domingo, 24 de fevereiro de 2013

Nascar 2013 - a temporada já começou

A principal categoria do automobilismo americano começou oficialmente sua temporada neste fim de semana, no mítico oval de Daytona. Na Truck Series, disputada na sexta-feira à noite, vitória da pickup Toyota de Johnny Sauter. Ontem na Nationwide Series, a vitória foi de Tony Stewart (Chevrolet), com destaque negativo para o grande acidente na última volta (na linha de chegada, praticamente), onde o carro de Kyle Larson foi catapultado após ser atingido por outros carros e teve seu motor arrancado na grande de proteção que separa a pista do público. Destroços dos carros e um pneu atingiram diversos torcedores. Ao todo, 28 pessoas ficaram feridas, duas em estado mais grave. Nenhum piloto se machucou neste espantoso acidente.

Hoje foi a vez da Sprint Cup, a categoria principal. Danica Patrick largou na pole-position e fez uma boa prova, sempre andando entre os primeiros. Terminou em oitava. Ao final, após uma prova sem muitas emoções, vitória do pentacampeão Jimmie Johnson (Chevrolet). Os carros da Sprint Cup mudaram totalmente este ano. Esta nova geração trouxe carros mais leves e também mais fáceis de pilotar, o que pode explicar, a princípio, a prova monótona de hoje, onde os pilotos não utilizaram o recurso da famosa "empurrada", no vácuo, para ganhar espaço na pista.

A seguir, seguem os modelos das marcas presentes nas três principais categorias da Nascar:


Camping World Truck Series



Chevrolet Silverado



Ford F-150



Toyota Tundra


Nationwide Series



Ford Mustang




Chevrolet Camaro




Toyota Camry



Sprint Cup Series



Chevrolet SS



Toyota Camry



Ford Fusion

Série "Minhas Minis" - Opel Calibra


Continuamos com a série "Minhas Minis", onde apresento minhas miniaturas em escala. Hoje mostro a vocês um modelo em escala 1/43 do Opel Calibra 1995.





O Calibra é um cupê esportivo que utiliza a plataforma mecânica do Vectra de primeira geração. Seu principal destaque é o desenho, que permite que a carroceria alcance fantásticos 0,26 Cx (Coeficiente de penetração aerodinâmica).

A motorização possuia uma boa gama de opções, desde o 2.0 8 válvulas, passando pelo 2.0 de 16 válvulas, o V6 de 2,5 litros e a versão turbo, com 2 litros de capacidade cúbica e 4 válvulas por cilindro, com tração nas 4 rodas.

No âmbito das competições, o Calibra marcou presença no DTM (Campeonato Alemão de Turismo) e no ITC (Campeonato Internacional de Carros de Turismo).




O projeto da fábrica de Adam Opel começou no final do ano de 1993, quando o Calibra começou sua disputa no DTM contra a Mercedes-Benz e a Alfa-Romeo. Manuel Reuter e Keke Rosberg participaram da última etapa do ano, em Hockeinheim. A equipe responsável pelo desenvolvimento dos carros ficou a cargo da competentíssima Joest Team, do ex-piloto alemão Reinhold Joest. O modelo utilizava o motor V6 2.5 litros e adotava a tração nas 4 rodas.

Em 1994, a Joest alinhou 3 Calibras, novamente para Keke Rosberg e Manuel Reuter e também para o piloto pagante Louis Krages (que utilizou o pseudômino John Winter). Os bons resultados começaram a aparecer, como a vitória de Reuter na segunda bateria da etapa de Donnington Park.




Em 1995, o DTM foi dividido em dois campeonatos. Além do alemão, agora existiria o ITC (International Touringcars Championship), campeonato internacional de carros de turismo. Além da equipe Joest, agora Keke Rosberg criava sua equipe, que alinharia dois Calibras, um para ele e outro para o campeão de 1994 pela Mercedes, o alemão Klaus Ludwig. Pela equipe Joest, 4 carros participariam, com os pilotos Manuel Reuter, Yannick Dalmas, J. J. Letho e o português Ni Amorim. Duas vitórias, com Klaus Ludwig na última etapa do DTM, foram os melhores resultados da casa de Rüsselheim.




Para 1996, deixaria de existir o DTM e somente seria disputado o ITC. A Opel estava mais forte do que nunca, com 3 equipes, a Joest (com Manuel Reuter, Yannick Dalmas, Oliver Gavin e Alexander Wurz - durante o ano, outros pilotos fizeram participações esporádicas, como Masaroni Sekyia, Volker Strycek e Tonny Kanaan), o Team Rosberg, que contou com J. J. Letho e Hans Joachim Stuck e o Team Opel Zakspeed, que deixou a sólida parceria com a Mercedes, contando com Klaus Ludwig e Uwe Alzen.




Após uma intensa batalha contra Bernd Schneider, da Mercedes-Benz, Manuel Reuter sagrou-se campeão, coroando o intenso trabalho da Opel e da equipe Joest, que havia começado 3 anos antes. Por conta dos altos custos que a categoria chegou em 1996, o ITC deixaria de existir. Porém, o Opel Calibra já havia deixado sua marca nas competições automobilísticas.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Impressões do Jogo Superstars V8

Para quem possui algum console mais moderno, seja ele um X-Box ou mesmo um Playstation 3, são cada vez mais raros os lançamentos de jogos relacionados ao automobilismo. Nos últimos meses, essa escassez vem se acentuando, o que deixa os amantes dos games e dos carros cada vez mais desmotivados.




Após experimentar as séries Gran Turismo, Fórmula 1, Grid, Dirt, Nascar e Ferrari Challenge, todos para o PS3, resolvi arriscar e adquiri o jogo Superstars V8, da produtora Milestone. A empolgação principal na aquisição deste título se dava pelo fato de ser um jogo exclusivamente da categoria turismo, algo que não acontecia desde o PS2.





Depois de jogar um tempo considerável, minhas impressões revelam que a principal qualidade do jogo é a jogabilidade. A pilotagem caracteriza-se mais pela simulação e menos pelo Arcade, ou seja, o jogo não comete o pecado que, por exemplo, o excelente Grid em alguns momentos comete. Claro que é importante frisar que o realismo do jogo é ainda maior se for utilizado um joystick de volante, como os Logitech G25/G27.




Outro ponto a se destacar são as pistas, seja pela seleção dos autódromos disponíveis no jogo, seja pelo realismo do terreno e das paisagens. É possível disputar corridas em pistas de alta, como Mugello (Itália), um traçado bastante seletivo, de longe o meu circuito favorito, além de Portimão (Portugal), Valência (Espanha), Monza, Vallelunga, Misano e Varano (Itália) e Kyalami (África do Sul).

Os carros disponíveis também são interessantes. A produtora conseguiu licença para os seguintes modelos: Audi RS4, Jaguar, BMW 550, M3 e M5. Há também modelos que não foram licenciados para o jogo e por conseqüência receberam nomes estranhos. Os carros são o Mercedes Classe C, Chrysler 300 C e Chevrolet CR8.




O jogo garante diversão e entretenimento, principalmente para os fãs de automobilismo, enquanto Grid 2 e Gran Turismo 6 não chegam.