história para contar. Conforme o prometido segue o calendário de provas:




1º etapa - 28/mar 19:00
2º etapa - 30/mai 19:00
3º etapa - 27/jun 21:00
4º etapa - 29/ago 19:30
5º etapa - 26/set 19:00
6º etapa - 28/nov 21:00


Provas Extra-oficiais (não contam pontos para o campeonato):

26/abr - 20:00
24/out - 21:00
07/nov - 20:00


Segue agora o formato de pontuação para o campeonato:

1º colocado - 27 pontos
2º colocado - 25 pontos
3º colocado - 23 pontos
4º colocado - 21 pontos
5º colocado - 20 pontos
6º colocado - 19 pontos
7º colocado - 18 pontos
8º colocado - 17 pontos
9º colocado - 16 pontos
10º colocado - 15 pontos
11º colocado - 14 pontos
12º colocado - 13 pontos
13º colocado - 12 pontos
14º colocado - 11 pontos
15° colocado - 10 pontos
16° colocado - 09 pontos
17° colocado - 08 pontos
18° colocado - 07 pontos
19° colocado - 06 pontos
20° colocado - 05 pontos
21° colocado - 04 pontos
22° colocado - 03 pontos
23° colocado - 02 pontos
24° colocado - 01 ponto
25° colocado - 00 ponto


Esperamos todos lá no sábado. A cobertura desta etapa e de todo o campeonato, inclusive com registros fotográficos, você acompanha aqui no Blog. Boa sorte a todos os pilotos!

quarta-feira, 25 de março de 2009

Carro novo, problemas sérios


A Stock Car passa por momentos de turbulência. Cancelou os treinos agendados para o início do ano para esta semana (lembrando que a abertura da temporada acontece neste domingo, com cobertura do Blog do Carelli, direto de Interlagos), onde testaria o modelo novo, por conta da pouca quantidade de pilotos que fecharam patrocínio.
No treino de ontem, um acidente que coloca em cheque a segurança desse novo modelo. Cacá Bueno (Red Bull), abrindo sua primeira volta rápida do dia, sofreu um incêndio em seu carro. O fogo consumiu rápido a parte traseira do carro, e uma fumaça densa poderia ser vista do outro lado do autódromo. Para se ter uma idéia do volume de fumaça, Cacá ficou desorientado dentro do habitáculo e quase chegou a desmaiar, tamanha a dificuldade em respirar. Os bombeiros também tiveram dificuldade em encontrá-lo na confusão.



Quem estava acompanhando os treinos disse que a equipe de resgate demorou a chegar até Cacá. Se isso se confirmar, constatamos que nada mudou depois do acidente entre Beto Gresse e Felipe Maluhy, na última etapa de 2008, na reta de Interlagos. A equipe também demorou a chegar no carro de Betinho, e teve sérias dificuldades em apagar o incêndio do carro.

Pensando nisso que ontem Jorge de Freitas, dono da equipe JF Racing, colheu um abaixo-assinado a ser entregue aos comissários da categoria pedindo um reforço nas equipes de segurança.




Com relação ao carro, sabemos que o cano de escape, nesse novo modelo, passa por baixo da parte dianteira e tem a sua saída na lateral direita. Alguns pilotos reclamaram do incômodo das altas temperaturas dentro do habitáculo. Isso preocupa...




Os treinos prosseguiram nesta quarta-feira. Todos os detalhes da prova de abertura no domingo, você acompanha aqui no Blog.

domingo, 22 de março de 2009

Audi vence em Sebring



Vocês podem me chamar de maluco, mas passar 12 horas acompanhando uma corrida é muito bom. Principalmente uma ótima corrida, com carros fantásticos e excelentes pilotos. Estou falando das 12 Horas de Sebring, uma das mais importantes e prestigiadas provas de longa duração do mundo, ao lado da maior, as 24 Horas de Le Mans e de outras como as 24 horas de Spa, 1000 quilômetros de Suzuka e por aí vai.





Gil de Ferran, que correu com o campeão da Indy em 2008, Scott Dixon e com o jovem francês Simon Pageneud, estreando na principal categoria da American Le Mans, a LMP1, largou na Pole Position, mas logo nas primeiras voltas não conseguiu resistir aos ataques dos dois Audis R15, que também estreavam, e dos dois Peugeots 908. Infelizmente, o carro de Gil não terminou a prova, com diversos problemas de ordem mecânica.

A briga na LMP1 foi intensa, mas no final o trio Alan McNish, Rinaldo "Dindo" Capello e Tom Kristensen venceram. Os pilotos dispensam apresentações. McNish é multicampeão de protótipos e já correu na Fórmula 1, em 2002 na estréia da Toyota. Capello é piloto da fábrica da Audi desde 1992, já correu de turismo e venceu muito pela marca também nos protótipos. E Kristensen é o maior vencedor das 24 Horas de Le Mans.


Vitória do Brasil - Jaime Mello Jr. venceu na GT2, com a Ferrari 430 GT e chegou em 8º na classificação geral. Essa foi sua segunda vitória em Sebring. Fez trinca com Mika Salo (que não sabe ainda se continua a correr este ano) e com o alemão Pierre Kaffer. Jaiminho começa bem o campeonato que já venceu uma vez (2007) e tem tudo para ganhar novamente.












Outro brasileiro que disputou a prova foi Lucas Molo. Correndo com um Corvette GT2 (errata: no post anterior sobre a ALMS, disse que ele correria pela Ferrari), Molo abandonou a prova com problemas mecânicos. Ele teve pouco tempo para se adaptar ao carro, mas mesmo assim, não fez feio.

A vitória da LMP2 ficou com a dupla Adrian Fernandez e Luis Diaz, correndo com o Acura ARX. Já na GT1, vitória para a Chevrolet, com o Corvette C6-R do trio formado pelo dinamarquês Jan Magnussen (lembram-se dele, já correu até na Fórmula 1 pela McLaren e foi companheiro de Rubinho na Stewart), Johnny O´Connell e Antonio Garcia. Destaque ainda para a estréia do BMW M3 na GT2, correndo pela equipe Rahal Letterman.

A Audi infelizmente só disputará esse ano as 24 Horas de Le Mans, por conta, segundo ela, da redução de custos que a crise mundial atual exige. Caminho livre para a Peugeot que, na minha opinião, carece de pilotos mais experientes para se consolidar como a principal equipe das séries Le Mans, pois carro bom não falta.


A seguir o resultado final das 12 Horas de Sebring de 2009 (pilotos, carros e categorias):

1º - Rinaldo Capello (ITA)
Tom Kristensen (DIN)
Allan McNish (ESC)
Audi R15 TDI - LMP1

2 º - Stephane Sarrazin (FRA)
Franck Montagny (FRA)
Sebastien Bourdais (FRA)
Peugeot 908 HDI FAP - LMP1

3 º - Lucas Luhr (ALE)
Mike Rockenfeller (ALE)
Marco Werner (ALE)
Audi R15 TDI - LMP1

4 º - Adrian Fernandez (MEX)
Luis Diaz (MEX)
Acura ARX-01B - LMP2

5 º - Nicolas Minassian (FRA)
Pedro Lamy (POR)
Christian Klein (AUT)
Peugeot 908 HDI FAP - LMP1

6 º - Jan Magnussen (DIN)
Johnny O´Connell (EUA)
Antonio Garcia (ESP)
Chevrolet Corvette C6-R - LMGT1

7 º - Olivier Berretta (MON)
Oliver Gavin (FRA)
Marcel Fassler (SUI)
Chevrolet Corvette C6-R - LMGT1

8 º - Jaime Melo Jr. (BRA)
Pierre Kaffer (ALE)
Mika Salo (FIN)
Ferrari 430 GT - LMGT2

9 º - Luis Perez Companc (ARG)
Mathias Russo (ARG)
Gianmaria Bruni (ITA)
Ferrari 430 GT - LMGT2

10 º - Dominik Farnbacher (ALE)
Ian James (EUA)
Panoz Esperante GTLM - LMGT2

11 º - Jörg Bergmeister (ALE)
Patrick Long (EUA)
Marc Lieb (ALE)
Porsche 911 GT3 RSR - LMGT2

12 º - Darren Law (EUA)
Seth Neiman (EUA)
Johannes van Overbeek (EUA)
Porsche 911 GT3 RSR - LMGT2

13 º - Tracy Krohn (EUA)
Nic Jonsson (SUE)
Eric Van De Poele (BEL)
Ferrari 430 GT - LMGT2

14 º - David Robertson (EUA)
Andrea Robertson (EUA)
David Murry (EUA)
Doran Ford GT - LMGT2

15 º - David Brabham (AUS)
Scott Sharp (EUA)
Dario Franchitti (ESC)
Acura ARX-02ª - LMP1

16 º - Wolf Henzler (ALE)
Dirk Werner (ALE)
Richard Lietz (AUT)
Porsche 911 GT3 RSR - LMGT2

17 º - Joel Feinberg (EUA)
Chris Hall (EUA)
Ritchie Holt (EUA)
Dodge Viper Competition - LMGT2

18 º - Gil de Ferran (BRA)
Simon Pagenaud (FRA)
Scott Dixon (NZL)
Acura ARX-02ª - LMP1

19 º - Paul Drayson (ING)
Jonny Cocker (ING)
Robert Bell (ING)
Aston Martin Vantage GT2 - LMGT2

20 º - Bryan Willman (EUA)
Chris McMurry (EUA)
Tony Burgess (EUA)
Lola B06/10 - LMP1

21 º - Butch Leitzinger (EUA)
Marino Franchitti (ESC)
Ben Devlin (ING)
Lola B08 86 - LMP2

22 º - Dirk Müller (ALE)
Tommy Milner (EUA)
Bobby Rahal (EUA)
BMW E92 M3 - LMGT2

23 º - Chris Dyson (EUA)
Guy Smith (ING)
Andy Lally (EUA)
Lola B09 86 - LMP2

24 º - Lou Gigliotti (EUA)
Eric Curan (EUA)
Lucas Molo (BRA)
Chevrolet Riley Corvette - LMGT2

25 º - Jon Field (EUA)
Clint Field (EUA)
Chapman Ducote (EUA)
Lola B06/10 - LMP1

26 º - Joey Hand (EUA)
Bill Auberlen (EUA)
BMW E92 M3 – LMGT2

sábado, 21 de março de 2009

O que sobrou do Rock - Nickelback - Dark Horse

O Rock atual atravessa uma situação difícil. Cada vez mais aparecem bandas que não agregam nada de novo e pior, tiram a legitimidade desse gênero musical tão importante da música. Para ajudar, ou melhor, para atrapalhar, temos apenas uma rádio FM que se digna a tocar os clássicos e as poucas novidades boas do Rock, que é a Kiss FM (102,1 Mhz). As demais frequências do dial, pode esquecer.



Mas nem tudo está perdido, meus caros. Os canadenses do Nickelback lançaram seu mais novo albúm, Dark Horse (Roadrunner Records), no final de 2008. Para os mais especializados, pode não ser nada excepcional este 4º albúm da banda, mas para mim eles ainda preservam um pouquinho da essência do Rock que está se perdendo com o tempo.



Chad Kroeger (voz e guitarra), Mike Kroeger (irmão de Chad - Baixo), Ryan Peake (guitarra) e Daniel Adair (bateria) se esforçam e fazem um ótimo trabalho nas 11 faixas do álbum, que começa com toda a energia em Something in your Mouth e Burn it to the ground, duas faixas com vigorosas inserções das guitarras de Chad e Ryan. Chad mantém o ritmo com seu vocal característico, em todas as faixas do disco, o que deu e continua dando a cara do Nickelback.



A faixa 3, Gotta be somebody, é a primeira música de trabalho deste álbum, e você pode conferir o clipe no link: http://www.youtube.com/watch?v=-HuoJEgQZcQ



Destaca-se ainda a pesada e excelente faixa nove, entitulada Sex, e também a 10ª faixa do disco, If today was your last day, que tem tudo para se tornar mais um sucesso da banda canadense, que para a nossa alegria, insiste em manter a chama do Rock acesa.



Como bônus track, fiquem com o link do vídeo da mais recente parceria de Chad Kroeger e o consagradíssimo guitarrista Santana, Into de night: http://www.youtube.com/watch?v=jQgmf3QSW8E.

sexta-feira, 20 de março de 2009

The winner takes all só em 2010

A FIA, para tentar inovar e trazer mais equilibrio para a disputa da Fórmula 1, cria regras e muda o regulamento técnico dos carros, artifícios que em alguns casos de fato trazem mais competitividade e em outros causam polêmica, como foi o caso da regra que dá ao piloto com mais vitórias o título da temporada, independente da pontuação.

Acontece que esta regra, infundada, foi criticada por equipes, pilotos, jornalistas e até ex-campeões como Michael Schumacher. Percebendo a besteira que estava fazendo, Bernie Ecclestone adiou a nova regra para 2010. Se eu fosse Bernie, deixava essa história de lado e esquecia de vez da tal regra.

Pole do "vovô" em Bristol



Mark Martin larga na pole position domingo no ovalzinho de Bristol. Ryan Newman, que esse ano corre na equipe de Tony Stewart com Chevrolet, larga na segunda posição. Jimmie Johnson, parceiro de equipe de Martin e tricampeão da Nascar foi o terceiro. Kasey Kahne é o primeiro Dodge a aparecer, na quinta posição. A cobertura do resultado da prova você acompanha aqui no blog.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Música - Detonautas Roque Clube - O Retorno de Saturno


Quarto disco da carreira da banda carioca Detonautas Roque Clube, O Retorno de Saturno (Sony BMG - 2008) apresenta 11 faixas de um Rock maduro, recheado de poesia e marcado por homenagens a Rodrigo Netto, guitarrista morto no Rio em um assalto no ano de 2006. Duas faixas ganharam destaque: O Retorno de Saturno e Verdades do Mundo, uma homenagem emocionante a Netto, que tanta saudade deixou aos fãs e a Tico Santa Cruz (vocal e violão), DJ Cleston (scratches e percussão), Fabio Brasil (bateria), Tchello (baixo) e Renato Rocha (guitarra).




O link abaixo é do videoclipe oficial de Verdades do Mundo. Um som perfeito para esses dias de reflexão pelos quais estamos passando...




NASCAR e American Le Mans Series no fim de semana


Só corrida boa neste fim de semana. A NASCAR volta de duas semanas de folga no ovalzinho de Bristol, como diria Edgard Mello Filho, "mais curto que telegrama de pêsames" e a American Le Mans corre a mais tradicional corrida de longa duração dos Estados Unidos, as 12 horas de Sebring. Aliás, o Brasil começa bem esta prova. Gil de Ferran, que este anos corre na categoria Protótipos 1, fez a Pole Position para a prova. Gil corre com Acura e divide o carro com Scott Dixon e o jovem francês Simon Pagenaud. Além de Gil, Jaime Mello Jr. e Lucas Molo também competem na prova, ambos com equipamento Ferrari F430 da categoria GT2.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Uma grata surpresa e uma decepção


Finda a semana de testes oficiais de pré-temporada da Fórmula 1, temos uma grata surpresa: a recém criada Brawn GP dominou os 4 dias de treinos e terminou na frente da tábua de tempos quarta com Jenson Button e ontem com Rubens Barrichello. Para uma equipe que fez o shakedown do carro há menos de uma semana, é um feito e tanto e nos bastidores da categoria, já se fala em favoritismo do time inglês para o início da temporada.

Como segunda força aparece a Ferrari, que chegou a liderar algumas sessões de tempos e testou o famigerado "pirulito" eletrônico, dispositivo que sinaliza ao piloto quando o pit stop terminou, para que ele possa arrancar. Lembro que este dispositivo causou a falha do pit stop (a mangueira de combustível ficou presa ao carro) de Felipe Massa na corrida noturna de Valência do ano passado e custou a corrida que o brasileiro liderava com folga.

A decepção ficou por conta da McLaren. Os pilotos Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen deram poucas voltas, tiveram muitos problemas técnicos e algumas saídas de pista, além de uma troca de assoalho. A equipe inglesa não se achou e começa a preocupar os dirigentes e pilotos. Uma prova de que algo está errado é a foto abaixo, que mostra um líquido verde impregnado na carenagem do carro, utilizado para testar a aerodinâmica do bólido.

Na próxima semana ainda teremos mais alguns dias de testes em Jerez de La Frontera, Espanha, antes do GP da Austrália. Numa temporada com mudanças radicais no regulamento técnico e com a restrição dos testes, parece que teremos corridas emocionantes e com muitas disputas entre diferentes equipes.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Película - The Persuader´s



Nosso colega Padilha recomenda a série The Persuader´s, produzida em 1971 pela TV americana e estrelada por Tony Curtis e Roger Moore. Era considerada, até então, a série de ação e aventura mais audaciosa até então produzida, em um misto de suspense, humor e ação.


Aqui no Brasil, a série foi transmitida pela Rede Globo, nos anos de 72 e 73. Os dois personagens principais são o magnata americado de petróleo, encenado por Tony Curtis e o lorde inglês Brett Sinclair, interpretado pelo consagrado Roger Moore.


No Youtube, encontra-se muito material sobre esta série. Padilha indica o vídeo que segue no link, http://www.youtube.com/watch?v=SIvY47CrIxg onde vemos um fantástico pega entre uma Ferrari Dino (Curtis) versus o Aston Martin pilotado por Moore.

Busch & Busch






Num domingo, Kyle. No outro, Kurt. O mais novo, Kyle, largando em último (ele fizera a Pole, mas ao trocar o motor foi para o final do grid) e vencendo a prova de Las Vegas domingo passado de forma espetacular, numa recuperação histórica. O mais velho, Kurt, ontem, dominando toda a prova de Atlanta neste domingo e mostrando a decisão acertada da Penske de utilizar a nova versão do motor oferecido pela Dodge. Kurt lembrou os bons tempos de quando foi campeão da NASCAR, em 2004, e ponteou a prova quase que totalmente, resistindo aos ataques, em diversos momentos da prova, de Brian Vickers e Carl Edwards. Olhando para a classificação do campeonato (veja abaixo os 12 primeiros), vemos Jeff Gordon (2º colocado ontem) como líder, seguido por Clint Bowyer, que graças a regularidade lideram a competição após três provas.


A NASCAR tem agora uma rara pausa de um fim de semana para a prova do dia 22, no pequeno oval de Bristol.

1 - Jeff Gordon - 634 (Chevrolet Camaro SS)
2 - Clint Bowyer - 591 (Chevrolet Camaro SS)
3 - Kurt Busch - 588 (Dodge Charger R/T)
4 - Carl Edwards - 547 (Ford Fusion)
5 - Matt Kenseth - 546 (Ford Fusion)
6 - Tony Stewart - 521 (Chevrolet Camaro SS)
7 - Kyle Busch - 514 (Toyota Camry)
8 - Kevin Harvick - 511 (Chevrolet Camaro SS)
9 - Kasey Kahne - 484 (Dodge Charger R/T)
10 - Greg Biffle - 480 (Ford Fusion)
11 - Brian Vickers - 477 (Toyota Camry)
12 - David Reutimann - 475 (Toyota Camry)

sexta-feira, 6 de março de 2009

Enfim, a definição


A grande notícia de hoje foi a definição da novela que envolvia o espólio da equipe Honda. Confirmando muitos boatos das últimas semanas, Ross Brawn adquiriu a equipe baseada na Inglaterra, e contará com os pilotos de 2008, Jenson Button e Rubens Barrichello, que era considerado carta fora do baralho por muita gente...


O carro (BGP001) andou hoje em Silverstone com Button (foto), que fez o Shakedown, mais do que nunca importante para um carro que andaria com motor Honda e que agora conta com o motor Mercedes-Benz. A equipe participará dos treinos coletivos da Fórmula 1 nas próximas duas semanas antes da primeira prova em Melbourne.


Resta saber se com tão pouco tempo, o carro será competitivo ou se o que veremos de novo o filme da Honda dos últimos anos. Vamos torcer pelo contrário, principalmente porque em um dos cockpits ainda estará Barrichello.

Tudo resolvido



Para fecharmos o assunto, teve conserto o pneu estourado na segunda-feira desta semana. E teve conserto graças ao "Seu" Manoel borracheiro de mão cheia, que de forma quase que artesanal, repara pneus na Zona Sul. De forma simples, em uma oficina simples, um serviço limpo, justo. "Seu" Manoel vai explicando sua arte enquanto repara a borracha, com a sabedoria de 30 anos de ofício. O que me preocupa é que pessoas assim, simples porém competentes no que fazem, estão ficando cada vez mais raras neste mundo...